Greve na Justiça do Trabalho

Assembleia Geral -07-05-10-Marcelo Antunes - 010 (1)
Assembleia nas Varas Trabalhistas de Porto Alegre

Conforme dá conta a página web do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, há várias varas trabalhistas prejudicadas pela greve dos seus servidores. A página do sindicato – SINTRAJUFE – que congrega não apenas os servidores da Justiça do Trabalho, mas igualmente das Justiças Federal, Militar e Eleitoral, revela que a Justiça do Trabalho é a que tem a maior adesão, sendo que Justiça Federal e Eleitoral demonstram sua adesão com algumas paralisações de uma hora.

Embora muitas unidades judiciárias tenham suspendido seus prazos, os advogados e partes devem ficar atentos, pois esta não foi uma atitude coletiva dos magistrados, sendo que a grande maioria das varas está realizando normalmente suas audiências e cominando aos ausentes as penalidades correspondentes.

Portanto é prudente comparecer e, sendo isso muito dificultoso, informar-se previamente com a secretaria da Vara acerca da viabilidade da realização da solenidade, solicitando certidão em caso de ser comunicada a sua suspensão.

Aproveite e se esclareça sobre o direito de greve dos servidores públicos consultando as cartilhas da greve, elaboradas pelo SINTRAJUFE.

Cartilha_Greve Cartilha da greve

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-QU

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

9 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É verdade, espero o meu processo terminar a quatro anos, e quando realmente acho
    que vou receber o que me, é de direito meu advogado me diz que não tem previsão por
    conta da greve. Será que existe alguém neste pais capaz de resolver isso.

  2. nao da nem pra dizer nada, sao pessoas de mente diabolica que ganham muito bem e so penssam em si , nao ta nem ai com o proximo, a lei comeca por eles , mais nao e a realidade infelizmente estamos nas maos de pessoas que nao pensa no proximo.

  3. Já está mais do que na hora desta greve terminar.
    A população necessita de atendimento, não mereçe ser punida.

  4. Nova greve nov/dez 2010.. que piada (gente sem cidadania, mercenarios do governo)…mandava mte dos servidores embora…o piorzinho ganha uns R$ 4.000,00 e pra realizar aquele serviço PORCO E RELAXADO ( lever proc. de um lado ao outro, tomar cafezinho, ver feriados e possibilidades de greve, porque o unico que faz alguma coisa é o juiz.(ta descontente, tenta na rua e abre espaço pra quem quer trab..)Ainda, quero saber como niguem é demitido??..estao todos prestando serviço em excelencia??
    quem faz alguma coisa?? ouvidoria??corregedoria?? de que adianta ganhar 10mil e ver uma favela surgir ao lado da sua casa??

  5. Para começar gostaria deixar minha opinião sobre a greve,o dificil é a populaçõa que fica sem amparo, e o governo que acaba favorecido. Neste ano devemos pensar melhor sobre em que votar pois todos que entram lá é a mesma coisa.

  6. Tenho uma opnião dura a este respeito, funcionário público não deveria ter direito a greve. A bucha de canhão é SEMPRE o povo que não tem nada haver com a história.

    O funcionário esta ali por vontade própria, não pode ser demitido mesmo prestando o péssimo serviço que presta e ainda faz greve. Se acha que deveria ganhar mais, porque não pega o chapéu e vai para a iniciativa privada?

      1. @Jorge Araujo, Caro senhor Jorge concordo com o Eduardo, não digo que todos os funcionarios publicos são mau educados e pessimos profissionais mais assim como é de costume pópr causa deles a pouca minoria que trabalha certo se prejudica por isso esses PESSIMOS profissionais não deveria ter direito algum em entrar de greve ja ganha bem pelo serviço com o perdão da palavra PORCO e MAU FEITO deles se não estão contentes vá para uma empresa privada e vamos ver se eles irão ter o luxo de ser PESSIMOS funcionarios e ainda entrar de greve, queria ver como eles iriam ser>

%d blogueiros gostam disto: