firefox from stars

Conforme noticia o site de tecnologia Gizmodo, o navegador Mozilla Firefox está prestes a abandonar o plugin do Java, a exemplo do que já ocorreu com o Google Chrome.

A notícia é especialmente preocupante para todos os profissionais do Direito que atuam com o processo eletrônico – o PJe, uma vez que o sistema roda, exclusivamente, neste navegador, necessitando, ainda, do acesso ao Java.

As conseqüências, contudo, desta alteração são difíceis de estimar.
O PJe foi desenvolvido a partir de uma tecnologia arcaica, sendo que a sua maior virtude: ser web based, ou seja ser acessível através do navegador de Internet não necessitando da instalação de um programa específico foi anulada pelo fato de rodar exclusivamente em um único navegador – o Firefox – e ainda dependendo do plugin de Java.
Agora com a notícia, a tendência é que até se encontrar uma solução de contorno, se deverá inibir a atualização do Firefox para que mantenha a versão compatível com o Java. Isso tem um perigoso efeito colateral que é o aumento de vulnerabilidade, uma vez que as atualizações, via de regra, tem como objetivo corrigir falhas que poderiam ser usadas por hackers para as explorar.
Não sei se será possível prescindir do Java, nem se chegará ao extremo de ter de se recomeçar do zero, mas que o tema é preocupante lá isso. é…

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-1AX

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: