Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

URL curta para esse artigo: http://direi.to/GDPQE

80 Respostas para "Minha carteira está em aberto… o que eu faço?"

  1. nana  26 de agosto de 2016 às 17:56

    em 2002 estava registrado em uma firma, a firma parou as atividades, mas recebi todos direitos sem dar baixa na carteira, e de lá para cá já trabalhei em outras empresas também registrados. Agora estou sem registro na carteira e quando fui receber o Pis esse ano não pude devido esse registro em aberto, o que fazer ?

    Responder

Deixe uma resposta

Seuemail não será exibido.