home Negociação, Prática Resolvendo Problemas Complexos…

Resolvendo Problemas Complexos…

farc

Um dia destes, pesquisando na web, deparei-me com um livro que me parecia que viria ao encontro dos temas que venho estudando relativamente à audiência, Como Resolver Problemas Complexos, de Adam Kahane.

Conforme a descrição e leitura dos primeiros capítulos, o livro era de um físico, Adam Kahane, que resolvera tentar utilizar a sua capacidade de resolver problemas na sua área para outras áreas, logo no início o autor se identificava como um dos personagens por trás do processo político e social que levou ao fim do Apartheid na África do Sul, com a democratização do país e a ascensão de Nelson Mandela ao governo do país.

O tema me pareceu bastante interessante para me auxiliar, de alguma forma, a introduzir na negociação e solução de conflitos trabalhistas em audiências. No entanto, a partir da leitura, passei a perceber que a obra de Adam Kahane tinha um potencial muito maior: de fazer uma autêntica pacificação social a partir do desenvolvimento do diálogo entre todos atores envolvidos em uma determinada situação social. Assim ocorreu na África do Sul e, igualmente, estaria ocorrendo na Colômbia.

Imediatamente adquiri um exemplar e, posteriormente, sugeri ao nosso Grupo de Estudos de Conciliação e Audiência, na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que o estudássemos, o que passaremos a fazer a partir das próximas sessões.

Agora com as recentes notícias de que a Colômbia está em um processo de paz com as FARC, a leitura está mais atual do que nunca. Conforme o próprio autor refere a Colômbia tem uma situação peculiar na América Latina. É um dos poucos países que, embora sujeita a conflitos internos durante os últimos 50 anos, teve um período muito curto de regime ditatorial, ou seja durante a maior parte do tempo, com toda a conturbação que pode ter um exército revolucionário em seu próprio território, manteve-se um país democrático.

Acredito que a leitura da obra de Kahan e o acompanhamento das notícias da Colômbia nos auxiliem a melhorar a nossa compreensão de conflitos, levando esta aprendizagem não apenas para a sala de audiência, mas para outros tipos de conflitos que vivemos cotidianamente.

Quem ficar curioso e quiser acompanhar a leitura abaixo está a referência do livro e alguns artigos pescados na web sobre a situação atual da Colômbia em relação ao acordo de paz com as FARC.

¿Por qué apoyar el acuerdo de paz con las FARC?

Acordo de paz histórico entre governo colombiano e as Farc é assinado

Ask the Experts: Colombian Peace Process

 

URL curta para esse artigo: http://direi.to/3CYmE
TAGS:

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *