A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região, a AMATRA IV, está realizando no período das férias de verão, a exibição de um filmes relacionados à temática trabalhista.
Os filmes, que compõem o meu acervo pessoal, são todos, sob algum aspecto, relacionados ao trabalho.
Hoje, iniciando o ciclo, exibiremos a película Daens, que no Brasil recebeu o nome Daens, um grito de Justiça.

O cenário do filme é a cidade belga de Aalst no final do séc. XI, para a qual o Padre Daens é designado e onde se depara com todas as agruras da Revolução Industrial européia, como o trabalho infantil, sem quaisquer medidas de higiene e segurança e com uma jornada extenuante.
A morte de uma criança, durante o seu horário de trabalho, e outras situações relacionadas às referidas condições de trabalho levam o padre a buscar soluções, inclusive ingressando na política.
Destaque no filme para as nítidas referências à doutrina social da Igreja da Rerum Novarum de Leão XIII.
O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1993, tendo recebido diversos prêmios, como o Globo de Ouro do Festival de Xangai.
O filme tem base histórica, sendo que recentemente foi montado um musical na Bélgica.
No Brasil o filme foi lançado apenas em VHS, encontrando-se, infelizmente, fora de cartaz. Mesmo em sites de venda internacionais o filme se encontra fora de catálogo. É possível encontrá-lo em alguns servidores de torrents uma versão no formato DivX (do VHS), com legendas em português.
Ficha técnica:
Diretor: Stijn Coninx
Autores (roteiristas): Louis Paul Boon e François Chevallier
Elenco: Jan Decleir (Adolf Daens), Gérard Desarthe (Charles Woeste), Antje de Boeck (Nette Scholliers), Michael Pas (Jan De Meeter), Karel Baetens (Jefke).
eu assisti o filme no colegio e adorei espero q todo mundo goste bom eu gostei e vc
assista
@vinicius, aiiiiieeee, eu adoguei esse filme mesmoooo, é ótimo, assisti hj no colégio e todos também amaram, quem sabe eu não te ame também vinicius
[…] se estava diante da autonomia das vontades. Esta situação pode ser verificada, por exemplo, em Daens ou em Germinal, filmes que retratam esta […]
[…] This post was mentioned on Twitter by Jorge Araujo, Mauricio W.B. Carlos. Mauricio W.B. Carlos said: https://direitoetrabalho.com/2010/01/filmes-trabalhistas-juridicos-daens-um-grito-justica/ […]