
É muito bom que a atividade de blogueiro esteja se tornando lucrativa e que, agora, comece, inclusive, a gerar um mercado de trabalho. Todavia é importante que, antes de contratar, o blogueiro tenha ciência dos seus deveres como empregador, para que esta “ajudinha” não acabe lhe causando dores de cabeça.
Em primeiro lugar é importante tomar ciência de que contratar alguém para prestar serviços envolve não apenas o pagamento de salários, mas de uma série de encargos que você deverá estar pronto para suportar.
[ad#FNAC vitrine 550×320 Câmeras fotográficas e acessórios]
Assim o empregador deve suportar o recolhimento previdenciário, FGTS, vale-transporte, auxílio-alimentação, férias com 1/3, repousos, feriados.
No que diz respeito ao pagamento de salário, no mínimo o mínimo, mas que poderá ser maior dependendo da existência de lei estadual dispondo sobre este piso no âmbito da respectiva unidade da federação – Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo, têm legislação sobre o assunto.
Poderá ocorrer de se reduzir o salário de acordo com a jornada de trabalho, uma vez que o salário mínimo contrapresta oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais (quatro horas no sábado).
Entretanto se você optar pela redução não poderá exigir prestação além do combinado, sob pena de descaracterizar o contratado. Em todo caso sempre que houver excesso à jornada pague as horas extraordinárias com o adicional de 50%.
Uma tentação que pode surgir é a de registrar o trabalhador como doméstico ou estagiário. No primeiro caso vale só se a sua atividade não for lucrativa, o que não se aplica no caso do problogger. Para que seja válido o contrato de estágio, de outra parte, é necessário que ele seja contratado através de uma empresa especializada, normalmente o CIE-E. Além disso a atividade deverá ser relacionada aos seus estudos e deverá ter um horário compatível e acompanhamento através de relatórios.
Algumas das recomendações espirituosas do Cardoso também devem ser observadas com um pouco de seriedade. Não é de todo incomum que uma relação mais próxima, que muitas vezes pode ocorrer na própria residência do empregador, acabe tomando rumos inesperados. Assédio sexual e moral são situações bastante sérias e que devem ser estudadas com rigor para evitar complicações.
Assim para evitar complicações evite contratar uma secretária que seja um avião de bonita e privilegie aquela (ou aquele) que sejam aviões de competência e deixem para paquerar na rua.
Leo Paiva,
Obrigado por comentar. Todavia a expressão está correta. Veja o Houaiss:
Acepções
? substantivo masculino
1 trato mercantil, negócio, comércio; tráfego
2 negócio clandestino, ilícito, ilegal
Ex.: t. de entorpecentes
3 Diacronismo: antigo.
o comércio de escravos
4 Regionalismo: Brasil.
m.q. tráfego (‘repartição ou pessoal’)
Ou seja são sinônimos. Não se deixe levar pelo preconceito que o termo tem. Inclusive porque em se tratando de dados, se dá preferência a tráfico, enquanto para veículos tráfego, embora ambos estejam corretos em qualquer situação.
Por favor não deixe de retornar e comentar. Grato.
Uma correção:
No primeiro parágrafo está escrito “…qualidade de um blog com muito tráfico…”
O certo seria Tráfego 🙂
Abraços,
Leo Paiva
Ótimo texto, Jorge! Aborda o assunto através um prisma de suma importância. Lendo-o, chego à conclusão de que, para um problogger, não vale a pena contratar… Administro seis sites, sendo dois destes blogs, e lhe digo que, apesar da excessiva carga horária, do desgaste e tudo mais, cerca de 70% das minhas atividades são personalíssimas, de modo que, embora pudessem ser feitas por empregados, não ficariam tão boas (segundo meus critérios) quanto ficam quando eu as executo. Em se tratando dos blogs, então, esta porcentagem chega a quase 100%.
[]’s!
Ps: fiquei muito contente ao ler, ali na sidebar, que você é um magistrado. Sou estudante de Direito e trabalho com Internet, e é raro ver estas duas áreas, em tese tão distintas, unidas, como acontece aqui. Sua iniciativa de criar e manter um blog é digna de congratulações. Já assinei o seu feed, e passarei a acompanhar seu trabalho neste blog de perto.
O ideal é que seja um avião E competente. Contratar mulher bonita apenas pelo apelo visual só funciona se você tem excesso de mão-de-obra, se for para um cargo crítico, acaba com uma despesa a mais. Duas, se ela engravidar.