Início Direito Quem Faz Sombra para o Direito e Trabalho? (Meme)

Quem Faz Sombra para o Direito e Trabalho? (Meme)

194
4

pataconcio2

A Maysa que é autora, vejam só, do Blog da Maysa, me convidou para participar de um meme muito interessante: indicar quais blogs ou blogueiros que fariam concorrência com o Direito e Trabalho.

Para quem não sabe “meme” é uma unidade de memória inventada (ou descoberta) por Richar Dawkins e funciona para idéias assim como gene para espécies, possibilitando a sua duplicação e expansão. Ou algo assim. Talvez seja interessante dar uma olhada no que diz a WikiPédia sobre isso.

A idéia de “memeem blogs, por sua vez é estabelecer ligações entre eles, possibilitando, além da integração entre os blogueiros, o conhecimento de nossos leitores de outros blogs, ademais de, pela quantidade de links, aumentar a nossa classificação nos mecanismos de busca, como o Google.

Pois bem, ao assunto. A existência de uma concorrência entre blogs, no meu sentir, deveria implicar em prejuízos de alguma forma causados para um autor em virtude da existência do blog rival. Todavia não é o que acontece. Como já referi em uma oportunidade, em um comentário no blog do Slonik, não vendemos geladeiras – expressão que acho até que não é minha, mas da qual me apropriei em alguma leitura na rede.

Mas não o que quis dizer com não vendermos geladeira é que a necessidade do leitor pelo “produto” que colocamos à sua disposição – a informação – não se esgota após a leitura de um blog, como se fosse um bem durável como uma geladeira ou um televisor que, após adquirido, acompanhara o consumidor por um largo período.

Neste quadro a existência de diversos blogs sobre o mesmo assunto no lugar de prejudicar este ou aquele blog apenas vem em acréscimo ao seu – por isso sempre colocamos o máximo de links possíveis para assuntos correlatos o que, inclusive, melhora a posição do próprio sítio perante os mecanismos de busca, como o Google.

Infelizmente o Direito e Trabalho não possui nenhum blog similar com o qual possamos dialogar. Ao contrário do nosso Athena de Vento, que por cuidar de variedades, pode ter uma infindável série de blogs no mesmo segmento.

Há, no entanto, blogs que cuidam de assuntos parecidos, e que muitas vezes uso como fonte de inspiração, principalmente blogs portugueses que, no entanto, não entenderam bem esta coisa de trocar links. Posso relacionar entre outros Cum Grano Salis, Jurídico On Line e Sine Die.

Tem um outro lado, obscuro, contudo, dos blogs que simplesmente se apropriam de conteúdo de outros autores, publicando seus artigos de forma a serem indexados pelo Google e obter, sem nada produzir, os rendimentos de programas de parceria na Internet como o AdSense ou JáCotei.

Todavia isso também não se trata de concorrência, mas de um comportamente criminoso que merece ser punido.

Quem escreve bastante sobre isso é a Nospheratt, cuja visita eu recomendo.

Para seguir o “meme” indico a Daniela do Amar-ela (de novo), a o Anni Rose do TV Retrô e o Renê Fraga, do Google Discovery (se bem que não sei se ele gosta desse tipo de brincadeira…).

4 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, é muito difícil achar blogs com a temática do Direito, existem até alguns portais com artigos, mas blog blog mesmo é bem difícil!

    Eu ainda vou fazer um blogroll decente com todos os que conheço, quem sabe assim a blogosfera (argh!) jurídica aumente cada vez mais? =)

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.