Ainda em clima de 59ª Feira do Livro e feliz com a repercussão positiva das indicações anteriores, aproveito para dar mais uma dica. Trata-se de um livro que estou lendo há alguns meses já, juntamente com uma grande quantidade de outros, mas que é sempre interessante de retomar.
Carl Sagan apresenta uma visão muito interessante de crenças e crendices, que vão desde experiências místicas da chamada “Nova Era”, abduções alienígenas, passando por toda a sorte de embustes e armações a que estamos diariamente submetidos.
O autor nos transmite não apenas a sua visão de cientista cético, para quem tudo deve ser demonstrado, mas também oferece um amplo manancial de ferramentas para questionar qualquer fenômeno inexplicado.
Apesar de o livro ser todo voltado para a investigação científica, em especial para o desmonte de alegados fenômenos paracientíficos como Parapsicologia, Astrologia, etc., ele dá uma ferramenta importante inclusive para advogados e juízes, na medida em que é possível, em algumas passagens, perceber os malefícios que falsas memórias, ou mesmo direcionamento de depoimentos podem causar, inclusive nos processos judiciais: há fartos exemplos sobre casos falsamente identificados como abuso sexual na infância ou abduções alienígenas, implantados na mente de pretensas vítimas.
É possível encontrar esta e outras obras do Carl Sagan na Livraria Cultura.