home Direito Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

URL curta para esse artigo: http://wp.me/pVtgW-MV

333 comentários em “Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

  1. BOM DIA!
    A Empresa que eu trabalhei decretou falência em junho/2016, no entanto não deu baixa na minha carteira, e o depósito do FGTS foi feito até julho/2017.
    qual o procedimento a seguir? fui informada que preciso ir até o TRT para agendar uma audiência com o Juiz para que o mesmo possa liberar o FGTS.
    o que preciso levar, o dono da empresa precisa está presente no ato da audiência.

  2. A empresa abril falência a 1 ano atrás nas não conseguimos dar faixa na carteira os faço,se contrata um adv consigo na primeira audiência ou posso ir sozinho no ministério do trabalho por favor. …me ajudem..

  3. Caros, estou com um registro em aberto em minha carteira desde 2011, a empresa fechou no inicio de 2012 e mandaram todos embora, porem n declararam falencia, desde então n consegui mais contato, porem agora preciso desta baixa, como proceder?

  4. Pode o Juiz não conceder o FGTS, o seguro desemprego e não dar baixa na carteira, e marcar a audiência para após 8 meses? O que fazer, recorri com advogado e no momento nada

  5. trabalhei em uma empresa e a empresa não pagou meus direitos e pagamentos .ma to com a carteira assinada ,a tempo e não acho a empresa para baixar vou tentar por uma causa trabalihista para receber tudo que não recebi . que faço??

  6. Boa noite
    22/12/2016 entrei com uma rescisão indireta com a minha empresa que eu trabalhava por fato de estar com três meses de salário atrasado por motivo de falência,e até hoje minha carteira não foi dado baixa como consigo resolver isso preciso arrumar um serviço e não sei como resolver esse problema.

  7. boa tarde ,tenho algumas contas inativas para receber ,porem uma delas a de maior valor não consta data fim no extrato do cnis ,só dessa mesma empresa tenho três contas diferentes pelo motivo da empresa ter mudado de cnpj três vezes , como posso resolver isso .

  8. A empresa que trabalhava fechou em 1996 e até hoje está processo em andamento onde tem bens de terceiro broqueado,mas não foi dado baixa.Entreguei a carteira para os Advogados colocarem no processo e solicitar baixa.Mas já vai para 3 meses e nada .Se eu pedir carteira de volta e levar na caixa nº do processo posso receber sem baixa?

    No aguardo.

  9. Olá. Em 2013 trabalhei em uma empresa contratada para fim de ano! Durante o decorrer dos 3 mês fui mandada embora. Recibi recisao.. Porem ao mês passado tentei um financiamento de imóvel e perdi o apartamento devido a eles terem esquecido de dar baixa na minha carteira. Pela demora havia outro interessado e acabou pegando na minha frente! Fiquei muito chateada com a situação o que devo fazer ??

  10. Meu marido saiu de uma firma deu sua carteira para ar baixa eles disseram que deram baixa depois de 7anos ele viu que nao foi dado baixa oque ele deve fazer

  11. por motivo de fechamento com ordem judicial a 8 meses demitir minhas funcionarias mas tenho pendencia com as carteiras de trabalho a 8 meses,como posso resolver sem um contador?

  12. Boa tarde, gostaria de uma informação, trabalhei anos em uma empresa, mas acabei me afastando e ajuizei uma Ação Trabalhista, na qual teve acordo e já foi feita a quitação, mas fui ao INSS e Ministério da Trabalho e minha carteira ainda está em aberto, entrei em contato com a empresa e como é um novo dono eles não tem mais contato com o contador, o qual era responsável pelas assinaturas. Como faço? Obrigada pela atenção.

  13. Boa tarde eu saí da empresa em 2011 é minha carteira ainda não deram baixa como que eu faço para ele está dando baixa na minha carteira e qual os meus direito a minha carteira tá dado baixa mas o sistema não

  14. em 1998 meu pai foi contratado em uma empresa,trabalhou 06 meses a 1 ano e se acidentou, por um periodo ficou encostado na caixa. Ao longo do tempo foi cortado seu beneficio pela metade, que até hoje recebe, anos atras foi mandado pelo Inss para q voltasse a trabalha na empresa em qualquer area da empresa que naum fosse o que exercia na carteira, mas ate hoje a empresa não ligou, então foi para receber o fundo de garantia e o banco falou q ele precisa dar baixa na carteira primeiro…. então queria saber oq faço… se preciso de advogado para entrar com uma ação contra a impressa ou ir direto no sindicato e dar baixa na carteira por la mesmo??? obrigado

  15. Bom dia. Dr Jorge Alberto.Sai de uma empresa em 2011.Deram baixa so na carteira .E não deram no Ministério estou precisando com urgência da saída do Ministério o que devo fazer? Obrigada.

      1. Boa noite eu coloquei a empresa onde eu trabalho na justiça e ela entrou com a rescisão indireta e o processo mais a carteira só é dado baixa depois da audiência eu tenho direito ao décimo terceiro?

  16. Oi Boa tarde , gostaria de uma informação ,pois , fui mandada embora por justa causa e ainda não dei baixa na minha carteira quero saber se eu não der baixa tem alguns problema se eu tirar outra carteira de trabalho.

  17. Bom dia,
    Prezado,

    Estou numa empresa que não recebo há 4 meses e onde fui informado que seria demitido em fevereiro, onde não ocorreu por conta de verba e continuo indo, entretanto, consegui um novo emprego para começa já, mas a empresa ainda nao me mandou embora e portanto não houve a baixa na carteira. Eu sendo admitindo nessa nova empresa e eles assinando minha carteira pode caracterizar como abandono de trabalho ou pedido de demissão? Pois gostaria de receber tudo que eu tenho direito, já que falaram que eu seria demitido.

  18. A minha empresa sumiu ja mandamos fotos,videos etc.mesmo asim a juiza nao libera fgts e nem seguro desemprego alega que precisa de datas concreta e agora?

  19. BOM DIA,MEU NOME É KÁTIA E ESTOU TENTANDO AJUDAR UMA AMIGA QUE NÃO SABE COMO FAZER QUANTO AO SEGUINTE PROBLEMA,ELA TRABALHOU NA EMPRESA LOCANTY COM SERVIÇOS LTDA, SITUADA A RUA FERREIRA VIANA ,389 EM DUQUE DE CAXIAS.RJ EM 2011,PORÉM FOI DISPENSADA SEM JUSTA CAUSA, NÃO RECEBEU NADA DA MESMA, E ATÉ HJ, NÃO FOI DADA BAIXA EM CARTEIRA DE TRABALHO, ENTROU EM CONTATO COMA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ,PARA RECEBER O FGTS INATIVO, E NÃO PODE FAZER A RETIRADA POR AINDA ESTAR COM A CARTEIRA EM ABERTO,MESMO SABENDO QUE,QUANTO AO RESTO,NADA PODERÁ RECEBER,DEVIDO AO ANO(2011) ALGUÉM SABE DIZER O QUE ELA DEVE FAZER PARA DAR BAIXA,NA CARTEIRA E RETIRAR O FGTS INATIVO,OBRIGADA.

  20. Olá boa tarde ,gostaria de saber se posso sacar o meu FGTS pois estou em processo com a empresa ha quatro anos e até agora nada Posso sacr consigo sacar???

  21. Boa tarde.

    tenho o termo de rescisão de contrato na mão com data de inicio e fim de afastamento por justa causa, mas na carteira não foi dada baixa pois a empresa logo em seguida decretrou falência, como proceder para o FGTS O QUE FAZER? CONSIGO DAR ENTRADA ?

  22. Olá boa noite, estou passando por uma que não gostaria de passar.

    Bom fui demitido e a empresa perdeu minha carteira de trabalho, ai ficou jogando o contador dá empresa e o dono a culpa um para o outro, e nada dá carteira agora pouco o contato me enviou um agendamento lá no ministério do trabalho para eu dar entrada na segunda via… Estou com cara de bobo nessa situação pois nem se quer tiveram coragem de falar contigo, estou com muita vontade de procurar a justiça! O que fazer nessa situação? Obrigado

  23. Trabalhei seis anos numa empresa eles me despensaram e não deram baixa na minha carteira eles queriam fazer acordo não aceitei Pq eles iria ficar enrolando como ele fez com um outro funcionário. Aí quero procurar os meus direito Pq eles não querem da baixa na minha carteira e não querem me dá o folha da recisão. Eu queria um conselho.

    1. No caso a empresa decretou falência. Mais no caso ainda continua só com outro cnpj ele só colocou no nome da esposa pra se como laranja pra pode comprar com novos fornecedores.

  24. Ola eu trabalhei 4anos em uma loja de confeções e dia 8 de março meu aviso acabou e ate hoje meu patrão nunca me deu meu acerto e ainda não deu baixa na minha carteira.e ja tou afastada da loja.

  25. Faz quase 2 meses que fui desligada da empresa onde estava trabalhando e eles ainda não deram baixa em minha carteira. Cobro mas de nada adianta.
    Estou estudando para concurso público e acredito que vou passar em breve. Temo que seja preciso apresentar minha CLT e devido não ter dado a baixa eu perca o concurso.
    Como posso proceder?

  26. Quase três anos q minha carteira tá presa pela empresa botei na justiça e até hoje eles não deram baixa na minha carteira,e estou sem trabalhar todo esse tempo.e o pior eles estão depositando o fgts mais não tou trabalhando,tem quase 4.000 pra retirar e não posso porque minha carteira tá presa…

  27. Boa noite.
    Trabalhei em uma empresa por 2 ano e 8 meses, a mesma faliu e não foi dado baixa na minha carteira. Ao entrar com o pedido de aposentadoria, fui informada que a empresa não pagou o INSS sendo que durante esses anos, foi descontado do meu salário. Que providencias devo tomar ? Necessito de orientação.
    Desde já agradeço
    Mary

  28. Trabalhei em uma empresa terceirizada em 2007, fiquei por 7 meses. Acabei abandonando o emprego. Nunca mais soube dessa empresa. A carteira profissional que eu tinha na época foi perdida em um assalto. Nunca foi dado baixa nela! Mais agora fui ver o saldo do fgts, e lá está como ativo, será que algum meio de eu dar um jeito e receber esse dinheiro??

  29. ENTRE COM UM PROCESSO SOBRE A EMPRESA QUE EU ESTOU TRABALHANDO TRABALHEI 2014 A 2015 E ELA NÃO ASSINOU MINHA CARTEIRA E EU ESTAVA RECEBENDO O SEGURO DESEMPREGO EM 2016 O PATRÃO ME PROCUROU E VOLTEI NOVAMENTE E FALOU QUE ASSINAVA A MINHA CARTEIRA E VOLTEI E DEPOIS DE 11DIAS SOFRI UM ACIDENTE ENTREI NA JUSTIÇA CONTRA A EMPRESA E FOI VISTO QUE EU RECEBIA O SEGURO NA EPOCA QUE EU ESTA TRABALHANDO A JUÍZA FALOU QUE IA ABRI UM PROCESSOS CONTRA MIM MAIS E FALEI QUE TINHA ENTREGADO A DOCUMENTAÇÃO AO MEU PATRÃO MAIS ELE NÃO ASSINO ME DEVOLVEU O QUE FACO.

