Seguro-desemprego bloqueado!

Má notícia para os potenciais beneficiários de seguro-desemprego. Um novo software que está em uso nas agências do SINE bloqueia o acesso ao benefício no caso de identificar uma vaga compatível com as qualificações do trabalhador desempregado.

Ou seja o trabalhado poderá ter o seu benefício negado ou suspenso pelo mero fato de existir uma oportunidade de trabalho que lhe seja compatível. No momento ainda não há dados precisos sobre este mecanismo, mas ao que consta ele já está em funcionamento.

Um dos seus defeitos, ao que parece, é que, embora se identifique a vaga, ele não garante a admissão, sendo que o procedimento no caso de o trabalhador não conseguir o emprego oferecido por qualquer negativa do empregador, pode lhe fazer percorrer uma via crucis para acessar ao benefício.

Veja mais notícias sobre o tema:

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-Zc

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

60 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Boa noite! Recebi um encamiamento da sine para uma entrevista dia 11 de abril de 2018, chegando lá a moça preencheu minha guia como turno bloqueado,consultei o app da caixa e estava dizendo que a parcela estaria disponível dia 2 de maio,porém não caiu entrei no site MTE e estava dizendo que seria emitida dia 5 de Maio como era domingo espera está na conta na segunda ou terça feira. Consultei na terça e o benefício não estava mais disponível entrei no site MTE e pedirão para voltar ao posto da sine. No poupa tempo a moça disse que a opção turno cancelado não constava no sistema do poupa tempo que me deu a carta. Ela me orientou a ir no MTE do carrao só que teria que chegar bem cedo e assim fiz peguei o primeiro onibus e as 6: 17 estava lá sozinha na rua .
    O pior é que não fui atendida recebi um encaminhamento para ir em outro MTE com um monte de documentos. O rapaz nem quis escutar o meu problema é não sei o que fazer por que a documentação sediada uma tal de folha marrom e folha verde já foi entregue quando dei entrada no seguro.

  2. Recebi 2 parcelas do meu seguro desemprego e quando fui receber a terceira estava suspenso pelo fato de a funcionaria do RH do meu ex empregador ter usado o numero do meus pis no registro de uma funcionaria em outra empresa, o que devo fazer? Pois recorri ao ministerio mas pode levar de 90 a 120 dias para julgar e ainda corro o risco de ter que devolver as parcelas que recebi.

  3. meu seguro desemprego esta bloqueado ja faz mas de 4 meses deu erro com cicular 9 eu recorri cm o misterio do trabalho eles me informaram que os meus papeis foram para brasilia estou sem serviço e sem salario sera que vou conseguir receber este dinheiro , pois esta tao complicado de arrumar serviço, eu nao consegui receber nenhuma parcela

  4. Recebi a primeira parcela do seguro pois fui receber a segunda me bloquearam, me disseram a esta indo no Ministério do trabalho onde me pediram para enviar todos os papeis novamente a eles pois teriam de montar um processo para ser enviado a Brasilia, mas agora me pergunto quando terei resposta sobre meu seguro e quem vai pagar minhas dividas desse mês do tipo aluguel, água queria somente uma resposta de quando irei recebe pois ainda estou desempregado

  5. estou com com dividas na caixa ela pode bloquea meu seguro desemprego pois fui com o cartão saca a 1 pcl com o cartão cidadão e aparece na tela que foi depositado na poupança e tento tira na poupança e o cartão esta bloqueado não sei o que fazer alguém com o mesmo problema.

  6. Olá peguei uma carta de entrevista de emprego e não compareci e agora bloquearam o meu seguro desemprego sendo que não estou empregado e nem recebi nem uma parcela do seguro .. o que eu faço

      1. O mesmo está acontecendo comigo. Saquei 2 parcelas já, e a terceira deu bloqueada. No aplicativo do Sines está emitida e programada o pagamento para 21/6. Que já passou. Mas quando vou sacar na caixa da bloqueada. Mandei os documentos para Brasília. Mas tô muito chateada pois é um bloqueio indevido. Uma vez que estou desempregada e passando necessidade, pois não consegui sacar e minhas contas estão vencidas. Pior que não temos ninguém pra falar, ligar, nada. Nenhuma resposta. Muita falta de respeito.

  7. Boa tarde, hoje era dia de receber a primeira parcela do meu seguro desemprego, chego na agencia na Caixa para retira-lo meu cartão cidadão cancelado, para minha surpresa, vou questionar com alguém da caixa sou informada que pelo menos a cada 6 meses tenho que utiliza-lo caso contrario o mesmo e cancelado informação esta que não recebemos no ato que retiramos o devido cartão.
    e também fiquei sabendo que o governo não esta liberando o seguro desemprego pra ninguém, e a resposta que eu tive que ele esta liberando por lote, e que tenho que ir na caixa todos os dias me certificar se foi liberado ou não.
    ai eu pergunto na minha ignorância já estou desempregada, trabalhei por mais de três anos paguei todos os impostos foi recolhido tudo e mais um pouco e na hora que mais preciso o governo não libera meu seguro. o que devo fazer neste caso?
    a quem devo recorrer?

  8. Olá por gentileza alguem pode me informar meu seguro eata bloqueado a primeira parcela e nao recebi apareceu no site eata bloqueado

  9. Boa Noite
    Estava com esse problema de seguro desemprego bloqueado,agende um atendimento no Ministério do Trabalho,dei entrada no recurso e a atendente me disse que demoraria de 70 a 150 dias para ser liberado,o meu demorou 87 dias para liberar,mas Graças a Deus deu tudo certo,e um absurdo isso,mas fazer o que neh,o importante que deu tudo certo!

  10. Estou com meu seguro bloqueado , devido ao cnpj e nao consigo agendar para recursos do Ministerio da fazenda, preciso de auxilio também

    1. Amiga, você conseguiu agendar o recurso do seguro desemprego?
      Estou com o mesmo problema também, desde dezembro e não consigo agendamento. Você tem idéia de quais documentos deve levar?

  11. Boa tarde

    Estou com o mesmo problema de todos os citados… Qual o procedimento tomar…

    Consegui na internet que a empresa esta ativa, nao tem lucro nenhum a 3 anos.

    aguardo um retorno

  12. Prezadas, boa tarde!

    Bem, recebi 4 parcelas do seguro desemprego, era para ser 5 pois fiquei na empresa á mais de 3 anos. No ultimo, “eles” bloquearam, pq me informaram que sou sócio de uma empresa. E portanto, não preciso do seguro. Mas vamos lá! No Brasil é muito fácil vc abrir um empresa. Meu ex patrão na época resolveu fazer um falcatrua em cima de mim e me colocou na empresa como sócio, pagando meus direitos. O problema é que, assinei coisas que não deveriam e ele sumiu da empresa. Fiquei com rombo no banco e empresa teve que continuar ativa, pois é fácil vc abrir, mas é extremamente fechar e dar baixa na empresa, e é caro! Bem, isso foi a 6 anos atrás. Nesse período, entrei em outra empresa, fiquei um tempo, fui mandado embora, recebei normalmente o seguro, entrei em outra empresa, fui mandado embora, recebi outro seguro e agora nesse, me mandaram embora, fiz todo procedimento de rescisão, recebi as verbas rescisórias, dei entrada no seguro, recebi 4 parcelas e quando ia receber a 5ª e ultima, eles resolveram me ferrar, alegando isso. Problema, é que a empresa está ativa, mas sem movimento, lucros, receitas. Engraçado que são tão eficiente em saber e me incluir nisso, que nem se quer sabem que a empresa não está tendo lucro e muito menos em movimento. Como eu posso ter um rendo com isso? Como posso está recebendo com isso? E outra, não consegui arranjar trabalho, como eu vou fazer agora? Isso é constitucional? Se não tem provas que estou recebendo, como podem simplesmente cancelar???

    1. Olá, estou com o mesmo problema recebi 1º parcela so do seguro,faltam 4° parcelas para receber ,agora foi bloqueado porque tenho uma empresa em meu nome desde 2002, em 10 anos eu recebi 2 seguros e nunca tive problema por causa dessa empresa que nao esta funionando mais a mais de 10 anos.Alguem sabe me orientar o que devo fazer ,pois para fechar essa empresa meu contador disse que vai dar $1.500 e estou desempregada nao tenho como pagar.

      1. bom dia. gostaria d saber se vc resolveu seu problema pois o seu e idêntico ao meu. se sim pf me de uma luz pois nimguem me da uma informação correta.

    2. Oi Leison, tudo bem?

      Acabei de saber que estou na mesma situação, você conseguiu resolver, estou sem saber o que fazer, e ainda com medo de não receber.
      Se puder me dar uma ajuda, te agradeço.

  13. Caros,
    Boa Tarde!!

    No meu caso aconteceu o seguinte, apenas peguei a carta de encaminhamento para uma seleção e a informação que obtive no sine é que ao pegar a carta a parcela foi bloqueada. Isto está correto, fui reprovado na seleção e agora estou sem a parcela do seguro que estava com data para recebimento dia 07/11/2015. Tive que procurar a emprese responsável pela seleção para solicitar a carta com a resposta e carimbo de reprovação no processo, e fui informado no sine que só assim que a responsável poderia desbloquear. tudo o que aconteceu esta correto??? Não deveria haver o bloqueio ou cancelamento apos assinar carteira??

  14. Fui ate oPAT e me disserao que meu seguro desemprego esta bloqueado e nao aparece nada na tela,mas que por deducao deles se trata de 1 parcela recebida domeu penultimo emprego no valor de hoje1100,00,onde posso resolver isso com mais certeza!

  15. Boa tarde !!
    Estou recebendo seguro desemprego, mas ainda faltam 2 parcelas, consegui um novo emprego, mas a renda deste novo emprego é a metade do salário da empresa anterior, neste caso o seguro desemprego também é suspenso ?
    Obrigada

  16. Boa tarde !!
    Estou recebendo seguro desemprego, ainda faltam 2 parcelas,mas consegui um novo emprego, mas a renda deste novo emprego é a metade do salário da empresa anterior, neste caso o seguro desemprego também é suspenso ?
    Obrigada

  17. Ola! No meu caso o MT liberou e quando fui receber o seguro na Caixa apareceu Bloqueio On Line.. Nem o gerente soube me explicar e enviou copia de meus documentos para analise. Desde outubro tentando dar entarada no beneficio, quando chegou o dia de receber nao pude. A Caixa ficou com meu telefone para entrar em contato assim que tiverem resposta. Acho que fui vitima de fraude…Alguem sabe explicar?

    1. Estou exatamente com o mesmo problema, já fizeram isso 2 vezes com meus documentos e não sei mais oque fazer.

      1. Olá Monique, também aconteceu comigo, ficaram com meus dados na agência da caixa, mas até agora nenhuma resposta. Que falta de consideração… As dívidas nunca atrasam

  18. A empresa na qual trabalhei durante 11 anos faliu. Dei entrada no segura desemprego e no dia 12/11/14 recebi a primeira parcela das cinco que tinha direito. Nesse mês porém ainda não recebi. Na Caixa consta BLOQUEIO ON-LINE. No Ministério do Trabalho consta que a parcela foi emitida. Não sei o que fazer, uma vez que o MT diz que tá tudo certo, e que a Caixa não me paga.

    1. Olá Roberto. Você conseguiu resolver este seu problema? ocorreu o mesmo este mês com o meu marido e não sabemos o que fazer!

  19. No meu caso trabalhei o periodo de 29 meses e me empreguei novamente estando recebendo o seguro,sendo que quando fui receber a ultima parcela eu havia sido notificado… oque faço pra receber essa ultima parcela? ou se ainda tenho direito nela?

  20. tenho mais 3 parcelas para receber e comecei trabalhar registrada em outro lugar. É verdade se meu seguro continuar, eu tenho que devolver o mesmo para o governo??

    1. Receber o seguro desemprego sem ter direito, como no caso de quem esteja trabalhando, pode se configurar crime.
      No entanto há situações em que isso ocorre, sem ser ilícito. Por exemplo se, por qualquer motivo, o seguro não lhe foi pago imediatamente, ou seja se ele corresponde a tempo anterior em que você ficou, efetivamente desempregada.
      A melhor forma de evitar esta situação é comunicar no local onde você o encaminhou. Veja bem: a rigor o próprio sistema, se você não tem direito, já cancela no momento em que é efetuado o registro do novo emprego.

      [image: DISQUS]

  21. boa tarde eu to com grande problema tenho um seguro desemprego para receber e ñ consigo o dinheiro esta na caixa mas da para sacar aparecer q eu recebendo auxilio doença ja foi na DRT e ñ resolveiro foi onde dei entrada no seguro liguei para o numero do minist do trab q é 158 ja foi no inss la elles dizen q na caixa ai eu ñ sei mas oq fazer niguen resolve e estou desempregado espero resposta

  22. Tinha direito a 4 parcelas do seguro desemprego mas ao tentar sacar a ultima n foi depositada.consultei no site do mte e a msm se encontra disponivel mais n foi depositada.o q deve fazer p conseguir mha ultima parcela…..n stou trabalhando e tbm n recebi nem uma oferta de trabalho por parte deles.

  23. Tinha direito a 5 parcelas do seguro desemprego mas ao tentar sacar a ultima recebi a mensagem que não existe parcela disponível. Não estou trabalhando e o MTE não me deu uma resposta concreta. Como devo proceder para receber esta parcela. Socorro!

  24. boa tarde fui demitido e dei entrada no seguro desemprego em novembro de 211 em dezembro recebi a 1 parcela esse mes de janeiro fui receber a 2, mais meu seguro tava bloqueado por que no sistema deles dizem que minha carteira tinha sido assinada 14-11 de 211 na msm empresa so que na realidade minha carteira não esta assinada fui ate a contabilidade e nos sistemas deles também consta que minha carteira não esta assinada ,gostaria de saber oque eu devo fazer e se eu vou perde meu seguro desemprego pos eu não estou trabalhando

    1. dei entrada no seguro desemprego so que na epoca de receber a primeira parcela foi suspenso porque consta como ainda trabalho na empresa da qual fui desligado,ame pediram para dar entrada em um recurso isso demora.

  25. Boa Noite, estou em uma situação difícil de entender. Abri uma empresa em março de 2005, desde quando abri não a utilizei e não consegui fechar por falta de dinheiro, trabalhava em uma empresa fui demitido, em maio de 2005 recebi a minha primeira parcela do seguro, depois junho, julho e agosto de 2005, até aí beleza. Mas agora em junho de 2011 dei entrada no seguro, e agora dia 06/07/2011 era para receber a primeira parcela e está escrito: identificado por indeferimento, consta como bloqueado. Enfim, queria saber se isto implica em receber meu seguro, aqui o funcionário que me atendeu quando dei entrada acha isso e me mando entrar com recurso 540 no ministério do trabalho, porquê??? me ajudem por favor.
    Responder

  26. Trabalho numa loja Ha 1 anos e 5 meses, 48 horas semanais e tenho salario de balconistas numa lan hause, mas as vezes consertos os computadores… . vou pedir conta, pois vou trabalhar em outra empresa pra ganhar + … Quando pede conta aconteçe o que ??? Devo recorrer alguma coisa ??? Obrigado !!

  27. acho dificil pois as vezes aproposta salarial e bem aquem a seu nivel profissional , e cai no sistema e se efetua o bloqueio do págamento prejudicando o trabalhador que contribuiu para ter o seguro.

    1. @marcelo,

      O valor do seguro também é aquém do nível profissional. E se o sistema for bem elaborado dá para oferecer trabalhos em nível igual ou semelhante ao perdido, o que dá ao trabalhador mais dignidade do que ficar recebendo benefício governamental.

%d blogueiros gostam disto: