Hoje, dia 15 de outubro, é o dia em que diversos blogs, de todo o mundo se unem para defender uma causa: é o Blog Action Day 2009.
A causa eleita para este ano foi a mudança climática.
Nós brasileiros somos ao mesmo tempo heróis e vilões nesta história. Heróis porque temos uma das maiores florestas do mundo, além de, em decorrência de nosso baixo nível de industrialiação (ao menos se comparado com os países do Primeiro Mundo) não sermos grandes emissores de carbono na atmosfera. Emissões estas que decorrem, principalmente da queima de combustíveis fósseis, os derivados do petróleo.
No entanto há também um outro lado. O presidente Lula rejeitou recentemente o pedido do Greenpeace de que fosse totalmente parado o desmatamento da Amazônia, compromentendo-se, simplesmente, com a sua redução em até 80% em 2020, o que, parece uma medida bastante tímida, em se considerando que disso talvez dependa o futuro da vida no planeta.
Ainda assim é muito mais do que países que têm níveis de emissão muito maiores se comprometem.
Os Estados Unidos, por exemplo. E é justamente o presidente estadunidense e ganhador do Nobel da Paz, Barack Obama, um dos principais destinatários da campanha, uma vez que, embora em declínio econômico, é ainda o país por ele presidido o mais importante produtor de carbono e, por conseguinte, o que tem a maior responsabilidade em parar com as emissões.
Você também pode tomar parte nesta ação. Vá à página do Blog Action Day 2009 e faça alguma das atividades para tomar parte desta corrente.
Abaixo um vídeo do ex-vice-presidente estadunidense Al Gore sobre o aquecimento global.