Início Direito Quem tem direito ao PIS 2009/2010

Quem tem direito ao PIS 2009/2010

264
650
Tabela da pagamento do PIS 2010/2011

É bastante freqüente a visita a estas páginas de leitores interessados em saber se tem ou não direito ao pagamento do PIS. Atento a estes leitores, resolvi atualizar o texto referente ao PIS. Em primeiro lugar cumpre observar que o PIS referente ao ano de 2008 (dos trabalhadores que prestaram serviços naquele ano) já se encontra irremediavelmente perdido. Assim é importante estar atentos para as novas datas referentes ao PIS do ano de 2009.

Os trabalhadores que estão há mais de cinco anos vinculados ao PIS ou PASEP que no ano de 2009 receberam remuneração que na média alcançou uma valor igual ou inferior a dois salários mínimos mensais, tendo permanecido pelo menos trinta dias empregados têm direito a receber o abono salarial equivalente a um salário mínimo a título de PIS/PASEP.

Para isso é importante que o empregador tenha relacionado o trabalhador na RAIS, o que pode ser verificado pelo próprio trabalhador através de seu cartão do cidadão, documento emitido pela Caixa Econômica Federal que permite aos cidadãos brasileiros consultar e receber benefícios como o FGTS, seguro-desemprego, bolsa-família, etc.

Para receber o abono os beneficiários devem ficar atentos às datas de pagamento, conforme a tabela abaixo.

Tabela da pagamento do PIS 2010/2011

Perguntas pertinentes:

Qual é o valor do benefício do PIS?

Resposta: Ele corresponde ao salário mínimo da época do pagamento. Assim se você não tem pressa ou necessidade, pode deixar para encaminhar o recebimento do benefício quando da majoração do referido salário mínimo.

No ano de 2009 eu cheguei a receber em alguns meses mais do que dois salários mínimos, mas depois fiquei desempregada. Tenho direito ao PIS?

Resposta: O direito ao PIS é daqueles que receberam na média até dois salários mínimos por mês no período. Ou seja se você recebeu mais do que dois salários, mas não durante todo o período, é possível que tenha direito. A apuração deste valor será feito pelo salário de contribuição. Então fique atento no seu contra-cheques para verificar se houve ou não a extrapolação.

Mas e o que acontece com quem deixa passar o prazo para o pagamento do PIS?

Resposta: O benefício do PIS é um complemento de renda, assim quem deixar passar o prazo para o seu recebimento se entende que não necessita deste complemento. Por isso aqueles que não o receberem até a data designada, ou seja 30/06/2011 perdem o benefício.

Trabalho sem carteira assinada. Tenho direito ao benefício?

Resposta: Infelizmente não. o benefício se destina apenas aos trabalhadores do setor privado ou público que estejam regularmente registrados. É importante, contudo, observar que em muitas situações existiria a obrigação de registrar o contrato de trabalho e o empregador não o faz simplesmente com o intuito de se beneficiar, deixando de alcançar à Previdência as contribuições que incidiriam sobre o trabalho.

E o que eu posso fazer se o meu empregador não quis me registrar?

Resposta: Você pode entrar em contato com ele e solicitar que proceda neste registro. Caso ele não concorde você pode reclamar no sindicato de sua categoria, no Ministério do Trabalho ou na Justiça do Trabalho solicitando que o seu empregador faça o registro de forma retroativa, sendo que se houve há prejuízos em decorrência da sua ausência você pode ser indenizado.

Sou empregada doméstica. Tenho direito ao PIS?

Resposta: Infelizmente os trabalhadores domésticos, mesmo aqueles que possuem recolhimentos de FGTS, não são beneficiários do PIS/PASEP.

Sou empregado de profissional liberal. Tenho direito ao PIS?

Resposta: Esta matéria se encontrava controvertida até 2008. No entanto a contar da decisão do STF do setembro de 2008, se estabeleceu que os profissionais liberais também são devedores de COFINS. E, por conseguinte, os seus empregados destinatários do abono do PIS.

É possível receber o benefício na empresa?

Resposta: Sim. Se a empresa tem convênio com a Caixa pode ocorrer o pagamento inclusive através do contra-cheques do empregado. Para ver se já ocorreu o pagamento o trabalhador pode consultar o departamento pessoal da sua empresa, sempre ficando atento que os pagamentos efetuados na empresa devem ter ocorrido até setembro de 2010.

O que acontece se, embora eu tendo direito, por algum motivo eu não receber?

Resposta: Em algumas oportunidades o trabalhador pode não vir a receber o benefício por culpa da empresa. Neste caso ele pode demandar perante a Justiça do Trabalho uma indenização correspondente. Para isso entre em contato com um advogado, levando-lhe tantos documentos quantos possa reunir para demonstrar a existência do direito frustrado.

Saiba mais sobre o tema:


650 COMENTÁRIOS

  1. Trabalhei 2 anos em uma empresa sem carteira assinada, fiquei sem receber meu salário por 7 meses. A loja fechou, já vai fazer um ano em julho. Posso entrar na justiça para eu poder receber meus direitos? Obrigado pela atenção!

  2. O direito ao PIS é daqueles que receberam na média até dois salários mínimos por mês no período, isso constando na CTPS ???
    E quem recebi dois salarios minimos na carteira, e ganha mais abono que não conta na carteira, ele recebi o PIS ???

  3. É uma vergonha um soldado de polícia ganhar mais que uma professora que educa em sua esmagadora maioria é decente e responsável, o mesmo não ocorre com os milicianos da polícia, não existe um jornal que não haja um policial envolvido em algum tipo de escândalo, imoralidade ou ilegalidade, o mesmo não ocorre com as mestras que ganhando salários miseráveis dão aulas em favelas expondo sua integridade física as vezes moral, e os governantes que não fazem nada ainda justificam que não existe caixa e coisas dessa ordem; porém, quando é para beneficiar políticos nunca falta o famigerado caixa isso é uma vergonha, as professoras deveriam parar por tempo indeterminado; mas infelizmente acho que as “autoridades” não se incomodariam uma vez que um País educado é muito mais difícil de manipular; avante guerreiras, sem educação não há advogado, engenheiro, médico, economista,cientista nem os malditos políticos.
    quero deixar bem claro que não sou professor, apenas estou solidário a um movimento que merece apoio de toda sociedade.

  4. boa noite, gostaria de saber se direito ao pis fui registrada em 2007 e 2008,depois disso não obtive mais registro em carteira,tenho direito em 2012. grata

  5. por favor me responda com clareza sim ou nao a essa peggunta. empregada domestica tem ou nao tem direito ao pis e seguro desemprego se tem quantos meses ela pode receber

    glauce maria mota desde de ja agradeçoa suaresposta

  6. A GREVE E A EMISSÃO DOS NOVOS NÚMEROS DE PIS

    Já a quase dez dias, (sendo que hoje é 08/10/2011) os bancos estão em greve.”Mas isso é um texto de desabafo!!!”, muitos podem pensar. Não, não é, continuem lendo que vamos chegar no objetivo dele.
    Ou seja, com a greve, o que vem sendo prejudicado também é a emissão dos novos números de PIS, já que ele é feito pela Caixa Econômica Federal. Muitos podem questionar: “desde o mês de abril de 2011 meados de maio a Caixa Econômica Federal lançou um novo sistema o chamado ICP Conectividade Social, em que segundo justificativas, se a empresa tiver o Certificado Digital consegue fazer tudo via internet”.Mas será mesmo??!! Porque esse sistema pelo jeito já nasceu “sucatiado”. São problemas aos montes, e não se consegue emitir números de PIS por ele, segundo muitos já puderam comprovar.
    E voltando a linha de raciocinio a respeito da greve dos bancos, a única opção então é ir direto numa agência para a emissão do PIS. Porém, esse serviço não está sendo feito, pelos motivos da greve. E um outro problema gerado também, é que sem o número de PIS as empresas não conseguem emitir o FGTS, e assim pagar. Agora fica a pergunta: quem vai arcar com os juros e multa do FGTS?? E tem outro detalhe também: a emissão do PIS não é um serviço governamental que deveria ser garantido com greve ou sem greve?? Ah, e sem dizer também que emissão do PIS é um direito do trabalhador. Dessa forma não está sendo afrontada a Constituição, ou a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)??

  7. Boa tarde!
    Se eu sou concusada desde de abril de 2005, e fizeram ou cadastraram meu pis pasep, só em novembro de 2006.
    e até hoje ainda não recebi. O que devo fazer?

  8. Olá,
    Nesse ano de 2011 pesquisei no site da caixa economica e não consta abono em relação ao pis para mim. Meu patrão entrou em contato com a contadora da nossa empresa, e a mesma disse que como tenho o décimo terceiro para receber não tenho o direito ao pis. Porem não recebo 2 salarios minimos.
    Essa informação procede?

    No aguardo de um retorno

    Obrigada

    Atenciosamente,

    Maristela

  9. Ola perdi meu direito de receber o pis pois minha rescisão do ano passado passou a 2 salários mínimos. Isso pode acontecer?
    Destacando que nunca recebi salario mais de 2 salários mínimos.

  10. Ola perdi meu direito de receber o pis pois minha revisão do ano passado passou a 2 salários mínimos. Isso pode acontecer?
    Destacando que nunca recebi salario mais de 2 salários mínimos.

  11. Tenho uma dúvida: o que é entendido como “rendimento”?
    Sou funcionária pública desde 2003, meu salário base é R$ 645,00, no entanto a PMSP paga como salário, os benefícios (vale transporte, vale refeição e auxílio alimentação), chegando os vencimentos brutos no valor de R$1.270,00 e NUNCA tive direito ao PIS/PASEP pq, segundo o Banco do Brasil, meus rendimentos foram maiores que a média. Como??? até onde sei, benefício não é salário.
    Estou correta?? Se estou, você acha que há chances de recorrer na justiça??

    Aguardo deu retorno

  12. boa tarde gostaria de saber se tenho direito de receber o pis esse ano já que no site diz que já recebi porem, recebi o ano passado referente o ano posterior desde já agradeço

  13. Olá.. Boa tarde
    Por favor, tenho uma duvida
    agradeceria se o sr. pudesse me ajudar.
    O ano passado tentei receber o PIS referente a 2009, mas fui informada de que a minha empresa nao estava inscrita no RAIS, como faço para receber esse beneficio, o problema é que a empresa fechou, nao tenho mais contato..

    Muito obrigada

  14. por favor tire minha duvida, cada lugar diz uma coisa

    parece ate propagando enganosa o site do pis, pois n diz a coisa certa

    sou cadastrado desde 01/03/06 – ou seja, completei os 5 anos em março/11
    qro saber se recebo o pis do calendario 2010/2011 ou so no 2011/2012?

    trabalhei ate o fim de 2010

    so acho estranho qdo diz ter 5 de cadastro – qdo deveriam dizer, ter 5 anos de cadastro no pis ATE ANTES DA DATA BASE DO RECEBIMENTO
    assim ficaria mais claro – eu n tinha 5 anos no inicio da distribuiçao de verbas 07/10 a 30/06/11

    mas , tem lugares onde estao informando q se alguem completar 5 anos ate o ultimo dia da distribuiçao, ou seja ate antes de 30/06/2011 a pessoa ainda tem direito de entrar neste calendario

    fica a duvida e a critica qto a forma de divulgaçao dos direitos do pis – qto mais eles dificultam, mais lucram
    abraço
    [email protected]
    luiz carlos
    muriaé – mg

  15. Faz mais de 5 anos q tenho1º. registro em carteira, só q nunca recebi o pis!! por falta de informaçao!!
    No ano passado procurei me informar, mas ja tinha o 2º registro na carteira e passa de 2 de salario e aí ñ consegui!!
    Este ano de 2011 só estou com 1 q faz 2 anos, será q tenho direito? é refente o ano de 2010 ou de 2011???? obrigada!!

  16. Prezados Senhores,
    Sou Coordenador do Procon do Municipio de Capão Bonito e recebi uma reclamação, a titulo de solicitação de intermediação, visando resolver problema de duplicidade de titularidade de um mesmo cadastro PIS/PASEP.
    Apesar de não ser de responsabilidade direta dos nossos procedimentos, gostaria de poder ajudar o Cidadão a resolver o problema.
    Ocorre que o mesmo já procurou em vários locais indicados, sem qualquer êxito, e isto vem lhe porejudicando, até mesmo por ser um trabalhador a nivel de salário minimo e, portanto, com o direito ao abono, o que vem sendo recebido por terceiros, como detentor de mesmo número de inscrição, apesar de lotado em diferente estado da federação.
    Desde já somos lhes muito gratos, quanto às possiveis informações visando o encaminhamento para as providências e resolução do impasse.
    Atenciosamente,
    Juraci Luiz da Silva
    Coord. Procon de Capão Bonito – SP

  17. Prezados Senhores,
    Sou Coordenador do Procon do Municipio de Capão Bonito e tive uma reclamação, a titulo de solicitação de intermediação, visando resolver problema de duplicidade de titularidade de um mesmo cadastro PIS/PASEP.
    Apesar de não ser de responsabilidade direta dos nossos procedimentos, gostaria de poder ajudar o Cidadão a resolver o problema.
    Ocorre que o mesmo já procurou em vários locias indicados, sem qualquer, e isto vemlhe porejudicando, até mesmo que é um trabalhador a nivel de salário minimo e, portanto com o direito ao aboso, o que vem sendo recebido por terceiros, como detentor de mesmo número de inscrição, apesar de lotado emnoutro estado da federação.
    Desde já somos lhes muito gratos, quanto às possiveis informações visando o encaminhamento para as providências e resolução do impasse.
    Atenciosamente,
    Juraci Luiz da Silva
    Coord. Procon de Capão Bonito – SP

  18. Trabalhei com carteira assinada de 17/08/2004 à 20/10/2005 e depois temporáriamente de 31/03/2009 à 13/04/2009 e atualmente encontro-me trabalhondo com carteira assinada há 6 (seis) meses.
    Será que tenho direito ao PIS ??

  19. Oi, eu trabalhei com registro de 25/03/2008 a 18/06/2008 e 01/03/2010 a 31/01/2011, e tenho direito a o pis? mesmo recebendo o seguro desemprego.

  20. dae pessoal

    eu trabalhei em 2010 por 2 meses com salario de 650 reais por mes (em outubro e novembro),
    tenho direito ao pis ??
    ps: nasci em março
    vlw ai

  21. Bom dia, gostaria de saber se tenho direito a PIS nesse ano, trabalhei registrado em 2005,2006,2007,2008 e em 2009 fiquei sem registro, voltei a ter registro em setembro de 2010, entao receberei PIS agora?

  22. Tentei colocar o que gastei com min ha empregada doméstica no Impôsto de Renda; não foi possível porque ela, como doméstica não tem o número do PIS. Creio que este problem deve ser solucionado, pois se tenho esse direito, descontar o gasto no IR, como posso fazê-lo com esse impedimento?????

  23. Já sou cadastrada no PIS e RAIS, mas a última vez que fui registrada em carteira foi em 2007. Comecei a trabalhar registrada de novo só agora em outubro/2010. Eu teria direito ao PIS esse ano de 2011?

  24. gostaria de saber se todo empregador tem que relacionar seu funcionário na RAIS, pois fui receber meu PIS e consta na Caixa Federal que não estou relacionada na RAIS.
    Obrigada

  25. Qual salário deve ser levado em consideração? O salário Brasil ou o do Paraná (no meu caso)?
    E se a minha média não dá direito ao Pis e o salário subir e depois a média seja menor a 2 salários, posso receber? Ou conta o salário do ano passado?

  26. o bonus que a secretaria da educação paga aos funcionários e professores entra no cálculo da média de dois salários anuais???

    Miguel Sadao Watanabe

  27. Olá,bom dia!minha irma trabalho como empregada domestica 5 anos,a patroa preenchee a ficha na caixa e recebeu o numero do que seria do PIS,pois ja que empregada domestica nao tem PIS,so que nao conseguiu cadastrar ate hoje esse numero.e minha irma irma vai entrar na justiça contra a caixa por nao resolver o problema.mas o que ela deve fazer.

  28. Recebi o pis pela primeira vez no ano de 2010, gostaria de saber se vou receber o pis no ano de 2011, pois no ano de 2011 trabalhei até o mês de janeiro somente.???

  29. olá recebi o primeiro pagamento de pasep em 06/2008 continuo trabalhando no estado e nao recebi mais até hoje o q eu faço?

  30. trabalhei de carteira assinada ate março de 2009 e hj trabalho de contrato e nao assinaram minha carteira ainda.
    Gostaria de saber se tenho direito ao PIS agora em 2011
    Grata, Aline

  31. sou cadastrado no pis a16 anos trabalhei 6 anos de carteira assinada ganhado 1 salario e nunca recebi nada de pis e todo ano eu procuro e so diz nada a pagar estao me roubando.

  32. sou cadastrado no CEI, como pessoa fisica, presto serviço de embalagems de frutas e tenho empregados na área rural.
    quero saber se meus empregados tem direito a receber os beneficios do PIS quando o acerto for feito na Junta do Ministério de Trabalho.
    obrigado
    jose verissimo f. neto

  33. recebi o pis em 2008 mas depois nao recebi mais, nem 2009 nem 2010. gostaria de saber porq? e se tenho deireito. trabalho na area da educaçao do estado de M.G. obrigado

  34. meu empregador me cadastrou em outubro de 2006, gostaria de saber que mês vou receber meu pis, e se posso antecipar, moro em um municipio que não tem agencia da caixa, apenas caixa aqui, como devo proceder, posso fazer por telefone.

  35. Gostaria de saber se quem trabalhou como RECENSEADOR no Censo 2010 durante os 5 meses, recebendo mais de 2 salarios minimos e estando cadastrado a mais de 5 anos no PIS, tera direito ao ABONO ano que vem? Grato!

  36. Bom dia

    Cara tenho mais de 5 anos de cadastro no pis agora to recebendo menos de 2 salarios minimos porque fui registrado 03/01/2010 vou receber em 2011 o pis

  37. Bom dia, de acorco com a forma ou formula de pagamento do Seguro Desemprego e, percebemos que as parcelas não foram pagas de acordo, podemos reclamar?

  38. Gostaria de uma resposta pra essa questão pois não encontrei em lugar nenhum: trabalhei com carteira assinada desde 2003 ano passado saquei o total, logo após virei funcionário publico, esse ano fui consultar o saldo do pis que agora virou pasep e estava 0,00 porque isso acontece, sendo que no ano passado eu trabalhei até julho registrado?

  39. Boa tarde! Trabalhei em uma empresa de março de 2008 a julho de 2010, sem carteira assinada. Entrei na justiça do Trabalho e minha carteira foi assinada. Consultei pelo telefone a Caixa Economica e apesar de me enquadrar no quadro de quem recebe o PIS não conseguir receber , qual seria meu procedimento?

  40. Gostaria de saber se minha mae tem direito de receber o pis, pois, ela ja trabalhou myuitos anos registrada mas hoje ela é autonoma e nao pega faz algum tempo, nem sei se um dia ela retirou.
    E se meu pai que ja faleceu tenho o direito de fazer essa retirada!

    obrigado!

  41. Prezado Senhores

    (Assunto PASEP)

    Doc. 1.207.741.443-1
    Lei no. 7.670 de 08/09/1988 e resolução no. 05 de 12/09/2002

    Fui funcionário público até setembro de 2010.
    Em 2005 retirei meu fundo PASEP no valor total até aquela data, pois sou portador do vírus HIV e as leis diziam que eu tinha direito, então saquei o valor total até aquela data.

    Continuei trabalhando para o Governo de 2005 até 2010 e neste periodo não mais saquei nada do meu PASEP.
    Hoje dia 09 de dezembro de 2010, (passado já 5 anos da última retirada) fui ao Banco do Brasil sacar o correspondente a este período 2005 a 2010 e o funcionário me comunicou que nada havia em minha conta. (com um demonstrativo de saldo 0.00)

    Poderiam me informar do por que o PASEP não FEZ nenhum depósito de 2005 até a data presente?

    Aguardo uma resposta o mais breve possível, pois como disse anteriormente , sou portador do virus HIV e estou necessitando muito desta quantia.

    Atenciosamente,

    ____________________________
    Accioly Bergfeld Sarmento Sanches

  42. tenho vinte e um anos, sou registrada no pis desde 2006, quando foi meu primeiro emprego com carteira assinada, fiquei nesse emprego de fevereiro até setembro de 2006, depois tive outro registro em 2009 de julho até dezembro, e este ano estou trabalhando desde abril com a carteira assinada, gostaria de saber se tenho direito ao pis, ou quando terei? não esquecendo que meu salário nunca ultrapassou mais do um salário

  43. tenho vinte e um anos, sou registrada no pis desde 2006, quando foi meu primeiro emprego com carteira assinada, fiquei nesse emprego de fevereiro até setembro de 2006, depois tive outro registro em 2009 de julho até dezembro, e este ano estou trabalhando desde abril com a carteira assinada, gostaria de saber se tenho direito ao pis, ou quando terei?

  44. Agradeço a resposta, mas ainda tenho uma dúvida….
    RECEBI A CÓPIA DA RAIS E VI QUE A EMPRESA LANÇOUA AS HORAS EXTRAS, ENTÃO, A CAIXA NÃO ME BENEFICIOU COM O PIS POIS O VALOR ULTRAPASSOU. ISSO PODE SER SOMADO? FIQUE COM DEUS. OBRIGADA!!!

  45. Boa tarde, minha mãe tem o pis há 30 anos e nunca recebeu o salário referente ao pis que é um salário minimo mesmo trabalhando registrada, agora ela é empregada domestica e não recebe mesmo contribuindo com o fgts, etc. E recebendo menos de dois salarios .Vi aqui no site que ela não tem direito, porquê ela não tem direito? e se ela pode pagar alguma taxa por conta propria para receber o pis, desde já agradeço.
    PS: ela recebe apenas o juros que é em torno de 35,00.

  46. Bom Dia!
    Por favor, preciso esclarecer uma questão.
    Estou cadastrada hà 6 anos no PIS, recebi o PIS em 2009 referente à 2008 direto pela empresa que eu trabalhava. Recebi no ano de 2009 menos de dois salários mínimos (860,00), mas a caixa economica e o ministério do trabalho estão alegando que eu não tenho o direito de receber este ano, pois eu ultrapassei o limite de dois salários, o ministério do trabalho fala que eu perdi o direito do benefício, por que tirei férias e recebi 13º salário, eu acho um absurdo isso, pois é direito de qualquer trabalhador!
    Então, gostaria de saber o que eu posso fazer, será que foi a empresa que mandou a RAIS errada? O que eu devo fazer para ter meu direito respeitado?
    Atenciosamente, Elisa Parra.

  47. Ola, bom dia, gostaria de saber se a RAIS for retificada até o fim desse mês(novembro) se terei direito ao abono, e apartir de quando ele será liberado para saque.

  48. Boa tarde. Alguém por favor, me ajude!
    Fui sacar hoje o meu benefício (mendigagem), o PIS.
    Trabalhei por 4 meses em 2009, com o salário de R$ 900,00.
    Simplesmente fui informada que a empresa mandou a Rais com as poucas horas extras que fiz, então atingiu mais de 2 salários mínimos por causa de menos de 1%.
    Entrei em contato com a mesma que mandará uma cópia da Rais.
    HÁ POSSIBILIDADE DE REFAZEREM O ERRO? AFINAL O QUE DEVE PREVALECER, É O VALOR EM CARTEIRA!?

  49. RECEBO PIS TODO ANO,ESSE ANO ERA P/ TER SIDO DEPOSITADO DIA 17/11/10. SO´Q NÃO RECEBI AINDA, QERIA SABER SE O MEU SALÁRIO ULTRAPASSOU OS 2 MINIMOS E POR ISSO NÃO TIVE DIREITO AO ABONO SALARIAL(PIS)

  50. em caso de num mesmo anos (por exemplo 2010) tiver sido enviada a RAIS de 2008 e 2009 (atraso da empresa)… ainda teria direito a retirar o PIS referente a 2008? a média foi sempre inferior a 2 mínimos…

  51. Sou cadastrada no PIS e nunca recebi o mesmo.
    Já me informei com um contador porque não recebe PIS me falou porque a empresa é pessoa física e não jurídica.
    É isso mesmo, não tenho direito?

  52. Bom dia
    Sou registrada desde 1993 mas sempre recebi acima de 2 salários. Mas vejo que tem pessoas que recebe como eu e recebem um valor pequeno , mas recebem.Agora eu nunca recebi nada e não entendo o porque?????
    Lembrando que tenho o cadastro no PIS desde o mesmo ano.

    Grata

  53. Tenho 8 anos de registro, trabalhei ano passado, e na minha carteira esta como ganho 1000R$, mas quando dei entrada no meu seguro maternidade, estava contando que ganho 1095R$, tenho direito ao PIS.

  54. eu tenho 59 anos nao trabalho mais e nao sou aposentada mas quando parei de trabalhar recebi peu pis mas restou um fundo quando posso sacar esse fundo?se eu nao vou aposentar com 60anos posso sacar?

  55. oi eu liquei para a consuta do pis ai eles diseram que nao vou ganha o pis esse ano pq o trabalho onde eu tava nao representou a folha raiz mais eu liquei no trabalho e eles disseram que sim entregou a folha o que eu fasso

  56. Oi, Eu completei 5 anos de pis dia 04/11 e de acordo com a tabela eu só poderia receber a partir do dia 17/11 e no ano base que é 2009 eu trabalhei 7 meses de carteira assinada. Fui receber e a informação foi que eu não tinha direito e só teria a partir do 6º ano de cadastro. Isso está correto? Pois pelas regras no dia de receber meu abono eu já teria registrado os 5 anos necessários e no ano base também foi registrado + de 30 dias de trabalho. Por favor me informe, Obrigada

  57. Sou cadastrado no PIS desde 06/10/2003, meu salário mensal é inferior a dois mínimos,em 2009 recebi o PIS, neste ano tenho direito tb?

  58. Bom dia. Eu recebo no meu contra-cheque, o Ordenado Básico de R$ 935,00, acrescido de Adicional Insalubridade, Adicional Noturno (trabalho somente a noite), Gratificação por Tempo de Empresa, e outros benefícios, chegando ao Valor Líquido de R$ 1.345,00.
    Tenho direito ao Abono Salarial ?

  59. Prezado Senhores,
    Segundo a C.E.F a empresa em que trabalho não informou a RAIS2009 e por está razão não recebi meu PIS de 1 salário mínimo como tenho direito. A empresa ( R.H ) informou que iria verificar com o contador e que eu poderia voltar na C.E.F depois de 15 dias que já estaria solucionado, se passaram 30 dias e até agora nada,já percebi má vontade por parte da empresa, o que os Srs. sugerem.

    Atenciosamente,

    Elcio Machado

  60. Boa tarde gostaria de uma informação.
    Trabalhei ano passado durante 5 meses de carteira assinada
    mais só fiz o meu pis ano passado tbm tenho direito ao pis ?

  61. Qual o valor máximo que tenho que receber de FGTS quando saio de uma empresa para que não interfira no meu Pis do ano seguinte.
    Sai do serviço em junho do ano passado e não consegui receber o desse ano..

  62. trabalhei com carteira assinada mais de 5anos, mas nunca tive direito ao pis ou mesmo abono no ano passado trabalhei mais ou menos 5meses[jan. a maio] e do inicio de dezembro não recebi nesse periodo mais que dois salarios e segundo a caixa não tenho direito. porque isso .

  63. Olá. Recebo 2 salarios mínimos, não tem hora extra nenhum tipo de extras,no meu olerite é 2 salários, fui na caixa e eles me falaram que não tenho direito porque o meu rais está calculado a mais… isso é erro contador? Eles alegam que estão somando 1/3 das ferias, mas que eu saiba ferias e 13° é lei nós temos o direito de receber, não inclui na soma do rais.
    Preciso de esclarecimento por favor… Se o governo fala que até dois salários minimos que nós temos direito do pis, então temos esse direto
    Responder

  64. Sobre teto de dois salários mínimos para ter direito ao PIS, o valor do salário mínimo é referente ao período trabalhado, ou o valor do salário mínimo do ano corrente? Por exemplo para cálculo do PIS 2010, me baseio no salário mínimo de 2009 ou de 2010?

  65. Acerto dos direitos da empresa, multa recisória, saque do FGTS e demais valores recebidos na demissão contam como salário??? Pois minha esposa recebeu em média menos que 2 salários no ano de 2009, mas não recebeu o PIS….

  66. Em 1998, apos me aposentar, saquei meu paseb,agora gostaria de saber se deste periodo até 2010, se houve alguma complementação ou reajuste em virtude dos planos verão,color,breser

  67. me encaixo em todos os requisitos para receber o abono salarial mas a empresa que eu tralhava disse que nao tinhao mandado a rais que so foi mandada no mes de agostode 2010 consuto mas nao costa que eu tenho o beneficio fui ate a caixa economica federal e fui informado que so vai ser atualizado no mes de dezembro a miha data para receber e no mes de novembro esta informaçao confere obrigado ag resposta

  68. Por acaso no mes de julho no caixa eletronico fui na opçao pis e caiu em minha conta da caixa, o pis, achei estranho por fazer aniversario no mes de maio, tenho carteira assinada desde 2005 e creio que era referente ao ano de 2009 que nao saquei e que iria perder na data de 30/06/2010 , minha duvida é, receberei o pis de 2010 a partir do dia 17/11/2010? Pois é oprazo para o ano em que nasci( Maio), e tive carteira assinada em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 até abril. esses anos citados trabalhei com no mínimo 30 dias em cada ano. terei direito ao pis em novembro desse ano???

  69. Olá.Tenho cadastro no PIS,mas estou afastada há dois anos recebendo auxiliio-doença.Gostaria de saber se este ano tenho o direito do PIS,no ano passado eu recebi.Agradeço

  70. Trabalhei 15 dias no ano de 2009 , tenho direito receber o Pis, eu sei que para forma de calculo trabalhista 15 dias equivale a 1/12 avos ou seja 30 dias.

  71. Bom dia me chamo Guaciara e trabalho registrada desde 10/05/07 mais no ano de 2008 me afastei do trabalho e desde de então me encontro no auxilio doença e gostaria de saber se tenho direito ao pis

  72. ola, me chamo daiani, sou registrada deis de 01/02/2005 em uma empresa, gostaria de saber se terei direito ao pis em 2010 ou 2011? Já te agradeço pela atenção, obrigada.

  73. Olá.. gostaria de saber; sou cadastrado no pis desde abril de 2006, tenho direito á algum rendimento ou juros? pois ainda não completaram cinco anos de registro. Meu aniversário é em setembro.

  74. tirei minha carteira de trabalho em 2005 e já veio com o numero de pis e em 2006 tive meu primeiro registro e desde então sigo fichada tenho direito este ano. Mayara

  75. TRABALHO EM UMA EMPRESA HA 14 ANOS MAS ANO DE 2009 PASSEI O ANO TODO EM CASA POR MOTIVO DE DOENÇA SENDO BENEFICIADA PELO AUXILIO DOENÇA DO INSS -QUERO SABER SE TENHO DIREITO AO PIS

  76. Ola Bom Dia!!!
    Trabalhei o ano passado pela primeira vez com carteira assinada por 5 meses.
    portanto faz só um ano e pouco que sou cadastrada.
    será que tenho direito??
    Obrigada desde já.

  77. ola boa tarde, em 2009 me demiti da empresa q na qual eu tinha 5 anos, meu salario final era de 590 reais na carteira: minha carteira foi assinsda por outra empresa em abril de 2010, tenha direito ao pis?? por favor me responda?
    spe

  78. por gentileza gostaria de saber se tenho direito ao pis pois trabalhei 8 meses de carteira 2008 agora em 2010 faz 1 ano de carteira em consultorio posso receber

  79. olá me chamo Monalisa gostaria de saber se tenho direito ao pis,minha carteira foi assinada pela 1 vez em novembro de 2006 ate hoje,será que ja recebo o abono salarial?
    Responda assim que poder obrigada

  80. Olá, meu pai enquadra-se em todos os requisitos, trabalha há muito tempo, na empresa atual recebi menos de 2 salários e está registrado desde 2009. Entretanto, quando foi receber, só tinha R$ 40,00 referente juros, o que pode ser feito?

  81. trabalhei até outubro ganhando meno que 2 salarios minimoo
    novembro e dezembro fiquei pelo auxilio doênça ganhando pouco mais que dois salários.

    Eu tenho direito ao pis

  82. Ola, recebi nemos que dois salarios minimos na media no ano passado mais nesse ano sai do emprego e recebo agora a ultima parcela do seguro desemprego, queria saber se tenho direito ao pis referente ao ano passado?

  83. Olá, tenho registro em carteira por mais de 5 anos, trabalhei nos anos de 2008 e 2009 com menos de 2 salarios, porém fui informado por uma funcionaria da caixa que não tenho direito ao PIS, pelo fato que tive uma baixa em carteira onde recebi resizão, FGTS superior a 2 salarios minimos! Gostaria de saber se procede tal informação! Agradeço desde ja!

  84. meu marido faleceu em março de 2009,antes dessa data estava trabalhando e nesse ano recebi o pis,como ele trabalhou antes de março será que tenho direito esse ano?

  85. Em 2009, meu abono foi depositado direto em minha conta no Banco do Brasil, será que este ano será novamente depositado? Visto que nasci em dezembro, e já começaram os pagamentos.

  86. Boa Noite!!!

    esse mes faz 2 anos que eu tou de auxilio doença, quero saber se eu tenho direito a receber o pis? O ano passado eu recebie.

    Obrigada

    Desde ja agradeço,

  87. Gostaria de saber?
    Meu primeiro registro foi em 2000 onde trabalhei 2 anos, mas só voltei a trabalhar agora em 2009 foram 6 meses tenho direito de receber o pis??

  88. Uma exemplo:
    O funcionário trabalha com um salario medio de 1500,00 durante 10 anos e é demitido, recebe o seguro desemprego durante 6 meses. No caso a demissão foi em fevereiro de 2009. O mesmo só começou a trabalhar em janeiro de 2010 com um salario de 800,00. Tem direito ao pis de 2009?
    Aguardo.

  89. Ola!
    é o seguinte, ate Janeiro deste ano (2010) eu recebia
    menos de 2 salarios minimos, e recebia o PIS.
    em Fevereiro deste ano (2010) passei a receber mais de 2 salarios… este ano ainda terei direito a receber??
    pq estamos recebendo referente ao ano de 2009…
    sou nascida em Janeiro, caso ainda receber, posso retirar esse mes.

    obrigada!

  90. bem eu tenho cadastro no pis desde 1998 e nunca recebi nada pois nao corri atraz. eu ainda posso receber? quanto receberei e quando? nasci em novembro

  91. boa tarde comecei a trabalhar em 20 de dezembro de 2005 este ano tenho direito a pegar o pis??? faço aniversario em junho sera que apartir da data de liberação que é novembro tenho direito a sacar???

  92. gostaria de saber se tenho direito o pis fiquei desempregado por um tempo e sem carteira assinada mais estou empregado de carteira desde janeiro de 2010 tenho direito ao pis tenho meu cartao cidadao desde 2003!!!!!

  93. Boa tarde!

    Estou com uma dúvida. Um funcionário que recebe mensalmente R$1020,00 e trabalhou desde novembro o ano de 2008 ate os dias de hoje recebendo em media este salario, já tirou ferias em novembro de 2009 tem direito a PIS?

    No aguardo
    Pollyanna

  94. O Contador da nossa empresa é uma pessoa excelente, porém se esqueceu de colocar o nosso nome na RAIS, há como fazer esta correção retroativa, já que foram pagos todos os encargos e assim eu poderia receber meu PIS ainda este ano?
    Grato, e DEUS o abençõe pela informação.

  95. O contador da empresa que trabalho esqueceu de declarar a Rais dos funcionarios do ano de 2009. Agora quando chega o dia do recebimento do pis pelo calendario ninguem esta recebendo. Como devemos proceder?

  96. oi. Eu recebo meu pis a 03 anos já, fui sacar o mes pis hoje e diz que nao tenho, liguei no 08800 da caixa me falaram que nao tenho direito. so que eu trabalhaei o ano de 2009 registrada de fevereiro ate outubro ganhava em torno de 930,00 em carteira por que nao tenho direito? a recisão conta nos valores? qual seria o motivo se nao ganhava mais de 02 salarios no meu contra cheque para nao poder receber?

  97. Fui cadastrado no PIS em julho de 2004,e gostaria de saber se tenho direito a receber o Pis, pois vim a ser registrado em dezembro de 2009, sendo que nos anos subsequentes nao houve nenhum registro. No ano de 2009 foi declarado na RAIS, o valor de R$ 959,02: sendo R$ 894,00 salario contratual; R$ 74,50 da parcela final do 13º salario.

  98. boa tarde trabalhei em um mercado de 01/11/2008 a 01/11/2009 fui ate a caixa e atraves do meu cartao cidadao recebi a notificacao que o meu pis nao esta cadastrado e no mesmo instante fui ate o caixa e pedi a informação sobre o pis,e fui informada que nao consta a informação de rais e que so o contador pode fornecer este papel,so que o contador é de outra cidade a firma faliu e uma de nossas colegas ligou para o contador e ele disse que nao forneceu para o banco a informação do rais pq ele nao estava recebendo o honorario dele O QUE FAZER ? Sem mais agradeço e fico no agrado de suas prezadas respostas

  99. eu trabalhei com empregada domestica por dois anos e quatro meses e minha carteira foi assinada cinco meses depois da data de admissão e so recebi a recisão. tenho direito de receber o Pis?

  100. Uma pessoa que está encostada pelo inss tem direito de receber o pis? Estando um ano encostada, por motivo de assidente, mas continua com a carteira de trabalho sem dar baixa.

  101. Estou na mesma empresa há três anos, onde recebi o PIS (convênio empresa/caixa). Acontece que neste ano, assim, como nos outros receberia o PIS junto com as férias, isso não aconteceu. Então liguei p/ o 0800 da CEF e falei sobre meu caso, onde fui informado que por ter ganho mais de dois salários não teria direito. Mas, na verdade o meu salário é de R$ 815,20, sendo que o pagamento das férias foi de R$ 990,90. Issa informação da Caixa estar correta? O quê faço para resolver essa questão? Obrigado!

  102. tenho 5 anos de carteira assinada, fui ate uma agencia da CAIXA e fui informada de que nao posso receber o pis pq onde eu trabalho atualmente nao possui cnpj, está certo isso? aguardo respostas

  103. O ANO PASSADO EU RECEBI O PIS. GOSTARIA DE SABER SE EU RECEBO ESTE ANO NOVAMENTE, MAS EU NAO ASSINEI A MINHA CARTEIRA ESTE ANO… MAS EU TENHO DIREITO?

  104. O calculo e feito encima do base ou do total de proventos? Soma todos os meses e dividi por 12 se der até 2 salarios minimo o funcionario tem direito?

  105. Oi!!!Boa tarde gostaria de saber porque não tenho direito de receber o pis sendo que tenho todos os requisitos para poder receber.Tenho mais de 5 anos com carteira assinada,recebo menos de 2 salarios minimos,trabalhei pelo menos 30 dias do ano,e continuo trabalhando com carteira assinada,tenho o numero do pis ,não entendo porque não recebo,gostaria de uma orientação para saber o que aconteçe,quem devo procurar.Agradeço se for atendido.Boa tarde aguardo resposta.

  106. OI gostaria de saber se tenho direito esse ano pq eu nunca recebi o pis somenti juros,sou cadastrado des 88.ate o ano de 2008 somenti juros o ano passa recebi um salario .sera q esse ano recebo normal ? abraços e obrigado..

  107. meu marido ta registrado ha dois anos,ele é caseiro o patrao dele diz que ele ta registrado como empregado da empresa,meu marido tem direito ao pis e como faço para saber se ele relmente ta registrado como empregado da empresa ou como caseiro???depois de quanto tempo ele vai poder sacar o pis?

  108. trabalhei em uma empresa 11 anos com carteira de trabalho
    meu contra cheque sempre foi inferior a dois sálario minimo, e eu nunca recebi pis, eu ligava para caixa eles me informavan que eu não tinha direito,agora estou a 3 anos em uma outra empresa e estou recebendo, poso cobrar meus direitos á esta primeira empresa onde trabalhei 11 anos?

  109. Gostaria de tirar uma duvida,trabelhei no ano de 2009 em 2 serviços diferentes com registro nos 2 somando os dois registros da mais de 2 salarios minimos sera que tenho direito a receber o Pis de 2010.
    Obrigado.

  110. Se eu trabalhei até 20 de Janeiro de 2010 com carteira assinada, eu tenho direito de receber o pis em 2011? Sendo que tenho a carteira assinada mais de 6 anos.

  111. Oi tenho uma amiga que trabalha de cateira assinada a mais de 5 anos, nesta ultimo trabalho dela ela está a quase 2 anos, só que lá não tem CNPJ ela é registrada pelo CPF da Doutora. Ela tem direito ao PIS? Por que ela foi informada que tem direito quem é registrado pelo CNPJ. Isso faz alguma diferença? Obrigada.

  112. Bom Dia!
    Meu nome é Irlane,eu trabalhei 5 meses com carteira assinada,e nasci em 13 de março de 1990 e meu salário era R$465,00.
    Quero saber se recebo PIS,e quanto irei receber?!

    Muito Obrigado!

  113. Peço encarecidamente que me respondam essa pergunta.
    Em 2009 recebia um salario de 811,00 durante todo o ano e na epoca o salario minimo era de 460,00. Quando fui sacar o meu abono agora em 2010, a caixa alegou que eu tinha recebido mais de 2 salarios minimos. Onde posso recorrer? Tem como eu reaver o direito de receber esse abono? Obrigado

  114. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida, meu namorado trabalhou durante dois anos de carteira assinada, depois começou a trabalhar como autônomo, mas ano passado voltou a trabalhar de carteira assinada, a dúvida é a seguinte: ele tem direito ao PIS? Ele tem mais de cinco anos de cadastro no PIS mas não tem cinco de carteira assinada, ainda assim ele tem direito?

    Desde já agradeço.

    Janaina Vieira

  115. Ola eu fui registrada em janeiro mais nao pode ficar no emprego creio eu que nem deu 30 dias sera que tenho direito ao pis esse ano aguardo respostas obrigada.

  116. Vinha recebendo abono ate o ano passado, quando fiz um acordo com a firma, em 30/03/09, recebi nesses 03 meses R$1.108,00 (salario mensal), fui registrada novamento em 01/12/2009 com salario de R$663,00.Na média teria direito correto? mas só veio juros. o contador me disse que acerto tb entra nessa media, só que tenho uma amiga no mesmo caso e ela ira receber abono. O acerto entra no calculo??

  117. Estou aposentado tem 1 ano, e continuo trabalhando…recebia sempre o abono..tenho direito ainda ao abono, apesar de ter retirado todo o dinheiro do pis quando me aposentei?

  118. Gostaria de saber se o empregado, devidamente registrado e de Carteira assinada, que teve seu contrato suspenso, por motivo de doença, durante todo o ano-base tem direito ao abono do PIS, considerando que possui mais de cinco anos de cadastrado e recebe, em média, menos de 2 salários-mínimos.

  119. olá… Meu último registro com carteira assinada foi em nov/dez-2008, sendo que desde de dezembro de 2008 sou contratada (act) pelo estado. Meu ultimo recebimento do pis foi agosto de 2009. Será q receberei desta vez???
    obrigada

  120. tenho carteira assinada desde de 2004, sendo que meu empregador é pessoa fisica não recebi pis o ano passado mesmo tendo enviado a rais, eu tenho direito.

  121. trabalhei ate 12 de dezembro de 2009 ganhando menos de dois salários mínimos, so que eu entre no site da caixa para ver sem tinha direito, e me informa que so tenho direito aos rendimentos , sendo que em 2008 eu recibi meu abono salarial ,gostaria se saber , o que esta errado, sou registrada desde 1987

  122. eu fiquei tres anos sem trabalha,voltei este ano de 2010.gostaria de saber se tenho direito ao pasep.obs:trabalho pra prefeitura com um contrato de dois ano,tenho mais de seis anos de pis.

  123. sou fixada desde 01/08/2005 o meu cartão do pis foi tirado no dia 28/08/2005 gostaria de saber se eu tenho direito ao pis agora no ano de 2010 ganho um salário minimo obrigada

  124. sou cadastrada no pis a mais de 10 anos, trabalho a um ano com carteira assinada e ganho um salario, eutenho direito ao pis.

    antes eu sempre tirei os juros.
    obrigada.

  125. Tenho inscrição do PIS há mais de cinco anos, mas so comecei a ganhar mais de dois salários em setembro de 2009. Portanto gostaria de saber se possível se este ano receberei o PIS?
    Obrigado pela atenção!

  126. Boa tarde,

    Fui registrada em 01 de agosto de 1988 a dezembro de 1996. Dai pra frente so tive registro em 01 de março de 2009 e continuo registrada.
    Gostaria de saber se tenho direito de receber o PIS.

    Obrigada

    Inez

  127. Boa tarde!
    Sou cadastrada no Pis desde 2005 e no ano passado, 2009 minha carteira foi assinada por um periodo de 4 meses. No site da Caixa vi que não tem direito a receber o Pis “Menor aprendiz”. Minha função na Carteira estava como “Aprendiz Industrial” porém não “menor”, já que tenho 23 anos. Gostaria de saber se tenho direito a receber o PIS. No atendimento da Caixa por telefone, fui informada que consta no sistema que a empresa não enviou a RAIS para o ministerio do trabalho, porém a empresa afirma ter enviado e , inclusive me deu uma cópia da RAIS. Como devo proceder?
    Obrigada.

  128. eu trabalheiaté 16/11/2009; tenho direito a receber . mas naõ sei como fazer;porque estava escrito que eu naõ incluida no calrndario.

  129. Sou cadastrada no pis desde 2003 e ano passado recebi normalmente pela empresa.Porém este ano não recebi nada e procurei o rh que por sua vez me mandou procurar a caixa.Hoje fui até uma agência e a caixa consultando o meu número do pis me informou q eu não tenho direito ao benefício pois recebo mais de 2 salários.Como isso pode acontecer se no meu contra cheque o salário é de 560 reais e a única vez que passein de 900 reais foi por causa do décimo terceiro?como devo proceder para saber o q realmente houve?

  130. ola, tenho uma duvida,trabalho registrado desde 14/01/2005 até hoje no caso 04/08/2010 c/ remuneração média de R$700,00 P/ mês
    quero saber se tenho direto no abono PIS,meu departamento pessoal me informou apartir do ano que vem,confere?
    muito obrigado!!

  131. Ola por gentileza,tire uma duvida minha por favor e o seguinte eu trabalhei desde 2005 ate 2009 do mes de marco 23 o salario na minha carteira era 900 reais eu tenho direito do pis,eu ja so cadastrada no pis,o salario minimo de 2009 era 465?obrigado pela atencao..

  132. Prezados
    Eu adoraria receber um exemplo do livro da ilustríssima juíza Candy Florencio Thome, cujo título fala sobre o Assédio Moral na Relação de Trabalho, visto tratar-se de tema que muito me agrada, além de ser o assunto da minha monografia do curso de Pós Graduação.

  133. Bom dia,por gentileza gostaria de saber se recebo pis este ano de 2010.trabalhei com registro de 01 de outubro de2004 ate 31 de julho de 2007.depois com outro registro de 05 de janeiro de 2010 a 18 de fevereiro e agora com outro registro de 01 de julho de 2010 e permaneço.obrigado

  134. TRABALHEI POR 2 ANOS E SEIS MESES NO ESTADO DE ALAGOAS NO SETOR DE SEGURANÇA PÚBLICA, SOFRÍ UM ACIDENTE E ME APOSENTARAM IMCAPAZ E DEFINITIVO PARA TODO E QUALQUER TRABALHO, MINHA SURPRESA SE DEU QUANDO PROCUREI MEUS DIREITOS INERENTES AO PASEP, POIS MINHA MATRÍCULA NÃO EXISTE, ISTO É NUNCA EXISTIU. POSSO ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO PARA QUE ELES ME PAGUEM COM TODOS OS ATRASADOS PERTINENTES, INCLUÍNDO DANOS MORAIS E MATERIAIS SEM QUE ELES ALEGUEM A FAMOSA PRESCRIÇÃO OU CADUCIDADE?

  135. Já recebo o pis há alguns anos, mas esse ano passei em um concurso e desde março de 2010 sou funcionária pública, sendo que trabalhei o ano passado em empresas privadas.Tenho direito ao pis esse ano?

  136. Bom dia,
    eu trabalhei com DAS (Cargo comissionado numa prefeituta,fui nomeada em 2008 e exonerada em 2009.
    Gostaria de saber se tenho direito a receber o PASEP.
    E a segunda situação é que fui contratada pelo orgão municipal no ano de 2009 e o contrato foi rescindido por mim,neste ano de 2010. tenho direito de receber o pasep?
    obrigada

  137. oi.fui registrada no ano de 2005 por 8 meses.dps em 2007 por 1 ano e 2 meses.nesses empregos eu ganhava um salario…em 2009 eu trabalhei sem ser registrada…eu tenho direito ao pis de 2010???????eu nunca recebi pis..obrigada..

  138. Meu caso é parecido. Como também não tenho respostas concretas, creio que o melhor a se fazer é solicitar a rais de 2009 nas emresas trabalhadas e comparecer ao ministerio do trabalho com ID, CPF, carteira de trabalho e contra-cheques do período. Só assim conseguiremos entender o que acontece. É o que vou fazer amanhã. Espero ter ajudado.

  139. Boa Noite!!!
    Fui registrado pela primeira vez em dezembro de 2005!Sei que minha empresa é conveniada com CEF.
    Tenho direito ao pis?E se tenho quando será pago?
    Agradeço desde de já!
    boa noite

  140. Boa noite, eu trabalhei em duas empresas em 2009, 04 meses em cada, mas fiquei desempregada por 04 meses, tenho os dois informes de rendimentos do período, porém quando entro em contato com o banco do brasil para verificar se possuo direito ao abono salarial sou informada que a minha média salarial foi superior a dois salários mínimos, o que não é constatado nos informes. Como faço para recorrer?
    Grata
    Danila

  141. Sou cadastrada no PIS desde 2001, mas desde 2008 trabalho sem carteira assinada, sou contratada. Gostaria de saber se tenho direito ao benefício.

  142. meu esposo faleceu ha mais de 04 anos,deixou filha menor hoje com sete anos…nunca conseguimos retirar o saldo total do pis (que a caixa alega pagar mediante a morte do cidadao) nao temos senha,a situaçao ja passou por dois advogados que nao nada conseguiram com a caixa..eu acessava o site da caixa quando ele(falecido) pedia,sei que deve ter uns mil reais de fundo por la,porem nunca guardei a senha…alguns gerentes afirmaram que sm senha é impossivel sacar,isso seria verdade? ja nao temos o comprovante de obito em maos provando a veracidade dos fatos? se o pis é direito do cidaçao,pq nao conseguimos resolver? obrigada pela orientaçao
    katia

    • @katia,

      Se o seu esposo teve registro na carteira anteriormente a 1988 é provável que tenha direito ao saque, se não o fez anteriormente por outro motivo.
      Procure a Defensoria Pública na sua cidade – costuma haver nos prédios dos Foros da Justiça. Informe-se com o Defensor Público que ele lhe dará a melhor orientação.

  143. O que acontece é que tenho conta no banco do brasil e essa semana passada fui la e estava na poupança um dinheiro. Não sei se é referente ao ano passado ou a esse ano… pois pelo que me informei meu pasep é final 3 entao começo a receber a partir de 17/08.
    Tem como eles terem antecipado o pasep 2010?
    Obrigado

  144. EU POSO IR DIRETAMENTE NUMA AGENCIA DA CAIXA E SOLICITAR MEU CARTÃO CIDADÃO PARA RECEBER O BENEFICIO SEM QUE A EMRPESA ONDE TRABALHO PRECISE SOLICITAR O CARTÃO?

    E O QUE EU PRECISO PARA SOLICITAR O CARTÃO CIDADÃO, QUE TIPO DE DOCUMENTO DEVE LEVAR?

    OBRIGADO
    NO AGUARDO!

    • @THIAGO DOS SANTOS,

      Sim. Algumas empresas facilitam a vida de seus empregados e inclusive antecipam o PIS. No entanto comparecendo em uma agência da Caixa, com qualquer documento, você poderá obter o documento que é importante inclusive para receber outros benefícios, como o seguro-desemprego.

  145. tenho minha carteira assinada desde 1981 e muitas vezes ja recebi o abono salarial, mas em 2009 tive minha carteira assinada por 2 meses e nao tive direito ao
    abono salarial, porque? como posso recorrer para receber o abono salarial ja que basta ter um mes de carteira assinada no ano anterior ao pagamento

  146. Mas como te falei, meus outros colegas receberam a partir desse ano. Porque eu não teria direito?
    O número do meu PIS no contracheque é o mesmo desde 2002.
    Porque em 2001 eu não tenho como comprovar em contracheque que já trabalhava.

  147. Respondendo:
    Você não tem carteira assinada porque?
    Nunca assinaram a carteira( nem a minha nunca foi assinada por outra empresa, é o meu primeiro emprego), e aqui chamam os funcinários que apenas renovam contratos temporários anuais de prestadores de serviço, mas cumprimos todos os horários de um funcionário concursado 40hs.

    Você é servidora pública estatutária concursada?
    Não, sou prestadora de serviços e assino contrato de renovação todo ano de 2001 a 2010, continuo lá na Prefeitura.

    Prestadora para quem? Como é remunerada?
    Sou remunerada sim, a prefeitura tem convenio com o Banco do Brasil, todos tem cartao e recebem em conta corrente normalmente 600,00 e tem descontos de INSS e ISS no contracheque desde 2002. Temos também contrato de trabalho, mas sempre tem polêmica aqui porque não temos nossos direitos como férias e o 13º salário para prestador de serviço.

    A partir de 2004 recebi um contracheque (que informa os vencimentos) especial com informações assim:
    COMPROVANTE DE RENDIMENTOS E IMPOSTO DE RESNDA ANO-CALENDARIO 2004.
    As únicas informações que são preenchidas são:
    RENDIMENTOS TRIBUTAVEIS, DEDUÇOES E IMPOSTO RETIDO NA FONTE;
    Total de rendimentos (2.559,33) Na época (ano 2004) eu recebia 240,00 bruto.
    e mostra também:
    Contribuição Previdenciária oficial: 195,79

    Mas tem vários outros itens, todos em branco 00,00.

    Espero que me ajude, porque eu não ganho muito (600,00 bruto) e gostaria de receber esse direito.

    Agradeço muito.

    • @Maria Ana,

      Ao que parece, embora o contrato não esteja consignado em sua CTPS você é registrada. Neste caso deveria estar percebendo, desde que o seu registro completou cinco anos, a exemplo de seus colegas, o PIS.
      Verifique se você atende aos requisitos e caso positivo fale com o seu empregador (quem lhe paga seus salários), pois deve ter havido algum erro no seu cadastramento ou na informação da RAIS.

  148. Neste caso não vejo motivos para que você não receba. Aguarde a data aprazada na tabela que se encontra neste artigo (através de seu aniversário). Provavelmente na época oportuna o benefício lhe será alcançado.

  149. Bom dia,
    Gostaria de saber se tenho direito ao pis, pois trabalho numa empresa particular há 11 anos, por causa desta firma já recebo o pis há muito tempo, mas no ano passado de agosto a dezembro trabalhei com contrato de prefeitura, além da firma particular. E com isso a renda passou a ser de 1.560 reais.Agora não sei tenho direito ao abono.

  150. Bom dia!
    No ano passado eu recebi o pis, mais estou com duvidas referente ao de 2010, pois trabalhei empregada até Fevereiro de 2010 e em Maio registrei uma empresa ME em meu nome, será que mesmo com empresa em meu nome eu vou receber o pis este ano?

    Desde ja Obrigada.

  151. Olá Jorge!
    Meu caso é o mais estranho:
    Trabalho na Prefeitura da minha cidade onde todos os colegas com mais de 5 anos que nunca assinaram carteira assinada receberam o PIS/PASEP.

    Eu trabalho lá desde 2001. Só que comprovado desde 2002.
    Meus contracheques informam o cadastro do PIS desde Junho 2002. Nunca saí de lá, mesmo sendo prestador de serviço, todos os colegas estão nessa situação e receberam no salário desse mês na conta deles direto.

    O que faço? Eu sou a que tenho mais tempo e fui a única a não receber. Vou salvar esse site na área de trabalho p ver a resposta amanhã. Muito obrigada.

    • @Maria Ana,

      Eu não consegui entender. Você não tem carteira assinada porque? Você é servidora pública estatutária concursada?
      Em outra passagem você informa que é prestadora de serviços. Prestadora para quem? Como é remunerada?
      Estas informações são importantes para entendermos a sua situação.

  152. minha carteira foi assinada em maio/2009 e fio dada baixa
    em 07/2009, com o valor de 594,00 eu nao teria direito ao
    abono salarial de 01 salario minimo, pois consultei e
    so vou ter direito ao rendimento, gostaria de saber onde
    posso resolver isto? grata!!!!

  153. Como é feito a média para recebimento do PIS? Pois trabalhei em uma empresa em de 2008 recebendo o mesmo salario em 2009 (R$1000,00). No ano de 08 recebi pela minha conta no mes de julho. Ja referente a 2009 me disseram q nao tenho direito. Quero saber como é feito o calculo, pois os valores recebidos são os mesmos nos 2 anos.

  154. Bom dia!

    Gostaria de saber se para receber o PIS, além dos requisitos já citados anteriormente, é necessário que o trabalhador esteja com o recolhimento do FGTS e do INSS em dia, ou seja, neste caso os recolhimentos referentes ao ano de 2009?

    Att,

    Charles

  155. Bom dia,

    Consulto o PIS do meu noivo só que dá a seguinte msg, “não há beneficios para esse pis”, a data de nascimento dele é 13/11, trabalha com carteira assinada desde de Outubro/2009. Essa msg, significa que está fora do calendário de pagamento ou ele não tem direito, a renda não passa de dois salários mínimos.
    No aguardo.

  156. Ola minha mulher trabalhou até maio de 2009 registrada com o salario de R$850,00 e já pegou 2 vezes o beneficio
    mas esse ano quando consulto seu pis diz que não há beneficio para esse pis.O que acontece?

  157. trabalhei registrado desde 01 06 2009 a 01 10 2009 salario de 950.00 com registro
    nunca recebi o abano so o rendimento
    esse eu tenho direito ao salario minimo
    grato pela atenção

  158. olá,por favor me esclareca uma duvida,fui registrada esse mes de julho,mas nunca trabalhei com registro na carteira essa é a primeira vez,sera que eu tenho direito ao Pis?espero retorno grata.

  159. ha algum tempo recebo o pis mas passei metade do ano de 2008 e o ano inteiro de 2009 de licença por acidente ano passdo recebi este ano tenho direito?

  160. trabalhei em 2009 todo o ano letivo e recebia mais de dois salários mensais.Este ano(2010) recebo menos de dois salários pois estou com um emprego só.Tenho direito de receber o pis este ano?

  161. trabalhei em 2009 registrado, más recibia um pouco mais que dois salários mínimos, neste caso recebe juros de pis?
    e se a empresa não me cadastrou na caixa economica me prejudica em não receber o pis?

  162. Trabalhei 7 meses em uma empresa, sendo 5 deles em 2008. Durante este período meu salario era de R$ 1.000,00. Em 2009 recebi o abono normalmente. Agora em 2010 me disseram que não tenho direito porque em 2009 recebi mais q 2 salarios mínimos. O que me deixou confusa, pois, trabalhei apenas 2 meses recebendo o mesmo salario de 2008, 7 meses desempregada e depois mais 3 meses ganhando salario minimo. O que posso fazer em relação a isso?

  163. Saí da empresa na qual trabalhava, desde outubro de 2008, no final de fevereiro de 2009. A empresa me informou que mandou as informações anuais da RAIS à CEF.
    Recebia à época um salário de R$ de 873,00. Faço aniversário em março, mas como possuo conta na CEF tive o valor do PIS creditado em conta, mas somente o valor correspondente à atualizaçõe monetária e aos juros sobre um saldo existente. Ao questionar um funcinário da agência do porquê do naõ recebimento do abono integral, este me colocou que os valores de indenização da demissão eram somados aos valores do salário, perfazendo portanto uma média de salário superior à dois sálarios mínimos, o que automaticamente me excluia do programa. Pergunto: Está correta a informação prestada pela agência da CEF, ou pode estar havendo algum outro problema com relação às informações da RAIS, já que após aquele período não tive mais a Carteira de Trabalho assinada? Tenho o valor integral a receber?

  164. Gostaria de saber se entra na contagem da média anual, os abonos, 13ºsalário e férias? E vc só tem direito de receber em 2010,se em 2009 recebeu até 1020,00 bruto ou líquido?
    Agadeço.

  165. Bom dia, tenho duvidas sobre o PIS, a Caixa diz que não tenho direito a receber por causa do meu salário, mas meu salário nunca ultrapassou 2 salários minimos. Como eles fazem esse cálculo? É pelo salário base ou o total de vencimentos?

  166. trabalhei 1ano e seis meses como domestico e o restante como ajudade geral de uma firma, sendo que se juntar os dois periodos somam mais de 5 anos no pis tenho direito de receber.

  167. pq a caixa economica federal privelegia alguns corretista,com o recebimento adiantado em suas contas o abono salarial pis,e varias outras ou seja outros vice e verce como eu no caso fui ate aminha agencia saber pq o meu abono nao foi depositado em minha conta,a atendente me disse que so algnus corretista foram escolidos p/ receber o mesmo.e eu so iria receber com o cartao cidadao no prazo do calendario seja as casas lotericas ou terminais localizados em varias localidades,nasci em 22/07/1964?…………

  168. Bom dia

    gostaria de saber o seguinte
    tenho 5 anos de inscrição no pis, trabalhei 2008 registrada durante meio ano o restante do ano só estagiei sem registro até fevereiro de 2009, tenho direito a receber o abono?

    Obrigada

  169. BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO SACAR O MONTANTE DO PIS SEM APOSENTAR, JÁ Q ESTOU DESEMPREGADO A MAIS DE 3 ANOS E SOU OPTANTE DESDE 1974, OBRIGADO

  170. Meu primeiro registro de emprego na carteira de trabalho foi em 01/11/2004 e no ano passado (2009) trabalhei 2 meses e meio de carteira assinada. Tenho direito a receber PIS este ano?

  171. Olá..
    Desejo saber se tenho direito ao PASEP, visto q no ano de 2009 em dois meses recebi salario superior ao minimo. Mas, durante seis meses fiquei de auxilio-doença com valor do salario minimo.
    Como faço a média?E ela é calculada com base anual?

    Aguardo resposta.

  172. Gostaria de tirar uma duvida trabalhei 30dias em 2009, mas a emprega fechou, agora como eu faço?? eu recebia no conta cheque 933,00, n tive direito de 2008 sera q tenho direito de 2009??

    • @ANA,

      Se você está vinculado ao PIS há pelo menos cinco anos, provavelmente receberá. O fato de a empresa ter fechado não lhe prejudica, contanto que ela tenha informado o seu registro na RAIS do período competente.

  173. Gostaria de saber se aqueles que receberam o pis no ano calendario 2009-2010 terá direito novamente 2010-2011 ?
    ou simplificando, tenho direito de receber novamente ??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.