Escolha uma Página

O Jânio do Lucrando na Rede faz algumas observações pertinentes sobre a retenção dos cheques do AdSense e a necessidade de os probloggers se prepararem para recolher Imposto de Renda, inclusive fazendo expressa referência a alguns artigos aqui já publicados. Faz ainda referência a uma futura entrevista com um contador que dará algumas dicas sobre as formas de evitar ou reduzir o pagamento do Imposto de Renda.

A pretensão de não pagar, ou pagar o mínimo possível, impostos, taxas, etc. não é ilegal. Ao contrário é perfeitamente legítima e diversos meios há para que isso aconteça. A criação de uma pessoa jurídica, divisão dos ganhos entre parentes isentos, declaração de despesas médicas e com instrução, assim como algumas aplicações, como por exemplo planos de Previdência Privada, são soluções que devem ser estudadas e que podem reduzir os valores devidos ao Fisco.

Uma solução que venho estudando, com efeitos menos paliativos, é a regulamentação da atividade de problogger o que poderá vir a solucionar uma série de situações que não se encontram regulamentadas atualmente, principalmente as pertinentes aos contratos de adesão internacionais a que sujeitos os nossos blogueiros, que exigem, em caso de demanda, o ajuizamento perante a justiça da sede da empresa, consoante disposição contratual, o que fere as normas de proteção ao trabalhador (o que é, ao fim e ao cabo, o problogger).