home Direito, Leigo Quero pedir demissão. O que eu perco?

Quero pedir demissão. O que eu perco?

pedir demissão

Qual o direito do empregado que pede demissão? Em primeiro lugar quem está descontente com o seu trabalho deve ponderar algumas coisas. Por exemplo, não é aconselhável se pedir demissão do emprego sem se ter um outro trabalho em vista. Isso pode repercutir negativamente em uma próxima entrevista de emprego, pois o entrevistador vai perceber no candidato uma tendência a abandonar a empresa futuramente e isso, para um empregador que necessite treinar o trabalhador pode ser complicado.

No entanto há algumas vantagens. Uma delas é que, estando disponível, você poderá iniciar em um novo emprego imediatamente, além de estar mais disponível para as futuras entrevistas.

De toda forma é sempre aconselhável que o candidato tenha uma poupança que lhe garanta pelo menos alguns meses sem trabalho, além de ser igualmente prudente, durante este período, manter as contribuições à Previdência Social e, se for o caso, manter os depósitos em previdência privada.

O que o trabalhador que pede demissão recebe?

  • Os salários dos últimos dias trabalhados;
  • as férias já vencidas e as proporcionais acrescidas de 1/3
  • Gratificação de Natal ou 13º salário proporcional (Súmula 157 do TST).

O que o trabalhador que pede demissão não recebe?

  • O salário correspondente à indenização do aviso prévio;
  • o acréscimo de 40% sobre os depósitos de FGTS;
  • seguro-desemprego.

Quais são as obrigações do trabalhador que pede demissão?

O trabalhador deve dar o aviso prévio e trabalhar pelos seus 30 (trinta) dias, sem direito à redução ou indenizar (pagar) ao empregador o equivalente, normalmente descontados dos seus créditos.

O que não se perde nem se recebe ao pedir demissão?

Os depósitos de FGTS do contrato ficam mantidos na conta. O trabalhador poderá movimentá-los após três anos ou então através dos motivos tradicionais como aquisição da casa própria, algumas doenças, etc.

Muito bem, eu quero mesmo pedir demissão. Pode me ajudar com um formulário?

Outros textos sobre pedido de demissão:

URL curta para esse artigo: http://direi.to/DqBSt
TAGS:

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo nasceu em 1970, aprendeu a usar computador, internet e celular, mais ou menos quando estes foram inventados. É Juiz do Trabalho e trabalha em Porto Alegre/RS. Eterno curioso acerca de tudo está elaborando a sua dissertação de mestrado em Direito e Processo do Trabalho. É master pela Universidade de Alicante em Teoria da Argumentação Jurídica, gosta de Filosofia e atualmente estuda Lógica. No tempo livre entre uma audiência e uma sentença está começando a se interessar por Neurociência, tanto do comportamento (leitura corporal e detecção da mentira) quanto da memória. Em relação ao primeiro ponto defende um estudo mais acurado da Zoologia Humana, ou seja o estudo do comportamento do ser humano em comparação com o de outros animais. Faz ainda a aplicação das teorias da Escola de Harvard sobre Negociação, nas suas audiências, tendo um dos melhores números de conciliação dentre os juízes do trabalho do Rio Grande do Sul. Procura ensinar tudo o que sabe em um curso sobre Audiência que periodicamente edita junto à Faculdade IDC e em cursos de pós-graduação e preparatórios. É casado com a Ingrid, tem três gatos, um cão e seis cavalos, sendo quatro de polo, que tenta praticar aos finais de semana. Escreve, ainda, no blog Direito e Trabalho.com e ocasionalmente publica artigos em revistas e jornais.

175 comentários em “Quero pedir demissão. O que eu perco?

  1. Na minha carteira de trabalho tem o valor mais faço 2 horas extras por dia de segunda a sexta e sábado faço 7 horas quero saber se o meu fundo de garantia e baseado nas horas extras

  2. vc pode dar uma justa causa na empresa a qual ela logo vai lhe demitir quando chegar o oficio na empresa. vc pode fazer isso sem precisar de advogado. vá a justiça do trabalho.

  3. Trabalho em uma empresa a quase quatro anos ,todas as minhas ferias são vendidas, o salario atrasa e trabalho e varias funções estou insatisfeita com essa situação ,já pedi minhas contas mas ela não quer me pagar meus direitos ,quer q eu assine ema carta entregando meu lugar o que eu faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *