Legacy não teria trocado de nível por ausência de contato com a "Torre"

    102
    0

    Transcrevo abaixo mais algumas impressões do colega Juiz Jubilado do TRT 12ª Região, Chedid, piloto com mais de trinta anos de experiência e instrutor de vôo sobre a queda do vôo 1907 da Gol.

    “Lembro que hoje os peritos aventaram a possibilidade, forte, de que o “winglet”, aquela ponta de asa para cima, parecida com a empenagem, ter cortado longitudinalmente a asa direita do Boeing, fazendo com que a aeronave perdesse seu formato aerodinâmica e as condições de vôo sustentado, sendo, por isso, sem comando, projetada (queda descontrolada) em verdadeiro parafuso e atingindo a vários “Gs” negativos ( força de atração) e entrando em stoll de velocidade (velocidade superior a capacidade da estrutura do avião).
    Acredito, agora, realmente, na aproximação das razões da queda. Note que as notícias mais recentes, depois que os pilotos norte-americanos falaram com o advogado, informam que eles não conseguiram contato ou a “Torre de Brasilia”, leia-se Centro de Controle de Tráfego de Brasilia, não fez contato com eles e, por isso, pasmem, não trocaram de nível.
    Ora, se sabiam disso, sabiam, por óbvio, que estavam em nível não autorizado. Ademais, a ausência de contato com o Controle, prevista em regulamentação, importa em imediata “solicitação ponte” com outras aeronaves da região (contato rádio com outra aeronave solicitando que avise o Centro de Controle que estão em zona de silêncio-rádio, solicitando informações de prosseguimento do plano de vôo). Este procedimento é usual e na altitude de 37 mil pés a propagação do sinal de rádio é excelente e induvidosamente encontraria algum avião para contato).
    Desligamento ou pane dos sistema anticolisão e transponder é evidente também. Eles estão “enrolados e muito”. Registro também que todo o vôo precede de “Plano de Vôo” escrito em inglês, onde o piloto deve, obrigatoriamente, informar a rota, rumo, altitude desejada, alternativas, autonomia, etc. e lá consta, sem dúvida, o nível de vôo desejado e autorizado.”

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.