Há um cartaz no elevador do meu prédio: Na terça-feira, das 8h às 24h vai estar interrompido o fornecimento de água no prédio para a limpeza das caixas d’água. Durante este período não deverá ser acionado qualquer dispositivo para o fornecimento de água tais como torneiras, chuveiros, e, principalmente válvulas Hidra.
Nossa! Isso é um transtorno! Primeiro porque das 8h às 24h é muito tempo, o dia todo. Vamos ter que acordar cedo para tomar banho e café, não poderemos lavar a louça das refeições de todo o dia, teremos que armazenar água em baldes para dar descarga nos banheiros no caso de alguma “emergência” e pior de tudo, teremos que nos organizar para tomar banho na casa de parentes.
Isto tudo por causa de um único dia sem água. Imaginem se a água efetivamente acabar como prometem os ecologistas?
Francamente não sei como isso pode ocorrer. Ainda tenho em mente as aulas de Ciências do Primeiro Grau em que a professora dizia que a água, por passar por um ciclo, era um recurso renovável. Olho para o Guaíba aqui na minha Porto Alegre e ele está ali, exuberante, creio que menos poluído do que na minha infância e espero que esteja menos para os meus filhos.
Além disso há o Aqüífero Guarani (foto acima) que é uma das maiores reservas de água do mundo e é nosso. Se vai faltar água em outros lugares do mundo o que poderíamos fazer?
Não que eu esteja me revoltando. Ao contrário: quero crer no que os ecologistas dizem, mas me considero uma pessoa de mediana inteligência e ainda assim não compreendi bem esta situação (tudo bem que não sei como funcionam o computador, a televisão ou o corpo humano, mas vamos a um assunto por vez), como vou convencer a minha faxineira disso então?
Continuo buscando a resposta, me juntando aos ecologistas – pois que o mundo vai aquecer eu já entendi -, reciclando, separando lixo, etc.
Não desta vez, mas me juntarei ao pessoal do Faça a Sua Parte para indicar minhas três atitudes ecoconcientes (é assim que se escreve?) e exorto da todos que façam o mesmo!
[…] na postagem anterior, é sobre uma demonstração do quanto somos dependentes de água; leia o depoimento no Blog Direito e […]
[…] na postagem anterior, é sobre uma demonstração do quanto somos dependentes de água; leia o depoimento no Blog Direito e […]
[…] é sobre uma demonstração do quanto somos dependentes de água; leia o depoimento no Blog Direito e […]