  30. Boa noite. Trabalhei em uma empresa na qual declarou falência e não deu baixa na minha carteira de trabalho. Tive audiência,minha advogada pediu para juiz dar baixa, mas ele não deu baixa na minha carteira. O que fazer???
    Obrigada.

  31. Em 2007 a empresa que eu trabalhava abriu falência, não pagou ninguém, não deu baixa nas carteiras, a questão de 3 anos ela voltou funcionar com o mesmo CNPJ, pergunto alem de dar baixa na minha carteira posso reivindicar algum direito trabalhista, mesmo depois de 10 anos?

  32. OLA BOA TARDE
    EU TENHO UM CNPJ E COMO PEGUEI ESSA EMPRESA JA EM DIVIDAS E NAO CONSEGUI A TRABALHAR
    AI TENHO MEUS FUNCIONARIOS REGISTRADO.
    UMA FUNCIONARIA EU PAGUEI PARTICULAR OS FGTS E OS SEGUROS DESEMPREGO E TODOS OS DIREITOS
    DELA. ASSINEI A CARTEIRA DANDO BAIXA. E AGORA SERÁ QUE AINDA PODE ME DAR POBLEMA?

  33. Bom dia,a quase três anos coloquei a firma terceirizada da prefeitura na justiça,ma perdi a causa,minha carteira não foi dada baixa,tb descobri a pouco tempo que meu pis está vinculado à outra pessoa com meu nome,minha omonima,chega carta do fgts mas na caixa não existe nada no meu cpf,nUnca recebi nada tinha férias vencidas,décimo e não sei como proceder. Por favor tem como vc me orientar, obrigada. Como disse meu advogado abandonou minha causa

  34. Ola gostaria de saber trabalhei em uma Impresa tercerizada fiquei só um dia e abandonei o emprego não fui da baixa na carteira depois consegui arrumar outro emprego registrado e trabalhei 3 anos fui mandada embora sera q consiconsigo da entrada ao seguro desemprego mesmo constando essa Impresa em aberto na carteira ?desde ja obrigada

  35. boa noite gostaria de tirar uma duvida.. eu trabalhei em uma empresa em 2008 fiquei la por um ano e fui transferida de loja no qual acabei ficando mais 3 anos, foram 4 anos no total todo esse tempo na mesma empresa, porém na troca de loja o cnpj era diferente de i.v. vegas passou para d.meis reis, só q agora fui consultar meu fgts para ver quantos tenho porque eu pedi demissão então nesse caso teria direito de saca,r o da i.v reis esta como ativo e seu ultimo deposito foi em 2009 o d.meis reis esta como inativo. o que faço para conseguir sacar o da i.v reis??
    desde já agradeço

  36. OI BOA TARDE
    A EMPRESA QUE TRABALHEI FOI EMBORA E NÃO ACERTOU COMIGO …LEVEI A NA JUSTIÇA MAS MARCARAM A PRÓXIMA AUDIÊNCIA PARA O ANO QUE VEM, PRECISO TRABALHA O QUE FACO …FACO OUTRA CARTEIRA POSSO USAR A MESNA ?

  37. Opa , me tira uma duvida ? Minha mãe trabalhava em uma empresa no ano 2000 só que eles nao pagaram o seguro desemprego e nem o que ela precisava e não deram baixa na carteira , e estamos em 2017 e queria saber se caso ela for no ministerio do trabalhor e conseguir dar baixa na carteira , ela consegue tirar algum befenicio disso ?

  38. Bom dia,
    Fui funcionária pública contratada em 2011 pela Prefeitura da minha cidade eles até pagaram tudo certinho, mas nunca deram baixa na minha carteira, como eu faço fui atras de um emprego para desempregados e não consegui, disseram pra eu resolver isso primeiro. Como faço?
    Se alguém puder responder, agradeço.

  39. Trabalhei muitos anos atras em um clube de futebol que nao deu baixa em minha carteira. Consegui receber de outro clube que tambem nao deu baixa na minha carteira, com documentos do cnis e xerox da carteira de trabalho nova, nas paginas indicadas, pois minha carteira de trabalho velha foi perdida. Como fiz aniversario em janeiro consegui com esses documentos receber de esse clube, porem de um outro clube que trabalhei antes, ainda nao recebi, pois segue em aberto. Fui ao banco e fui orientado a tirar xerox do livro de registro de funcionario da epoca em que trabalhei. Creio ser improvavel que esse clube emita pra mim qualquer tipo de documento que prove a data da minha saida. Sera que a xerox do livro de registro de funcionarios ou ate mesmo dar baixa na minha carteira resolve esse problema?

  40. Trabalhei em uma empresa ai faliu não consequir a recissão e nem deu baixa na ctps ai fui no ministério do trabalho e emprego e dei baixa como posso fazer pra sacar o fgts inativo.

  41. OLÁ BOA TARDE TRABELHEI 8 MESES EM UMA ESCOLA REGISTRADA FUI ATE LA PEDIR AS CONTAS ASSINEI OS PAPEIS POREM A MINHA CARTEIRA N PEDIRAM E ESTA A UM ANO ABERTA COMO SE EU TRABALHASSE LA AINDA ISSO GERAL UMA MULTA PARA ESCOLA
    PRECISO IR ATE O MINISTÉRIO

  42. ola dr jorge,trabalhei em uma empresa pedi pra sair ,ela fez todo procedimento na carteira..e tudo mais!…..porem no sistema do governo consta que nao foi dado baixar,com isso minha esposa perdeu varios beneficios ,sempre constava que eu estava registrado,na verdade eu nao estava,eu ficava confuso sem entender!! ..,minha esposa perdeu beneficios importantes como no nascimento do nosso filho justamente na epoca em que eu estava sem emprego!!?

  43. Trabalhei na empresa Sendas em 1997
    Abandonei esse cargo ,tive que viajar para cuidar da minha mãe em fortaleza
    Esse supermercado ,não existe mas
    O que devo fazer pra dar baixa nessa carteira,depois de quase 20 anos
    Tenho algum direito? Tipo FGTS OU PIS??
    NUNCA PEGUEI NADA

  44. Bom dia dr araujo, trabalhei numa empresa por 9 anos, a mesma fiquei sem pagamento por 3 meses entrei na justiça contra a empresa meu processo ja esta na segunda estancia a minha questão é a seguinte, posso ir a empresa pedir a baixa da minha carteira? O processo ja esta indo para quase 2 anos e a minha adv me disse q so pode dar baixa quanfo o processo subir pra vara de origem, isso procede? Ou eu posso ir a empresa e pefir a baixa?

  45. Boa noite gostaria que você me desse uma solução pra um pequeno problema é que eu estava morando em Minas Gerais na Serra do salivares aí fiz o a troca da minha carteira de trabalho. Mais acontece que antes dela chegar no meu endereço tive que viajar e ñ tive como recebela mais agora estou morando no Maranhão em João Lisboa como faço pra transferir aqui pro meu novo endereço pois ñ tenho ninguém que conheço mais em Minas Gerais por favor como faço me dê uma idéia do que fazer

  46. Trabalhei em 2015 e saie em 2016.pedie minhas contas .e recebie uma quantia em dinheiro pelo tempo trabalhado so mente isso e mais nada. Nao me chamaram pra homolongar.assinei sim um papel desse dinheiro recebido… quero saber se tenho direito ao fgts e ouyros direitos.mais nao deram baixa na minha carteira e nem ligam pra mim. Oq eu faço ? Agradeço muito se poder me ajudar com esse problema.

  47. Olá boa noite
    Eu sou funcionária terceirizada de uma empresa atual. Antes dessa empresa assumir o lugar, era uma outra empresa que até então foi decretada falência. Isso foi a 3 anos atrás. Minha carteira não foi dado baixa e no sistema do FGTS consta o registro em aberto. Meu FGTS não foi pago. Fui acionar o advogado pra recorrer mais já havia passado 2 anos (pelo que me informaram são até 2 anos pra recorrer). Gostaria de saber como eu faço pra assinarem minha carteira, onde eu devo ir, como devo proceder. Obrigada desde já. Aguardo sua resposta urgente.

  48. Eu trabalhei em 2013 de serviço gerais fiquei 4 meses no serviço e minha patroa me demitiu por justa causa ela foi embora e n deu baixa na minha carteira tinhae ligado e falou q deu baixa pelo computador é q só faltava dar na minha carteira fui até a casa dela pra ela dar baixa chegando lá fiquei sabendo q ela vendeu a casa e foi embora pra outro endereço é até hj minha carteira tá acionada queria saber se eu tenho algum direito ao FGTS

  49. minha esposa encostou no inss por acidente de trabalho,hoje ela é aposentada por invalidez e esta com metastase osssea em acompanhamento e retirou todo o estomago,a carteira dela continua em aberto ,posso entrar na justiça pra rever alguns direitos ?

  50. BOA TARDE JORGE..EU FIQUEI 1 ANO COM A CARTEIRA DE TRABALHO EM ABERTO,DEPOIS A EMPRESA DEU BAIXA…ESSE 1 ANO EM ABERTO FICA COMO TIVESSE TRABALHANDO PRA CONTAR NA APOSENTADORIA???

  51. Jorge Alberto Araujo,boa tarde!!
    Eu trabalhei no Clube de Futebol de Porto Alegre nos anos de 1999 e 2001, só que eles não deram baixa na minha carteira, eu liguei pra eles e a menina falou que não tem mais o registro desse contrato …. o´que eu devo fazer nessa situação ?

  52. Olá! Meu marido trabalhou numa empresa de segurança em 2010 no extrato do banco só tem a data de admissão a de afastamento está zerada e agora ele fica sem direitos de receber o fgts inativo. O que eu faço?

      1. poxa eu tb minha baixa foi em 2014 ai fui busca inativo banco alegou que consta afastamento dia 5 de agosto 2016 dia d audiencia .. e agora parei em 2014 sacanagem

  53. Boa noite DrJorge,em 2014 a empresa que trabalhava fechou sem dar baixa na minha ctps,o que faco pra poder receber meu fgts,e um procedimento de curto prazo,meu mes pra retirada do fgts inativo e junho,obrigada!

