
Imagem via Wikipedia
O Supremo Tribunal Federal criou um canal especial para que os cidadãos se manifestem acerca do mérito da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 101 que trata sobre a possibilidade de importação de pneus usados de países de fora do Mercosul.
Quem tiver algo a dizer sobre a matéria que se utilize do e-mail [email protected], acesse o link específico para a matéria, ou cale-se para sempre.
Pneus velhos são iguais as leis velhas. Estas não prevêem sanções aos fabricantes e quando o faz não determina ´de forma profícua o custo desta responsabilidade ecológica.
Ampliando a visão da velhice da lei da mesma forma não punem os prestadores de serviços intermediários (colocadoras, recauchutadoras e outras doras por aí) e nem mesmo chega na responsabilidade do cidadão, esta então, se perde no horizonte – vide carcaças de carros, celulares e etc….
Mas o perigo disto já viveu os Estados Unidos e outros países os quais temos que fazer esta leitura e nos atualizarmos imediatamente para não sofrermos os mesmos efeitos. Sabemos sim que há soluções diversas e adequadas para tanto, às vezes caras mas necessárias, pois o custo advindo disto é muito maior.
O exemplo mais sério hoje é a dengue. Ocorrências e ocorrências se sucedem em cidades e cidades deste país continental e tudo é protocolado (lavei as mãos – diz as Secretarias de saúde, municipais, estaduais e o próprio ministério).
Se há um ministério a ser criado para ser responsabilizado e responsabilisar um governo, seja de qualquer instância, seria o Ministério de alocação do lixo industrial.
Porém se começarem a dar explicações é melhor extinguir logo – será mais um a gerar custo sem solução.
Obrigado
Trata-se de um assunto muito polêmico. Eu mesmo ainda não formei opinião. Mas e vc jorge tem opinião formada?