DireitoeTrabalho.com

"Os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo." José Saramago

 

Minha carteira está em aberto… o que eu faço?

Posted on | março 26, 2010 | 16 Comments

Com freqüência tenho recebido perguntas dos leitores acerca de estarem com o seu antigo contrato de trabalho em aberto e as conseqüências daí advindas.

Aliás, inclusive na sala de audiências, é comum que o trabalhador solicite que “seja dada baixa na sua CTPS”, normalmente em virtude de estar tendo dificuldades em obter um novo emprego, por estar com o contrato “em aberto”, ou ainda por ter negado o benefício do seguro-desemprego.

Esta situação costuma ocorrer em situações de falência da empresa.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que não há qualquer empecilho a que se contrate um trabalhador que se encontra com o registro de seu contrato anterior sem registro de baixa.

Ademais é uma situação desconfortável para o trabalhador.

Nestes casos o trabalhador deverá comparecer perante uma Delegacia Regional do Trabalho. Ali o servidor responsável o ouvirá e encaminhará a solução de seu problema.

O trabalhador pode também procurar o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista que poderá, através de entrevista, identificar outros haveres trabalhistas insatisfeitos e requerê-los todos em uma ação única na Justiça do Trabalho.

Comments

  • Uillano DE Oliveira

    ola amigo, e meu caso e muito delicado, tipo a sim eu coloquei a empresa que eu estava trabalhando na justiça so que trabalhando, dai então entrei em outra firma e fiquei so um mês porem a menina do RH deu baixa na carteira no lugar errado, justamento no lugar do registro da firma que eu coloquei na justiça, dai ela voltou e deu baixa no luga certo porem ela não corrigiu, dai então entrei em outra firma onde estou trabalhando ate hoje so que porem quero financiar meus estudos pelo fies, e preciso provar pro banco que eu não trabalho na quela firma mais de janeiro de 2013 ate agora, o que eu devo fazer, tipo eles conseguem ver pelo sistema que a outra firma ainda esta em aberto? o que devo fazer pra provar que não trabalho ?

  • joaquim gomes de moraes

    boa noite, a empresa ao qual eu trabalhava fechou, minha carteiran esta em aberta. a empresa fechou em 2010, eu ainda posso acionar a empresa ou seu dono na justiça,pois ja estamos em 2013.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: