Crédito da imagem: Bart Simpson Chalkboard Generator.
Dia desses enquanto passava pelo Foro Estadual de Porto Alegre dei com um folheto que achei muito interessante, sobre Justiça Restaurativa.
Trata-se de um modelo de Justiça em que se busca reconstituir relações interpessoais danificadas por uma infração criminal, principalmente aquelas relacionadas à violência.
É uma forma alternativa de cumprimento da pena em que são envolvidos não somente o agressor e a vítima, mas também seus familiares, comunidades e assistentes sociais, tudo sob a supervisão de um coordenador.
Para que se realize o que se chama de Círculo Restaurativo há a necessidade da concordância tanto da vítima quanto do ofensor, caso contrário o processo prosseguirá nas vias normais.
As vantagens para as partes é notória. A vítima tem a oportunidade de expressar seus sentimentos e reclamar seus prejuízos diante do ofensor, o que, segundo os responsáveis pelo projeto, lhe reduziria os efeitos traumáticos relacionados ao crime, ademais de poder se estabelecer, ainda, a reparação dos danos relacionados ao crime.
O ofensor, por sua parte, tem a oportunidade de se conscientizar da ilicitude e prejuízos de seus atos, o que lhe propicia reverter o que poderia se tornar um comportamento nocivo para a sociedade.
O projeto conta com a direção da AJURIS e a parceria com entidades como o Criança Esperança, da Rede Globo.
Leia mais:
Jorge,
Muito obrigada por aderir nossa campanha.
bjs e uma otima semana para voce,
Lys
Jorge, vim te convidar para participar da blogagem coletiva,
Pela Valorizaçao da Mulher Brasileira.
http://meiroca.com/2008/02/05/pela-vlorizacao-da-mulher-brasileira/
Meire