Início Direito Anorexia & Direito do Trabalho

Anorexia & Direito do Trabalho

144
0

É possível relacionar Direito do Trabalho a praticamente todos os fenômenos sociais. Por exemplo a estúpida morte da modelo Ana Carolina Reston por anorexia.

O mercado de modelos, também é mercado de trabalho e o fato de exigir das suas profissionais um corpo incompatível com os padrões humanos de saúde (e mesmo beleza) não é jurídico.

Assim merece destaque a iniciativa da Espanha, que já é estudada por outros países, de proibir o desfile de pessoas com índice de massa corporal (IMC) abaixo do mínimo recomendável pelas entidades de saúde.

O Estado tem o dever de intervir em situações em que a saúde pública é ameaçada e este é um caso gravíssimo. Até se pode acreditar que esta iniciativa não impedirá todos os óbitos decorrentes da anorexia, uma vez que sua causa pode estar ligada a “n” outros distúrbios de ordem psicológica. Todavia, com certeza, isto teria levado a modelo e a sua mãe a procurar mais cedo ajuda médica, já que o motivo alegado para a dieta ininterrupta, baseada em tomates e maçãs – ou nem isso -, seria poder continuar trabalhando.Aliás de todo elogiável a iniciativa da empresa de cosméticos Dove que na intitulada “Campanha pela Real Beleza” dá oportunidade para que belíssimas modelos, fora dos “padrões” demonstrem que além de pele e osso a beleza também é composta por saúde.

Calcule o seu IMC.

Não deixe de ler: Como Ser uma Modelo de Sucesso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.