  54. Oiii boa tarde queria tirar uma dúvida eu trabalhei em 2013 em serviço gerais fiquei uns meses aí do nada minha patroa me demitiu falou q não prescisava do meu serviço mas aí deixei minha carteira com ela 1 semana aí quando fui buscar minha carteira chegando em casa percebi q ela não deu baixa fui e liguei pra ela aí ela disse q tinha dado baixa no computador é q só faltava dar baixa na minha carteira aí fui até ela chegando lá fiquei sabendo q ela foi embora e vendeu a casa e até hj ela não deu baixa na minha carteira trabalhei de serviço gerais será q eu teria algum direito do FGTS poderia me tirar essa dúvida desde já agradeço

  55. Abandonei o trabalho uma empresa a 20 anos e nunca mais voltei foi em SP hoje moro em MG tenho um saldo de FGTS e no sistema da caixa esta em aberto sem data e código da saída e não dei baixa na carteira, e perdi a carteira que continha este registro , estou precisando muito desse dinheiro pois estou em dificuldades, sera que eu conseguiria sacar meu prazo no calendário sera abril , por favor me ajudem a ver como posso conseguir sacar são 400,00 reais que vão me ajudar… muito obrigado

  56. boa tarde trabalhei em uma empresa por 9 meses pedi conta e como normal não peguei fgts, bem isso foi em 2006 fui consultar meu FGTS e não consta FGTS inativo dessa empresa , verifiquei na minha carteira que esta assinada pela empresa como não deu homolagação, ela mesmo assino, por que não consta como inativo.
    consigo levar a carteira no dia do saque e sacar o FGTS?

  57. Me contrataram pra um extra natal numa sapataria.porém me mandaram embora antes do prazo do contrato. Me pagaram multa ,revisão tudo certo. Deram baixa na carte irá mas no sistema do FGTS consta como ativa e que já tem 36 meses pendentes de pagamento. Como se eu ainda tivesse na empresa e ela não estivesse pagando. O que eu faço?

  58. Bom dia eu trabalhei em SP e agora moro em cascavel minha carteira de trabalho ficou retida la na empresa gostaria de saber se tem como eu dar baixa na carteira sem precisar ir pra SP , se tem como autorizar minha tia a pegar

  59. Bom dia eu trabalhei em SP e agora moro em cascavel minha carteira de trabalho ficou retida la na empresa gostaria de saber se tem como eu dar baixa na carteira sem precisar ir pra SP , se tem como autorizar minha tia a pegar

  60. Boa noite quero saber se eu tendo várias contas inativas,mas uma delas a carteira não foi dada baixa.isso me impede de receber as outras contas inativas?

  61. Olá gostaria de uma orientação, trabalhei em 2002 carteira assinada saí da empresa e não dei baixa na mh carteira. E agora não posso receber meu FGTS conta inativa por causa disto pois consta ativa. O que devo fazer?

      1. No meu caso, a empresa não existe mais.. foi dado baixa na Receita Federal Motivo: Omissão Costumaz

        Fui na Caixa Econômica e elles disseram que sem a baixa não tem como receber, só quando se aposentar!

        Ou ir na Justiça do Trabalho ou no Ministério e se orientar!! É isso que vamos ter que fazer Gildene!

  62. Boa tarde, trabalhei em empresa por 11 meses e durante esse período vi que o extrato de depósito do fgts foi divido em 3 pela mesma empresa. Acredito que foi por mudanças internas da empresa mas minha carteira de trabalho não tem nada a ver com isso. Pedi demissão e eles só deram baixa em um extrato. Uma observação que tive esses dias logo após sair as informações sobre o saque do fgts foi que o assistente do RH carimbou na minha carteira como se tivesse dado baixa nos três extratos. Que tipo de ação posso entrar contra essa empresa?

  63. Trabalhei numa empresa que declarou falência e não pagou nada aos funcionários e nem deu baixa na carteira, já faz mais de 3 anos. Sei que os direitos trabalhistas prescreveram, mas preciso dar baixa na carteira.
    Estou trabalhando e tenho medo de quando sair não conseguir pega seguro por conta dessa assinatura em aberto. Como proceder agora???

    Att.

  64. Bom dia, gostaria de um ajuda sua, trabalho em uma empresa que pediu recuperação judicial, os serviços praticamente param, só que continuamos com a ctps assinada, e o empregador mandou ir pra casa. Ele disse que não conseguiu dar baixa na ctps pois estava sem sistema para isso.
    Agora o sistema voltou, e ele quer fazer a rescisão retroativo, minha dúvida é se isso pode? Pois ficamos a disposição dele, sempre que necessário iamos até o escritório para fazer algum serviço.

      1. Boa noite fui mandada embora por justa causa em 2015 e estou Recorrendo na justiça a minha advogada me orientou pra mim não dá baixa até hoje não trabalhei fiz uma entrevista tô com medo deles não me contratar porque não tem data de saída mais já deram no sistema será que eu consigo meu processo ainda esta em andamento? ?

  65. Oi Poderia me ajudar ficaria muito grato. trabalhei numa empresa num curto perioso. a entrevista éra para auxiliar de produção. fui contratado e tudo . dpois fui ver me botarão de operador de empilhadeira sem eu ter cursso nem experiencia. trabalhei quase 1 mes e parei de ir pois tinha medo de causa algum acidente com a empilhadeira a min mesmo, por não ter experiencia. até assinarão minha carteira como operador de empilhadeira. no começo achei bom pois teria experiencia. mais dpois com o medo de sofrer algum acidente simplismente parei de ir trabalhar. pois nas oltras firmas eles sempre entravão em contato comigo para ir dar baixa. ja éssa nem me ligou nem me procurou nem nada, e esta em branco a data de saida da firma, queria saber se eles estão errados oque pósso fazer ? pois pelo fato de não ter dado baicha acho q não conssegui arrumar emprego sempre perguntão pq não déão baixa e esta em branco e não sei oque diser so que parei de ir trabalhar e ninguem entro em contato. achei muito estranho mais nem liguei ná época pois começei a estudar e não iria consseguir trabalhar mesmo. mais passado o tempo acho que me afeto pra arrumar oltro emprego se puder me ajuda agradeço muito. ou mandar um email.

    1. Leandro,

      Em primeiro lugar você tem que corrigir este hábito de simplesmente abandonar os seus empregos. As empresas e as pessoas se o contratam precisam de teu trabalho e o mínimo que você deve fazer ao não desejar mais trabalhar é informá-los.
      Minha primeira sugestão é que você compareça na empresa da qual você saiu com a sua carteira de trabalho e lhes peça que registrem o término do contrato.
      Com certeza eles farão isso e você terá a carteira regularizada.

  66. Jorge, eu saí de uma empresa sem dar baixa na carteira. Mesmo assim, significa que eu posso arranjar outro emprego mesmo sem ter registro de baixa do emprego anterior? Eu pergunto isso porque minha mãe precisava da minha carteira de trabalho pra resolver umas coisas que nos envolvem, daí a atendente disse para ela que eu tinha que dar baixa na carteira, senão eu não conseguiria arranjar outro emprego.
    Estou muito preocupado com isso. Não procede o que ela disse, né?

    1. Lucas,

      Em princípio nada impede que uma empresa o contrate estando com o contrato anterior em aberto. No entanto é costume da empresa pedir que seja regularizada a carteira.
      Por isso minha sugestão é que você vá até a empresa onde trabalhou e peça que seja efetuado este registro. Certamente eles o farão.

      1. Por favor!! Pedi demissão do meu trabalho, e só deram baixa na minha carteira, e no sistema ficou em aberto, isso pode dar algum problema pra mim receber meu FGTS??

  67. Trabalhei numa concessionária (não quero dizer o nome) não passei na experiência, e eles não deram baixa na minha carteira, contatei a empresa e marcavam a data e depois ligavam remarcando , contatei várias vezes e nada.
    Agora meu FGTS está retido. Oque eu faço ?

  68. Quando voltei de licença maternidade 4/4/15 minha ex patroa mandou eu procurar meus direito procurei um advogado so q ele deixou a desejar ate agora não resolveu nada nem o numero do processo ele me deu não sei se ele deu entrada e nem baixa na carteira ela deu como faco pra resolver isso pois preciso trabalhar e por causa da não baixa na carteira ta complicado

  69. Ola boa noite Dr.Jorge trabalhei em uma empresa ela sumiu nao fez a rescisao e nao deu baixa na ctps fui ate a caixa para receber meu fgts e me informaram que precisa da assinatura de dispensa para poder receber o fgts pois me falaram que so o juiz do trabalho pode dar baixa o que preciso para dar baixa na ctps desde ja agradeço

      1. Por favor estou em situação parecida, não fizeram minha rescisão mas deram baixa na minha carteira, no caso consta 31 de Novembro de 2.006, só que Novembro não tem esse dia 31.
        Ainda não fui a caixa.
        O que devo fazer?

  70. Olá dr Jorge!! Quero tirar uma dúvida , por favor !!
    Trabalho a dois anos sem registro . Todos os dias na semana . Mas este mês o meu patrão tirou três dias do meu trabalho , e baixou o meu salário . Disse ele , por motivo dá crise e por ter dado aumento a outro funcionário .
    O que devo fazer ? Tenho algum direito , ou só se ele me despedir esses três dias ?
    Mas eu preciso de outro emprego , se eu decidir sair , eu posso ir atrás dos meus direitos ? Pois é difícil trabalhando só três dias na semana .
    Aguardo uma resposta .
    Desde já agradeço !!
    Obrigada !

  71. Olá Dr Jorge nos dê uma luz… Meu marido trabalhou em uma empresa na qual faliu e o dono sumiu sem dar baixa na CTPS, por esse motivo ele não pode sacar o FGTS inativo como posso proceder já que não tem nenhum paradeiro do dono.

  72. Olá Dr°, me tire uma dúvida trabalhei por 7 anos em uma empresa no MT, devido a algumas insatisfações contatei um advogado e imediatamente enviei minha documentação a ele. Sair da empresa sem dar baixa e estou na justiça com a mesma. O ano em que sair foi em 2015. Hoje estou em Pernambuco daqui de Pernambuco como posso dar baixa em minha carteira sendo que a empresa é no MT. Preciso sacar o saldo de minha conta inativa, será que consigo mesmo ainda estando em um processo na justiça com a empresa?

  73. Boa noite dr. Trabalhei em uma empresa de 2000 a 2002 , fui mandada embora mas a empresa não me pagou nada e nem deu baixa na minha carteira, não sei se a empresa existe ainda , na época coloquei na justiça mas acabei faltando a audiência por motivo de doença. Hoje recebo um auxílio (amparo social) tem chance de eu receber alguma coisa?

  74. Boa noite e o seguinte minha carteira de trabalho foi assinada e 2008 dai o dona da empresa faleceu em 2010 e minha carteira de trabalho esta sem da baixa. o que faço para tira meu FGTS que esta lá tenho direito?obrigada

  75. Boa tarde Dr.me ajude por favor,eu trabalhei 3 anos no escritorio de advocacia e engravidei,tirei licença e férias,quando retornei pedir demissão,pois não tinha ninguem pra cuidar do meu filho,mais meu chefe não quer da baixa na minha carteira porque tem mais de ano que o fgts e o insss não foi pago,ele pagou so 2 anos,o que eu faço pra receber essa conta inativa,meu marido e eu estamos desempregados com um filho precisando das coisas.Me ajude por favor!

  76. Trabalhei numa empresa que declarou falência e não pagou nada aos funcionários e nem deu baixa na carteira
    O funcionário dá caixa econômica disse que não poço receber meu fundo de garantia por causa disso o que fazer nesse caso.me ajudem por favor.

  77. boa tarde,
    estou registrada na loja de minha mae, mas em 2008 não trabalhava mais com ela, porem nao dei bx na carteira, só que ela faleceu em 2012, como faço para baixar a carteira?

      1. oi jorge podia me responder uma duvida. trabalhei numa empresa e por motivos pessoais acabei parando de trabalhar acabei não entrando em contato com a firma. pois nas anteriores que trabalhei no caso do empregado no caso eu . não ir mais trabalhar eles entravão em contato para dar baixa na carteira mais néssa firma nem legarão nem nada atras de min depois que eu simplesmente parei de ir trabalhar. sem falar que a entrevista éra para auxiliar de produção. e bem no fim me botarao de operador de empilhadeira sem ter cursso nada. e na carteira esta operador de empilhadeira e sem dar baixa pois nao ligarão atras depois que parei de ir trabalhar. oque faço ? axo que isso acabou me impedindo de arrumar oltros trabalhos. pois nas agencias perguntavão pq estava em branco sem dar baixa.
        se puder me mandar um email ficarei muito grato

  78. sai de uma empresa a muitos anos, não foi dado baixa em minha carteira e a empresa fechou e continua em aberto o FGTS, entrei na justiça a alguns anos para tentar retirar o FGTS, mas foi negado pelo juiz. Esta conta é inativa. Posso retirar agora

  79. Boa Tarde ,
    Em 2011 meu advogado solicitou pela justiça meu afastamento da empresa ,porém eu acabei perdendo causa por falta de testemunha em 2012 ,não recebi nada ficou tudo preso não deram baixa na carteira ,ai fui no rh da empresa e pedir que desse a baixa e me deram uma carta de referencia mais agora fui tentar consultar meu fgts e consta que ainda faço parte dessa empresa sendo que no sistema não fizeram meu desligamento ,qual as providência pode ser tomada por mim pra não perder essa oportunidade de sacar o meu FGTS tinha 7 anos de empresa e nao tomei justa causa apenas a justiça determinou como despedida indireta

  80. Boa Tarde ,
    Em 2011 meu advogado solicitou pela justiça meu afastamento da empresa ,porém eu acabei perdendo causa por falta de testemunha em 2012 ,não recebi nada ficou tudo preso não deram baixa na carteira ,ai fui no rh da empresa e pedir que desse a baixa e me deram uma carta de referencia mais agora fui tentar consultar meu fgts e consta que ainda faço parte dessa empresa sendo que no sistema não fizeram meu desligamento ,qual as providência pode ser tomada por mim pra não perder essa oportunidade de sacar o meu FGTS tinha 7 anos de empresa e nao tomei justa causa apenas a justiça determinou como despedida indireta

  81. Boa tarde!!
    Trabalhei em uma empresa e foi dado baixa na minha carteira 04/2015 e até o momento a conta não foi inativada, como faço? Queria receber o FGTS que foi depositado depois do meu acerto.

  82. Boa tarde.. trabalhei numa empresa prestadora de Servicos da caixa porém a empresa sumiu, falou e etc.. Não quis entrar com processo porém, gostaria de resolver essa situação da minha carteira está em aberto, pois sei que futuramente terei problemas.. Bom isso já aconteceu a um Tempo, hoje estou trabalhando mas sei que se amanhã ou depois sair do emprego não conseguirei sacar meu seguro. Queria que me ajudasse a resolver essa situação da melhor forma possível. Obrigado

  83. Drº, boa tarde! Eu trabalhei numa empresa durante um ano e pouco e nesse tempo tive que sair de licença maternidade. Quando terminou o prazo, a empresa tinha sido fechada, porem, eles não decretaram falência…apenas sumiram. Depois de um tempo tive contato com o meu antigo chefe, mas ele alega não ter condições de pagar para que possa da baixa na minha carteira…o repasses pro INSS não foram feitos. Atualmente trabalho em outra empresa, e devo sair nos próximos dias. Quanto aos meus direitos de agora, recebo ou não? quanto ao PIS…meu primeiro registro foi em 2010, mas ate agora nunca recebi, teria isso alguma coisa a ver por minha carteira está em aberto pelo registro anterior? E quanto ao registro em aberto, o que devo fazer? Aguardo o retorno.

  84. Boa noite!
    Trabalhei durante 2 anos em uma empresa, eles me pediram a carteira pra marcar homologação porém, agora estão falando que devido a crise não podem fazer o acerto.
    Não consigo encontrar outro emprego pois além de não terem dado baixa, está com eles.
    Posso fazer uma nova carteira de trabalho pra trabalhar em outro local ou isso me causará problemas devido ao pis?
    Desde já agradeço!

  85. Ola minha duvida é sobre como dar baixa na minha carteira de trabalho. Trabalhei na mesma mais alguns depósitos do fgts nao foram efetuados, consigo fazer a baixa mesmo sem os mesmos nao terem sido feitos, estou em outro emprego e preciso ser registrada. Isso pode ser feito sem entrar em açao contra o antigo empregador

  86. boa tarde dr,sou marcia fiquei sem dar baixa na minha carteira tambem,e a firma veio a falir ,gostaria que o senhor mandasse para mim o modelo que o senhor citou nos outros comentarios,pois quero receber o dinheiro da conta do fgts e la costa que esta ativa, ou me oriente como proceder….desde de ja lhe agradeço,fique com deus

  87. Ola.
    Trabalhei em uma empresa e esta, em um final de semana, simplesmente desapareceu.
    Fui trabalhar e nada havia mais no local. Não recebi o salário e nenhuma verba indenizatória, bem como, não foi dado baixa na CTPS.
    O que devo fazer?

    Grato

  88. Bom dia! Seguinte não sei o que fazer e como proceder primeiro… Tenho a carteira aberta de um trabalho ao qual trabalhei em 1999.. Ai depois de um tempo quis sair mas meu chefe enrolou, enrolou e não deu baixa na minha carteira.. Depois ele acabou com a empresa.. Sumiu, e agora faleceu.. Vi que tenho ainda alguma coisa no meu fundo e gostaria até de tirar como fundo inativo… Como faço pra baixar a minha carteira ,, já que não tenho mais contato com ninguem..
    Por favor me ajude..
    Desde já obrigada

  89. Boa tarde
    Trabalhei como promotora de vendas temporario varias vezes, não registrado, mas com contrato, teve uma agencia que fiz trabalho pra ela 1 mês, só que não dei baixa, e isso já se faz uns 4anos atrás, preciso saber se isso vai impedir eu sacar meu FGTS de contas inativas?

  90. Boa tarde!!!
    Venho pedir uma ajuda… Bom trabalhei em uma empresa vidax em 8/2012 e sair no mesmo mes.. Pedi as contas e quando voltei na data marcada a empresa estava fechada por falência… Entao fiquei sem baixa na carteira e nem revisão.. E eu estava gravida e nao sabia.. Entao entrei com pedido de salário maternidade por tres vezes e foi negado.. Ja fui na junta e me passaram o contato da pessoa. Pra dar baixa.. So que ele falou que nao dar baixa porq nao tenho nada que comprove minha saida uma data… E minha filha ja vai fazer 4 anos.. Que eu posso fazer pra resolver isso? Desde ha obrigada

  91. Sr. Jorge Alberto, estou com o caso de uma empresa que parou de funcionar desde 03/2012, mais não foi solicitada a baixa, ou seja, na Receita Federal consta como ativa.
    Analisando os documentos da empresa, verifiquei que há um empregado registrado sem a CTPS baixada e não foi efetuada sua rescisão. Nesse caso, como devo proceder? O empresário quer baixar a empresa, o que poderá acontecer futuramente se não for feito os registros conforme exige a legislação…

      1. Eu sai da empresa, fiz exame demissional e recebi tudo, mas não deram baixa na carteira, posso ir na empresa p eles fazerem isso mesmo depois de anos? Preciso urgente, pq preciso disso para conseguir a bolsa PROUNI.

  92. Bom dia Dr., a empresa que eu trabalhava faliu e sumiu do mapa, estou em um novo emprego, registrada… porém o anterior ficou sem dar baixa. Agora para conseguir um financiamento residencial pela caixa eles estão barrando, porque no registro anterior não foi dado baixa na carteira. Como devo proceder? Eu posso ser prejudicada por um erro da empresa anterior? Obrigado.

  93. Boa tarde Dr. Trabalhei em uma empresa 23 anos a empresa quebrou ,não deram baixa na carteira mudei de estado ,do Sul para o Nordeste , isso faz mais de 2 anos, com o Fasso para dar baixa na carteira.obrigado até mais.

  94. Olá Dr, tudo bem? Bom, eu trabalhei num a empresa de segurança por 4 anos, saí dela e fui pra uma outra empresa, pedi demissão, e não deram baixa na carteira de trabalho e ainda continuam depositando o FGTS, o que eu faço? Faz 4 anos q estou nessa nova empresa.
    Obrigado Dr e até mais.

  95. Boa tarde Doutor.
    Eu trabalhei em uma empresa em 2010 só que eu abandonei a empresa e não voltei mais la pra da baixa na carteira, e hoje eu moro em outro estado como faço pra pode conseguir da baixa na minha carteira?

  96. Boa noite gostaria de saber como faço pra dar baixa na minha carteira pois onde trabalhava a firma abriu falência e não deu baixa na minha carteira ja fui no ministério do trabalho,na justiça do trabalho e no sindicato e sempre a mesma resposta não podem fazer na gostaria e uma opinião sua desde ja agradeço a atenção

      1. Boa tarde Dr.Jorge,
        me envie por favor,estou desesperada para resolver tambem o meu caso,Desde já obrigada.
        Att,
        Elaine Araujo

      2. Ola Doutor, Boa Tarde. Como faço pra ter o modelo desta carta também?
        Fiz homologação e tudo, tenho a data de saída na carteira e tudo. Mas a empresa não deu baixa na minha carteira. Na Caixa consta como Ativo.

      3. Boa tarde, esse é meu caso, já tem 3 anos e meio que a empresa decretou falência e nunca consegui a baixa na carteira. Como proceder?
        Pode me encaminhar a carta e explicar o que faço agora??

      4. Preciso de um modelo para entrar com processo para dá baixa na minha carteira. A empresa faliu e sumiu, e o contrato está em aberto. Não consigo arrumar outro emprego…

      5. Jorge boa tarde, em 2013 estava afastada pelo INSS e me deram alta, levei no meu trabalho pra voltar as atividades, eles alegaram que eu tinha que procurar um médico pra me dar um papel autorizando eu voltar a trabalhar, meu médico disse que não era ele quem fazia esse papel e sim o médico da empresa, retornei e eles não deixaram eu voltar, acabei enrolada até hoje, pensei que ao menos no sistema tivessem me dado um abandono de emprego, fui atrás e descobri que no sistema da empresa ainda consta como se eu tivesse afastada pelo INSS, perderam a alta do INSS, desta eu tenho cópia, fui negociar na empresa pra darem baixa na minha carteira porque vou entrar em outra empresa mas querem minha carteira regularizada, mesmo assim não quiseram só dar baixa, mandaram eu procurar um advogado que não vão querer fazer um acordo só pra liberar a carteira, não aguento mais isso, já faz 4 ano que estão me enrolando, e um passa para o outro, nem sacar meu FGTS a esse tempo trabalhado vou poder…. Como devo agir????

      6. Paola,

        Parece que a sua ex-empresa não quer complicação, mas quer deixar as coisas bem acabadas. Creio que a melhor e mais rápida solução é você procurar o sindicato dos trabalhadores ou um advogado trabalhista de sua confiança e a partir daí regularizar a sua situação.

    1. Acabei de chegar dá Caixa econômica fui saber sobre contas inativas , trabalhei numa forma que falou e não deu baixa na carteira sai de lá flustada pois o atendente disso que eu não receberia por calças dá baixa que não foi dada,três anos em vão não recebi nada na época o que devo fazer?

  97. BOA NOITE TUDO BEM?! GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE PEDI DEMISSÃO DA EMPRESA EM 2011 RECEBI RESCISÃO E TUDO ASSINEI OS DOCUMENTOS E TUDO, EM 2014 INICIEI EM OUTRA EMPRESA E QUANDO PEDI DEMISSAO ELES FALARAM QUE NA MINHA CARTEIRA NAO TINHA BAIXA DO MEU ANTIGO EMPREGO, E QUE ELES NAO TINHAM VISTO ISSO, POIS ASSIM NAO PODERIAM TER ME CONTRATADO, NO SITE DA CAIXA A CONTA DESSE EMPREGO DE 2011 SE ENCONTRA INATIVA, TENHO OS DOCUMENTOS MAIS REALMENTE NAO TEM BAIXA NA MINHA CARTEIRA, COMO DEVO PROCEDER , ISSO DA ALGUMA MULTA? OBRIGADA AGUARDO RETORNO

  98. boa tarde doutor…
    Queria muito tirar uma dúvida, abandone o emprego depois de dar saída do inss pois me encontrava no aux doença, sei q tenho direito a algo mesmo abandonando pois tinha férias vencida…
    depois de dar baixa demora muito pra receber..

    1. Depende muito do valor do seu crédito. Se você abandonou o emprego saiu devendo alguma coisa, por exemplo o aviso prévio.
      O melhor seria ir na empresa e ver se eles têm interesse em solucionar. Caso contrário talvez você precise de um advogado.

  99. Dr. Fui mandada embora de uma empresa em julho de 2015 por justa causa,desde então não voltei mais na empresa… Como devo proceder? E sobre o fgts consta que está ativo, vou ter o direito de poder sacar?

    1. Você tem direito de obter os depósitos após 3 anos de inatividade da conta. No entanto é conveniente que você obtenha o registro de baixa. Simplesmente compareça na empresa, provavelmente eles ficarão satisfeitos em poder fazer o registro.

  100. Olá, eu entrei na empresa em 2011 e sai 2013 com quebra de contrato por meio judicial, deram baixa na minha carteira no dia da audiencia. Em 2014 entrei em outra empresa e sair agora em outubro 2016 fui dispensada, e dei entrada no meu seguro desemprego e qdo estava pra cair a terceira parcela do seguro, nao caiu pois consta que estou trabalhando na antiga empresa desde 2011. Jorge oque fazer? Sendo que eu recebi seguro e fgts desta outra empresa que sai em 2013.. e Agora tbm tenho o dinheiro de receber dessa empresa q sair em 2016 eles bloquearam meu seguro por reemprego da antiga empresa e pedindindo p restituir os valores q recebi referente as duas parcelas.

  101. Então no meu caso ta um pouco estranho,fui demitida de uma empresa me mandaram embora com direitos,só que no ministério do trabalho consta que eu ainda trabalho nessa empresa que eu entrei por cotas,sou deficiente e minha carteira esta com baixa e tudo.

  102. A empresa que trabalhei faliu a anos sem dar baixa em minha carteira, isso em 2004, depois de anos, ou seja, em 2017 fui até o escritório onde a empresa foi registrada, consta na Receita Federal abandono da empresa desde 2015. Para complicar a situação PERDI minha CARTEIRA que consta o registro desta empresa, só tenho em mãos o CNIS. Pois queria saber se tinha direito no FGTS INATIVO da empresa falida, segundo as informações terei sim o direito desde que eu dê baixa na carteira segundo a constatação do meu INSS no CNIS. E agora dar baixa na carteira se nem tenho a carteira e a empresa já deu como abandono segundo a Receita Federal, meu Deus o que fazer…….??????

  103. Dr trabalhei com uma empresa registrada já fez mas de um ano minha carteira está aberta ainda não recebi nada segundo a empresa abril falência o que faço posso procurar uma defensoria pública

  104. OLA BOA TARDE ! GOSTARIA DE TIRA UMA DUVIDA .
    PEDIR CONTA DO MEU EMPREGO A UM MÉS ATRAS, A EMPRESA AINDA NÃO EFETUOU O PAGAMENTO DOS MEUS DIREITOS. ENTÃO JÁ ESTOU TRABALHANDO EM OUTRA EMPRESA, ESSA SEMANA VOU NO SINDICATO PARA DAREM BAIXA NA MINHA CARTEIRA . A PERGUNTA E SE MESMO COMO MINHA CARTEIRA FICHADA EM OUTRO EMPREGO ,E SE MINHA ANTIGA CHEFE ENTRAR EM ACORDO COMIGO EU CONSIGO RETIRA O MEU FGTS SEM NENHUM PROBLEMA FUTURO?

  105. OLA BOA TARDE ! GOSTARIA DE TIRA UMA DUVIDA .
    PEDIR CONTA DO MEU EMPREGO A UM MÉS ATRAS, A EMPRESA AINDA NÃO EFETUOU O PAGAMENTO DOS MEUS DIREITOS. ENTÃO JÁ ESTOU TRABALHANDO EM OUTRA EMPRESA, ESSA SEMANA VOU NO SINDICATO PARA DAREM BAIXA NA MINHA CARTEIRA . A PERGUNTA E SE MESMO COMO MINHA CARTEIRA FICHADA EM OUTRO EMPREGO ,E SE MINHA ANTIGA CHEFE ENTRAR EM ACORDO COMIGO EU CONSIGO RETIRA O MEU FGTS SEM NENHUM PROBLEMA FUTURO?

  106. Doutor, eu trabalhei em uma empresa durante 1 ano e pouco. Solicitei a demissão, cumpri o aviso, recebi meus direitos mas não fui dar baixa. A minha carteira de trabalho está em aberto mas ela foi roubada em um assalto. O que devo fazer nesse tipo de situação? Se eu fizer uma carteira nova tem problema na hora de conseguir um emprego novo?

  107. Olá meu nome é Elisa meu marido trabalhou em um empresa e ela decretou falência mandou e os funcionários embora e não deu baixa na carteira dele em 2007 ele faleceu de entrada no INSS pedindo pensão por morte mais eles negaram agora descobri que o conj da empresa contínua ativo a empresa contínua com o mesmo nome é que tem várias parcelas de fgts deposdepositado p meu falecido oque devo fazer?

  108. Bom dia, pedi demissão da empresa em 2015, por motivos financeiros me pediram para esperar 1 mês para efetuar a rescisão, me foi prometido que pela demora seria feita uma demissão sem justa causa para que eu pude-se efetuar a saque do FGTS. Ainda não foi feita Homologação e nenhum acerto Financeiro, preciso saber qual os meus direitos perante está situação tendo em vista que ainda estou registrado e não recebi nada da empresa?

  109. Olá, Dr. Jorge Alberto Araujo!
    Meu nome é Enoc Azevedo Pinheiro e a minha duvida é:
    Trabalhei em uma empresa e pedi demissao: todos os direitos me foram pagos; aviso, ferias, recisao, homologaçao, inclusive a baixa na CTPS. A saída dessa empresa ocorreu antes de 2015. Acontece que no sistema da Caixa a conta pra recolhimento do FGTS continua ativa. A Caixa nao deu baixa. Tenho direito a receber o fundo de contas inativas e o que fazer?

      1. Olá, boa tarde, meu caso é semelhante, minha conta tbm está ativa, e a atendente da cx me disse para eu ir no inss pegar o cnis, (pois tirei uma carteira nova) só que no cnis não tem a data do fim do vínculo. Sendo q saí da empresa em junho de 2014. Agr não sei o que fazer pra sacar o fgts. Eles disseram q tem q ter essa baixa no inss.

  110. meu esposo foi mandado embora de uma empresa porque o patrao dele nao tinha como pagar mais o salario dele , ai o patrao dele deu baixa na carteira dele mas nao fez recisao nem homologacao , sendo assim nao foi pago os direitos dele ,inclusive esta ate na justica , ele tem um valor preso la , sendo assim a conta dele se torna inativa ou nao? com esta nova lei este valor podera ser retirado mesmo sem a carta de recisao?

  111. Na minha carteira está dado baixa admissão e demissão da empresa onde trabalhei, era pra eu receber meu FGTS, mas não consta no sistema valores e nem o nome da empresa. ( entrei 01/01/1984 e sai 25/01/1987 )
    TEM UM PORQUE ?

  112. Eu sai de uma empresa em 2013 e esqueci de dar baixa na carteira. Agora 3 anos depois eu posso sacar o meu fgts pois estou a 3 anos desempregada. Eu terei algum problema em sacar o fgts já que nao dei baixa na minha carteira ??

  113. Eu trabalhei em uma empresa durante 1 ano e 3 meses. Pedi demissão, cumpri o aviso prévio de 30 dias, recebi meus diretos. Mas não foi dar baixa na carteira por motivos maiores… isso já faz uns 4 meses. Gostaria de saber se eu for na empresa, ela é obrigada a dar baixar ainda ou preciso recorrer a ajudar de um advogado? :/
    Eu também consigo receber o IGTS?

  114. Estou em um processo seletivo de bolsa de estudos e um dos meus familiares está com um dos registros de trabalho antigo em aberto, porém a empresa fechou.
    como procedo para que haja essa baixa na carteira?

    1. Luís Felipe,

      Este registro na carteira deve ser buscado pelo seu familiar. Diga a ele que isso pode lhe prejudicar. Caso ele não faça o procedimento talvez você tenha que fazer uma declaração informando isso.
      No entanto a melhor solução é que o seu familiar peça a baixa.

  115. Boa tarde fui registrada em 2007 em 2008 sai fui mandada embora sem justa causa e não deram baixa na minha carteira o que devo fazer tenho algum direito para receber.

  116. Trabalhei em uma empresa 1 ano e 3 meses, fui demitido por justa causa não voltei na empresa pra darem baixa na carteira isso ocorreu em 2011 minha dúvida é,em relação ao fgts ainda consigo sacar?
    O que devo fazer?

  117. Boa noite , verifiquei meu FGTS e não consta o meu depósito de uma empresa que trabalhei durante 1 anos não foi dada baixa na carteira ,na verdade não sei como ficou minha situação nesta empresa pois não assinei nada nenhuma recisao e nem recebi nada pois não procurei mais a empresa isso já aconteceu á 10 anos .como posso rever meu FGTS.obrigada.

  118. Bom dia trabalhei em uma empresa e no dia 1 de setembro fui fixada e a minha data de afastamento foi em 12 de julho de 2012 ,e agora em 2017 fui tira o saldo do meu FGTS e lá não consta o data de afastamento, e só o valor de 347,00 reais.

  119. Olá Jorge eu trabalhei tirei meu direito mas quando fui dar entrada no meu salário maternidade o sindicato mim disse q minha carteira estar em aberto oq posso fazer tenho algum direito..pq vai mim prejudicar tirar

  120. estou com um processo trabalhista e minha carteira esta em aberta, desde de o ano passado que espero dar baixa e nada, acabei tirando outra, mas fiquei sabendo q vou perder todos os anos trabalhos o que faço

  121. Ola Dr. trabalhei em uma empresa de novembro de 2014 a março de 2016 (16 meses) quando sai da mesma não recebi minhas verbas rescisórias e nem tao pouco deram baixa na minha carteira, apos um mês de despensa sem justa causa consegui um novo emprego onde estou a 9 meses porem estou cumprindo aviso, minha duvida é como minha carteira não foi dada baixa da primeira empresa eu consigo solicitar o seguro desemprego?

  122. Trabalhei na prefeitura do meu município por cinco anos,fui demitida e nunca foi dado baixa na minha carteira de trabalho,ainda está em aberto.Isso faz mais de dez anos.Nunca recebi um abono salarial,contribui durante todo esse tempo.
    O que devo fazer pra regularizar minha situação?a quem procurar?
    Aguardo retorno!!
    Obrigadai

  123. Bom dia. Tenho um registro em aberto desde 2015, estou com uma ação trabalhista pelo sindicato contra a empresa, pois os administradores “abandonaram” a mesma sem antes pagar nossos benefícios e dar a baixa, mas como já estava trabalhando em outra empresa, no mesmo horário e ramo, o juiz alegou que não teria urgência na baixa da carteira devido eu já estar trabalhando. Porém, fui dispensado dessa nova empresa e não consigo sacar o seguro desemprego devido a este registro aberto. Estou no aguardo de nova audiência, e queria saber se consigo fazer algo pra dar baixa e conseguir pegar meu seguro?

  124. Fui mandado embora mais nao dero baixa na minha cartera des de abril .de 2016 te dia de hoje .e nisto tinha sofrido acidente na firma fasia 2_ mes tava com a cat mao que faço

  125. ola Jorge boa tarde, fui na caixa e ao passar o cartão saiu uma quantia de fgts com a data de admissão coincidindo com a data de entrada nessa empresa que estou trabalhando, com data de dispensa de 3 meses após a admissão,porem continuo trabalhando nessa mesma empresa. É possivel o fundo de garantia ser liberado ainda com minha carteira sem dar baixa, e o que mais me intriga é que ao verificar na conta do fgts continua lá a conta sendo depositada normalmente o fgts pela por essa mesma empresa.

  126. Boa noite hoje descobrir que uma das empresa que trabalhei deu baixa na minha carteira mais ao entrar no FGTS descobrir que lá não esta data baixa o que eu faço na carteira está que eu sair em 7 de janeiro de 2011 se eu procura a empresa eu recebo meu fundo de garantia inativo já que eu sair em 2011 E tbm eu preciso ir na empresa sera que pelo telefone eu consigo resolver tudo

  127. O banco me.disse que se não regularizar não posso pegar meu fundo retido e faz 8 anos que não me registrei mais. Uma das empresas estava em outra carteira minha e perdi ela

  128. Pedi demissão de uma empresa em 2005 eles deram baixa em minha carteira mas no INSS não consta fim. Apareceu outra empresa que não deram baixa no INSS com fim também. O que eu faço sendo que não consigo contado com essas empresas e a primeira já fechou

  129. Ola jorge tenho uma seguinte duvida, meu pai trabalhou em uma emprega em 1991 e so agora ele descobriu que nao deram baixa na carteira dele, e consultamos no aplicativo fgts la consta a atual empresa que ele trabalha como ativa e a empresa antiga ativa tbm e no historico da empresa antiga a varios depositos de contias de alto valor como por exemplo 185 mil oque eu devo fazer nesse caso sendo que ja se passaram 16 anos já

    1. Olá Yuri!
      Em relação à baixa na CTPS se a empresa ainda existe, acredito que não haverá objeção da própria empresa em proceder nesta baixa.
      Em relação aos valores elevados na conta de FGTS seria interessante investigar o que houve. Em princípio os créditos na conta de FGTS são do trabalhador e você deveria poder sacá-los pela mera inatividade bastando para isso comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal.
      No entanto se o valor parecer demasiado a conta pode estar sendo usado para outros propósitos e poderia ser prudente investigar isso antes de fazer o saque.

  130. Boa tarde ,rescindiram o meu contrato de 45 dias com 34 dias de trabalho ,querem mandar a minha carteira de trabalho para o escritório em são paulo ,eu sou do Rio Grande Do Sul deu coincidencia que estou com outro emprego em vista não posso esperar pela carteira ,o que faço.

    1. Este procedimento normalmente é bastante rápido e comum em empresas que têm sede em outros estados. Melhor permitir que o façam. Avise a empresa que está para lhe contratar que haverá a necessidade deste procedimento antes. Com certeza não colocarão empecilhos para a sua regularização.

  131. Olá Jorge. Eu trabalhei em uma empresa em maio de 2013 até junho de 2014… simplesmente parei de trabalhar devido alguns ocorridos e não levei a carteira para dar baixa. Gostaria de saber se eu conseguirei sacar o FGTS para contas inativas cuja rescisão do contrato de trabalho tenha ocorrido até 31/12/2015? Obrigado.

  132. Boa tarde meu no me é tainá tenho um contrato em aberto em minha carteira; desde de 2007.moro de aluguel quero adquirir minha casa e com isso não consigo. o banco me barra. oque fazer para provar ao banco que possuo somente uma renda.

  133. Boa tarde! Aposentei-me recentemente e não consigo retirar o resíduo do FGTS, porque minha carteira está com a baixa em aberto em um dos empregos. Tem cerca de 17 anos e a empresa não existe mais. Aonde devo me dirigir, para regularizar minha carteira?

  134. Boa tarde Dr José, me chamo Marcos, pedi demissão de uma empresa, tinha 10 meses de carteira assinada nesta empresa, me pagaram o que tinha que pagar, mas não deram baixa na minha carteira, isso aconteceu em 2014 e já estamos em 2016 e ate agora nada, já trabalho em outro lugar, mas o que posso fazer referente a este acontecimento? Desde já agradeço. Abraços!!!

    1. Marcos,
      Tente entrar em contato com a empresa. É interesse deles também efetuar este registro. Se não der certo procure o sindicato da categoria profissional ou o Ministério do Trabalho e solicite que façam o registro de baixa. No entanto não se preocupe que, tirando a questão formal, a ausência deste registro não lhe trará nenhum prejuízo.

  135. Boa tarde Dr José Alberto!!!
    Bom, vamos lá!
    Me chamo Marcos, trabalhei numa empresa cerca de 10 meses, pedi demissão em novembro de 2014, pois acabei por arrumar outro mais perto de casa, dando início neste mesmo mês em que pedi demissão, recebi o que tinha para receber, porém não deram baixa na minha carteira de trabalho até hoje 26/12/2016. O que posso fazer neste caso?! Desde já agradeço. Abraços!!!

  136. Meu marido foi demitido de um emprego em 1981. Agora ele quer receber a conta inativa do FGTS que ele tem direito, mas a data de baixa na carteira de trabalho não bate com a data que está na Caixa econômica! Por isso a mesma não quer pagar! O problema é que a empresa fechou! Como ele pode resolver isso?
    Aguardo uma orientação sua, por favor!

  137. Boa noite, fui demitida por justa causa quando estava gestante, e por isso nao quis assinar a papelada, já fazem 3 anos, a empresa fechou, localizei a nova loja e eles disseram que não tem mais meus papeis pra dar baixa na minha carteira, e agora? O fgts por conta disso esta bloqueado para saque .. Como devo prosseguir ?

  138. Eu pedi demissão da empresa onde trabalhava, recebi os meus direitos, mas o RH onde deveria dar baixa na carteira era muito longe da onde trabalhava e não tive condições de ir. Continuei trabalhando informalmente, as recentemente ouvi que posso retirar o meu FGTS inativo. Teria que ir até a empresa para dar baixa na carteira, para isso? Mesmo já tendo a documentação de demissão assinada?

    1. A rigor sim. No entanto, se lhe parecer mais conveniente, você pode comparecer com o documento rescisório (termo de rescisão) e sua carteira de trabalho na Delegacia do Ministério do Trabalho e solicitar que seja procedido o registro de baixa.

  139. Meu esposo foi recebe o fgts na caixa aí ele trabalhou numa empresa que não tem ela mais e na carteira está a data da entrada e saída e no sistema esta aberto o que ele deve fazer esta sem o fgts por causa desta situação

  140. Tenho um contrato de trabalho em aberto na minha carteira de trabalho desdo o ano de Fev/79, como faço pra aber o que aconteceu? pois foram tantos anos e ainda não tenho essa resposta..

  141. em 2002 estava registrado em uma firma, a firma parou as atividades, mas recebi todos direitos sem dar baixa na carteira, e de lá para cá já trabalhei em outras empresas também registrados. Agora estou sem registro na carteira e quando fui receber o Pis esse ano não pude devido esse registro em aberto, o que fazer ?

  142. Trabelhei em 2014a2015 na empresa tivit e ate hj nao derao baixa na minha carteira oq eu faco? Estou procurando emprego e preciso da carteira liaberada.

  143. Pedi as contas se passaram 10 não recebi nada da rescisão,e a empresa se recusa a dar baixa na minha carteira de trabalho! Quais são os procedimentos corretos a serem feito?

  144. oi quero tirar uma duvida entrei com uma justa causa contra a empresa pois ela estava sonegando impostos pois meu salario era um pouco alto variava de uns três mil quinhentos a quatro mil e no fundo de garantia durante dez meses sò tinha mil e trezentos e no inss eles tambem sonegavam no dia da minha audiência eles darâo a baixa com a data do dia da audiência e rola juros por este tempo que ficou sem dar a baixa na carteira…

  145. OI BOA NOITE FUI MANDADO EMBORA NO PERIODO DE EXPERIENCIA E ATE HOJE NAO DERAM BAIXA NA MINHA CARTEIRA E A EMPRESA NAO E DA MINHA CIDADE,ME PAGARAM UMA QUANTIA NO BANCO E DO FGTS EU PEGUEI OUTRA QUANTIA MAIS NAO DERAM BAIXA NA CARTEIRA OQUE EU POSSO FAZER POIS JA TEM TRES MESES QUE ISSO ACONTECEU..EU TENHO COMO ENTRAR NA JUSTIÇA …AGUARDO RESPOSTA..

  146. Micheli, seu caso é igualzinho ao meu.. faz 3 anos q a minha carteira tbm não foi dado baixa, inclusive o sindicato não pode me ajudar…

  147. Boa noite fui mandado embora da empresa tem 5 meses e ate agora eles não fizeram a minha homologação e nem a baixa da minha carteira
    O que eu faço
    Só quero o meu direito

  148. Sai do emprego uns 4 anos e até hj nao dei baixa na carteira e fui atraz da empresa não existe mais oq eu faço pra dar baixa? Fui em um sindicato e eles nao sabem me dizer oq fazer
    Oque eu faço

  149. Ola boa tarde, gostaria de saber como faço pra darem baixa na minha carteira ja faz uns 4 anos q ta em aberto a empresa fecho e nao sei onde andam os quer eram donos ja fui no sindicato e nem eles sabem onde ps donos andam.
    Oque eu faço?? nao consigo receber o pis por causa q esta em aberto

  150. Abandonei o trabalho a 5 anos atras e agora quero dar baixa na minha carteira mais a enpresa se nega a dar baixa afirmando q ja se passou muito tempo !e agora oq devo fazer?

  151. sai do meu trabalho no rio de janeiro vim morar no rio grande do sul minha carteira não deram baixa oque faço me pagaram certinho so nõ deram baixa

  152. Dei aviso prévio no meu trabalho domestico e sair mas minha carteira nao foi dada baixa tenho direito a recorrer em benefício por irresponsabilidade do empregador ja faz dois anos e como se ainda estivesse trabalhando

  153. Boa noite,fui demitido por justa causa faltei 15 dias fui na empresa assinei alguns papeis mas não deram baixa na minha carteira de trabalho nem a data de saida nem recebi nada oque eu faço

  154. Gostaria de saber se tenho direito a receber indenização se a empresa não deu baixa na minha carteira de trababalho já levei e coutou do mesmo jeito e já faz seis anos e não consigo trabalhar por este motivo

  155. boa tarde,queria saber se posso tirar outra carteira de trabalho ja que a minha esta para ser dada baixa e meu antigo patrão não deu baixa,fui nas audiencias que teve e deixei minha carteira para ser dada baixa e ate hoje isso não aconteceu e ja tem um mêse, minha carteira não foi devolvida.

  156. boa tarde,queria saber se posso tirar outra carteira de trabalho ja que a minha esta para ser dada baixa e meu antigo patrão não deu baixa,fui nas audiencias que teve e deixei minha carteira para ser dada baixa e ate hoje isso não aconteceu e ja tem um mês.

  157. oi tudo bem sou daniele o que acontece e que eu coloquei a empressa que trabalho no pau e tenho uma bebe de 9 meses e presizo trabalhar e nao consigo pq minha carteira ta ativada ainda. como eu fasso pra dar baixa nela.pra que eu possa trabalhar novamente eu pago aluguel e sou mae solteira. sera que vcs piodem me ajudar?

  158. trabalhei em uma empresa em 1988 e só agora fiquei sabendo que minha caterira nao foi dado baxa.isso me prejudica futuramente?tenhocalgum benefricio a receber desta empresa? a carteira nao existe mais foi extraviada e de la já trabalhei em várias empresas

  159. Sai de uma empresa em 2004 .tive um benefício bloqueado e mim mandaram ir no inss consulta nada consta. E lá disseram que minha carteira não tinha sido dado baixa.o que VC mim aconselharia

  160. Eu entrei na justiça contra minha empresa com recisão de contrato perdi minha causa meu advogado recorreu sem minha permicao entrei em outra empresa mais minha carteira não foi dada baixa o que faço posso pedir pra dar baixa na empresa onde eu trabalhei ou tenho que esperar

  161. Ola, trabalhei em uma empresa apenas 15 dias …agora estou morando em outra cidade como fazer para dar baixa na carteira…isso poder mim atrapapalha em outro emprego ou não??????

  162. Ola, Boa Noite !!!

    Meu nome é Edvanilson, trabalhei em uma determinada empresa por quase dois anos, comecei a trabalhar em uma empresa nova e foi assinada minha carteira antes que a empresa anterior tivesse dado baixa, existe algum problema quando a carteira é assinada antes que a outra empresa tenha dado baixa, pode interferir futuramente na aposentadoria ou até mesmo quando for sacar o FGTS, pois fiz um acordo.

    Att,

    Edvanilson

  163. Boa tarde ! Tenho uma dúvida ! Fui demitida e estou para realizar a homologação e sacar o Fgts e receber o seguro desemprego, porem na empresa anterior fiz a homologação mas eles me informaram outro lugar para dar baixa na carteira . Não me orietaram e com isso acabei não dando baixa na carteira ! A pergunta e isso irá me impedir de sacar o FGTS e dar entrada no seguro? Aguardo resposta !

    1. A empresa q eu trabalhei anteriormente faliu e n deram baixa na minha carteira,a empresa recente me demitiu posso dar entrada no seguro desemprego ?

  164. sou funcionário do estaleiro eisa emniteroi que acabou de colocar todos os trabalhadores em casa ate a segunda ordem não quero aguardar por mas noticias e gostaria desde já a correr atrás de outro emprego sendo que minha carteira continua em aberto nem. como o pagamento seria nesse quinto dia útil também não sabemos se o mesmo sera depositado quais seriam minhas mediadas a serem tomadas.

  165. Por favor me oriente, a empresa a qual eu trabalho esta em concordata desde 2009, à três meses ela mandou que todos os trabalhadores ficassem em casa e que o pagamento seria efetuado normalmente, só que ela vem pagando em atraso e neste mês efetuou apenas 50% do salário, sem previsão para o restante. Foi feito uma reunião no sindicato e eles afirmaram que realmente não há previsão e que a empresa esta a ponto de decretar falência, (a empresa do setor sucroalcooleiro).
    O FGTS está muito atrasado. Já recebi propostas de outras empresas mas quando falo que a carteira ainda esta com registro em outra firma eles não aceitam.
    Por favor me diga o que pode ser feito.

  166. Ola Boa tarde,
    Meu contrato de experiência terminou no dia 10/04/2015, porém no dia 10 e 11 estava de atestado, pois havia feito um tratamento de canal e estava sem condições e ir trabalhar, quando cheguei no dia 13/04/2015 para trabalhar fui dispensada, porém mandaram minha rescisão uns dias depois só que veio descontando valores indevidos e com a data de afastamento dia 10 sendo que fui dispensada dia 13/04/2015. Não assinei, pois na hora vi que estava tudo errado, ficaram de refazer a rescisão e eme retornar, porém até a data de hoje 27/05/2015 não tive retorno nenhum, procurei a empresa varias vezes, um empurra para o outro e ninguém resolve, nem baixa foi dada na minha carteira. Pois pelo que pesquisei tenho direito ao aviso pois passou da data do término de contrato, o que devo fazer? Agradeço desde já, obrigada.

    1. Jaqueline,

      Se você estava de licença, e não foi aprovada no contrato de experiência ele se encerrou normalmente. Não há direito a aviso prévio neste caso.
      No entanto pode haver entendimentos que dêem guarida à sua pretensão, se achar conveniente entre com uma ação trabalhista para buscar esta parcela.

  167. Olá, boa noite,

    Fui mandada embora sem justa causa, e com o aviso prévio indenizado, porém a empresa não efetuou a homologação, e por consequência os pagamentos e a baixa na minha carteira. Fui selecionada em um processo seletivo, e tenho que levar os documentos para contratação na empresa nova ainda essa semana. Já entrei em contato contato na empresa anterior, e tudo que afirmam é de que não irão efetuar os pagamentos, e se eu quiser devo “procurar os meus direitos”. O fato da minha carteira não ter sido dado baixa, pode interferir na contratação da nova empresa? Como eu devo proceder para explicar a situação para a nova empresa? O que fazer? Necessito de orientação urgente.
    Desde já agradeço a atenção disponibilizada!

    1. Renata,

      Estar com a carteira sem o registro de baixa não deveria interferir em seu novo contrato. No entanto sabemos que muitas empresas se recusam a registrar a CTPS dos trabalhadores nestas condições.
      A explicação que você apresentou na sua mensagem já me parece bastante clara e acredito que na sua empresa eles também entenderão. No entanto para não ficar “no prejuízo” você deve buscar um advogado trabalhista que ingressará com uma ação para que você possa receber os “seus direitos” do seu antigo empregador.
      É possível, inclusive, solicitar uma antecipação de tutela para que seja efetuado o registro da CTPS com o término do contrato, em especial para você poder receber os depósitos de FGTS.

  168. Olá,

    queria que me ajudasse, estou contratado a 2 anos em uma empresa e minha carteira não foi dado baixa do emprego anterior.

    No emprego atual recebo direitinho, porém observei que meu extrato do FGTS vem com dados da antiga empresa, e consequentemente, os depósitos são inferiores, pois minha renda é bem maior do que meu antigo emprego, ou seja, estou arrecadando menos FGTS.

    O que devo fazer nesse caso?

    Poderia responder no meu email [email protected] ?

    Desde já agradeço.

    Att;

    1. Bom dia Bruno!!

      Verifique no Departamento de Pessoal de sua empresa se a sua situação está regular. O que pode estar acontecendo é você estar recebendo o extrato de seu antigo empregador.
      Você pode encaminhar através do Ministério do Trabalho o recebimento do seu FGTS atrasado e o registro de baixa do seu contrato anterior.
      Se o FGTS do contrato anterior não foi liberado talvez seja interessante consultar um advogado, se possível de seu sindicato.

  169. Olá Boa tarde

    Estou com uma duvida , entrei na justiça e estou processando a empresa em que trabalhei
    pois me mandaram embora por justa causa! porém não foi dado baixa na minha carteira.
    ja faz 2 anos que estou na justiça , meu processo esta em fase ‘”liquidação” .
    Mas hoje fui na empresa e pedi para darem baixa na minha carteira, pois preciso trabalhar.
    a minha pergunta é.. tem algum problema isso ? o que atrapalha no meu processo?

    1. Olá Camila!

      Não há problema algum. Pelo contrário é obrigação da empresa dar baixa na sua CTPS. Como você está com um processo em andamento você pode solicitar que o seu advogado, nos autos do processo, solicite o registro do documento. Assim você terá um documento a mais sobre esta solicitação.

      1. To no msn caso gostaria de saber si ao entra com o processo eu th que retorna ao trabalho? E se msn com o processo como devo fala pra empresa a da baixa na minha carteira? E se eu consigo emprego de carteira assinada com a carteira em aberto?

  170. eu sai do meu emprego por motivos pessoais e nao dei baixa na carteira e sei que eles deram como abondono de emprego como faço pra mim da baixa eu tenho que ligar pra eles

  171. Boa noite!
    Tenho uma dúvida e estou precisando de ajuda, meu companheiro trabalhou em uma empresa que terceiriza, ele fraturou o pé e até hoje não conseguiu receber do INSS mas por culpa da empresa não ter repassado os valores do mesmo, mas apesar de muita luta e infelizmente uma ADV que NÃO o ajudou ele desistiu e quando foi procurar a empresa para dar baixa NÃO achou, ns consulta do CNPJ junto a receita a empresa está ativa, o que devo fazer?

  172. Olá boa tarde trabalhei. durante um ano e meio em uma empresa,logo pede demicão porque encontrei outro emprego onde estou ate hoje, eles fizeram a multa de 40 porcento pediram para assinar a demicão eu recebi 140 reais na época so que agora eu descobri que não deram baixa na carteira o que eu faco?

  173. Olá,busco informações perdi minha carteira de trabalho! nela constava uma empresa que na qual trabalhei e ao sair não tive o acesso para conseguir fechar a passagem por está empresa,refiz uma outra carteira de trabalho que na qual não consta nenhuma assinatura, e ando com dificuldades de conseguir emprego,o não fechamento pode ser a causa dessa dificuldade,e como faço para regularizar minha carteira. desde já muito obrigado

  174. Por favor me ajude,perdi minha primeira carteira e no inss consta duas empresas que nunca trabalhei,consultei uma advogada e entramos em contato com a firma, tenho declaração das formas de que nunca trabalhei lá, estou para ser contratado por uma empresa e por conta destas pendências não podem me contratar, como resolver isso uma vez que eu nunca trabalhei nas empresas e foi um erro destas empresas,me ajude tenho até dia 2 de fevereiro para resolver.quais as saídas para isso pedir que eles dêem baixa na carteira nova mesmo eu nunca tendo trabalhado lá?uma vez que nunca fiz parte do quadro de funcionários da mesma,o que fazer?
    Obrigado

    1. Eu já vi, em situações semelhantes, ação de perdas e danos contra as empresas que acabaram fazendo a retificação das anotações em juízo, mediante acordo. Converse com a sua advogada sobre isso.

  175. por favor me ajude a firma que trabalhei faliu,i o dono sumiu e mi deixou na mão,sem da baixa na carteira cpts”,eu quero trabalhar em outra empresa mais não pósso. por favor me ajude.u que tenho qui faser só pra da baixa.

  176. eu fui mandado embora do servico em 1 mes de registro
    e me deram uma folhas para pega seguro de desemprego
    e nao sabia e perdi o papel e nao recebi
    e nao deram baixa na minha carteira isso faz mais de 3 anos
    oq posso fazer
    recebo algum dinheiro q nao peguei do desemprego ou por esse tempo sem dar baixa?

  177. bom dia;
    minha carteira esta em aberto pois tive que fazer uma mudança por motivos de força maior,entao tentei entra em contato com a empresa e nao consigo,o que posso fazer?

  178. A empresa qe eu trabalhava fechou e os proprietários sumiram?
    agora fui da estrada no seguro desemprego do meu ultimo serviço n teve como pq minha carteira n foi dado baixa naquele serviço, so o juiz,necessidade de utilizar um serviço de um advogado? Ë muito complicado? Demorado?

  179. Olá. A empresa onde meu pai trabalhou por cinco anos está falindo. Verbalmente houve a demissão dele mas deram baixa na carteira. Ele verificou e viu que a empresa não deposita o FGTS há mais de um ano. Ele sempre entra em contato com a mesma mas nunca resolvem nada. Há indícios que outros funcionários estão passando pelo mesmo problema. O que podemos fazer?

    1. José,

      Você deve orientar o seu pai para procurar o sindicato dos trabalhadores e tomar as providências cabíveis. Se não houver um sindicato ou se ele não tiver sede na sua cidade, procure a Delegacia do Trabalho, ou mesmo um Centro do SINE. O Ministério Público do Trabalho também pode ser procurado e eles aceitam reclamação inclusive pela internet, através de suas páginas.

  180. Minha carteira esta em aberto desde 1990 sem baixa. oO que devo fazer para me aposentar? O hospital mudou de nome e passou pra prefeitura. Como posso contar meus anos trabalhados para aposentadoria??

  181. ola amigo, e meu caso e muito delicado, tipo a sim eu coloquei a empresa que eu estava trabalhando na justiça so que trabalhando, dai então entrei em outra firma e fiquei so um mês porem a menina do RH deu baixa na carteira no lugar errado, justamento no lugar do registro da firma que eu coloquei na justiça, dai ela voltou e deu baixa no luga certo porem ela não corrigiu, dai então entrei em outra firma onde estou trabalhando ate hoje so que porem quero financiar meus estudos pelo fies, e preciso provar pro banco que eu não trabalho na quela firma mais de janeiro de 2013 ate agora, o que eu devo fazer, tipo eles conseguem ver pelo sistema que a outra firma ainda esta em aberto? o que devo fazer pra provar que não trabalho ?

  182. boa noite, a empresa ao qual eu trabalhava fechou, minha carteiran esta em aberta. a empresa fechou em 2010, eu ainda posso acionar a empresa ou seu dono na justiça,pois ja estamos em 2013.

  183. Olá!
    Meu marido sofreu acidente de trabalho, foi operado, hoje ele tem 2 prótese e 6 parafusos na coluna lombar. Ficou pelo benefício INSS por 3 anos, recebendo alta em 2012. A partir dai, retornou a empresa para se apresentar e, uma grande surpresa: a empresa fechou e abriu em outro lugar, com outro nome / CNPJ. Vimos pela internet que o CNPJ está inativo. Para completar, meu marido está com fibrose cirúrgica, sendo assim, sente dores horríveis e não pode trabalhar. Fomos até a justiça Federal, para perícia, e o resultado foi INCAPACITADO. O problema maior e que meu marido perdeu a qualidade de segurado, está com a carteira sem dar baixa, e agora o que fazer? Preciso de ajuda!

  184. Gostaria de saber o seguinte:
    trabalhei em uma empresa e coloquei a mesma na justiça, sendo que a audiência está marcada para o mês que vem e minha carteira não foi dada baixa. Preciso apresentar a carteira no novo emprego e agora?? a carteira não está com baixa. o que faço?? tiro outra carteira?

  185. bom sr minha esposa trabalhou 2 anos foi mandada em bora ela nao entregou a carteira dela so agora estava perdida com a patroa ela a entregou mandando outra pessoa entregar mas ela ja saiu desta empreza sr o que fazer agora

  186. Olá,trabalhei em uma firma de carteira assinada e fui mandado enbora,coloquei a firma na justiça,minha carteira de trabalho estar aberta,tirei outra carteira da trabalho…tem algum problema trabalhar com a outra assinada?

  187. trabalho em um pet shop a seis anos e nao sou registrada ela sempre arrumava uma desculpa para nao me registrar , nao trabalhava com salario fixo so por comissao ate o mes de janeiro deste ano .Nao pude tirar ferias porque ficaria sem receber,quando ela contratava alguem para me ajudar o meu dia de trabalho era dividido por dois e meu salario diminuia pela metade . No ano passado ela abril outro pet e registrou os funcionarios do outro pet sendo que todos tem menos de seis meses e nao me registrou ainda . E trabalho de segunda a quinta das 9 as5 hras ,e sexta das 9as 6hras sem descanço e sabado das 9 as 19has sem descanço e nao tenho folga nasemana como os funcionarios do outro pet gostaria de saber se estou trabalhando o tempo certo de horas porque quando falo da minha folga ela fala que ainda estou devendo horas para ela e porque os outros funcionarios tiram folga e trabalham menos horas que eu e eles fazem hora de almoço na sexta e no sabado . e gostaria de saber se tenho direitos a receber desses anos que trabalhei antes do registro? obrigada

  188. Eu tenho uma carteira de trabalho com um registro aberto se eu tirar a segunda via dela para um emprego novo tem algum problema esse outro registro estar em aberto?

  189. ‘ MEU MARIDO ESTAVA DESEMPREGADO A 1 UM ANO E MEIO , FOI CHAMADO PARA TRABALHAR COMO MOTORISTA EM UMA FIRMA QUE PRESTA SERVIÇO , NA FEBEM DE ARARAQUARA , COMEÇOU NO DIA 19 DE JANEIRO APRESENTOU A CARTEIRA DE TRABALHO E OS OUTROS DOCUMENTOS P/A REGISTRO AO RESPONSAVÉL PELOS VEICULOS , E O MESMO NÃO O FEZ ATÉ A DATA DE HOJE,
    E ALEM DISSO ERA O UNICO QUE TINHA O CURSO DE CONDUTOR P/A TRANSPORTE DE PASSAGEIROS , CUMPRINDO UMA JORNADA DE TRABALHO DE 3/1 ; 12 HRS. POR DIA, E ATÉ HOJE NÃO RECEBEU NENHUM PAGAMENTO , ENTROU EM CONTATO COM O RESPONSAVEL EM CAMPINAS POIS AS VAMS SÃO REGISTRADA LÁ E O CNPJ QUE EL COM SEGUIU DA TAL BRASILVAM LOCADORA LTDA ME : SITUADA NA AV. GERALDO HACMAN,152 SL4 – NÚCLEO HABITACIONAL BRG. FARIA LIMA INDAIATUBA – SP CEP 13345-400 . NÃO ESTÁ BATENDO NO REGISTRO QUE ELE PROCUROU E NÃO SE CONSEGUE FALAR COM O SRº. DORIVAL, QUAL O PROCEDIMENTO QUE DEVO
    FAZER OU PROCURAR O MINISTERIO DO TRABALHO ? POIS CONSTAM EM REGISTRO DA FEBEM( INSTITUIÇÃO CASA) QUE ESTIVI TRABALHANDO E TB. TENHO TESTEMUNHAS , NO MOMENTO ESTAMOS FAZENDO UMA GREVE PACIFICA EM PROTESTO PRESTANDO OS SERVIÇOS MAIS ESSENCIAIS.
    OBRIGADA AGUARDO UMA RESPOSTA.
    ATT: ANA MARIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: