Quero pedir demissão. O que eu perco?

pedir demissão

Qual o direito do empregado que pede demissão? Em primeiro lugar quem está descontente com o seu trabalho deve ponderar algumas coisas. Por exemplo, não é aconselhável se pedir demissão do emprego sem se ter um outro trabalho em vista. Isso pode repercutir negativamente em uma próxima entrevista de emprego, pois o entrevistador vai perceber no candidato uma tendência a abandonar a empresa futuramente e isso, para um empregador que necessite treinar o trabalhador pode ser complicado.

No entanto há algumas vantagens. Uma delas é que, estando disponível, você poderá iniciar em um novo emprego imediatamente, além de estar mais disponível para as futuras entrevistas.

De toda forma é sempre aconselhável que o candidato tenha uma poupança que lhe garanta pelo menos alguns meses sem trabalho, além de ser igualmente prudente, durante este período, manter as contribuições à Previdência Social e, se for o caso, manter os depósitos em previdência privada.

O que o trabalhador que pede demissão recebe?

  • Os salários dos últimos dias trabalhados;
  • as férias já vencidas e as proporcionais acrescidas de 1/3
  • Gratificação de Natal ou 13º salário proporcional (Súmula 157 do TST).

O que o trabalhador que pede demissão não recebe?

  • O salário correspondente à indenização do aviso prévio;
  • o acréscimo de 40% sobre os depósitos de FGTS;
  • seguro-desemprego.

Quais são as obrigações do trabalhador que pede demissão?

O trabalhador deve dar o aviso prévio e trabalhar pelos seus 30 (trinta) dias, sem direito à redução ou indenizar (pagar) ao empregador o equivalente, normalmente descontados dos seus créditos.

O que não se perde nem se recebe ao pedir demissão?

Os depósitos de FGTS do contrato ficam mantidos na conta. O trabalhador poderá movimentá-los após três anos ou então através dos motivos tradicionais como aquisição da casa própria, algumas doenças, etc.

Muito bem, eu quero mesmo pedir demissão. Pode me ajudar com um formulário?

Outros textos sobre pedido de demissão:

URL curta para esse artigo: http://direi.to/DqBSt

165 Respostas para "Quero pedir demissão. O que eu perco?"

  1. Deusdete Antonio da Silva  11 de abril de 2016 às 14:24

    tenho 02 Mêses e anda a minha experiência não venceu se eu pedir conta quais são os meu direitos.

    Responder
  2. Alcilene  10 de outubro de 2015 às 11:32

    Queria saber ok eu ganho e perco se pedir minha conta.só que meu caso e que eu estou com cinco dias sem ir trabalhar PK estou doente e minha patroa mandou eu ir ao INSS p poder eu receber meu salário.eu não entendor. Ainda nem fui atendida pelo ortopedista estou na espera p ser atendida.eu não sei OK fazer e ainda trabalhei uma semana doente ainda.OK devo fazer.PK não quero trabalhar mas PK não estou satisfeita meu emprego.ainda mas que fui contrata p ser babá e eu faço tudo cuido da criança e ainda cuido de serviços geras e não só he uma crianca são disse tenho que dar conta de tudo por um salário de 788.00.só que tem mas uma questão meu contrato estar como vendedora e na minha carteira estar cm babá.OK devo fazer sobre tudo isso.

    Responder
  3. Walter  16 de setembro de 2015 às 22:23

    dia 12 de setembro e 2015 vou completar 9 meses trabalhados quais os meus diretos se eu pedir demissao [sou aposentado por tempo de serviço inss] o que terei de direito, desde ja agradeço a sua boa vontade ok obrigado,estou no aguardo

    Responder
  4. Walter  16 de setembro de 2015 às 22:12

    SE EU PEDIR DEMISSAO QUAIS OS MEUS DIREITOS,SENDO QUE SOU APOSENTADO POR TEMPO DE SERVIÇO[INSS] EM OUTRA EMPRESA DESDE JA AGRADEÇO OK ESTOU NO AGUARDO

    Responder
  5. STEFANE  16 de setembro de 2015 às 11:39

    SE EU PEDIR DEMICAO O Q RECEBEREI COM 10 MESES DE TRABALHO RECEBO UM SALARIO MINIMO

    Responder

Deixe uma resposta

Seuemail não será exibido.