DireitoeTrabalho.com

"Os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo." José Saramago

 

LG Renoir é lançado com uma certa dose de polêmica

Posted on | janeiro 10, 2009 | 8 Comments

LG Renoir

Foto do aparelho obtida em um site da empresa.

A contar do momento em que qualquer pessoa pode publicar, com um custo muito próximo do zero a sua opinião sobre qualquer coisa deveria ter soado um alerta vermelho em todas as empresas que têm na sua marca um valor patrimonial.

O fenômeno dos fãs de marca não é novo. Na primeira vez que fui a Nova York a maior parte dos produtos que adquiri tinha relação com a própria marca dos produtos. Havia lojas da Coca-Cola, da Warner Bros, Disney, além das gifts shops de musicais, museus, pontos turísticos, etc. Isso sem se contar nas roupas, que se exigiam com as grifes o mais visível possível. Na época eram GAP, Banana Republic, Armani Exchange, etc.

Nova é, justamente, a possibilidade de ela ser denegrida a partir apenas de uma certa concertação, via de regra decorrente mais da comunhão de opiniões do que de qualquer outro interesse de índole econômica ou comercial, como por exemplo no caso do Google bomb.

Assim as empresas anunciantes ficam um pouco reféns de sua imagem pública, a qual pode não ser exatamente a que eles próprios fazem. Isso foi mais ou menos o que aconteceu com a LG neste final de semana.

Isso demandaria um certo cuidado com a opinião alheia, principalmente publicada, como alerta o “Mestre do SEO“, em especial ao referir o último caso relacionado – o Dell Hell. Note-se que não exatamente como o ocorrido na minha postagem sobre o serviço do site de vendas da Saraiva na qual, claramente, os comentários são oriundos do pessoal de TI da própria empresa, contrariados com a reclamação, mas que nada alteraram a contar de sua ciência.

Conforme o Cardoso e o Jeff Paiva eles e mais 16 blogueiros (ou 18 no total) foram convidados para um evento destinado a promover o lançamento de um novo modelo de celular da LG, o LG Renoir. Este evento, para o que se recomendou uso de roupas leves, repelente, protetor solar e óculos escuros, vai ter cobertura através de um Streaming do BlogBlogs que publica desde ontem (sexta, 09 de janeiro) todas as publicações on line que tenham a tag “LGRenoir” como blogs, twitters, fotos no Flickr, etc.

Aproveitando-se desta “brecha”, Gravatai Merengue, livre pensador que em mais de uma oportunidade eu já afirmei admirar, resolveu publicar a sua opinião sobre a marca, produto e promoção, sendo que, diante a inconformidade de alguns respondeu com uma sentença que demonstra a sua desconcertante capacidade de utilizar a lógica em seu benefício:

Falar bem de um evento que não começou (pode); falar mal (não pode) – lógica? hm?

Dando uma breve olhada no aparelho através da internet (poderia haver alguma coisa mais técnica do que esta página, mas ok) e lendo as suas funcionalidades não me parece assim uma porcaria, como sustenta Gravatai. De outra sorte eu tenho uma experiência positiva com os produtos LG, cujo preço sempre foi bastante competitivo e cuja qualidade, pelo menos para mim, não se distingue muito de um Sony, por exemplo.

No entanto, antes de apagar as suas mensagens, seria mais interessante que a empresa se comprometesse a demonstrar a ausência dos defeitos apontados, ainda que o fizesse por meio dos blogueiros convidados. Não sei quem são os demais e o Jeff Paiva não é, exatamente, um técnico em tecnologia, no entanto o Cardoso em mais de uma oportunidade já se demonstrou ser um crítico sincero e honesto dos produtos que testou, já tendo, em mais de uma oportunidade, me influenciado em uma decisão de compra.

Vejam-se que a escolha de blogueiros para participar de qualquer evento sempre dá panos para manga, na medida em que, por serem centenas, senão milhares, os blogueiros da dita Blogosfera Brazuca se entendem com tanto direito quanto outros, já tradicionais, e que têm um público já cativo.

Atualização: Enquanto ainda escrevo o texto vejo na página do Live Strem do evento que também estão presentes Jonny Ken Itaya e o Manoel Netto, que considero igualmente habilitados para uma opinião isenta sobre o produto.


Quem não gostou da imagem que ilustra este artigo tem a minha integral solidariedade. Fiz uma pesquisa na rede para ver se havia alguma imagem mais aprazível, mas, infelizmente, a empresa não publicou nenhuma foto mais apresentável, sendo que a publicada foi capturada da página da empresa de uma animação em flash.


Vou estar presente no Campus Party para assistir alguns painéis a partir da quinta-feira. Pela manhã vou ver o Alexandre Sousa falando sobre blogs policiais (das 11h às 12h) e à tarde o debate em que participará o Gravataí Merengue sobre “O Direito conhece a Internet?” (entre 16h35 e 17h35min), isso se ele ainda for… Ambos os eventos são no “palco blogs“.

Finalmente pretendo ainda prestigiar a entrega do prêmio Best Blogs Brasil ao qual concorro na categoria blogs jurídicos. Aliás, você já votou?

Comments

  • Pingback: A vida é boa – Life’s Good | 30 e Alguns

  • Marcela

    Desculpe, mas tenho q concordar em partes com o Daniel.
    eu compreendi o texto porém o mesmo apesar da escrita impecável é enfadonho e nd objetivo.
    e sinceramente, dizer q Sony e LG se equivalem me fez definitivamente parar de ler o resto do texto.
    Por experiência própria e de amigos e familiares, posso afirmar q LG hj está no patamar da CCE (porém o designer dos produtos LG são realmente nota 10).
    Sony ainda é a supra sumo dos componentes eletrônicos, é inegável e digo com conhecimento de causa, como profissional em TI e entusiasta de componentes eletrônicos.

  • Daniel B.Passos

    Caro amigo, dito blogueiro.
    Em busca de informações sobre o produto supra, cheguei a este sítio.
    Tentei ler seu texto. Tentei mesmo,com a maior da boa vontade…
    Mas voce escreveu muito mal…
    É isso apenas. Nada contra você, nem seu sitio, apenas esse texto ficou muito ruim.

    Boa sorte.

    • http://direitoetrabalho.com/ Jorge Araujo

      @Daniel B.Passos,

      Entendo a sua dificuldade. O texto não é especificamente sobre o produto, mas sobre uma polêmica ocorrente em sua divulgação. Se você não o entendeu talvez seja, justamente, por não ser destinatário, ou seja o texto tinha um público específico.
      Em todo caso muito obrigado pelo comentário e não deixe de seguir os links dos demais blogueiros presentes no lançamento do produto, que certamente terão as informações que você precisa.

  • Pingback: LG Renoir é lançado com uma certa dose de polêmica : dell

  • Bruno Alves

    Olá Jorge, tudo bem?

    Trabalho na agência responsável pela ação e gostaria de esclarecer um ponto crucial dentro da ação.

    Não somos favoráveis à moderação, nunca fomos. A partir do momento que uma marca se dispõe a conversar, tem que estar aberta a ouvir opiniões de todos os tipos. Isso pode ser reforçado pela liberdade que demos a todos – muitos falaram direto ao livestream do Clube Renoir e não foram moderados ou banidos.

    Mas conversa requer um pouco de respeito, e acho que faltou respeito no caso do Gravataí e de mais um ou outro gato pingado. Respeito em manter a conversa num nível decente e respeito em manter-se cada um no seu espaço.

    Comparação rápida: É o mesmo que expulsar um cara que arruma briga numa boate – ele é expulso e não fica gritando que foi censurado ou coisas do gênero, certo?

    No mais, vale dar uma olhadinha nessa comunidade do orkut, caso você não conheça: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=79714273&tid=5289261287521222791

    Abraços,
    Bruno

  • Pingback: A vida é boa - Life’s Good | 30 & Alguns

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: