home Livros Cross Examination

Cross Examination

Na próxima segunda-feira inicio as aulas do Curso Prático de Interrogatório Trabalhista no SENGE/RS.

O curso decorre de uma experiência prática de mais de 17 anos de magistratura do trabalho, onde eu tenho percebido que há uma deficiência grande entre profissionais do Direito, incluindo juízes, advogados, membros do Ministério Público, em técnicas atinentes à audiência trabalhista, notadamente o interrogatório e a negociação.

A partir daí tenho estudado profundamento a Teoria do Depoimento e do Interrogatório, Psicologia do Testemunho, Neurociência da Memória e Linguagem Corporal, em especial ligada à falsidade.

Também na área jurídica tenho me dedicado ao estudo de teorias, em especial estadunidenses, especialmente ligadas à Teoria do Caso e Cross Examination ou, em nosso idioma, Interrogatório Cruzado. Para quem tem interesse neste último tema estou indicando uma obra que adquiri há pouco tempo, mas que já devorei, Handbook of Cross Examination: The Mosaic Art (English Edition). O livro é um manual para o interrogador, trazendo uma série de técnicas e instruções para que o advogado encarregado de ouvir as testemunhas tenha condições de o fazer eficientemente com o objetido de ganhar a sua causa.

Maiores informações sobre o Curso Prático de Interrogatório Trabalhista poderão ser obtidos aqui.

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-1yX

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: