Início Direito O chimarrão dos gaúchos

O chimarrão dos gaúchos

192
2

Hoje em dia é comum que gaúchos transportem consigo sua bebida típica, o chimarrão, consumindo-o em público, inclusive fora de seu habitat natural, o Rio Grande do Sul.

Não se pense, contudo, que este hábito tenha a ver com o seu bairrismo, ou com a intenção de se destacar do grupo. Para isso o gaúcho se utilizaria da sua vestimenta típicas (a pilcha) que, consoante a legislação estadual gaúcha, em eventos oficiais é considerada inclusive de gala, dispensando, para quem se atrever a vesti-la, o smoking.

O chimarrão é considerado pelo gaúcho uma bebida saborosa que, além de lhe matar a sede, aquecê-lo no inverno e refrescá-lo no verão, ainda contém cafeína e flavonóides, estes também encontrados no vinho tinto e considerados responsáveis pela longevidade.

Assim não é de bom tom pedir ao gaúcho que está entretido com a sua bebida para experimentá-la. Quanto mais que as probabilidades de que ao experimentar não se goste são grandes (a experiência nos permite saber disso) e o fato de se beber apenas uma parte do líquido servido na cuia é considerado um grande desrespeito.

Se for sua intenção realmente degustar o chimarrão informe isso ao responsável por servi-lo. Ele cuidará ou de lhe preparar um chimarrão especial, assim que o restante dos integrantes da roda já estiverem satisfeitos, ou de lhe oferecer um mate mais fraco, decorrente do esgotamento das propriedades da erva, que será, igualmente, menos amargo.

Todavia ainda assim observe os mandamentos que envolvem o hábito e tenha o cuidado de não cometer um destes deslizes que, embora o gaúcho não demonstre, lhe deixarão desgostoso.

2 COMENTÁRIOS

  1. esse site ñ esplica nada tem muita pouca imagens ou melho nenhuma imagem parabens mas pesa mais nisso e vc ñ explicou muito bem como se faz e tudo isso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.