Darcy Ribeiro e os operadores do Direito realmente úteis
Posted by Luiz Guilherme Marques - 06/03/09 at 08:03 am
|
DARCY RIBEIRO foi uma das mais importantes figuras brasileiras do século XX.
Sua produção intelectual ultrapassou o academismo burocratizado e semeou no solo fértil da criatividade útil. Aí a diferença realmente importante entre aqueles que simplesmente repetem as idéias de outros e aqueles que idealizam rumos novos. Enquanto os primeiros são eruditos, verdadeiras enciclopédias humanas, os últimos singram mares “nunca dantes navegados”.
Mais importantes que sua contribuição no setor do livro, foram suas realizações práticas. Quem vê seu vasto e variado currículo fica impressionado com seu profundo e sincero interesse em melhorar a vida das comunidades mais desassistidas, dentre as quais os indígenas, mais carentes de oportunidades de ascensão social que os próprios negros no Brasil.
Esse é o tipo de intelectual realmente útil, uma vez que não vive encastelado no seu mundo confortável de pesquisas e reflexões num ambiente climatizado e repleto de recursos tecnológicos.
É importante que sejamos um pouco do que foi o grande brasileiro.
Nas nossas andanças como operadores do Direito vemos muito do que há de desigualdade social no Brasil. Não devemos nos distanciar da realidade. Esse é o mundo da maioria dos nossos concidadãos. Mesmo se vivermos nas nossas maiores megalópolis, teremos presente para os nossos olhos a realidade dos pobres, incultos, famintos, prostituídos etc.
O Direito não deve ser mais o que tem sido, ou seja, a Ciência de dominação disfarçada das elites sobre os menos aquinhoados pela Sorte. Deve, sim, transmudar-se numa forma de reequilibrarem-se os pratos da balança da Justiça Social.
Não faço apologia da pobreza como caminho único para se chegar à boa compreensão dos graves problemas sociais. No entanto, se não chegamos a viver, em alguma fase da nossa vida, as agruras da limitação financeira e as injustiças sociais, teremos muita dificuldade em entender a vida dos nossos concidadãos em geral.
Já dizia o poeta que: “quem passou pela vida em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu, quem não sentiu o frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu, foi espectro de homem, não foi homem, só passou pela vida, não viveu”.
Sem querer discriminar ninguém, fico apreensivo quando vejo algum operador do Direito que nunca vivenciou certas agruras da vida, aqueles que fazem carreiras meteóricas e os que têm mais vitórias do que revezes na sua trajetória… Esses costumam ser belas peças decorativas, com currículos repletos de títulos e comendas, mas vazios de compreensão humana, muitas vezes incapazes de enxergar os sofrimentos alheios por trás dos volumes dos autos.
Nem só de cultura livresca e acadêmica depende o Direito: depende muito mais de sensibilidade humana, que geralmente se adquire e/ou aperfeiçoa com as derrotas que sofremos, muito mais do que com as vitórias…
As seleções dos operadores do Direito deveriam levar em conta, não só a competência técnica, como, e principalmente, a capacidade de cada um de pensar no coletivo.
Pena que DARCY RIBEIRO não foi operador do Direito…
Tags:apologia, criatividade, DArcy, darcy ribeiro, desigualdade social, direito, educação, Ribeiro












março 6th, 2009 at 14:04
Infelizmente para nós, Darcy Ribeiro é visto hoje (até pelos professores) como um personagem utópico.
Sinceramente, se cada um tivesse a metade da genialidade e do interesse pelo coletivo que ele demonstrava; o Brasil seria um lugar muito melhor.
Parabéns pelo artigo.
Responder
março 9th, 2009 at 10:16
Bom dia,
Me desculpe, mas estou desesperado!!!
Desde que comecei a trabalhar, desconfio que a empresa está metendo a mão no meu salário.
A última foi no carnaval: descontaram os dias que não trabalhei no carnaval.
Mas não foi culpa minha, a empresa não abriu.
Posso recorrer desse direito de receber por esses dias?
E com relação a ajuda de custo?
Ela é descontada todo mês do meu salário (6%).
Eu tenho direito de receber essa ajuda por dia trabalhado ou dia corrido?
Por favor, me ajude.
Me mande a resposta no meu e-mail por favor.
Não tenho muita grana, mas se você me ajudar eu posso pagar pela consultoria.
(faço um depósito bancário)
Abraço e obrigado.
Responder
Jorge Araujo Reply:
março 9th, 2009 at 10:42
@caue patricio,
Meu amigo, eu não posso fazer consultoria. Mas o trabalhador pode, se está em dúvidas em relação ao seu contrato, entrar em contato, sem custos, com o advogado do sindicato de sua categoria ou no Ministério do Trabalho.
É um direito seu e você não ficará com esta dúvida.
Abraços!
Responder
março 9th, 2009 at 10:41
Caro CAUE, me desculpe me intrometer, mas como trabalhador brasileiro, e por fim considerado mão-de-obra, é com todo respeito que lhe conselho o blog do meu nobre amigo Marcos alencar, tudo sobre materia trabalhista, tanto do ponto de vista do trabalhador, como do empregador, esta perfeitamente abordado em seu site. repito, TUDO !!
abraços……..
http://www.marcosalencar.com.br/
Responder
Jorge Araujo Reply:
março 9th, 2009 at 10:58
@H.perpetuo,
Acredito que você seja também meu leitor e recomende também o Direito e Trabalho em outros blogs, estou certo?
Responder
H.perpetuo Reply:
março 9th, 2009 at 11:34
Jorge Araujo, me desculpe, mas recomendei o blog do Marcos, pq ele é advogado, e é uma pessoa que sua profissão deixa ele fazer consultoria, e ainda gratuitamente, dando conselhos sobre cada caso, pelos e-mail das pessoas, pois ja sabia que sua pessoa, como Juiz, fica restrito tal ajuda, e no caso de recomendar seu blog em outros blog, confesso que nunca fiz isso, mas pode ter certeza, recomendo a todos meus amigos de sala, pois muitos deles ainda não conhecem o magnifico mundo dos blog, sem ser bajulador, como é o caso de seu blog, certamente uma contribuição para todos nos.
abraçosssss
Responder
março 9th, 2009 at 11:25
nobre Guilherme, adorei esse post, e observando o comportamento dos academicos aqui de brasilia, posso lhe afirmar que a maioria so pensa em concurso publico, certamente é uma estabilidade no começo de carreira, mas almejam certas profissões não pelo seu papel na sociedade, e sim por causa do dinheiro, repito, só por causa do dinheiro. Concordo com seu ponto de vista, não vejo como uma pessoa que vive apenas no mundo dos livros, pode querer julgar alguem em um tribunal, sei que é dificil alguem imaginar como seria viver em miseria, mas poderia pelo menos tentar pensar nisso, antes de condenar um bandido morador das favelas (sei que isso não justifica os atos de nossos irmãos que estão em uma situação desfavorecidade), mas observando pelo pensamento mais radical, seria como Estado de Necessidade.
Tenho 20 anos, e academico a pouco mais de 2 anos, sempre ficarei ao lado de quem é mais fraco, por isso sou BOTAFOQUENSE, tento achar um modo de ajudar aqueles em que cairam no esquecimento, monstrando que podem estar exilados, mas não presos, e que a revolução estão em suas mãos, e jamais ficar esperando nada do Estado, e sim partir para a luta, mas vejo o que o dinheiro é capaz, vejo autoridades se corromperem, imagine o pessoal da fevela que não tem nada, certamente é bem mais dificil viverem honestamente. Mas que isso não fique apenas em ideias, e sim em comportamentos, confesso que realmente não sei o que é sofrimento, mas como bisneto de ex-escravos, filho de um morador do complexo do alemão, que aos 6 anos vendia pasteis pelas ruas de Olaria, e que quando nasci, pode me dar uma vida digna, por isso me vejo com esse compromisso com essa causa, e apagando o que eu disse mais acima, Não são eles que estão precisando de ajuda, é a sociedade como um todo
abraços…………..
Responder