DireitoeTrabalho.com

Direito do Trabalho. Processo do Trabalho. Artigos e comentários do Juiz Jorge Alberto Araujo.

 

Caso Isabela Nardoni: Defesa usa mídias sociais.

Posted on | março 8, 2010 | 18 Comments

Caso Isabella Nardonni

Caso Isabella Nardonni

Às vésperas do julgamento de um dos casos judiciais mais explorados pela mídia de todos os tempos (no próximo dia 22), o assassinato ainda envolto em mistério da menina Isabella Nardoni,  se observar uma nova estratégia na condução de um caso: o uso das mídias sociais.

Embora anônimos, é fácil notar que o blog O Caso Isabella e o Twitter @JusticaJusta (Justiça Isabella), estão afinados com as teses da defesa, divulgando, inclusive, matérias que deverão ser aventadas durante o julgamento, como dúvidas a respeito da existência de sangue no veículo do casal suspeito, ou sobre testemunhas não ouvidas.

Não é uma estratégia ilegal, embora o anonimato não seja o melhor meio de pregar uma verdade. O certo é que se houve já uma condenação pela mídia do casal Nardoni, a tentativa de plantar “uma dúvida razoável” na sociedade, amealhando, talvez, a opinião de alguns dos jurados é mais do que válida.

O que toda a sociedade sem dúvidas quer é que seja feita justiça, sendo que justiça em casos em que não é possível, sem rastro de dúvidas, identificar o criminoso é a absolvição.

No entanto competirá aos jurados, à luz das provas e argumentações, dar o veredito e faz parte do Estado Democrático de Direito aceitá-lo, ainda que com ele não concordemos.

Até o momento não conseguimos identificar se há um blog ou twitter representativo da acusação. Se houver, por favor ajudem-nos à atualizar este post.

Comments

18 Responses to “Caso Isabela Nardoni: Defesa usa mídias sociais.”

  1. Nelson Quintanilha
    março 8th, 2010 @ 22:51

    A defesa somente logrará exito, de uma dúvida razoável em dois casos (minha opinião):
    1 – Não houver provas concretas;
    2 – O Promotor não ter experiencia ou ter feito corpo mole.
    A verdade é que fizeram um carnaval com o caso, só via neguinho querendo aparecer em horário nobre nas telinhas, jogaram a opinião publica contra o casal, quase foram linchados, jogaram eles na cadeia…
    Só falta agora a promotoria não conseguir caracterizar o assassinato e o juri os libertar, neste caso o Estado ainda terá que indeniza-los.

  2. Ricardo
    março 21st, 2010 @ 16:10

    Acho um absurdo condenar e prender qualquer cidadão sem ser julgado… estamos sujeitos a isso? Por que houve pressão da mídia e clamor público???
    Quem irá pagar por esse tempo perdido por terem sidos presos numa cadeia (sou leigo no assunto), se não forem condenados? E a relação deles com os outros filhos, pro resto da vida, caso não sejam condenados???

  3. Jorge Araujo
    março 21st, 2010 @ 19:14

    @Ricardo,

    A prisão provisória ou preventiva têm regras e fundamentos próprios. Se eles não conseguiram a liberdade até a presente data é porque houve motivos para mantê-los presos.
    Se forem absolvidos terão a oportunidade de pleitear a reparação.

  4. AUDILENE MARCOLINO
    março 21st, 2010 @ 20:25

    Durante meses se analisou o caso Isabele Nardoni, poupem -me os criticos/defensores dos acusados (ate então não podemos considera-los culpados), mas diante de preguntas sensatas feitas aos acusados, ficamos nós telespectadores sem respostas, porque os mesmos nao sabiam nem se quer responder o óbvio de tão confusos, enfim;

    Enfim, vamos lá! A jústiça até tarda mas não falha, pelo menos a dos homens, pois a de DEUS É CERTA.

    AUDILENE MARCOLINO

  5. solange
    março 23rd, 2010 @ 16:18

    tem que continuar preso,é um absurdo esses monstros ter liberdade. Que a justiça seja feita. Depois que matou a isabela essa tal ana jatoba agora diz ser evangélica sera que pensa que ta salva coitadinha vai morrer na cadeia.alma sebosa que saber a verdade os dois são assassinos.

  6. simone silva
    março 23rd, 2010 @ 20:28

    A MENINA FICOU SOSINHA NO APARTAMENTO E PENSOU Q O PAI NAÕ IA VOLTAR MAIS POIS ELE NÃO AVISOU Q IA SO BUSCARA AS CRIANÇAS NO CARRO QUANDO VIU A PORTA TRANCADA ISABELA FOI LOGO DANDO UM GEITO DE SAIR DELA ANTES Q O PAI PEGASE O CARRO E DEICHASE ELA,POIS NA CABECINHAAR DELA O PAI IA VOLTAR PARA A FESTA OU SAIR E DEICHAR ELA E IR PASSEAR QUANTA COISA ERRADA PASSA PELA CABEÇA DE UMA CRIANÇA

  7. simone silva
    março 23rd, 2010 @ 20:46

    O PAI SO MENTIU QUANDO FALOU Q NÃO BATEU NA ISABELA E QUANDO ELE CHEGOU NO APARTAMENTO E VIU Q ELA TINHA CAIDO SE SENTIU CULPADO POR TER BATIDO NELA LIMPOU O SANGUE NO CHÃO E ESCONDEU PROVAS E AINDA ENVENTOU Q PODERIA ALGUEM TER ENTRADO NO APARTAMENTO, MAS NÃO FOI ELE MUITO MENOS A MADRASTA POIS ELA ESTAVA NO CARRO COM AS OUTRAS CRIANÇAS NÃO TEM NEXO JOGAR A FILHA DO PROPRIO APARTAMENTO NÃO TEM LOGICA ALGUMA NEM SE ELE FOSSE DOENTE DA CABEÇA SERA Q OS JUISES NÃO VEEM ISTO É SÓ SENSSASIONALISMO PARA VENDER JORNAL

  8. lilly
    março 23rd, 2010 @ 23:05

    SERA QUE A PENA DE MORTE SALVA ESSES MONTROS?
    OU ELES TEM QUE VIVER NO INFERNO DE UMA PENITENCIARIA.
    AS VEZES PENSO O QUE LEVA DUAS PESSOAS ADULTAS A LUTAR CONTRA UMA CRIANÇA COMPLETAMENTE INDEFESA E INCAPAS.
    ELES PODEM AINDA ESTAREM SENDO JULGADOS, MAS, AQUI FORA O MUNDO OS COMDENARAM A MAIS SEVERA DAS PENAS, A PASSAR O RESTO DE SUAS VIDAS ODIADOS POR TODOS. NAO PASSARAO APENAS DE ALMAS PENADAS. QUE VOCES ENTRAM NUMA PENITENCIARIA E NAO SAIAM DE LA NUNCA MAIS. E QUE DEUS NOS PERDOE POR ESSE SENTIMENTO. E NOS FAÇA UM DIA PERDOA-LOS.

  9. Camila
    março 24th, 2010 @ 16:17

    Bom..pelo reaçao dos dois tenhoi certeza q sao culpados,pq se fossem inocentes concerteza reagiriam com uma defesa propria nao ficando calados e tentando se esconder da midia eles tem q ser condenados se existisse a pena de morte eles q tinham q ser executados

  10. Ataides
    março 25th, 2010 @ 12:08

    Pena, estamos diante dum impasse impulsionado pela midia, matou, nao matou – não sei, nao posso julgá-los acho que já o foram. A pena certamente eles ja estão pagando, quer sejam ou não culpados. Infelizmente as provas deixam dúvidas, os réus não confessam e a justiça é cega a acusação é implacável.
    A verdade é que Isabela em sua inocência já não se encontra entre nós e isto é imutável. Agora, se um pai como dizem pode ter feito isto com a filha…e FOR PROVADO só nos resta pedir a pena máxima.

  11. Jorge Araujo
    março 25th, 2010 @ 12:20

    @Ataides,

    Há uma série de indícios. Um ou outro indício talvez não seja suficiente para a condenação, mas todo um conjunto…

  12. Eliza Cabalheiro
    março 25th, 2010 @ 15:13

    SE estão presos até o momento (Alexandre/Ana Carolina… ) é pq os índicios sõa realmente mto forte!!!
    è só olhar para os dois e sentir a frieza deles! São uns
    monstros!!!!
    Um dos dois teria que ter tido uma reação desesperada no momento!mas não! Td bm que acontece de algumas pessoas ficarem em estado de choque! mas os dois!?

  13. Eliza Cabalheiro
    março 25th, 2010 @ 15:19

    O que fizeram foi ligar para o pai dele(advogado)de onde com certeza passou instruções para apagarem os vestigíos!
    E dizer q. havia uma terceira pessoa no ap. tanto q. chamaram o porteiro até o ap. coisa q. ñ aconteceu,pq. aí sim! teria um inocente (pooobre) atrás das grades

  14. Eliza Cabalheiro
    março 25th, 2010 @ 15:23

    Lembro do dia da morte de Isabela…
    A mãe de Alexandre chega desesperada ao local,gritava PRENDAM ESSE ASSASINO!PEGUEM ESSES MONSTRO!!! Como se soubesse quem era o assasino da menina! sua neta!…

  15. samara viana de oliveira
    março 27th, 2010 @ 01:26

    Existe alguma possibilidade, e isso já foi comentado?, se por um acaso, o Alexandre já havia batido na Izabella dentro do carro. Esta provavelmente chorava muito e não parava de chorar… a Carolina, estava discutindo com o Alexandre pq a filha ñ parava de chorar e estava implicando com o irmãozinho.. a Carolina, muito estressada começou a discutir com o Alexandre, e isso foi ficando cada vez mais tenso… ela bateu na menina, quando chegam em casa, Alexandre pega a menina no colo, coloca na cama e ameassa pra que ela pare de chorar.. ele estressado demais, corta a rede e amessa jogá-la se ela ñ calar… ela ñ para, ele pega ela e coloca no colo,ele se apoia na janela e ela escapole da mão dele! e cai!

  16. Jorge Araujo
    março 27th, 2010 @ 10:50

    @samara viana de oliveira,

    Estas circunstâncias intermediárias “ele corta a tela…”, se fossem teses da defesa, deveriam ter sido informadas pelo réu, não o foram…

  17. Ana Déborah
    março 27th, 2010 @ 16:50

    Muito triste essa situação , graças a Deus a justiça foi feita eim nome de todo o Mundo, nos estamos aqui morrendo de saudades , descanse eim paz , e brilhe muito mais .

  18. leci de souza amaro
    março 29th, 2010 @ 00:42

    desde q izabel morreu que o povo ja sabia quem era o assasinode da menina mais o nosso medo e q o dinheiro prevalecesse q esse monstro n fosse condenado mais deus e maior sabia q eles não podia ficar impune e nome de todas as crianças q deus sempre proteje q estava com controle de tudo teria q fazer justiça mais quero quea mae de izabela saiba q ainda tem a justiça de deus q e muito pior q a dos homens q ela tarda mais não falha ana carolina te amamos sempre te amaremos porque apredemos a mar sua filha no hora mais dura mais foi a maneira q deus achou de por tanto amor assim pela sua filha e por vc cada lagrima q derramei o todos os brasileiros foi por amor estamos orando por vc e uma maneira de dizer para vc lute para ser feliz porque e dentro desta da sua felicidade que encontraremos conforto em nossos coraçãos q deus te abençoe e toda sua familia beijo

Leave a Reply





  • Leitura

    Teoria dos Princípios Humberto Ávila

    Teoria dos Princípios de Humberto Ávila. Nova edição.

    Há poucos meses eu publicava aqui no blog que estava nas livrarias a nova edição da Teoria …mais

    Foco, de Daniel Goleman.

    Nesta obra o já consagrado psicólogo estadunidense, Daniel Goleman, aborda um tema muito atual: como podemos …mais

  • Mais vistos

  • RSS Athena de Vento

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

    Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

    %d blogueiros gostam disto: