Tenho que confessar que depois de ter feito uma viagem “bate e volta” de Porto Alegre para São Paulo em seguimento ao final de semana dando aulas em Torres (cerca de 200 km de Porto Alegre) fiquei  um pouco cansado, motivo que me levou a aproveitar o dia de segunda-feira (em que ainda estou de férias do trabalho na Vara) para descansar.

No decorrer do dia, contudo, pude ter uma série de feedbacks em relação aos dois posts ao vivo do evento de lançamento em São Paulo, o que me levou a ter até mais material para o artigo.

A idéia do Yahoo! em relação ao projeto é compará-lo a uma partida de futebol. Por isso o material promocional foi, basicamente, uma bolsa para chuteiras nas cores e com a marca do Yahoo!, que foi enviada pelos correios para alguns dos blogueiros do projeto (infelizmente isso coincidiu com a greve dos Correios, o que meio que melou o esquema), bem como no estádio, à disposição de todos, camisetas personalizadas com o nome do editor e do Blog, com número e tudo, o meu é o 59.

A tática do “jogo” consiste no seguinte: os 100 (aproximadamente) blogueiros produzirem o seu material, que será analisado e classificado pelos quatro editores Nick Ellis, Alexandre Inagaki, Gilberto “Knutts” Soares e Edney Souza e publicado pelo Pedro Jansen, que é o responsável principal pelo projeto, na página do Yahoo!Posts, disponibilizando-o aos seus milhões de leitores.

É uma parceria extremamente proveitosa para ambas as partes, na medida em que o Yahoo! passa a contar com a colaboração e conteúdo de blogueiros já consagrados que são os responsáveis por uma grande quantidade de conteúdo original da Internet brasileira, enquanto os blogueiros têm mais um canal para o acesso a leitores.

O evento, após a apresentação dos membros da direção do Yahoo!, editores e blogueiros presentes, culminou no gramado do estádio do Pacaembu, com direito a foto em formação (um time com mais de 100 jogadores, tem algumas peculiaridades para ser fotografado) e a seguir pudemos aproveitar para curtir a sensação de estar em um gramado de um grande estádio de futebol.

Abaixo uma seqüencia de fotos que tirei enquanto percorria o túnel até o gramado.

Yahoo!Posts túnel do Pacaembu
Yahoo!Posts entrada do time no Estádio do Pacaembú
Yahoo!Posts vista que o jogador tem ao sair do túnel do Pacaembu
Yahoo!Posts vista que o jogador tem ao sair do túnel do Pacaembu

Terminada a visita ao gramado, ainda para autenticar a sensação de se ter jogado uma partida de futebol, uma equipe de massoterapeutas aguardava os “jogadores”. Finalmente os blogueiros puderam se reunir para conversar um pouco sobre a sua atividade, em um misto de coquetel com almoço, com direito, inclusive, a feijão servido em pequenas xícaras, além de muita bebida roxa, para assinalar a cor eleita pelo Yahoo! para ilustrar a sua marca no Yahoo!Posts – nada de álcool.

Pude conhecer pessoalmente diversos dos blogueiros que já acompanho há tempo através dos FEEDs como o Jonny, do podcast Decodificando, o Fernando Pulga, do Crônica Net e Danilo, do Autozine, além de um sem-número de outros que, infelizmente, não recordo.

Uma situação jocosa ocorreu com o Rodrigo, do A Nova Corja, aproximei-me dele e disse que o Políbio Braga estava à sua procura. Não sei se eu aparentei estar muito sério ou o quê, mas depois disso não vi mais o garoto. Vai aí o recado: “Oh Rodrigo, desculpaí! Foi mal!”

Como gaúchos no time, além de mim e do Rodrigo, estão as meninas do Diva Diz, que eu já havia conhecido em Porto Alegre durante um Cevas e Blogs.

Agora há pouco fiquei sabendo que o Alexandre de Souza, do Diário de Um Policial Militar, também está no projeto, embora não tenho podido comparecer no evento de inauguração. Assim eu não fico sozinho na categoria de “blogs de servidores públicos”.

Eu, no Estadio do Pacaembu, com a camiseta 59 do Yahoo!Posts

Atualização: Quem me contatou primeiro para o projeto foi o Ian Black. Ele é coordenador de planejamento tático e relacionamento online da LiveAD, que é a agência de comunicação do Yahoo! Brasil. Isso tudo eu apreendi agora, através do seu blog que, além do mais, tem a lista completa dos blogueiros envolvidos e uma pequena biografia dos personagens mais importantes. Valeu Ian!

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-fk

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: