Aline, que vergonha…

Posted by Jorge Araujo - 02/10/09 at 10:10 am

Planos de Saúde

Que tipo de mensagem se pode ter do novo seriado que a Globo estreou ontem, em horário nobre e, como a própria rede afirma, para jovens?

Segundo as chamadas e releases a personagem principal, e que dá nome à série, é uma jovem que tem dois namorados (!) e os apresenta como tais naturalmente a todos (!!).

Namoro entre jovens atualmente envolve, quase que necessariamente, relações sexuais. Assim a exaltação de uma personagem que tem dois namorados pela rede de televisão mais popular do país, nada mais é do que um incentivo à promiscuidade, o que se já seria complicado em qualquer época, mais se agrava quando ainda vivemos uma pandemia de doenças sexualmente transmissíveis, entre as quais a AIDS.

Se o seriado tem como inspiração os quadrinhos Adao Iturrusgarai é importante que se diga que os públicos são muito distintos. Os quadrinhos somente serão procurados por quem se atrai por este tipo de arte, e que, por conhecer a linguagem, pode melhor compreender os meandros do enredo e a necessidade do artista em realizar humor por este meio.

Por outro lado transmitir a série na TV aberta tem um potencial muito mais avassalador, servindo mais como um novo padrão de comportamento, a ser seguido, com certeza, por muitas jovens e adolescentes. As mesmas que se vestem, maquiam e falam como os personagens principais das novelas.

Não se encontra qualquer motivo plausível para esta imoralidade. Não vivemos um período de censura. Não precisamos quebrar tabus. Questões verdadeiramente sérias, como a união homoafetiva, estão recebendo um tratamento jurídico adequado, com importantes avanços no que diz respeito ao reconhecimento da família homossexual, inclusive com a permissão para a adoção, consoante já se observa de algumas decisões judiciais.

Admitir-se como “natural” um “ménage a trois” público não vai contribuir em nada para a evolução da sociedade, não significa a inclusão de uma minoria, mas apenas a banalização da perversão.

E você o que acha?

Tags:, , , , , , , ,

Compartilhe: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • del.icio.us
  • Reddit
  • email
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • TwitThis
  • Ueba
  • Print

Não deixe de ler:

36 Responses to “Aline, que vergonha…”

  1. Rodrigo says:
    outubro 2nd, 2009 at 10:58

    Que você não entende sobre o que influencia as pessoas.

    Sugiro Oscar Wilde. Sem compromisso, suas obras falam muitas verdades.

    Responder

  2. Eduardo says:
    outubro 2nd, 2009 at 11:37

    Em tempos de AIDS fico vendo que no Brasil, o governo ao invés de incentivar a responsabilidade, prefere distribuir camisinhas nas escolas.

    As propagandas e até mesmo folder do governo federal são um apelo ao sexo e muitas vezes voltadas para um público de 12/13 anos.

    A novela não é muito diferente do que o governo federal faz. A diferença é que o governo usa verbas públicas para incentivar uma irresponsabilidade.

    Responder

  3. Marcos says:
    outubro 2nd, 2009 at 12:13

    A veiculação de conteúdos, digamos, impróprios para quem ainda está em desenvolvimento psicossocial, ocorre, com muito mais frequência, na Internet, infelizmente.

    E, na web, não há controle, a não ser fechar a janela (dizem que isso já é suficiente; fora disso, é “censura”…).

    No entanto, considerando que pais, geralmente, estão fora de casa o dia todo, não há como fiscalizar o que fazem as crianças. É uma ilusão imaginar que apenas o diálogo entre pais e filhos será suficiente para evitar esse tipo de situação, utopia até.

    Tenho dito que, com relação ao comportamento social, também não há muitos bons exemplos na web. Ao contrário, a linha é o tom agressivo (o Jornal Folha de São Paulo, em editorial, recentemente, noticiou sobre isso), o apego ao humor escárnio e humilhante (como, aliás, ocorre na TV – os programas mais visto pelos jovens primam pelo humor que humilha e destrói o próximo – e ai de quem reclamar; vão dizer que “é coisa de quem quer ser politicamente correto”; hoje, é chique ser politicamente incorreto), quando menos, veiculação de conteúdo impróprio.

    Defendo de modo inelutável a liberdade; contudo, andam, por aí, confundindo “liberdade de expressão” com desrespeito ao próximo.

    Lembram daquele velho ditado (que, dizem, é resquício de período autocrático): “o seu direito começa quando termina o seu”?

    Responder

  4. Marcos says:
    outubro 2nd, 2009 at 12:17

    Sorry.

    Corrigindo o ditado: “teu direito termina, quando começa o meu”.

    Em tempo: adoro os quadrinhos da Aline, mas, tenho “40 e uns” e sou vacinado.

    Responder

  5. Ana Luíza says:
    outubro 2nd, 2009 at 12:46

    Banalização da perversão????? Tanta coisa melhor para você se preocupar do ponto de vista jurídico e tanta coisa bem pior passando na TV aberta. Não acho que essa série seja um mau exemplo, contra a moral e blá blá blá. Será mesmo que os nossos inocentes (até parece) jovens vão todos se desvirtuar por conta disso?? Duvido muito. “Aline” deve ser vista apenas como um entretenimento que foge à mesmice que impera na TV.

    Responder

    Luiz Reply:

    @Ana Luíza, Sutilezas…..

    NADA que passa na tv é considerado como simples entreterimento… uma rápida pesquisa tu pode descobrir que a tv é uma máquina influenciadora, uma ferramenta sem precedentes para inclinar a opinião populacional, e isso ja foi provado e validado… talvez a série não influencie os jovens… como mesmo disseste, não precisa, o que precisa mesmo é criar um ambiente onde esse tipo de ação é aceitável

    Responder

  6. rodrigo says:
    outubro 2nd, 2009 at 14:55

    Poderia ser bem pior, sempre. Por exemplo, os namorados da Aline poderiam ser daquela tribo chamada “emo”, conhecida por ser homosexual por birra. Daí é que a coisa ia piorar mesmo.

    Responder

  7. Nelson Quintanilha says:
    outubro 4th, 2009 at 13:17

    Primeiro gostaria de discordar da diretriz do colega Eduardo says:October 2nd, 2009 at 11:37

    Estou com quase 50 anos, então já passei por isso em tempo não tão remoto e muito mais complicado, moralmente falando.
    Esquecestes que os hormônios saem até pelos poros?
    A campanha do governo federal é excelente, esclarece os jovens dos perigos, ao contrario de incentiva-los ao sexo, porque sexo eles farão de qualquer forma.
    Quanto a série, acredito ser um des-serviço ao povo brasileiro, ela não retrata a realidade, nem tão pouco uma tendencia, talvez uma doença… se é que assim podemos chamar.
    Mais creio que existe muito mais entre o Céu e a Terra que nossa pobre filosofia, existem forças ocultas (lembrando o Jânio) por traz dessa exibição.

    Responder

  8. tiago jaime machado says:
    outubro 5th, 2009 at 11:21

    Acho que vc é um careta que vive no século XV. Atenha-se a escrever sobre direito e trabalho.

    Um abraço.

    Responder

  9. Kzin says:
    outubro 11th, 2009 at 02:18

    Por muitas e muitas vezes foram exibidos homems com mais de uma mulher e o senhor não escreveu nada, agora que é mulher escreve com tanta veemencia? homem pode e não é imoral, agora mulher não pode? machismo detected, quem não gostar do programa mude de canal.

    Responder

    Juliana Reply:

    @Kzin, Concordo com vc!!

    Responder

  10. Valéria says:
    outubro 11th, 2009 at 08:33

    Falso moralismo! péssimo seu texto e me lembra problemas sexuais mal resolvidos.

    Responder

  11. Luis says:
    outubro 11th, 2009 at 08:34

    Ridículo achar que uma seriezinha vai influenciar jovens de uma geração acostumada com a internet!

