Autor

Foto Jorge

 

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho desde 1997 e atualmente Titular da 5ª Vara de Porto Alegre RS.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Tem dois títulos de Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário um pela UNISC, em convênio com o  Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e a Fundação Escola da Magistratura do Trabalho João Antônio Guilhembernard Pereira Leite FEMARGS, e outro pela Universidad de La Republica do Uruguay.

É Master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante – Espanha.

Atualmente está desenvolvendo sua dissertação de Mestrado (Maestria em Derecho Orientación em Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social na Universidad de la República Uruguay – UDELAR).

É autor do blog DireitoeTrabalho.com, listado no Alexa como um dos 100 mais populares do Brasil, único na categoria blogs jurídicos, e vencedor do Best Blogs Brazil em 2009 na categoria melhor blog jurídico.

Foi Diretor-Financeiro da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 4a Região (AMATRA IV), na gestão 2010-2012.

Co-autor de Comentários à Lei do Processo Eletrônico e autor de diversos artigos sobre Direito e Processo do Trabalho.

Como Juiz do Trabalho atuou, principalmente, nas Varas de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul e São Jerônimo São Leopoldo e atualmente é Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Destaca-se por ser inovador, tendo sido pioneiro na realização da moderna audiência una na Justiça do Trabalho e da inspeção pericial em audiência, experiências iniciadas perante a 1a Vara do Trabalho de São Leopoldo.

É instrutor habilitado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ENAMAT, com formação pela École Nationale de la Magistrature, ENM, da França.

Estuda aspectos da Audiência Trabalhista, destacando especial ênfase à Negociação e ao Interrogatório, matérias que são objeto de cursos de ministra.

Currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

10 comentários em “Autor

  1. Bom dia !
    Dr Jorge, entrei em um site http://direitoetrabalho.com/2010/03/minha-carteira-esta-em-aberto-o-que-eu-faco/ onde , várias pessoas estavam tirando suas dúvidas a respeito de carteiras de trabalhos que não deram baixas. Bem em 1982 fui registrada em uma empresa da qual foi fechada por problema de golpe. Não deram baixas nas carteiras dos funcionários. Tirei o meu CNIS e consta entrada e a última remuneração, portanto, como faço para dar baixa nesta carteira, sendo que a empresa não existe mais? Existe uma outra empresa que entrei em 01/02/1979 e foi dado baixa , mas no CNIS aparece como não, o que faço?

  2. Jorge, bom dia.

    Meu nome é Christian e estou trabalhando com o meu amigo Hernán em um empreendimento para ajudar as pessoas a poupar dinheiro, tempo e esforço agrupando cartões de credito, empréstimos e investimentos para eles.

    oMelhorTrato.com

    Me gostaria contactar com você para analisar a possibilidade de fazer algo em conjunto.

    Cordialmente,

    Cristian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *