Autor

Foto Jorge

 

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho desde 1997 e atualmente Titular da 5ª Vara de Porto Alegre RS.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Tem dois títulos de Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário um pela UNISC, em convênio com o  Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e a Fundação Escola da Magistratura do Trabalho João Antônio Guilhembernard Pereira Leite FEMARGS, e outro pela Universidad de La Republica do Uruguay.

É Master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante – Espanha.

Atualmente está desenvolvendo sua dissertação de Mestrado (Maestria em Derecho Orientación em Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social na Universidad de la República Uruguay – UDELAR).

É autor do blog DireitoeTrabalho.com, listado no Alexa como um dos 100 mais populares do Brasil, único na categoria blogs jurídicos, e vencedor do Best Blogs Brazil em 2009 na categoria melhor blog jurídico.

Foi Diretor-Financeiro da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 4a Região (AMATRA IV), na gestão 2010-2012.

Co-autor de Comentários à Lei do Processo Eletrônico e autor de diversos artigos sobre Direito e Processo do Trabalho.

Como Juiz do Trabalho atuou, principalmente, nas Varas de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul e São Jerônimo São Leopoldo e atualmente é Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Destaca-se por ser inovador, tendo sido pioneiro na realização da moderna audiência una na Justiça do Trabalho e da inspeção pericial em audiência, experiências iniciadas perante a 1a Vara do Trabalho de São Leopoldo.

É instrutor habilitado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ENAMAT, com formação pela École Nationale de la Magistrature, ENM, da França.

Estuda aspectos da Audiência Trabalhista, destacando especial ênfase à Negociação e ao Interrogatório, matérias que são objeto de cursos de ministra.

Currículo na Plataforma Lattes do CNPq.