Início Direito E o acordo ortográfico?

E o acordo ortográfico?

192
2

Uma as grandes novidades do ano de 2009 é o acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Sem entrarmos em discussões e debates que se fazem, a grande questão é quando ele entrará, efetivamente, em vigor.

Eu, por exemplo, não me sinto muito à vontade para começar a agredir o nosso vernáculo com a nova ortografia. Em primeiro lugar porque não me inteirei ainda das novas regras, mas, igualmente importante, porque acho que as aplicar pela metade demonstrará uma ignorância maior do que manter-me errando da forma que aprendi na escola.

O blog Próxima Página noticia que o Supremo Tribunal Federal já deu treinamento aos seus servidores para que passem a corrigir os textos observando a nova ortografia. Isso não aconteceu nem de perto no órgão em que eu trabalho, o TRT da 4ª Região, sendo que a eventual intenção minha de passar a escrever conforme as novas regras passará por um auto-treinamento (isso agora é com ou sem hífen?).

Assim, como o prazo para a adequação é de quatro anos, pelo menos no próximo, isto não será uma prioridade nem do Direito e Trabalho, nem das redações de minhas decisões.

Aliás, na verdade, dependemos de um fator absolutamente externo para passarmos a aplicar a nova gramática com mais rigor: a adaptação dos editores de texto. Assim quando MicroSoft, BROffice e outros quetais passarem a nos questionar acerca da correção das palavras digitadas apenas a partir daí se verá uma maior proliferação de textos adequados aos novos padrões do Acordo.

Quem quiser estar por dentro o Interney resumiu em um texto bastante curto as novas regras e criou um conversor.

Nota: pelo conversor do Interney “autotreinamento” é sem hífen.

Atualização: A Lu Freitas publicou um excelente guia da nova ortografia que é um ótimo guia para internautas que não querer escorregar no Latim. Aliás ela mesma noticia que o BR Office já está disponibilizando aos seus usuários um corretor ortográfico conforme as novas normas – para quem não sabe o BR Office é um editor de texto similar ao Word integrado ao Office da MicroSoft, mas gratuito!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.