Início Direito Felina: as mulheres contra-atacam

Felina: as mulheres contra-atacam

67
8
Felina - reprodução da Interet (Portal PS)
Felina - reprodução da Interet (Portal PS)

Há algum tempo temos acompanhado situações em que homens, normalmente ex-namorados, colocam fotografias comprometedoras de suas ex em momentos íntimos. Este procedimento, no qual se expunha na Rede Mundial de Computadores um momento íntimo, sob a promessa ou acordo tácito de que seria guardado apenas para a apreciação pelo próprio casal, gera, sem dúvidas, um dano moral e talvez até material, que pode e deve ser reparado através de uma ação judicial.

Mostrando que as mulheres são, de fato, muito mais inteligentes e criativa, agora uma blogueira até então desconhecida está causando frisson entre as celebridades ao expor imagens e vídeos comprometedores capturados via MSN ou outros chats on line. São fotos e vídeos de jogadores de futebol, modelos, ex-BBBs e outras pseudocelebridades, literalmente pegas com as calças e algumas partes do seu corpo na mão em imagens que vão do grotesco ao constrangedor

Dentre as “vítimas” estão Alexandre Pato, os dois Ronaldos (aqui o outro),  Wanderlei Luxenburgo, Diego Hipólito(!) e uma série de “atores” e “modelos” que eu nunca ouvi falar, mas que certamente povoam o firmamento de astros e estrelas de menor grandeza..

Um detalhe importante e que faz toda a diferença em relação aos sextapes (ou fotos) privados é que no caso as “celebridades” estão, clara e espontaneamente, se expondo através da rede mundial de computadores, atuando no que se pode considerar um comportamento no mínimo culposo em relação a esta exposição, na medida em que, embora acreditem que tal não ocorrerá, pelo menos aceitam que esta é uma consequência possível desta exposição.

Neste caso entendo que sequer se poderá responsabilizar a autora, quer cível quer criminalmente. Até porque a gravação de uma “conversa”, ainda que com vídeo, por um de seus interlocutores é considerada jurisprudencialmente lícita, até para fins de prova. Não se podendo, por conseguinte, cominar como ilegal a gravação, e posterior divulgação, de um “diálogo” conscientemente entabulado diante de uma câmara, através da Internet.

A questão, no entanto, tende a ser bastante controvertida e a minha opinião acima exposta é, somente, uma opinião.

8 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com jornais, o Bombeiro Jose Albucacys Modelo e Ex de Luma de oliveira teria entrado com processo contra o Google para retirar a página do ar, mas o Google ainda não teria sido comunicado. Contudo mesmo depois dessa massante divulgação dessa ”notável” Felina, parece que só mesmo o Jose Albucacys recorreu a justiça, ou seja, pouco se tem que fazer neste caso. É como um repórter policial de MG diz, ”se não quer virar notícia, não deixa eu o fato ocorra”.

  2. Jorge, até concordo contigo quando vc diz que a gravação não é ilegal. Mas quanto à divulgação, tenho minhas dúvidas. Não teria ali um acordo tácito para que ficasse tudo entre o “casal”, parecido com o que vc menciona ao citar os ex-namorados? É o que acho, pelo menos…

    • @Helio Miguel,

      Uma coisa é um casal que, de fato, conviveu como casal. Agora um “casal” formado através de um programa de internet que já sai se despindo, não pode receber o mesmo tratamento.
      Mas é uma opinião a ser considerada…

  3. Poderia até ter alfinetado-a de forma mais direta, pois o que essa “mulher” está fazendo deveria ser considerado argumento infalível por uma nova legislação para bani-la da internet.

    De fato, a gravação da conversa não pode ser considerado ato ilícito, sendo um autor da gravação um dos interlocutores, mas e se ela mentir, armar, usar o nome de algum desses “famosos” e for tudo uma grande mentira?

    É o caso do músico Tico Santa Cruz, que desmentiu a Felina em seu blog, e até provou que esteve num chat do Just in Tv ao vivo durante toda a noite, e que foi de lá que ela consegiu dar “print” para obter aquelas duas imagens.

    Não engulo essa sujeita.

    • @César Augusto (La Critique),

      É provável que você tenha razão.
      Até acho possível que ela (?) tenha se aproveitado de semelhanças de corpo e roupas para atribuir a certas pessoas determinadas atitudes.
      Em todo caso serve de alerta para os mais “entusiasmados” com estes chats on line…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.