
Se o grande Abelardo Barbosa, o Chacrinha, já dizia que “quem não se comunica, se trumbica”, podemos ter certeza que por falta de comunicação não será que o Ministério da Saúde irá se trumbicar com a Gripe A (H1N1).
Conforme informações postadas como comentários no artigo sobre o assunto do blog, a Assessoria de Comunicação do órgão indica o endereço da sua página exclusiva em que poderão ser encontradas informações oficiais e atualizadas sobre o tema, além de registrar a existência de perfis no YouTube, Twitter e Orkut.
No perfil do Orkut há informação atualizadíssimas que referem a existência neste momento de 16 casos suspeitos em oito estados além dos 10 já confirmados, o último de um cidadão carioca que esteve nos Estados Unidos nos últimos dias.
A postura do órgão deve ser aplaudida. Em primeiro lugar por demonstrar a conexão de sua Assessoria de Imprensa com os novos meios de comunicação. Além disso a aparente pouca agressividade do vírus da gripe que ora ataca a população mundial, deve ser tratada com cuidado, até porque se refere que também na grande epidemia de Gripe Espanhola de 1918, que vitimou uma parcela importante da população mundial (chega-se reportar cerca de 40 milhões de mortes), o vírus se apresentou inicialmente sem grande força, tendo uma mutação repentina sido a causadora das inúmeras baixas.
Segundo a Wikipédia a epidemia então teria tido três “ondas”:
- A primeira, mais benigna, até agosto de 1918;
- A segunda, de extraordinária gravidade, do outono a dezembro ou janeiro, tendo afetado uma grande parte da população e com taxa de letalidade de 6 a 8%;
- A terceira e derradeira de fevereiro a maio de 1919.
Abaixo peça publicitária do Ministério da Saúde, que está sendo veiuculada na televisão e se encontra disponível no seu canal no YouTube.
preciso de uma resposta urgente pois o municipio esta agindo errado.
@gloria aparecida dos santos,
Procure um advogado.
quebrei o braço neste municipio de nova iguaçu do goiás,e onde reside meus pais tendo quebrado o braço fui atendida e engessaram o braço mas tendo problema tive q tirar pois inchou tres dias depois e a Sonia que se diz da saude recusou em dar auxilio pela prefeitura de novo ficando eu com o braço sem gesso e queria pedir que o governo federal olhasse pelo povo do municipio.
O Ministério da Saúde agradece o apoio. Esta é a maneira encontrada para prestar o melhor serviço para a população, de uma forma direta e eficaz. Perante uma doença nova, como a Influenza A (H1N1), a melhor arma é a informação.
Em caso de dúvidas, o Ministério da Saúde diponibiliza o site http://portal.saude.gov.br/saude, o Disque Saúde, pelo telefone 0800 61 1997, e por e-mail, [email protected].
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde