Início Direito Américo Plá Rodriguez: nota de pesar

Américo Plá Rodriguez: nota de pesar

8
5
Oscar Ermida Uriarte, Américo Plá Rodriguez e Jorge Alberto Araujo
Oscar Ermida Uriarte, Américo Plá Rodriguez e Jorge Alberto Araujo em reunião no Grupo de Los Miércoles em 24-07-2007

Neste final-de-semana retornei às minhas minhas aulas em Montevidéu.  Durante a semana ocorreu um curso promovido pela AMATRA IV, cuja organização auxilei, mas do qual, infelizmente, não pude participar. Para minha alegria foi um sucesso, o que eu próprio pude constatar acompanhando as palestras do último dia e pelo contato com os assistentes.

Juízes gaúchos e de outros estados se reuniram com professores e estudantes uruguaios para estudar aspectos do Direito do Trabalho de ambos os países. Este intercâmbio, se é positivo para todos, é muito mais proveitoso para os brasileiros, tendo-se em vista o alto estágio de desenvolvimento do Direito do Trabalho no país irmão.

Para profunda tristeza tanto de nós brasileiros, admiradores do Direito Laboral uruguaio, quanto para os seus conterrâneos, não encontramos nesta oportunidade o Prof. Américo Plá Rodriguez, falecido no último 22 de julho, autor de diversas obras e artigos de Direito do Trabalho lidos e repetidos por todos nós, em especial os Princípios de Direito do Trabalho, um clássico da disciplina, além de ter sido um dos fundadores da Revista de Derecho Laboral, uma das mais, se não a mais antiga revista jurídica especializada em direito do trabalho em circulação.

A família do jurista decidiu manter a reunião que se realizava habitualmente às quartas-feiras na sua residência e que muitas obras jurídicas rendeu, decorrentemente dos debates que ali se travavam, assim na quarta-feira os participantes do curso assistiram à primeira reunião do Grupo de Los Miércoles sem a sua presença.

5 COMENTÁRIOS

  1. Os cursos de posgraduacion na Argentina no vale para Brazil, professor jose wilson malheiro. Como es nombre de su filha. Posso ajudarla. Me informe su endereco a ca Argentina.

  2. Prezados

    Milito na área trabalhista desde março de 1974 e ao final da manhã do dia de hoje, 16.02.2009, é que tomei conhecimento de que aquele que foi o mestre de todos os mestres em Direito do Trabalho não está mais entre nós desde julho do ano passado.
    Creio que aquilo que o professor uruguaio deixou jamais será superado, dentro os sábios era o mais sábio, dentre os lúcidos o mais lúcido, dentre os de mensagem clara o que mais se destacava !
    Está certamente em ótimo lugar e na melhor companhia !
    Sua luz jamais se apagará para aqueles que como eu amam e dedicam a vida ao estudo do Direito do Trabalho !
    Gostaria de saber da existência de toda e qualquer iniciativa no senso de homenagear o grande mestre.
    Muito obrigado !

    Ricardo Verta Luduvice

  3. Prezado colega, vejo que você estuda no Uruguai. Tenho uma filha que faz doutorado em direito na Argentina. Ouvi falar que não reconhecem aqui no Brasil. Pode me dar mais informações?
    Grato, desde já.
    Que o mestre Plá descanse em paz. Quando fiz meu concurso aprendi muita coisa nos livros dele.
    Sou Juiz Federal do Trabalho, aposentado, professor, jornalista. em Belém.

    • @josé wilson malheiros,

      Olá colega. Pelo que eu consultei quando comecei meu curso o diploma das universidades do Mercosul serve, ao menos, para docência.
      No entanto dependerá da universidade. A minha é oficial e parece que o reconhecimento é mais simples…
      Em todo caso está na época de eu começar a preparar os documentos. Se souber de alguma novidade lhe comunico por email.
      Saudações!

Por favor me conte um caso que você viveu relacionado a este tema.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.