Escolha uma Página

enquete espaço vital.jpg O site, ou como eles preferem, o saite Espaço Vital está fazendo uma enquete para que se elejam as melhores e piores varas federais de Porto Alegre. A enquete se segue a outra que foi feita para eleger as melhores e piores varas estaduais e, com certeza, precede a que elegerá as melhores e piores varas trabalhistas, como já ocorreu no ano anterior.

A iniciativa parece interessante. Afinal a prestação de Justiça é um serviço público e, por conseguinte, deve estar sujeito à avaliação pelo público consumidor.

No entanto fica uma questão: o público consumidor da Justiça são os advogados? A Constituição estabelece que eles são essenciais à administração da Justiça, ou seja conforme o texto constitucional não há Justiça sem a participação dos advogados, como não há sem os magistrados, Ministério Público ou os servidores.

Assim na medida em que se considerem legitimados para avaliar os serviços que lhes são prestados eventualmente também outros sujeitos podem querer proceder nesta avaliação.

Por exemplo porque não se poderiam eleger os melhores e piores advogados que atuam nos foros de Porto Alegre, com votação aberta a servidores e magistrados?

Claro que a sugestão é apenas uma provocação. No entanto apenas apontar subjetivamente unidades judiciárias boas e ruins me parece tão nocivo quanto.

Em todo caso quem quiser votar pode utilizar o link.