Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

URL curta para esse artigo: http://direi.to/GDPQE

76 Respostas para "Minha carteira está em aberto… o que eu faço?"

  1. RONALDO  12 de julho de 2016 às 19:08

    oi quero tirar uma duvida entrei com uma justa causa contra a empresa pois ela estava sonegando impostos pois meu salario era um pouco alto variava de uns três mil quinhentos a quatro mil e no fundo de garantia durante dez meses sò tinha mil e trezentos e no inss eles tambem sonegavam no dia da minha audiência eles darâo a baixa com a data do dia da audiência e rola juros por este tempo que ficou sem dar a baixa na carteira…

    Responder
  2. RONALDO  12 de julho de 2016 às 19:00

    OI BOA NOITE FUI MANDADO EMBORA NO PERIODO DE EXPERIENCIA E ATE HOJE NAO DERAM BAIXA NA MINHA CARTEIRA E A EMPRESA NAO E DA MINHA CIDADE,ME PAGARAM UMA QUANTIA NO BANCO E DO FGTS EU PEGUEI OUTRA QUANTIA MAIS NAO DERAM BAIXA NA CARTEIRA OQUE EU POSSO FAZER POIS JA TEM TRES MESES QUE ISSO ACONTECEU..EU TENHO COMO ENTRAR NA JUSTIÇA …AGUARDO RESPOSTA..

    Responder
  3. fran trajano  30 de junho de 2016 às 22:30

    o que faço tbém? procuro um advogado???/

    Responder
  4. fran trajano  30 de junho de 2016 às 22:29

    Micheli, seu caso é igualzinho ao meu.. faz 3 anos q a minha carteira tbm não foi dado baixa, inclusive o sindicato não pode me ajudar…

    Responder
  5. Luiz guilherme dos santos francisco  23 de junho de 2016 às 18:15

    Boa noite fui mandado embora da empresa tem 5 meses e ate agora eles não fizeram a minha homologação e nem a baixa da minha carteira
    O que eu faço
    Só quero o meu direito

    Responder
  6. Micheli  16 de junho de 2016 às 14:54

    Sai do emprego uns 4 anos e até hj nao dei baixa na carteira e fui atraz da empresa não existe mais oq eu faço pra dar baixa? Fui em um sindicato e eles nao sabem me dizer oq fazer
    Oque eu faço

    Responder
  7. Micheli  16 de junho de 2016 às 14:45

    Ola boa tarde, gostaria de saber como faço pra darem baixa na minha carteira ja faz uns 4 anos q ta em aberto a empresa fecho e nao sei onde andam os quer eram donos ja fui no sindicato e nem eles sabem onde ps donos andam.
    Oque eu faço?? nao consigo receber o pis por causa q esta em aberto

    Responder

Deixe uma resposta

Seuemail não será exibido.