Com freqüência me perguntam quais os livros que utilizei para estudar para o Concurso para Juiz do Trabalho.
Ainda não havia escrito sobre isso porque a bibliografia que utilizei talvez não seja a mais recomendada atualmente e, de outra parte, algumas obras consultadas não são propriamente clássicos. Pelo contrário são manuais bastante comuns, mas que me auxiliaram bastante na preparação.
Assim, apenas a título de curiosidade, apresento aqui a lista completa das obras que utilizei na minha preparação, nos idos dos anos de 1993 a 1997. A remissão dos links, sempre que possível é para as edições atuais, no entanto é possível encontrar os livros mais antigos em sebos.
Direito do Trabalho
Curso de Direito do Trabalho. Orlando Gomes e Elson Gottschalk. Editora Forense.
Princípios de Direito do Trabalho. Américo Plá Rodriguez. LTr Edusp.
Introdução do Direito do Trabalho. Manuel Alonso Olea. LTr.
Compêndio de Direito do Trabalho. Carlos Alberto Barata Silva. LTr (esgotado)
Manual de Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Octavio Bueno Magano. LTr
Instituições de Direito do Trabalho. Arnaldo Süssekind, Déli Maranhão e Segadas Vianna.
A Magistratura do Trabalho foi “amor a primeira vista” como se diz popularmente. Vi na atuação dos juizes trabalhistas da cidade onde moro (Assis), o que sempre imaginei que fosse a atuação do magistrado. Ainda no começo da faculdade de Direito, totalmente leiga ao mundo jurídico, tão fascinante e complexo. Sei também do arduo caminho que me espera, dos anos de dedicação, porém disposição, vontade e entusiasmo é o que não falta.
O primeiro passo, a familiarização com os estudos direcionados é o grande problema. Existem muitos palpites. O que fazer primeiro: ler sumulas, OJ’s, manuais de direito do trabalho, CLT?
Professor Jorge, ainda não começei a cursar Direito, mas pretendo, gostaria que o senhor me desse algumas dicas, de livros para ler, sites, e outros. Pretendo passar no vestibular este ano, mais não sei o que exatamente estudar para poder tirar uma ÓTIMA nota.
Desde já agradeço.
Pessoal, deixe de perguntar besteira e escrever errado. Voces podem pesquisar os requisitos para ingresso na magistratura na Constituição Federal, e nas Resoluções do CNJ.
Pessoal, acho imprescindível EM PRIMEIRO LUGAR o estudo da lingua portuguesa…
@adonis marlon,
Acredito que não. Tente pegar alguns casos ou ajudar um advogado amigo.
@adonis marlon gregorio,
Seria bom dar uma reforçada no estudo da lingua portuguesa também…
gostaria de sabe o que eu poderia esta estudando,emquanto nao posso paga minha facudade de direito.
@camilla de almeida,
Se você não está cursando ainda Direito tente ler normas e leis, como por exemplo a nossa Constituição. É possível encontrar estes documentos online.
@camilla de almeida,
Tente ler uma gramática, sobretudo no capítulo de “conjugações verbais”
Mas é cada pergunta! Que valha-me Deus…
Tudo bem Prof. Dr. Jorge Araujo ? ?
Fasso Puc-Minas Campus Poços de Caldas.
Gostaria de saber quais as diciplinas que cai para o concurso de Juiz do Trabalho?,quais os procedimentos a segur para se tornar um Juiz do trabalho….
Já agradecendo e aguardando resposta.
@Douglas,
Em primeiríssimo lugar, estude a Língua Portuguesa.
me formei em 2007, mas trabalho como guarda municipal, e nessa área não posso tirar carteira da ordem, esse tempo de serviço contar como tempo para comprovar atividade juridica para o concurso de juíz.
@carina,
Por qual motivo você não pode se registrar na OAB? Há uma lei específica? Por favor a refira.
@Jorge Araujo,
Por que é considerado poder de polícia, por isso eu não posso tirar a carteira.
Bom dia Professor Jorge, estou no último ano da faculdade de direito e faço estágio ( não o obrigatório)remunerado em um órgão do Estado do RS na área Jurídico Trabalhista, tenho substabelecimentos em processos e assino petições, gostaria de saber se esse estágio pode contar como tempo para comprovar atividade jurídica para o concurso de juiz do trabalho. Obrigada.
Querida @Vanessa Vogado,
O tempo de atividade jurídica somente será computado a partir da formatura.
Professor Jorge
Boa noite. Sou advogado trabalhista a treze anos, sem tempo para frequentar FEMARGS ou outros cursos em virtude da atividade profissional. Se o fizer, perco o tempo para os estudo, em face de família, etc. Acreditas ser possível ser aprovado em um concurso para a Magistratira do Trabalho com o estudo em casa e com disciplina?
@Fúlvio Fernandes Furtado,
Sem dúvidas, ainda mais trabalhando na área. No entanto é necessária muita disciplina e, sempre que possível, procure, pelo menos, assistir algumas palestras ou cursos de aperfeiçoamento para saber das “novidades”, isso sem falar em estudar, inclusive, os examinadores.
Ou seja procurar investigar sobre o que os integrantes das bancas estão estudando ou tratando. Não raro é sobre isso que formulam suas questões.
Muito sucesso e, no que me competir, conte comigo.
Doutor eu queria que o senhor me tirasse uma duvida quero ser juiz do trabalho já estou estudando tenho 15 anos
certo quero saber se o juiz do trabalho e um concurso muito concorrido ??
te mas abraços
@Wwerneck,
É um concurso bastante concorrido, mas normalmente o maior adversário é o próprio concorrente.
Por enquanto procure entrar em uma boa faculdade, que isso lhe assegurará um ensino bom o suficiente para que possa passar no concurso.
Professor,
Muito obrigada pela resposta mas, ainda assim, gostaria de reforçá-la: por que o sr. disse que, ainda que seja exigido o registro na OAB durante o curso, eu atenderia o requisito. Imagino que é porque mantive a inscrição durante a pós, porém, no final – últimos dois meses- tive de cancelá-la. Ainda, assim, este ano será contado como atividade jurídica? Estou aflita em relação a isso. GRATA PELA ATENÇÃO,
Laura
@Laura M.,
Acredito que não é necessário o registro e que o tempo contará sim. Boa sorte!
Professor, minha duvida é a seguinte:
Segundo a resolução 75 do CNJ, é computado como ativ. jurídica o curso de pós-graduação iniciado antes da entrada em vigor da nova resolução. Gostaria de saber se durante o curso da pós-graduação é necessário possuir carteira da OAB? Eu a possuía, mas tive que cancelá-la no final do curso. O senhor pode, por gentileza, esclarecer tal dúvida?
@Laura M.,
Ainda que seja exigido o registro na OAB durante o curso você atenderia ao requisito.
No entanto não será necessário o registro na OAB tendo-se em conta que servidores, por exemplo, contam com o período sem que tenham o registro.
Caro professor,
Iniciei meus estudos com vistas à carreira de juíza do trabalho e estou em busca de livros que contenham questões discursivas objetivando estar preparada para a segunda fase do concurso, contudo, embora eu saiba que há alguns publicados, não consigo encontrar, por isso, resolvi enviar essa mensagem pedindo sugestões.
Agradeço imensamente a atenção
Att Rosa
@Rosa,
Com freqüência eu tenho publicado a resenha e a indicação de livros. Fique atenta ao blog. Talvez eu lance em breve uma nova revisão da minha bibliografia com vista aos próximos concursos.
Professor,
Sou Auditora Fiscal do Trabalho há treze anos. Essa carreira não é exclusiva para bacharéis em Direito, mas exige grande conhecimento de Direito do Trabalho.
Quero saber se minha função preenche os requisitos para comprovação de atividade jurídica para o concurso de Juiz do Trabalho substituto.
@Márcia Meireles,
Eu vou pesquisar o tema, pois é de interesse geral e confesso que estou por fora. Em breve respondo fundamentadamente…
Professor:
Pretendo me preparar para o concurso da Magistratura do Trabalho, mas não tenho OAB. Disseram que esta não é necessária, mas sim 3 anos de atividade jurídica. O que seria “Atividade Jurídica” ?
Atenciosamente,
Bernardo
@Bernardo,
Esta atividade jurídica pode ser, por exemplo, ser servidor público no Judiciário e exercer atividades relacionadas ao andamento de processos. Se você não tem uma função destas o ideal é conversar com algum advogado conhecido que lhe permita atuar em algumas demandas, assinando petições e participando de outros atos processuais.
Caro Professor,
Qual foi o cursinho que o senhor estudou? Atualmente recomenda algum aqui no Rio de Janeiro?
Quanto a sua listagem de bibliografia recomendada, já existe alguma atualização?
Atenciosamente,
Neide
PROFESSOR, GOSTARIA DE SABER QUAIS LIVROS O SENHOR ME INDICARIA PARA A PROVA DE ANALISTA JUDICIÁRIO – EXECUÇÃO DE MANDADOS DO TRT.
LIVROS DE:
-CONSTITUCIONAL
-ADMINISTRATIVO
-TRABALHO
-PROCESSO DO TRABALHO
-CIVIL
-PROCESSO CIVIL
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELO CARINHO!
IN CORDE IESUS, SEMPER!
PAX ET BONUM!
Olá, boa tarde.
Gostaria de tirar uma dúvida, para fazer a prova de Juíz, a pessoa pode escolher a área que quer atuar?
Antecipadamente Grata.
@Juliana Santos,
Há várias carreiras. Trabalhista, Federal e Estadual. Nas duas últimas há competências penal e cível, mas a sua designação dependerá mais da existência de vagas do que a sua vontade pessoal, principalmente no início da carreira.
@almir vitoria oviedo,
apenas bacharelado e três anos de exercício de alguma atividade jurídica.
Para ser ser juiz é obrigatório carteira da OAB ou basta o bacharelado?
Antes de passar em concurso para juiz, é de bom grado aprender o vernáculo! Até rimou!
Oi gostaria que o senhor jorge araujo me ajuda-se me explicando algumas duvidas que tenho sobre a profissão de ser juiza por favor me mande um e-mail ?
Obrigada
beijos
PROFESSOR, GOSTARIA DE SABER QUAL(IS) CURSO(S) NO RIO DE JANEIRO O SENHOR PODERIA INDICAR PARA A CARREIRA DE MAGISTRADO DO TRABALHO.
PARABÉNS PELA DEDICAÇÃO A ESSE SITE, ATENDENDO COM CARINHO A TODOS NÓS E PELA SUA CARREIRA JURÍDICA.
OBRIGADO PELO CARINHO E PELA CONSIDERAÇÃO!
PAX ET BONUM!
@RODRIGO ROCHA SOLLA,
Estou preparando um artigo parecido. Não indicando tais ou quais cursos, mas apontando critérios de escolha e algumas “armadilhas” que se pode e deve evitar ao fazer esta escolha.
Aguarde que em breve farei a publicação.
Prezado e caro colega, sou advogado e pretendo me preparar, nesses três anos de atividade jurídica, para o concurso de Juiz Substituto do Trabalho, qual a doutrina que devo estudar?, como irei se preparar?, cursinhos preparatórios é necessário e importante?, muito obrigado pelas dicas.
@Thalles Medeiros,
Cada um tem uma forma que lhe é mais proveitosa de estudar. Eu por exemplo freqüentava cursos preparatórios. No entanto tenho colegas que passaram apenas estudando em bons livros. Alguns pararam de trabalhar, outros aproveitaram a sua atividade profissional para estudar.
Eu fiz há algum tempo um post sugerindo algumas obras, https://direitoetrabalho.com/2007/03/concurso-para-juiz-do-trabalho-como-estudar/ ele está um pouco desatualizado, mas são clássicos que valem à pena dar uma olhada. Em breve publicarei uma lista mais atualizada, fique atento.
@Thalles Medeiros,
Comece pela gramática. É notória a falta de conhecimento da mesma
Boa tarde,gostaria de saber quis as etapas do concurso em relação a Juiz e substituto do trabalho ,qual é matéria exigida no contexto geral.
Obrigado
@EvertonChristianPaes, hoje em dia se deve observar a Resolução nº. 75 do CNJ. Porém o futuro é incerto. Ainda mais em um país onde a nossa CF/88 parece um periódico, quer dizer, para ser juiz deve-se estudar muito, além das matérias pretenciosamente exigidas…
eu quero ser juiza e porque e meu sonho desde de criança
e desde que eu quero ser juiza minha mãe disse que ia envestir em mim
Prezado colega, pretendo estudar para concurso na área jurídica. assim, gostari de saber qual o melhor critério a ser adotado para se preparar para juiz do trabalho. Qual o tempo aproximado de preparação para um concurso? As horas /dia necessários? Como se preparar/ Obrigada e aguardo.
@Cáren Miritz Raphaelli,
Isso depende muito de sua capacidade de apreensão e concentração. Antes de mais nada é preciso se conhecer para poder se dar o que é necessário para a aprovação.
[…] Postagem relacionada: Concurso para Juiz do Trabalho Como Estudar? […]