home Geral, Opinião Uma outra visão sobre e limitação da franquia de dados.

Uma outra visão sobre e limitação da franquia de dados.

Quem come pouco não costuma gostar de buffet livre. A comida à vontade só começa a vale à pena quando o valor do prato iguala ou supera o da comida por peso.

Esta discussão quanto à limitação da franquia de consumo da banda larga me parece algo assim. Ninguém sabe, exatamente quanto gasta de banda larga, nem em quanto se quer fixar a franquia mínima, mas está todo mundo mobilizado para que isso não ocorra.

Aconteceu a mesma coisa em relação à franquia de bagagens internacionais. O brasileiro é o único que tem direito de transportar 2 bagagens de 32 kg, ao passo que a grande maioria dos países tem uma franquia de apenas 1 volume com 29 kg. Quando eu viajava aos finais de semana para o Uruguai para fazer o meu mestrado na UDELAR e levava apenas bagagem de mão, certamente eu participava da “vaquinha” para que a empresa pudesse transportar a todos os passageiros com a a franquia legal sem prejuízos.

Aliás da mesma forma quando eu compro ingressos para um show ou espetáculo teatral eu acabo pagando um pouco mais do que a empresa estimou em seus custos, pois deve haver uma previsão para o pagamento da meia-entrada.

Talvez até o governo tenha colocado as coisas de uma forma estranha, assustando o mercado. No entanto se, no lugar de se limitar a franquia máxima, a ANATEL passasse a permitir planos mais básicos de internet, do tipo pré-pago por “x” gigabytes, sem mexer ainda na franquia máxima, pudesse, ao longo do tempo tirar a má impressão que a limitação imediata poderia trazer e muita gente que quer usar seu NetFlix e Youtube apenas à noite e finais de semana acabaria percebendo que a franquia ilimitada nem faz sentido.

URL curta para esse artigo: http://wp.me/pVtgW-1H2
TAGS:

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

3 comentários em “Uma outra visão sobre e limitação da franquia de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: