Início Negociação Dica de negociação: Faça a primeira proposta.

Dica de negociação: Faça a primeira proposta.

338
0

Uma dica rápida para quem está indo para uma audiência de conciliação trabalhista e pretende fazer um bom acordo é esta: faça a primeira oferta.

Esta dica tem a ver com um elemento misterioso da mente humana que chamamos de “ancoragem”. A ancoragem faz com que ao termos a informação sobre algum valor númerico relacionado a um determinado evento ou objeto (pode valer para preço, mas também para idade, quantidade, volume, etc.) imediatamente tomemos este valor como verdadeiro para a grandeza medida e, então, passemos a moldá-lo com base neste.

Por exemplo se eu perguntar a idade que morreu Cleópatra e se você não sabe a história da rainha egípcia é provável que você chute um número aleatório correspondente à expectativa de idade de um nobre na Antiguidade.

No entanto se eu perguntar se ela morreu com mais ou menos de 50 anos e, logo a seguir, a idade exata, é bastante provável que você faça uma projeção próxima ao número sugerido.

Em negociação trabalhista isso vai funcionar de maneira semelhante e saber usar a ancoragem a seu favor é um importante elemento para obter um acordo favorável ao seu cliente.

Comente aqui com alguma situação em que você viu a ancoragem funcionando, seja na negociação trabalhista, seja em outra situação qualquer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.