Início Avançado Sistema Acusatório e Sistema Inquisitório.

Sistema Acusatório e Sistema Inquisitório.

173
0
Julgamento de Galileu
Julgamento de Galileu
Julgamento de Galileu

Sistema acusatório (ou sistema adversarial, de adversarial system) é o sistema utilizado nos países da common law. Considera-se que neste sistema as partes são representadas por seus advogados perante um indivíduo ou grupo imparcial (juiz ou júri) encarregado de determinar a verdade do caso. Neste sistema se considera que a justiça é feita quando uma das partes consegue convencer o juiz ou júri acerca da correção de sua perspectiva trazida a julgamento.

O papel do juiz é extremamente reduzido competindo-lhe apenas arbitrar a disputa entre as partes. Ele não conduz a acusação: são as partes que devem aportar aos autos os elementos de prova.

O processo acusatório é oral, público e contraditório.

O Sistema Inquisitório privilegia o interesse social, ao passo que o Sistema Acusatório privilegia o interesse individual. Neste sistema o processo é desencadeado por um juiz acusador, detentor de muitas prerrogativas. Em contraste com o processo acusatório o inquisitorial é escrito, secreto e não contraditório.

Neste sistema o acusado não se encontra em pé de igualdade com o acusador: ele está submisso a este. O juiz é o que busca as evidências e julga soberanamente, inclusive valorando as provas.

Podemos perceber que, da mesma forma do que ocorre entre os procedimentos escrito e oral, também os sistemas acusatório e inquisitório não aparecem na sua forma pura, sendo a sua caracterização como um ou outro, mais em decorrência de uma carga maior de um ou de outro sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.