Meu amigo @josevitor através do Twitter me fez uma provocação. Diz ele:
Sua manifestação foi ainda ilustrada pela de @betpin que acrescentou:
O que ocorre é que a pressão por produtividade, surpreendentemente é sentida muito mais pelos tribunais do que pelos juízes singulares. Isso é o que se pode verificar das extensas pautas das turmas que julgam a rodo 100, 200, 500 processos em uma única sessão. Não há dúvidas de que não leram o que julgaram e, muitas vezes, reformando a decisão de primeiro grau.
Enquanto isso o primeiro grau tem resistido bravamente.
O aumento do número de demandas não tem outra origem que a profusão de leis, muitas vezes contraditórias ou repetitivas, que são simplesmente descumpridas sem que isso resulte de qualquer sanção que não a determinação de seu cumprimento.
Isso é o que se pode constatar das normas decorrentes da legislação trabalhista. Para não acusarmos as empresas, podemos referir o próprio Estado, nas suas três esferas, União, estado e municípios, que descumpre repetidamente normas trabalhistas e que tudo faz para atrasar ao máximo o seu adimplemento. Ou seja recorre sistematicamente até as últimas instâncias, às vezes para protelar o pagamento até de poucos trocados.
Os juízes de primeiro grau, que são aqueles que viram a face das partes em conflito (pelo menos o Juiz do Trabalho faz isso sempre), não se arriscam a decidir sem sopesar. Cada caso, ainda que semelhante, tem uma atenção especial. Os fatos são examinados detidamente e não acumulados em lotes como na superior instância.
E isso tem um fundamento de natureza humana. O magistrado tem suas limitações. Procura dividir seu tempo entre audiências, sentenças, despachos e estudo. Além disso deve dedicar um tempo ao lazer, a família e ao descanso. O excesso de processos, de lides e de descumprimento de leis não é um problema dele, é um problema estrutural que não será resolvido com a prolação de 100, 1000, 0u um milhão de sentenças.
Somente a apreciação do caso concreto, através do sentimento (daí a sentença) do juiz é que dá às partes a sensação da solução do litígio. Se há muitos processos para cada juiz é porque há poucos juízes. Não podemos acabar com os juízes na ilusão de que acabaremos com os processos.
@Alexandre,
Parece uma decisão fácil de anular, não?
Bom dia,
Sou Advogado aqui no Rio e dias desse uma Juíza sentenciou o meu cliente condenando-o, até aí já esperava tal sentença o que me espantou é que o relatório aparentemente se referia a um crime que não se referia ao meu cliente, no entanto, o nome dele aparecia nas cenas. Mas parecia o “copiar e colar” do word com a susbstituição dos nomes.
Algo que me deixou estarrecido, inclusive com a menção que meu cliente tinha sido preso pela Guarda Municipal de nilopolis, no entanto o foi pela Policia Civil tudo devidamente registrado na Delegacia da area e juntado aos autos.
abs
abs
[…] This post was mentioned on Twitter by Jorge Araujo and Jose Vitor Lopes, DireitoeTrabalho.com. DireitoeTrabalho.com said: Agora no DeT Produção e produtividade… http://bit.ly/bHWg19 […]