Início Direito Dicas de ouro para não perder concursos

Dicas de ouro para não perder concursos

95
1

mumia

Estas dicas vêm do tempo em que eu estava para prestar vestibular e me foram dadas por um professor do colégio. Embora antigas são preciosas e até hoje utilizadas, com alguns acréscimo.

Não são raras as situações em que candidatos bem preparados acabam perdendo a prova por situações completamente aleatórias, atinentes ao horário do comparecimento.

Perder-se em uma cidade desconhecida, ser enganado por um taxista inescrupuloso, enfrentar engarrafamento na entrada do estacionamento, ou mesmo entender errado o edital não são coisas tão raras e podem fazer cair por terra um projeto de anos.

Por esta razão algumas providências que podem até parecer exageradas devem ser tomadas para garantir senão o sucesso na prova, ao menos o comparecimento.

Faça um reconhecimento do local

É comum, principalmente em concursos para cargos de nível superior, que os candidatos viajem, às vezes até para outra extremidade do país. Neste quadro é sempre aconselhável que se chegue pelo menos no dia anterior para que se possa “aclimatar” com a localidade e, principalmente, visitar o local. Saber qual o melhor transporte, acessos, inclusive alternativos, etc.

Nesta situação uma boa idéia é procurar um hotel, ainda que não seja o melhor, próximo ao local do exame para se evitar problemas de transporte.

…mesmo se o concurso seja na sua cidade

Esta dica tem validade mesmo na hipótese de a prova ser na sua própria cidade. Você não deve se fiar no fato de conhecer o lugar, principalmente porque em muitas oportunidades pode ocorrer alteração no trânsito até em virtude da prova, sendo sempre útil o reconhecimento prévio.

Em cidades como Porto Alegre tem ocorrido constantes alterações de acesso, principalmente em decorrência de reformas na malha viária, como as obras do conduto forçado da Goethe ou do viaduto Leonel Brizola próximo ao aeroporto, assim se o local não é visitado com freqüência por você pode haver surpresas no trajeto, o que não é bom numa situação destas.

Vá de táxi ou de carona

Procure evitar se deslocar em veículo próprio para o caso de se envolver em um engarrafamento ou ter dificuldades para estacionar.

Você, mais do que nunca, necessita tranqüilidade, e neste caso nada melhor do que não ter que se preocupar com o veículo. Assim se houver um acidente de trânsito ou um engarrafamento você pode saltar e ir a pé ou buscar uma outra alternativa para se deslocar. E no caso do estacionamento você igualmente não tem com o que se preocupar e o táxi ou sua carona pode lhe deixar o mais próximo possível sem preocupação com o local do estacionamento ou a segurança do veículo.

Chegue antes… BEM antes!

Recentemente no Rio Grande do Sul ocorreu de as portas do local da prova terem sido fechadas antes do horário fixado no edital, deixando muitos candidatos na rua.

A situação me foi relatada por mais de um conhecido e, na forma como exposta, me pareceu irregular. Não sei como acabou a situação, pois ao que me parece muitos recorreram.

Todavia com ou sem razão o fato é que os candidatos ficaram do lado de fora. Assim outra dica importante é que o candidato procure chegar ao local da prova com uma antecedência de mais de uma hora, no mínimo, e, logo que possível, trate de ingressar na sua sala de provas. A partir daí, sim, você deve contar com o que estudou.

Leve água, barra de cereais e pouco peso

Durante a prova você pode sentir sede ou fome. Para isso é bom ter consigo uma garrafinha de água (nada exagerado para não dar vontade de ir demais no banheiro) e algumas barras de cereais (que são fáceis de transportar).

Não adianta transportar consigo uma quantidade muito grande de livros. Você não terá condições de examinar todos antes da prova e transportá-los pode ser um transtorno.

Se a prova for com consulta procure utilizar códigos compactos, que incluam diversos conteúdo, ou vademecum e lembre-se: normalmente quando a prova admite a consulta a códigos a resposta não estará neles, em pouco ou nada auxiliando a sua consulta.

No Submarino.com você pode encontrar códigos compactos da Saraiva como os códigos 4 em 1 ou 3 em 1, assim como uma infinidade de vademecum.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante, eu uso bastante essa dica de se ambientar com o local, jamais me senti estressado para fazer uma prova, eu gosto também de me sentar na sala de prova e olhar pra todo lado e pra todo mundo, assim nada fica estranho e eu faço a prova tranqüilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.