Dia destes eu estava procurando um livro que foi incluído na bibliografia básica do próximo semestre do meu curso. Pesquisa daqui, compara de lá e o resultado mais econômico ficou sendo o da Saraiva, que agora é também proprietária da Siciliano.

Assim, ato-contínuo, iniciei a compra. Para minha surpresa no meio do formulário havia um campo, “autenticador”. Gratamente havia um link explicativo, que, óbvio, utilizei. Dizia o seguinte:

Autenticador Pessoal de E-mail: Mais Informações

O Autenticador Pessoal de E-mail é mais uma novidade da Saraiva.com.br
para aumentar a segurança do seu computador.

Infelizmente, existem pessoas que fazem uso indevido da Internet, enviando
mensagens em nomes de empresas sérias que trabalham on-line (lojas, bancos,
etc). Esta nova ferramenta vai garantir que você está recebendo uma mensagem
da Saraiva.com.br.

Como Funciona:
Ao se cadastrar você vai escolher uma palavra para ser seu Autenticador Pessoal
de E-mail com até 10 caracteres (letras, números ou ambos). Em todo e qualquer
e-mail que você receber da Saraiva.com.br constará essa autenticação pessoal,
salvo e-mails que sejam respostas à dúvidas enviadas ao nosso serviço de
atendimento ao clientes.

A autenticação estará localizada no final do e-mail. Veja figura abaixo:
autenticador-saraiva1

Caso você receba alguma mensagem que supostamente tenha a Saraiva.com.br
como remetente mas não visualizar seu Autenticador Pessoal, entre em contato
com nossa Central de Atendimento. Assim, você protegerá seu computador contra
mensagens mal-intencionadas!

Atenciosamente,
Equipe Saraiva.com.br

Como a coisa era para o bem da minha segurança achei ótimo.  E como eu guardo muito do meu lixo eletrônico pesquisei e logo encontrei um email antigo da Saraiva onde deveria haver o tal do “autenticador”.

Encontrei ao final do email isso:

autenticador-saraiva2

Tenho que confessar que fiquei um pouco frustrado, pois a um primeiro momento isso não me parecia expressão alguma. No entanto dentre os caracteres existentes achei que poderia salvar dois asteriscos e um traço, mais precisamente na seqüência asterisco, traço, asterisco ou, graficamente *-*, que foi o que eu digitei no quadradinho.

Se na primeira situação, em que eu havia deixado em branco o tal campo o site retornou erro, desta vez nem me deu pelota, voltando para a página inicial de login.

Não me dando por vencido enviei um email para a empresa explicando a minha dificuldade, sendo que em rápidas 24 horas e 48 minutos depois me enviaram a seguinte e elucidativa explicação:

Prezado senhor Jorge,

Agradecemos o seu contato.

Esclarecemos que o autenticador trata-se de um nome qualquer criado pelo(a) senhor(a), podendo até mesmo ser seu nome, o qual constará ao final de todas as mensagens enviadas pela Saraiva.com.br. O objetivo é proporcionar uma ferramenta a mais aos clientes, para que tenham certeza de que os e-mails são enviados pela Saraivacom.

Informamos que para cadastrá-lo em nosso site, basta acessar o link abaixo e informar sua identificação  e sua senha. Uma vez que estiver em seu cadastro, registre as novas informações nos respectivos campos e, ao final, clique em “Continuar”.

https://www.livrariasaraiva.com.br/central/central.dll/login?
URL=/central/central.dll/menucentral&ID=C0A801C77D506140E02251035

e informar sua identificação e sua senha. Uma vez que estiver em seu cadastro, registre as novas informações nos respectivos campos e, ao final, clique em “Continuar”.

Sem mais, colocamo-nos à sua disposição para qualquer outra informação.ID=C0A801C77D506140E02251035 e informar sua identificação e sua senha. Uma vez que estiver em seu cadastro, registre as novas informações nos respectivos campos e, ao final, clique em “Continuar”.

Sem mais, colocamo-nos à sua disposição para qualquer outra informação.

Atenciosamente,

Jéssica Lima
Atendimento ao cliente
Atendimento ao Cliente
Tel.(11) 3335-2957
Segunda a Sábado das 9h às 21h (exceto feriados

Não posso negar que fiquei bastante comovido em imaginar a laboriosa Jéssica Lima escrevendo o email acima rapidamente, de modo a me permitir finalizar a minha compra, quiçá com o computador até então ligado, na frente do monitor esperando ansiosamente pela sua resposta.

Todavia, por óbvio, quando da chegada de tal missiva eu já nem me lembrava do produto que eu queria comprar, sendo que a mensagem, no lugar de me permitir efetuar a transação, mais justificou o motivo da utilização do sistema “anti-venda”. Sistema esse que se a alguém serve não é ao setor de vendas da empresa, que deve estar neste momento às moscas.

Ainda que eu não quisesse mais adquirir produto algum da empresa, tentei seguir as orientações, mas de nada serviram para concluir qualquer transação.

É importante destacar que eu já compro há muito tempo através da Internet, tanto de lojas eletrônicas nacionais, como internacionais, sempre com sucesso, não se podendo atribuir a mim como usuário a culpa pelo fracasso da negociação.

Assim fica a curiosidade. Se para mim, que me considero um usuário “experiente” em comércio eletrônico, a compra na página da Saraiva foi impossível, o que sobra para os demais clientes?

Vejam-se que estamos em época de Natal, quando o volume de vendas aumenta significativamente e que o mais difícil para qualquer vendedor é, justamente, colocar o cliente “dentro” da loja.

Desenvolver um sistema que retire o comprador da “fila do caixa” é mais que uma insanidade.

Atualização: Cópia do presente artigo foi enviado para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Saraiva. Abaixo a resposta.

Livraria Saraiva
Prezado senhor Jorge,

Informamos que sua sugestão será encaminhada ao departamento responsável, pois são de grande
valia para a nossa busca constante pelo aperfeiçoamento de nossos processos e serviços.

Agradecemos o seu contato.

Atenciosamente,
Karen Venancio
Atendimento ao Cliente
Tel.(11) 3335-2957
Segunda a Sábado das 9h às 21h (exceto feriados).

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-nT

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

15 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Saraiva hoje em dia não tem competência para vender online!!!
    Eu e minha familia efetuamos muitas compras online há anos. Recentemente a Livraria Saraiva online tem sido causa de muitas tentativas mal sucedidas e irregularidades quanto aos produtos em oferta.
    Contabilizamos nos ultimos 6 meses 5 tentaivas de compras de itens em oferta cuja venda não se realizou por problemas técnicos ou desconhecidos… sempre sem explicações de um sac disponivel e competente…

    É justo que o consumidor utilize este canal para divulgar a inaptidão desta loja vitual uma vez que por telefone temos sido insultados e todas as reclamações por email são respondidas apenas com uma solicitação de aguardo, sem nunca serem respondidas de fato.
    Mesmo aqui, neste site de reclamações, percebemos claramente que nunca há uma solução oferecida pela loja.

    Mais do que uma reclamação mal humorada, meu relato se propõe a questionar o por que, uma vez que tantas outras lojas virtuais conseguem ofertar um serviço seguro e competente!
    Acho justo que todos os consumidores saibam que a empresa Saraiva está muito a quem das expectativas do comercio online nos dias de hoje. Deveria procurar rever sua estrutura interna, programadora e ou prestadora de serviço e-commerce, tão falha hoje em dia.

  2. Provavelmente a culpa é sua ou de seu computador bloqueando algum script de programação java. Sou adepto esse sistema de auteticação de e-mails da saraiva desde o inicio, não tive problema para cria-lo, e não tive problema algum com ele, inclusive já evitou possiveis golpes, pois cheguei certa vez a receber um ficticio e-mail da saraiva, se não fosse a falta do autenticador eu quase teria cliclado em um link do tipo: http://tynuirl/cmd.exe
    O sistema é tão bem pensado que o Yahoo está implementando tal autenticação em seu sistema.
    Sinceramente, o erro parece ter sido seu.

  3. Pior que ser burro, é ser muito burro e orgulhoso!
    A palavra “tracinho” ou “traçinho” não existe! O correto é traçozinho!

    Não sou da TI da Saraiva. Apenas fiquei indignado com o fato. Você encontrou uma dificuldade (onde não existe), ficou irritado (desequilíbrio emocional), e achou por bem destruir a reputação de uma empresa.

    Este julgamento precipitado do caso não é recomendável para um magistrado, assim como este desequíbrio emocional, e o que é pior este orgulho de não reconhecer os próprios erros!

  4. Você é quem deve escolher a palavra que a partir de então aparecerá em todos os e-mails que a Saraiva te enviar.

    Este e-mail com traçinho e asterisco é exatamente um e-mail genérico, sem a sua palavra de autenticação.

    Como foi que você passou no concurso pra juiz?

    1. @Hugo,

      Não adianta o pessoal de TI tentar me ridicularizar. Eu não sou nem pretendo ser um expert em compras pelo site da Saraiva. Eu apenas reportei um problema que encontrei como usuário médio.
      Se à equipe da Saraiva parece mais interessante ficar postando este tipo de mensagens no lugar de corrigir o problema e assim passar a vender mais o problema é maior do que eu pensava.
      No concurso para juiz não havia a necessidade de preencher nenhum “capcha”.
      A propósito “tracinho” não leva “cedilha” em nenhuma gramática.

  5. É isso mesmo que o Lincoln Marques falou. Cara que mancada, eu comprei na Saraiva semana passada e já tinha esses sistema, quando vi no Ueba um link pra esse seu post fui ver do q se tratava, e puxa vida, não achei que aquilo pudesse confundir alguém. Enfim, apaga logo esse post, senão sua mancada vai se espalhar e vão começar a zuar vc. Abraços.

  6. Moço, apaga logo este post antes que alguem use isso para sacanear com você no kibeloco ou sites do genero pois vc esta dando maior mancada! Todo mundo compra no saraiva na boa, até usuarios inexperientes, aquele quadrado não é para vc digitar o que está no FUNDO e sim para vc escrever o que quiser ali, a SUA autenticacao, uma palavra que só voce reconheceria e portanto nao seria virus mandados por outras pessoas. A moça explicou direitinho, mas em termos técnicos e vc ainda nao entendeu ehehhe. Abraços

  7. ma tu é burro né cara.
    ali é pra vc escrever qualquer coisa que você queira que a saraiva escreva, para verificar a autenticidade

    por exemplo no meu e-mail vem escrito

    ELVIS

    é o diabo da inclusão digital chegando nos blogs

  8. Imagina se o Google seguisse os mesmos procedimentos barrocos dos nossos sites nacionais de ecommerce? Certamente abriria concordata em 2 meses.
    Diante de tamanha “criatividade”, a Saraiva bem que poderia patentear a sua lusitana trapa de enredamento de clientes em loopings infinitos de autenticações.

%d blogueiros gostam disto: