home Geral Salvem os elefantes!

Salvem os elefantes!

elefantes

Eu comecei a me interessar pela Sociobiologia (outra hora eu falo um pouco mais sobre isso) a partir de um documentário que eu vi sobre elefantes. Na verdade era um documentário um pouco sombrio, apresentado pela National Geografic Channel, em que se investigava porque elefantes estavam matando rinocerontes na África.

Se o tema era um pouco cabuloso, o resultado da investigação me deixou, de certa forma, tocado. Os elefantes “assassinos” eram os elefantes órfãos, cujos pais haviam sido mortos por caçadores para extrair o marfim e que, entravam na adolescência sem o contato com os valores familiares que deveriam ser transmitidos pelos mais velhos.

Em outras palavras os elefantes possuem uma forma de cultura que é transmitida e aprendida, e não inata. No caso retratado a introdução de um elefante macho adulto foi o suficiente para reeducar os jovens infratores e, assim, preservar a vida dos rinocerontes.

Eu recordo isso porque acabo de ler que 100 elefantes continuam sendo mortos na África por dia, o que pode nos privar, em breve, da presença deste animal do qual, infelizmente, assim como baleias, golfinhos e outros mamíferos superiores, ainda sabemos muito pouco.

Por isso quem quiser auxiliar a evitar esta matança pode contribuir para a Avaaz ou uma outra instituição que esteja igualmente envolvida com esta causa. Contribua com qualquer valor, que a causa é nobre.

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-1Au

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: