Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

URL curta para esse artigo: http://direi.to/GDPQE

54 Respostas para "Minha carteira está em aberto… o que eu faço?"

  1. Juliana  30 de julho de 2015 às 08:47

    Eu entrei na justiça contra minha empresa com recisão de contrato perdi minha causa meu advogado recorreu sem minha permicao entrei em outra empresa mais minha carteira não foi dada baixa o que faço posso pedir pra dar baixa na empresa onde eu trabalhei ou tenho que esperar

    Responder
  2. jesuina  26 de julho de 2015 às 14:45

    Ola, trabalhei em uma empresa apenas 15 dias …agora estou morando em outra cidade como fazer para dar baixa na carteira…isso poder mim atrapapalha em outro emprego ou não??????

    Responder
  3. Edvanilson  21 de julho de 2015 às 21:56

    Ola, Boa Noite !!!

    Meu nome é Edvanilson, trabalhei em uma determinada empresa por quase dois anos, comecei a trabalhar em uma empresa nova e foi assinada minha carteira antes que a empresa anterior tivesse dado baixa, existe algum problema quando a carteira é assinada antes que a outra empresa tenha dado baixa, pode interferir futuramente na aposentadoria ou até mesmo quando for sacar o FGTS, pois fiz um acordo.

    Att,

    Edvanilson

    Responder
  4. Ingryd  13 de julho de 2015 às 14:53

    Boa tarde ! Tenho uma dúvida ! Fui demitida e estou para realizar a homologação e sacar o Fgts e receber o seguro desemprego, porem na empresa anterior fiz a homologação mas eles me informaram outro lugar para dar baixa na carteira . Não me orietaram e com isso acabei não dando baixa na carteira ! A pergunta e isso irá me impedir de sacar o FGTS e dar entrada no seguro? Aguardo resposta !

    Responder
  5. allan ramos  3 de julho de 2015 às 18:15

    sou funcionário do estaleiro eisa emniteroi que acabou de colocar todos os trabalhadores em casa ate a segunda ordem não quero aguardar por mas noticias e gostaria desde já a correr atrás de outro emprego sendo que minha carteira continua em aberto nem. como o pagamento seria nesse quinto dia útil também não sabemos se o mesmo sera depositado quais seriam minhas mediadas a serem tomadas.

    Responder
  6. Jovenil  28 de maio de 2015 às 19:58

    Por favor me oriente, a empresa a qual eu trabalho esta em concordata desde 2009, à três meses ela mandou que todos os trabalhadores ficassem em casa e que o pagamento seria efetuado normalmente, só que ela vem pagando em atraso e neste mês efetuou apenas 50% do salário, sem previsão para o restante. Foi feito uma reunião no sindicato e eles afirmaram que realmente não há previsão e que a empresa esta a ponto de decretar falência, (a empresa do setor sucroalcooleiro).
    O FGTS está muito atrasado. Já recebi propostas de outras empresas mas quando falo que a carteira ainda esta com registro em outra firma eles não aceitam.
    Por favor me diga o que pode ser feito.

    Responder

Deixe uma resposta

Seuemail não será exibido.