    Vc deve ser um velho morrendo de inveja…

    Responder

    Luiz Reply:

    @Luis, não vai influenciar os jovens, mas vai influenciar os pais dos mesmos… isso vai criar um ambiente onde esse tipo de ato será aceitavel ou pior, aconselhavel

    Responder

  12. leandro says:
    outubro 11th, 2009 at 08:45

    eh a realidade do brasil

    Responder

  13. Jorge Araujo says:
    outubro 11th, 2009 at 09:03

    Antes de mais nada obrigado pelos comentários.
    Não estou, no meu entender, advogando um falso ou exagerado moralismo.
    Apenas me parece que não é adequado este tipo de programação em tevê aberto.
    Certamente se esta série passasse no SexyTime da MTV estaria ok.
    Aliás eu não teria qualquer objeção, inclusive, que a série fosse de sexo explícito, que Aline tivesse oito namorados e fizesse sexo com todos eles ao mesmo tempo, desde que isso passasse no Sexy Hot.
    E agora eu pergunto: a audiência do Sexy Hot ficaria satisfeita se o seriado Aline passasse assim como está naquele canal?
    Parece que não, não é?
    Então porque poderia o mais e não poderia o menos?

    Responder

  14. Claudio says:
    outubro 11th, 2009 at 09:38

    Que inveja dela! Eu também queria ter dois namorados.

    Responder

  15. Andarilho says:
    outubro 11th, 2009 at 10:28

    Que post mais ‘defensor da moral e dos bons costumes’.

    Tão século passado, hahahah

    Responder

  16. celiosg says:
    outubro 11th, 2009 at 10:55

    Concordo com o texto. Estamos todos fodidos, pq a maioria eh a favor e os argumentos são toscos…lembra aquela da Eloá…estudando? com um amigo e outro casal…sei n hein…enfim…

    Responder

  17. sanzio says:
    outubro 11th, 2009 at 12:11

    “Aline” é trasmitido sexta-feira, quase a meia-noite. Nenhum ser humano sexualmente ativo está diante da TV nesse horário, sobretudo jovens. Portanto, a suposta influencia é praticamente nula.
    Quanto a Aids, não é o simples fato de ter relações, poligamicas ou não, que aumentará os indicadores de disseminação. O mesmo raciocínio era aplicado aos homossexuais no principio da epidemia.
    Ora, a uniao poligamica nao pode ser vista com tamanho preconceito. Dizer que amar duas pessoas ao mesmo tempo é perversão é tao absurdo quanto dizer que homossexuais nao tem carater. Qualquer um que tenha filhos sabe o quanto é possivel amar igual.

    Responder

  18. Luiz says:
    outubro 11th, 2009 at 16:39

    É verdade…. cada vez mais, em passos, a imoralidade toma nossa casa… isso está destruindo nossas vidas… imagina o cara ter uma flha, olha pra ela e pensar que de repente ela vai ter 2 namorados e isso será algo normal… esse chamado “moralismo” não é do século passado.. pois esse tipo de relacionamento sempre existiu a muito e muitos anos, a diferença agora é que estamos tão sedados por essas bobagens que estamos engulindo esse tipo de coisa… esse tipo de semente podre não pode dar bom fruto… e isso está destruindo familias, aos poucos..

    Responder

  19. Mike says:
    outubro 11th, 2009 at 16:58

    Protestozinho bem datado esse. Armação Ilimitada dava uma abordagem bem semelhante ao tema há mais de 20 anos e nem por isso a geração que a assistiu “se perdeu”. Aliás, ela faz o que TODAS as velhas gerações fazem: dizem que a nova está perdida.

    Responder

    Jorge Araujo Reply:

    @Mike,

    Eu lembrei de Armação Ilimitada. No entanto no Armação a situação era muito mais insinuada do que explicitada.
    Agora a coisa é descarada. Daí o problema.

    Responder

  20. Juliana says:
    outubro 11th, 2009 at 17:44

    Se fosse uma personagem com duas namoradas, ninguém ia falar nada..

    Responder

    Jorge Araujo Reply:

    @Juliana,

    Se a Aline apenas tivesse dois namorados eu também não escreveria nada.
    O problema é que isso é encarado como natural.

    Responder

    sodomizer Reply:

    @Jorge Araujo, nao faça caso, provalmente ela deve ter também dois ou tres namorados ou quatro

    Responder

    Juliana Reply:

    @sodomizer, Mais machismo!

    Responder

  21. dvxxx says:
    outubro 11th, 2009 at 22:13

    é bom pensar q estamos nos destruindo aos poucos ,q vale tembem pensar que nossa opinião não difere em nada do que pensa as pessoas de mais idades , e tambem acredito q DEUS tem nojo desta atitude e todo este canteúdo profano .

    Responder

  22. Betão says:
    outubro 11th, 2009 at 22:15

    “Admitir-se como “natural” um “ménage a trois” público não vai contribuir em nada para a evolução da sociedade”

    E abominar tal comportamento vai trazer diversos beneficios, certo? Quem somos nós para dizer o que é certo ou errado nas escolhas da vida das pessoas?

    Este é um problema que enfrento bastante sendo estudante de Direito. Os profissionais da area confudem regular com “definir o que é certo”. O Direito deve apenas regular.

    Exemplo: O Direito não deve dizer se a união homossexual é certa ou errada. Se ela existe, ele deve apenas regular, jamais proibir. Se de repente se tornar normal as mulheres terem 57 namorados ao mesmo tempo, devemos apenas regular, jamais proibir ou coibir.

    Responder

    Juliana Reply:

    @Betão, Concordo com vc. Cada um que viva do jeito que for melhor. Para que condenar? Pq temos que conviver numa maneira padrão e quem sair fora de padrão é condenado?
    Nunca assisti a série, mas se os três estao felizes assim, ha respeito, amor e transparência entre eles, nao vejo pq eles nao devem continuar juntos. Nao ha o porquê de condenar.

    Responder

  23. Nêmesis® says:
    outubro 11th, 2009 at 23:47

    Qual o problema disso, que pensamento tolo esse, isso já foi abordado na tv a muitos anos vide ARMAÇÃO ILIMITADA, e eram ótimas tiradas, mas pode voltar a ver a novela mexicana que provavelmente faz feliz, e pare de publicar bestesteiras

    Responder

  24. Perversão,influências e culpa « BRW says:
    outubro 12th, 2009 at 06:36

    [...] pouco tempo vi este texto que fala sobre a série “Aline” da gigante da comunicação TV globo,no qual fala de [...]

  25. Claudio says:
    outubro 12th, 2009 at 13:16

    Continuo querendo ter dois namorados!!

    Responder

  26. ricardo says:
    outubro 13th, 2009 at 14:59

    @Rodrigo, acho que você precisa se afirmar por isso tens opinião tão fragilizada qpelo tempo em que vivemos. Se fossem duas namoradas não teria problema nessa sua cabecinha oca.

    Responder

  27. Asdrúbal Incineratos says:
    outubro 13th, 2009 at 18:35

    As pessoas hoje em dia acreditam e aceitam qualquer coisa, só porque “alguém disse na Internet”. Modernidade é outra coisa. Não tem nada a ver com isso que estão exibindo na TV (e na internet).

    Além disso, a série, em si, traz um contexto bem “pequeno-burguês”. Ohhh, grande revolução sexual; realmente vão mudar a sociedade com esse tema…

    A classe média brasileira é uma grande piada.

    A tal “quebra de padrão” traz consequências, subjacentes, a longo prazo, não necessariamente benéficas. Para quem atingiu certa maturidade, ainda vá lá, mas, para adolescentes…bem, hoje já está tudo liberado mesmo…

    Essa “modernidade” (meio “socialite”) é tão boa…olhem a zona que está esse mundo…

    Responder

  28. Heliot says:
    outubro 18th, 2009 at 03:13

    Não vejo nada de mais em se apresentar tal programa ao público. Aliás, que discurso mais inútil esse da monogamia.

    O programa traz de uma forma muito bem humorada e leve a situação ímpar de Aline (e justamente a coloca como padrão de “diferente” por ter 2 namorados, e não como padrão a ser seguido por todas/todos).

    *alguns relacionamentos a 3 podem ser bem melhores que uns a 2 por aí… e olha que não são poucos os exemplos.

    Responder

Leave a Reply