iframe {display:none !important;}
Escolha uma Página

Em Direito é importante sermos muito precisos nas expressões. Confundir um termo por outro, em algumas circunstâncias, pode ter consequências desastrosas. 

Nesta perspectiva, para evitar usar os termos errados, resolvi fazer uma rápida pesquisa para entender exatamente o que devemos chamar de Novo Coronavírus, o que é Covid-19 e, finalmente, qual o artigo que devemos usar para cada um.  

Todos já sabemos que Coronavírus é um tipo de vírus já conhecido, que ataca certos tipos de animais e, assim como o da gripe, ataca animais e, vez por outra, sofre mutações que o fazem migrar de um deteriminado tipo de hospedeiro animal para humanos. Por isso já tivemos as recentemente conhecidas Gripe Suína e Gripe Aviária, respectivamente originárias de porcos e aves.

O Novo Coronavírus, portanto, teria anteriormente morcegos como hospedeiros, vindo a mutar para atingir humanos.

O nome desta “variedade” ou cepa, ou como ele é tratado pela comunidade científica é 2019-nCoV, assim para nos referirmos ao vírus causador da infecção que estamos atualmente vivendo devemos nos referir a este nome 2019-nC0V, tratado como Novo Coronavírus justamente pelo fato de o vírus já ser conhecido, mas não esta mutação. 

Por outro lado Covid-19 é o nome como vem sendo tratado pela comunidade cinetífica a doença ou conjunto de sintomas apresentados pela infecção por tal vírus. Assim COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus). 

Por tal motivo ao nos referirmos à Covid-19 estamos falando da infecção ou doença e quando nos referimo ao vírus devemos tratá-lo ou por Novo Coronavírus ou por 2019-nCoV.

Portanto nos referimos “à” Covid-19 cujo causado é “o” 2019-nCoV.

Se você achou útil este artigo, por favor comente ou o recomende aos seus amigos. 

Aproveite para me seguir nas redes sociais, clicando nos links abaixo.