Início Direito Revelações ou Plágio na Novela das Oito?

Revelações ou Plágio na Novela das Oito?

220
7

macieira.jpgDia destes eu estava acompanhando avidamente um dos capítulos da novela global Duas Caras. Era uma aula do Professor Macieira (José Wilker) e ao fazer a chamada ele constata que um dos alunos não compareceu em nenhuma das classes.

Então ele insinua: “Será um zumbi?”

Segue daí que o aluno ausente (e que não era conhecido do professor) era negro e usa esta expressão para acusar o professor de racismo.

Seria uma forma interessante de discutir o racismo no Brasil, se este não fosse o argumento de um filme relativamente conhecido, que rodou no Brasil, com Anthony Hopkins no papel de reitor acusado, Revelações.

Não sei, talvez eu esteja sendo injusto e eventualmente exista uma prática de as grandes redes adquirir, regularmente (e licitamente) “trechos” de roteiros consagrados, o que serviria, por exemplo, para divulgar temas debatidos na tela grande, aos quais muitos não têm acesso.

Já ocorreu em outras oportunidades de eu identificar parte de enredos em novelas globais, no entanto nunca com tanta clareza e identidade de detalhesrevelacoes.jpg.

É interessante identificar esta situação, quando diversos blogueiros começam a se movimentar e debater acerca dos limites da pirataria na rede.

Textos inteiros produzidos e postados em blogs são simplesmente copiados e publicados em outras páginas por editores inescrupulosos, com o intuito de se locupletar com o fluxo de leitores trazidos através de ferramentas de pesquisas, que buscam, justamente, os textos copiados.

Na medida em que gigantes da mídia nacional, como a TV Globo, com acesso a roteristas extremamente bem remunerados e verbas publicitárias milionárias se utilizam do expediente do copia e cola, com qual moral os blogueiros, muitos dos quais anônimos, terão para demandar o respeito à sua obra?

Leia também:

7 COMENTÁRIOS

  1. Jorge,

    Creio que a situação que relatas é o que se chama de “citação” e, smj, ela não é considerada ilegal. Isso é muito freqüente, em especial no cinema, de modo que não creio que tenha havido ilegalidade no caso da Novela.
    Mas, como sabes, não sou especialista neste assunto.

    No que diz respeito ao conteúdo dos blogs, eu penso que citar uma página, com a cópia, digamos, de uma pequena fração do conteúdo apenas para contextualizar a citação ou reforçar uma idéia não seja também ilegal, desde que, evidentemente, citada a fonte e, em se tratando de publicação online, com um link para a matéria, blog ou site original.

    Creio que valha, aqui, o mesmo que nos trabalhos acadêmicos:
    cite com moderação.
    Afinal, se foi publicado, foi tornado público, não é mesmo?

    • @Maurício,

      Esta questão de cópias de artigos de blogs é um enrosco grande na “blogosfera”. Para teres uma idéia há inúmeros blogs “especializados” em copiar conteúdo apenas para receber a visitação do autor original, faturando com a publicidade que isso gera e que em certos casos não é pequena.

      No que diz respeito à novela a trama foi apresentada como original, embora muito semelhante ao filme, sendo que como os públicos são distintos poucos poderiam perceber, ao contrário do que ocorre com filmes de comédia americana em que uma grande parte das cenas é copiada em tom de sátira aos filmes da moda.

      Assim entendo que somente seria honesta a cópia se a citação fosse feita nos créditos do capítulo e houvesse o pagamento ao autor do original, uma vez que foi flagrantemente copiado.

      Mas francamente não sei se isso ocorreu, pois não me dei ao trabalho de ficar prestando atenção nos créditos, embora tenha ressalvado isso no artigo.

      No mais quero te agradecer pela visita e comentário.

      Forte abraço!

  2. A cópia não é só do filme, pois essa cena é exatamente igual no livro de Philip Roth, A Mancha Humana. Como o livro está publicado e disponível no Brasil pela Cia. das Letras, é difícil imaginar que tanto o autor Aguinaldo Silva, ou qualquer pessoa de sua equipe não tivessem conhecimento nem do livro, nem do filme.
    Vocês sabem de algum pronunciamento da Globo ou do(s) autor(es) sobre isso? A hipótese de “compra” desse trecho é plausível?

  3. Opa Jorge Alberto!

    Toda cópia ilegal, como o plaio deve ser repudiada e combatida com educação, informação e ações legais (necessariamente nesta ordem!)…

    Mas este exemplo é uma evidência experimental de que o simples fato de licenciar uma obra com copyright não alivra de ser plagiada!

    Que isso sirva de exemplo áqueles que acreditam que trocando de CC para Creative Commons estarão mais protegidos do Plágio.

    by the way, Excelente blogue, feed assinado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.