No que um desenho animado pode auxiliar você a apresentar uma idéia, ou esconder a fragilidade de um argumento sob um manto de conceitos e expressões confusas?
A defesa Chewbacca é mais ou menos isso. Criada no seriado de animação South Park ela é uma técnica conhecida de debate, embora desleal, que consiste em apresentar uma série de informações desconexas com o intuito de confundir o debatedor e, principalmente, o público, para os fazer acolher a sua tese.
Crédito da imagem: Wikipedia em inglês.
No episódio, em que se alega que o personagem Chef (o cozinheiro) teria composto anos antes a música “Stinky Britches”, atribuída no episódio à cantora canadense Alanis Morisset, a defesa da sua gravadora, no lugar de se opor com fundamentos razoáveis a este fato (com certeza verdadeiro), busca apenas demonstrar a inconsistência do fato de Chewbacca – personagem de Star Wars – residir no planeta Endor (lar dos Ewaks), embora tenha nascido no planeta Kashyyyk e tenha uma altura muito superior ao dos habitantes originais.
Leia também:
Me falaram que a Defesa Chewbacca tem um índice de eficiência impressionante. É quase tão bom quanto a defesa W.O. (aquela em que o réu foge do país).