home Direito Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

URL curta para esse artigo: http://direi.to/GDPQE
TAGS:

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo nasceu em 1970, aprendeu a usar computador, internet e celular, mais ou menos quando estes foram inventados. É Juiz do Trabalho e trabalha em Porto Alegre/RS. Eterno curioso acerca de tudo está elaborando a sua dissertação de mestrado em Direito e Processo do Trabalho. É master pela Universidade de Alicante em Teoria da Argumentação Jurídica, gosta de Filosofia e atualmente estuda Lógica. No tempo livre entre uma audiência e uma sentença está começando a se interessar por Neurociência, tanto do comportamento (leitura corporal e detecção da mentira) quanto da memória. Em relação ao primeiro ponto defende um estudo mais acurado da Zoologia Humana, ou seja o estudo do comportamento do ser humano em comparação com o de outros animais. Faz ainda a aplicação das teorias da Escola de Harvard sobre Negociação, nas suas audiências, tendo um dos melhores números de conciliação dentre os juízes do trabalho do Rio Grande do Sul. Procura ensinar tudo o que sabe em um curso sobre Audiência que periodicamente edita junto à Faculdade IDC e em cursos de pós-graduação e preparatórios. É casado com a Ingrid, tem três gatos, um cão e seis cavalos, sendo quatro de polo, que tenta praticar aos finais de semana. Escreve, ainda, no blog Direito e Trabalho.com e ocasionalmente publica artigos em revistas e jornais.

132 comentários em “Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

  1. meu esposo foi mandado embora de uma empresa porque o patrao dele nao tinha como pagar mais o salario dele , ai o patrao dele deu baixa na carteira dele mas nao fez recisao nem homologacao , sendo assim nao foi pago os direitos dele ,inclusive esta ate na justica , ele tem um valor preso la , sendo assim a conta dele se torna inativa ou nao? com esta nova lei este valor podera ser retirado mesmo sem a carta de recisao?

  2. Na minha carteira está dado baixa admissão e demissão da empresa onde trabalhei, era pra eu receber meu FGTS, mas não consta no sistema valores e nem o nome da empresa. ( entrei 01/01/1984 e sai 25/01/1987 )
    TEM UM PORQUE ?

  3. Eu sai de uma empresa em 2013 e esqueci de dar baixa na carteira. Agora 3 anos depois eu posso sacar o meu fgts pois estou a 3 anos desempregada. Eu terei algum problema em sacar o fgts já que nao dei baixa na minha carteira ??

  4. Eu trabalhei em uma empresa durante 1 ano e 3 meses. Pedi demissão, cumpri o aviso prévio de 30 dias, recebi meus diretos. Mas não foi dar baixa na carteira por motivos maiores… isso já faz uns 4 meses. Gostaria de saber se eu for na empresa, ela é obrigada a dar baixar ainda ou preciso recorrer a ajudar de um advogado? :/
    Eu também consigo receber o IGTS?

  5. Estou em um processo seletivo de bolsa de estudos e um dos meus familiares está com um dos registros de trabalho antigo em aberto, porém a empresa fechou.
    como procedo para que haja essa baixa na carteira?

  6. Boa tarde fui registrada em 2007 em 2008 sai fui mandada embora sem justa causa e não deram baixa na minha carteira o que devo fazer tenho algum direito para receber.

  7. Trabalhei em uma empresa 1 ano e 3 meses, fui demitido por justa causa não voltei na empresa pra darem baixa na carteira isso ocorreu em 2011 minha dúvida é,em relação ao fgts ainda consigo sacar?
    O que devo fazer?

  8. Boa noite , verifiquei meu FGTS e não consta o meu depósito de uma empresa que trabalhei durante 1 anos não foi dada baixa na carteira ,na verdade não sei como ficou minha situação nesta empresa pois não assinei nada nenhuma recisao e nem recebi nada pois não procurei mais a empresa isso já aconteceu á 10 anos .como posso rever meu FGTS.obrigada.

  9. Bom dia trabalhei em uma empresa e no dia 1 de setembro fui fixada e a minha data de afastamento foi em 12 de julho de 2012 ,e agora em 2017 fui tira o saldo do meu FGTS e lá não consta o data de afastamento, e só o valor de 347,00 reais.

  10. Olá Jorge eu trabalhei tirei meu direito mas quando fui dar entrada no meu salário maternidade o sindicato mim disse q minha carteira estar em aberto oq posso fazer tenho algum direito..pq vai mim prejudicar tirar

  11. estou com um processo trabalhista e minha carteira esta em aberta, desde de o ano passado que espero dar baixa e nada, acabei tirando outra, mas fiquei sabendo q vou perder todos os anos trabalhos o que faço

  12. Ola Dr. trabalhei em uma empresa de novembro de 2014 a março de 2016 (16 meses) quando sai da mesma não recebi minhas verbas rescisórias e nem tao pouco deram baixa na minha carteira, apos um mês de despensa sem justa causa consegui um novo emprego onde estou a 9 meses porem estou cumprindo aviso, minha duvida é como minha carteira não foi dada baixa da primeira empresa eu consigo solicitar o seguro desemprego?

  13. Trabalhei na prefeitura do meu município por cinco anos,fui demitida e nunca foi dado baixa na minha carteira de trabalho,ainda está em aberto.Isso faz mais de dez anos.Nunca recebi um abono salarial,contribui durante todo esse tempo.
    O que devo fazer pra regularizar minha situação?a quem procurar?
    Aguardo retorno!!
    Obrigadai

  14. Bom dia. Tenho um registro em aberto desde 2015, estou com uma ação trabalhista pelo sindicato contra a empresa, pois os administradores “abandonaram” a mesma sem antes pagar nossos benefícios e dar a baixa, mas como já estava trabalhando em outra empresa, no mesmo horário e ramo, o juiz alegou que não teria urgência na baixa da carteira devido eu já estar trabalhando. Porém, fui dispensado dessa nova empresa e não consigo sacar o seguro desemprego devido a este registro aberto. Estou no aguardo de nova audiência, e queria saber se consigo fazer algo pra dar baixa e conseguir pegar meu seguro?

  15. Fui mandado embora mais nao dero baixa na minha cartera des de abril .de 2016 te dia de hoje .e nisto tinha sofrido acidente na firma fasia 2_ mes tava com a cat mao que faço

  16. ola Jorge boa tarde, fui na caixa e ao passar o cartão saiu uma quantia de fgts com a data de admissão coincidindo com a data de entrada nessa empresa que estou trabalhando, com data de dispensa de 3 meses após a admissão,porem continuo trabalhando nessa mesma empresa. É possivel o fundo de garantia ser liberado ainda com minha carteira sem dar baixa, e o que mais me intriga é que ao verificar na conta do fgts continua lá a conta sendo depositada normalmente o fgts pela por essa mesma empresa.

  17. Boa noite hoje descobrir que uma das empresa que trabalhei deu baixa na minha carteira mais ao entrar no FGTS descobrir que lá não esta data baixa o que eu faço na carteira está que eu sair em 7 de janeiro de 2011 se eu procura a empresa eu recebo meu fundo de garantia inativo já que eu sair em 2011 E tbm eu preciso ir na empresa sera que pelo telefone eu consigo resolver tudo

  18. O banco me.disse que se não regularizar não posso pegar meu fundo retido e faz 8 anos que não me registrei mais. Uma das empresas estava em outra carteira minha e perdi ela

  19. Pedi demissão de uma empresa em 2005 eles deram baixa em minha carteira mas no INSS não consta fim. Apareceu outra empresa que não deram baixa no INSS com fim também. O que eu faço sendo que não consigo contado com essas empresas e a primeira já fechou

  20. Ola jorge tenho uma seguinte duvida, meu pai trabalhou em uma emprega em 1991 e so agora ele descobriu que nao deram baixa na carteira dele, e consultamos no aplicativo fgts la consta a atual empresa que ele trabalha como ativa e a empresa antiga ativa tbm e no historico da empresa antiga a varios depositos de contias de alto valor como por exemplo 185 mil oque eu devo fazer nesse caso sendo que ja se passaram 16 anos já

    1. Olá Yuri!
      Em relação à baixa na CTPS se a empresa ainda existe, acredito que não haverá objeção da própria empresa em proceder nesta baixa.
      Em relação aos valores elevados na conta de FGTS seria interessante investigar o que houve. Em princípio os créditos na conta de FGTS são do trabalhador e você deveria poder sacá-los pela mera inatividade bastando para isso comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal.
      No entanto se o valor parecer demasiado a conta pode estar sendo usado para outros propósitos e poderia ser prudente investigar isso antes de fazer o saque.

  21. Boa tarde ,rescindiram o meu contrato de 45 dias com 34 dias de trabalho ,querem mandar a minha carteira de trabalho para o escritório em são paulo ,eu sou do Rio Grande Do Sul deu coincidencia que estou com outro emprego em vista não posso esperar pela carteira ,o que faço.

    1. Este procedimento normalmente é bastante rápido e comum em empresas que têm sede em outros estados. Melhor permitir que o façam. Avise a empresa que está para lhe contratar que haverá a necessidade deste procedimento antes. Com certeza não colocarão empecilhos para a sua regularização.

  22. Olá Jorge. Eu trabalhei em uma empresa em maio de 2013 até junho de 2014… simplesmente parei de trabalhar devido alguns ocorridos e não levei a carteira para dar baixa. Gostaria de saber se eu conseguirei sacar o FGTS para contas inativas cuja rescisão do contrato de trabalho tenha ocorrido até 31/12/2015? Obrigado.

  23. Boa tarde meu no me é tainá tenho um contrato em aberto em minha carteira; desde de 2007.moro de aluguel quero adquirir minha casa e com isso não consigo. o banco me barra. oque fazer para provar ao banco que possuo somente uma renda.

  24. Boa tarde! Aposentei-me recentemente e não consigo retirar o resíduo do FGTS, porque minha carteira está com a baixa em aberto em um dos empregos. Tem cerca de 17 anos e a empresa não existe mais. Aonde devo me dirigir, para regularizar minha carteira?

  25. Boa tarde Dr José, me chamo Marcos, pedi demissão de uma empresa, tinha 10 meses de carteira assinada nesta empresa, me pagaram o que tinha que pagar, mas não deram baixa na minha carteira, isso aconteceu em 2014 e já estamos em 2016 e ate agora nada, já trabalho em outro lugar, mas o que posso fazer referente a este acontecimento? Desde já agradeço. Abraços!!!

    1. Marcos,
      Tente entrar em contato com a empresa. É interesse deles também efetuar este registro. Se não der certo procure o sindicato da categoria profissional ou o Ministério do Trabalho e solicite que façam o registro de baixa. No entanto não se preocupe que, tirando a questão formal, a ausência deste registro não lhe trará nenhum prejuízo.

  26. Boa tarde Dr José Alberto!!!
    Bom, vamos lá!
    Me chamo Marcos, trabalhei numa empresa cerca de 10 meses, pedi demissão em novembro de 2014, pois acabei por arrumar outro mais perto de casa, dando início neste mesmo mês em que pedi demissão, recebi o que tinha para receber, porém não deram baixa na minha carteira de trabalho até hoje 26/12/2016. O que posso fazer neste caso?! Desde já agradeço. Abraços!!!

  27. Meu marido foi demitido de um emprego em 1981. Agora ele quer receber a conta inativa do FGTS que ele tem direito, mas a data de baixa na carteira de trabalho não bate com a data que está na Caixa econômica! Por isso a mesma não quer pagar! O problema é que a empresa fechou! Como ele pode resolver isso?
    Aguardo uma orientação sua, por favor!

  28. Boa noite, fui demitida por justa causa quando estava gestante, e por isso nao quis assinar a papelada, já fazem 3 anos, a empresa fechou, localizei a nova loja e eles disseram que não tem mais meus papeis pra dar baixa na minha carteira, e agora? O fgts por conta disso esta bloqueado para saque .. Como devo prosseguir ?

  29. Eu pedi demissão da empresa onde trabalhava, recebi os meus direitos, mas o RH onde deveria dar baixa na carteira era muito longe da onde trabalhava e não tive condições de ir. Continuei trabalhando informalmente, as recentemente ouvi que posso retirar o meu FGTS inativo. Teria que ir até a empresa para dar baixa na carteira, para isso? Mesmo já tendo a documentação de demissão assinada?

    1. A rigor sim. No entanto, se lhe parecer mais conveniente, você pode comparecer com o documento rescisório (termo de rescisão) e sua carteira de trabalho na Delegacia do Ministério do Trabalho e solicitar que seja procedido o registro de baixa.

  30. Meu esposo foi recebe o fgts na caixa aí ele trabalhou numa empresa que não tem ela mais e na carteira está a data da entrada e saída e no sistema esta aberto o que ele deve fazer esta sem o fgts por causa desta situação

  31. Tenho um contrato de trabalho em aberto na minha carteira de trabalho desdo o ano de Fev/79, como faço pra aber o que aconteceu? pois foram tantos anos e ainda não tenho essa resposta..

  32. em 2002 estava registrado em uma firma, a firma parou as atividades, mas recebi todos direitos sem dar baixa na carteira, e de lá para cá já trabalhei em outras empresas também registrados. Agora estou sem registro na carteira e quando fui receber o Pis esse ano não pude devido esse registro em aberto, o que fazer ?

  33. Trabelhei em 2014a2015 na empresa tivit e ate hj nao derao baixa na minha carteira oq eu faco? Estou procurando emprego e preciso da carteira liaberada.

  34. Pedi as contas se passaram 10 não recebi nada da rescisão,e a empresa se recusa a dar baixa na minha carteira de trabalho! Quais são os procedimentos corretos a serem feito?

  35. oi quero tirar uma duvida entrei com uma justa causa contra a empresa pois ela estava sonegando impostos pois meu salario era um pouco alto variava de uns três mil quinhentos a quatro mil e no fundo de garantia durante dez meses sò tinha mil e trezentos e no inss eles tambem sonegavam no dia da minha audiência eles darâo a baixa com a data do dia da audiência e rola juros por este tempo que ficou sem dar a baixa na carteira…

  36. OI BOA NOITE FUI MANDADO EMBORA NO PERIODO DE EXPERIENCIA E ATE HOJE NAO DERAM BAIXA NA MINHA CARTEIRA E A EMPRESA NAO E DA MINHA CIDADE,ME PAGARAM UMA QUANTIA NO BANCO E DO FGTS EU PEGUEI OUTRA QUANTIA MAIS NAO DERAM BAIXA NA CARTEIRA OQUE EU POSSO FAZER POIS JA TEM TRES MESES QUE ISSO ACONTECEU..EU TENHO COMO ENTRAR NA JUSTIÇA …AGUARDO RESPOSTA..

  37. Micheli, seu caso é igualzinho ao meu.. faz 3 anos q a minha carteira tbm não foi dado baixa, inclusive o sindicato não pode me ajudar…

  38. Boa noite fui mandado embora da empresa tem 5 meses e ate agora eles não fizeram a minha homologação e nem a baixa da minha carteira
    O que eu faço
    Só quero o meu direito

  39. Sai do emprego uns 4 anos e até hj nao dei baixa na carteira e fui atraz da empresa não existe mais oq eu faço pra dar baixa? Fui em um sindicato e eles nao sabem me dizer oq fazer
    Oque eu faço

  40. Ola boa tarde, gostaria de saber como faço pra darem baixa na minha carteira ja faz uns 4 anos q ta em aberto a empresa fecho e nao sei onde andam os quer eram donos ja fui no sindicato e nem eles sabem onde ps donos andam.
    Oque eu faço?? nao consigo receber o pis por causa q esta em aberto

  41. Abandonei o trabalho a 5 anos atras e agora quero dar baixa na minha carteira mais a enpresa se nega a dar baixa afirmando q ja se passou muito tempo !e agora oq devo fazer?

  42. sai do meu trabalho no rio de janeiro vim morar no rio grande do sul minha carteira não deram baixa oque faço me pagaram certinho so nõ deram baixa

  43. Dei aviso prévio no meu trabalho domestico e sair mas minha carteira nao foi dada baixa tenho direito a recorrer em benefício por irresponsabilidade do empregador ja faz dois anos e como se ainda estivesse trabalhando

  44. Boa noite,fui demitido por justa causa faltei 15 dias fui na empresa assinei alguns papeis mas não deram baixa na minha carteira de trabalho nem a data de saida nem recebi nada oque eu faço

  45. Gostaria de saber se tenho direito a receber indenização se a empresa não deu baixa na minha carteira de trababalho já levei e coutou do mesmo jeito e já faz seis anos e não consigo trabalhar por este motivo

  46. boa tarde,queria saber se posso tirar outra carteira de trabalho ja que a minha esta para ser dada baixa e meu antigo patrão não deu baixa,fui nas audiencias que teve e deixei minha carteira para ser dada baixa e ate hoje isso não aconteceu e ja tem um mêse, minha carteira não foi devolvida.

  47. boa tarde,queria saber se posso tirar outra carteira de trabalho ja que a minha esta para ser dada baixa e meu antigo patrão não deu baixa,fui nas audiencias que teve e deixei minha carteira para ser dada baixa e ate hoje isso não aconteceu e ja tem um mês.

  48. oi tudo bem sou daniele o que acontece e que eu coloquei a empressa que trabalho no pau e tenho uma bebe de 9 meses e presizo trabalhar e nao consigo pq minha carteira ta ativada ainda. como eu fasso pra dar baixa nela.pra que eu possa trabalhar novamente eu pago aluguel e sou mae solteira. sera que vcs piodem me ajudar?

  49. trabalhei em uma empresa em 1988 e só agora fiquei sabendo que minha caterira nao foi dado baxa.isso me prejudica futuramente?tenhocalgum benefricio a receber desta empresa? a carteira nao existe mais foi extraviada e de la já trabalhei em várias empresas

  50. Sai de uma empresa em 2004 .tive um benefício bloqueado e mim mandaram ir no inss consulta nada consta. E lá disseram que minha carteira não tinha sido dado baixa.o que VC mim aconselharia

  51. Eu entrei na justiça contra minha empresa com recisão de contrato perdi minha causa meu advogado recorreu sem minha permicao entrei em outra empresa mais minha carteira não foi dada baixa o que faço posso pedir pra dar baixa na empresa onde eu trabalhei ou tenho que esperar

  52. Ola, trabalhei em uma empresa apenas 15 dias …agora estou morando em outra cidade como fazer para dar baixa na carteira…isso poder mim atrapapalha em outro emprego ou não??????

  53. Ola, Boa Noite !!!

    Meu nome é Edvanilson, trabalhei em uma determinada empresa por quase dois anos, comecei a trabalhar em uma empresa nova e foi assinada minha carteira antes que a empresa anterior tivesse dado baixa, existe algum problema quando a carteira é assinada antes que a outra empresa tenha dado baixa, pode interferir futuramente na aposentadoria ou até mesmo quando for sacar o FGTS, pois fiz um acordo.

    Att,

    Edvanilson

  54. Boa tarde ! Tenho uma dúvida ! Fui demitida e estou para realizar a homologação e sacar o Fgts e receber o seguro desemprego, porem na empresa anterior fiz a homologação mas eles me informaram outro lugar para dar baixa na carteira . Não me orietaram e com isso acabei não dando baixa na carteira ! A pergunta e isso irá me impedir de sacar o FGTS e dar entrada no seguro? Aguardo resposta !

    1. A empresa q eu trabalhei anteriormente faliu e n deram baixa na minha carteira,a empresa recente me demitiu posso dar entrada no seguro desemprego ?

  55. sou funcionário do estaleiro eisa emniteroi que acabou de colocar todos os trabalhadores em casa ate a segunda ordem não quero aguardar por mas noticias e gostaria desde já a correr atrás de outro emprego sendo que minha carteira continua em aberto nem. como o pagamento seria nesse quinto dia útil também não sabemos se o mesmo sera depositado quais seriam minhas mediadas a serem tomadas.

  56. Por favor me oriente, a empresa a qual eu trabalho esta em concordata desde 2009, à três meses ela mandou que todos os trabalhadores ficassem em casa e que o pagamento seria efetuado normalmente, só que ela vem pagando em atraso e neste mês efetuou apenas 50% do salário, sem previsão para o restante. Foi feito uma reunião no sindicato e eles afirmaram que realmente não há previsão e que a empresa esta a ponto de decretar falência, (a empresa do setor sucroalcooleiro).
    O FGTS está muito atrasado. Já recebi propostas de outras empresas mas quando falo que a carteira ainda esta com registro em outra firma eles não aceitam.
    Por favor me diga o que pode ser feito.

  57. Ola Boa tarde,
    Meu contrato de experiência terminou no dia 10/04/2015, porém no dia 10 e 11 estava de atestado, pois havia feito um tratamento de canal e estava sem condições e ir trabalhar, quando cheguei no dia 13/04/2015 para trabalhar fui dispensada, porém mandaram minha rescisão uns dias depois só que veio descontando valores indevidos e com a data de afastamento dia 10 sendo que fui dispensada dia 13/04/2015. Não assinei, pois na hora vi que estava tudo errado, ficaram de refazer a rescisão e eme retornar, porém até a data de hoje 27/05/2015 não tive retorno nenhum, procurei a empresa varias vezes, um empurra para o outro e ninguém resolve, nem baixa foi dada na minha carteira. Pois pelo que pesquisei tenho direito ao aviso pois passou da data do término de contrato, o que devo fazer? Agradeço desde já, obrigada.

    1. Jaqueline,

      Se você estava de licença, e não foi aprovada no contrato de experiência ele se encerrou normalmente. Não há direito a aviso prévio neste caso.
      No entanto pode haver entendimentos que dêem guarida à sua pretensão, se achar conveniente entre com uma ação trabalhista para buscar esta parcela.

  58. Olá, boa noite,

    Fui mandada embora sem justa causa, e com o aviso prévio indenizado, porém a empresa não efetuou a homologação, e por consequência os pagamentos e a baixa na minha carteira. Fui selecionada em um processo seletivo, e tenho que levar os documentos para contratação na empresa nova ainda essa semana. Já entrei em contato contato na empresa anterior, e tudo que afirmam é de que não irão efetuar os pagamentos, e se eu quiser devo “procurar os meus direitos”. O fato da minha carteira não ter sido dado baixa, pode interferir na contratação da nova empresa? Como eu devo proceder para explicar a situação para a nova empresa? O que fazer? Necessito de orientação urgente.
    Desde já agradeço a atenção disponibilizada!

    1. Renata,

      Estar com a carteira sem o registro de baixa não deveria interferir em seu novo contrato. No entanto sabemos que muitas empresas se recusam a registrar a CTPS dos trabalhadores nestas condições.
      A explicação que você apresentou na sua mensagem já me parece bastante clara e acredito que na sua empresa eles também entenderão. No entanto para não ficar “no prejuízo” você deve buscar um advogado trabalhista que ingressará com uma ação para que você possa receber os “seus direitos” do seu antigo empregador.
      É possível, inclusive, solicitar uma antecipação de tutela para que seja efetuado o registro da CTPS com o término do contrato, em especial para você poder receber os depósitos de FGTS.

  59. Olá,

    queria que me ajudasse, estou contratado a 2 anos em uma empresa e minha carteira não foi dado baixa do emprego anterior.

    No emprego atual recebo direitinho, porém observei que meu extrato do FGTS vem com dados da antiga empresa, e consequentemente, os depósitos são inferiores, pois minha renda é bem maior do que meu antigo emprego, ou seja, estou arrecadando menos FGTS.

    O que devo fazer nesse caso?

    Poderia responder no meu email [email protected] ?

    Desde já agradeço.

    Att;

    1. Bom dia Bruno!!

      Verifique no Departamento de Pessoal de sua empresa se a sua situação está regular. O que pode estar acontecendo é você estar recebendo o extrato de seu antigo empregador.
      Você pode encaminhar através do Ministério do Trabalho o recebimento do seu FGTS atrasado e o registro de baixa do seu contrato anterior.
      Se o FGTS do contrato anterior não foi liberado talvez seja interessante consultar um advogado, se possível de seu sindicato.

  60. Olá Boa tarde

    Estou com uma duvida , entrei na justiça e estou processando a empresa em que trabalhei
    pois me mandaram embora por justa causa! porém não foi dado baixa na minha carteira.
    ja faz 2 anos que estou na justiça , meu processo esta em fase ‘”liquidação” .
    Mas hoje fui na empresa e pedi para darem baixa na minha carteira, pois preciso trabalhar.
    a minha pergunta é.. tem algum problema isso ? o que atrapalha no meu processo?

    1. Olá Camila!

      Não há problema algum. Pelo contrário é obrigação da empresa dar baixa na sua CTPS. Como você está com um processo em andamento você pode solicitar que o seu advogado, nos autos do processo, solicite o registro do documento. Assim você terá um documento a mais sobre esta solicitação.

  61. eu sai do meu emprego por motivos pessoais e nao dei baixa na carteira e sei que eles deram como abondono de emprego como faço pra mim da baixa eu tenho que ligar pra eles

  62. Boa noite!
    Tenho uma dúvida e estou precisando de ajuda, meu companheiro trabalhou em uma empresa que terceiriza, ele fraturou o pé e até hoje não conseguiu receber do INSS mas por culpa da empresa não ter repassado os valores do mesmo, mas apesar de muita luta e infelizmente uma ADV que NÃO o ajudou ele desistiu e quando foi procurar a empresa para dar baixa NÃO achou, ns consulta do CNPJ junto a receita a empresa está ativa, o que devo fazer?

  63. Olá boa tarde trabalhei. durante um ano e meio em uma empresa,logo pede demicão porque encontrei outro emprego onde estou ate hoje, eles fizeram a multa de 40 porcento pediram para assinar a demicão eu recebi 140 reais na época so que agora eu descobri que não deram baixa na carteira o que eu faco?

  64. Olá,busco informações perdi minha carteira de trabalho! nela constava uma empresa que na qual trabalhei e ao sair não tive o acesso para conseguir fechar a passagem por está empresa,refiz uma outra carteira de trabalho que na qual não consta nenhuma assinatura, e ando com dificuldades de conseguir emprego,o não fechamento pode ser a causa dessa dificuldade,e como faço para regularizar minha carteira. desde já muito obrigado

  65. Por favor me ajude,perdi minha primeira carteira e no inss consta duas empresas que nunca trabalhei,consultei uma advogada e entramos em contato com a firma, tenho declaração das formas de que nunca trabalhei lá, estou para ser contratado por uma empresa e por conta destas pendências não podem me contratar, como resolver isso uma vez que eu nunca trabalhei nas empresas e foi um erro destas empresas,me ajude tenho até dia 2 de fevereiro para resolver.quais as saídas para isso pedir que eles dêem baixa na carteira nova mesmo eu nunca tendo trabalhado lá?uma vez que nunca fiz parte do quadro de funcionários da mesma,o que fazer?
    Obrigado

    1. Eu já vi, em situações semelhantes, ação de perdas e danos contra as empresas que acabaram fazendo a retificação das anotações em juízo, mediante acordo. Converse com a sua advogada sobre isso.

  66. por favor me ajude a firma que trabalhei faliu,i o dono sumiu e mi deixou na mão,sem da baixa na carteira cpts”,eu quero trabalhar em outra empresa mais não pósso. por favor me ajude.u que tenho qui faser só pra da baixa.

  67. eu fui mandado embora do servico em 1 mes de registro
    e me deram uma folhas para pega seguro de desemprego
    e nao sabia e perdi o papel e nao recebi
    e nao deram baixa na minha carteira isso faz mais de 3 anos
    oq posso fazer
    recebo algum dinheiro q nao peguei do desemprego ou por esse tempo sem dar baixa?

  68. bom dia;
    minha carteira esta em aberto pois tive que fazer uma mudança por motivos de força maior,entao tentei entra em contato com a empresa e nao consigo,o que posso fazer?

  69. A empresa qe eu trabalhava fechou e os proprietários sumiram?
    agora fui da estrada no seguro desemprego do meu ultimo serviço n teve como pq minha carteira n foi dado baixa naquele serviço, so o juiz,necessidade de utilizar um serviço de um advogado? Ë muito complicado? Demorado?

  70. Olá. A empresa onde meu pai trabalhou por cinco anos está falindo. Verbalmente houve a demissão dele mas deram baixa na carteira. Ele verificou e viu que a empresa não deposita o FGTS há mais de um ano. Ele sempre entra em contato com a mesma mas nunca resolvem nada. Há indícios que outros funcionários estão passando pelo mesmo problema. O que podemos fazer?

    1. José,

      Você deve orientar o seu pai para procurar o sindicato dos trabalhadores e tomar as providências cabíveis. Se não houver um sindicato ou se ele não tiver sede na sua cidade, procure a Delegacia do Trabalho, ou mesmo um Centro do SINE. O Ministério Público do Trabalho também pode ser procurado e eles aceitam reclamação inclusive pela internet, através de suas páginas.

  71. Minha carteira esta em aberto desde 1990 sem baixa. oO que devo fazer para me aposentar? O hospital mudou de nome e passou pra prefeitura. Como posso contar meus anos trabalhados para aposentadoria??

  72. ola amigo, e meu caso e muito delicado, tipo a sim eu coloquei a empresa que eu estava trabalhando na justiça so que trabalhando, dai então entrei em outra firma e fiquei so um mês porem a menina do RH deu baixa na carteira no lugar errado, justamento no lugar do registro da firma que eu coloquei na justiça, dai ela voltou e deu baixa no luga certo porem ela não corrigiu, dai então entrei em outra firma onde estou trabalhando ate hoje so que porem quero financiar meus estudos pelo fies, e preciso provar pro banco que eu não trabalho na quela firma mais de janeiro de 2013 ate agora, o que eu devo fazer, tipo eles conseguem ver pelo sistema que a outra firma ainda esta em aberto? o que devo fazer pra provar que não trabalho ?

  73. boa noite, a empresa ao qual eu trabalhava fechou, minha carteiran esta em aberta. a empresa fechou em 2010, eu ainda posso acionar a empresa ou seu dono na justiça,pois ja estamos em 2013.

  74. Olá!
    Meu marido sofreu acidente de trabalho, foi operado, hoje ele tem 2 prótese e 6 parafusos na coluna lombar. Ficou pelo benefício INSS por 3 anos, recebendo alta em 2012. A partir dai, retornou a empresa para se apresentar e, uma grande surpresa: a empresa fechou e abriu em outro lugar, com outro nome / CNPJ. Vimos pela internet que o CNPJ está inativo. Para completar, meu marido está com fibrose cirúrgica, sendo assim, sente dores horríveis e não pode trabalhar. Fomos até a justiça Federal, para perícia, e o resultado foi INCAPACITADO. O problema maior e que meu marido perdeu a qualidade de segurado, está com a carteira sem dar baixa, e agora o que fazer? Preciso de ajuda!

  75. Gostaria de saber o seguinte:
    trabalhei em uma empresa e coloquei a mesma na justiça, sendo que a audiência está marcada para o mês que vem e minha carteira não foi dada baixa. Preciso apresentar a carteira no novo emprego e agora?? a carteira não está com baixa. o que faço?? tiro outra carteira?

  76. bom sr minha esposa trabalhou 2 anos foi mandada em bora ela nao entregou a carteira dela so agora estava perdida com a patroa ela a entregou mandando outra pessoa entregar mas ela ja saiu desta empreza sr o que fazer agora

  77. Olá,trabalhei em uma firma de carteira assinada e fui mandado enbora,coloquei a firma na justiça,minha carteira de trabalho estar aberta,tirei outra carteira da trabalho…tem algum problema trabalhar com a outra assinada?

  78. trabalho em um pet shop a seis anos e nao sou registrada ela sempre arrumava uma desculpa para nao me registrar , nao trabalhava com salario fixo so por comissao ate o mes de janeiro deste ano .Nao pude tirar ferias porque ficaria sem receber,quando ela contratava alguem para me ajudar o meu dia de trabalho era dividido por dois e meu salario diminuia pela metade . No ano passado ela abril outro pet e registrou os funcionarios do outro pet sendo que todos tem menos de seis meses e nao me registrou ainda . E trabalho de segunda a quinta das 9 as5 hras ,e sexta das 9as 6hras sem descanço e sabado das 9 as 19has sem descanço e nao tenho folga nasemana como os funcionarios do outro pet gostaria de saber se estou trabalhando o tempo certo de horas porque quando falo da minha folga ela fala que ainda estou devendo horas para ela e porque os outros funcionarios tiram folga e trabalham menos horas que eu e eles fazem hora de almoço na sexta e no sabado . e gostaria de saber se tenho direitos a receber desses anos que trabalhei antes do registro? obrigada

  79. Eu tenho uma carteira de trabalho com um registro aberto se eu tirar a segunda via dela para um emprego novo tem algum problema esse outro registro estar em aberto?

  80. ‘ MEU MARIDO ESTAVA DESEMPREGADO A 1 UM ANO E MEIO , FOI CHAMADO PARA TRABALHAR COMO MOTORISTA EM UMA FIRMA QUE PRESTA SERVIÇO , NA FEBEM DE ARARAQUARA , COMEÇOU NO DIA 19 DE JANEIRO APRESENTOU A CARTEIRA DE TRABALHO E OS OUTROS DOCUMENTOS P/A REGISTRO AO RESPONSAVÉL PELOS VEICULOS , E O MESMO NÃO O FEZ ATÉ A DATA DE HOJE,
    E ALEM DISSO ERA O UNICO QUE TINHA O CURSO DE CONDUTOR P/A TRANSPORTE DE PASSAGEIROS , CUMPRINDO UMA JORNADA DE TRABALHO DE 3/1 ; 12 HRS. POR DIA, E ATÉ HOJE NÃO RECEBEU NENHUM PAGAMENTO , ENTROU EM CONTATO COM O RESPONSAVEL EM CAMPINAS POIS AS VAMS SÃO REGISTRADA LÁ E O CNPJ QUE EL COM SEGUIU DA TAL BRASILVAM LOCADORA LTDA ME : SITUADA NA AV. GERALDO HACMAN,152 SL4 – NÚCLEO HABITACIONAL BRG. FARIA LIMA INDAIATUBA – SP CEP 13345-400 . NÃO ESTÁ BATENDO NO REGISTRO QUE ELE PROCUROU E NÃO SE CONSEGUE FALAR COM O SRº. DORIVAL, QUAL O PROCEDIMENTO QUE DEVO
    FAZER OU PROCURAR O MINISTERIO DO TRABALHO ? POIS CONSTAM EM REGISTRO DA FEBEM( INSTITUIÇÃO CASA) QUE ESTIVI TRABALHANDO E TB. TENHO TESTEMUNHAS , NO MOMENTO ESTAMOS FAZENDO UMA GREVE PACIFICA EM PROTESTO PRESTANDO OS SERVIÇOS MAIS ESSENCIAIS.
    OBRIGADA AGUARDO UMA RESPOSTA.
    ATT: ANA MARIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *