Recebi por e-mail estas dicas de segurança. Como a mensagem me foi apenas repassada não tenho como atribuir autoria, todavia se o autor quiser seu crédito, por favor me escreva que com gosto o colocarei.
São três pequenas dicas que fazem todo o sentido e que podem auxiliar o usuário na hora de evitar que sua senha seja capturada por programas ou sítios maliciosos.
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade da página:
1 – Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 – Sempre que entrar na página do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que a página é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Páginas piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 – Sempre que entrar na página do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em algumas páginas piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Além das dicas já mencionadas, podemos acrescentar que tanto no IE quanto no Firefox existe uma ferramenta muito boa ( phishing filter )a cada pagina aberta ela é comparada com outras já denunciadas por faude.
Abraços.
Cuidado com o BB. Ele conta 3 erros de senha por mês. Eu uso outra tática, a pagina inicial do banco não eh segura mas a interna é. NUNCA digite os dados da conta na página, clique na “setinha” que tem ao final das caixas para seguir para a página segura. Lá sim você pdoe digitar com segurança!
Saudações!