DireitoeTrabalho.com

Direito do Trabalho. Processo do Trabalho. Artigos e comentários do Juiz Jorge Alberto Araujo.

 

Perdi minha CTPS, o que faço?

Posted on | fevereiro 25, 2008 | 200 Comments

Fonte: MTE.GOV.BRQuem perdeu seu documento profissional, a famosa CTPS, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social e não sabe como fazer uma segunda via, não precisa se preocupar.

Conforme a página da Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Internet é possível recuparar boa parte dos dados a contar de 1976, bastando para isso seguir os passos ali descritos.

Ou seja o trabalhador deverá, em primeiro lugar, registrar a perda através de boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia e a seguir comparecer perante a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua cidade (ou a Pontos de Atendimento ao Trabalhador, algumas prefeituras do interior e sindicatos) com os seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência;
  • uma foto 3×4 recente (com fundo branco);
  • qualquer documento original que contenha as informações necessárias para a qualificação civil – como nome, filiação, data e local de nascimento – podendo ser a certidão de casamento, de nascimento ou identidade; e
  • um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida – sendo aceitos o extrato do FGTS; cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa; termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público ou Defensoria Pública ou Juiz de Paz.

Além disso sempre é interessante comparecer perante os locais nos quais comumente são entregues documentos encontrados como Agências de Correios, SERASA, SPC, dentre outros.

E quem, por acaso, encontra um documento perdido e não sabe como encontrar o seu dono pode simplesmente colocá-lo em uma caixa de correios que a ECT tem um serviço específico de achados e perdidos de documentos.  Após o prazo de sessenta dias os Correios encaminham os documentos aos órgãos emissores.

Comments

200 Responses to “Perdi minha CTPS, o que faço?”

  1. Daniel Lombardi Inacio
    outubro 13th, 2008 @ 11:59

    Quero o numero de serie da minha profissional.

  2. Daniel Lombardi Inacio
    outubro 13th, 2008 @ 12:01

    como faço para pegar meu numero de serie da minha profissional. URGENTE!!!!!!!!!!!!

  3. Jorge Araujo
    outubro 13th, 2008 @ 14:30

    Prezado Daniel,

    Por favor leia o artigo que pode lhe dar alguma orientação. Para maiores explicações buscar socorro em uma Delegacia do Trabalho próxima.

  4. sandra aparecida da silva
    dezembro 15th, 2008 @ 13:44

    perdi minha carteira profissional so que nao tenho nem o numeero nem a serie como posso fazer para adquirir o numero e serie.

  5. Fernando
    dezembro 21st, 2008 @ 20:04

    O que faço com a empresa, ela perdeu minha carteira de trabalho?mandei para atualizar e perderam-na?

    Posso ser ressarcido?

    Fernando

  6. davidson da silva carvalhal
    dezembro 26th, 2008 @ 10:09

    Oi, perdi minha carteira de trabalho, e não sei onde procura.
    Se caso alguém achar, favor entre em contato.

  7. adriana
    dezembro 29th, 2008 @ 20:04

    perdi a carteira profissional junto com o RJ nas proximidades da Rua santos
    Londrina-paraná

    por gentileza se alguem encontrou por favor devolva me
    estamos dando inicio ao processo de aposentadoria de minha mãe, isto é muito importante

    desde já agradeço e gratifico

  8. bismaque
    janeiro 8th, 2009 @ 05:16

    eu perdi minha recisão contratual de uma empresa que pedir conta a três anos,depois trabalhei em outra só dois meses e tambem pedir conta e já esta com 3 anos dessa eu tenho a recisão
    eu recebo o fgts passado com essa ultima recisão
    por favor mim ajudem mande um email pra mim pelo
    [email protected]

  9. Jorge Araujo
    janeiro 8th, 2009 @ 09:03

    @bismaque,

    Na verdade não há esta necessidade. A liberação do FGTS das contas sem movimento depende apenas da ausência de depósitos nos últimos três anos. Compareça à agência da Caixa Federal e solicite a liberação.

  10. Eliude Maria Alves Moreira
    janeiro 23rd, 2009 @ 07:59

    Bom Dia, perdi minha carteira profissional, so que ja faz 20 anos, como e onde posso ir para recomperar meus registro, sendo que as firmas ja fechou. preciso da resposta mais rapido, se possivel. Desde ja agradeço.

  11. Sandra
    fevereiro 3rd, 2009 @ 16:39

    A empresa que eu trabalhei fechou as portas e não me devolveu minha carteira, soube que o dono é um estelionatário e sumiu, o que devo fazer?

  12. Ruti
    fevereiro 11th, 2009 @ 12:05

    Olá! Tenho 2 carteiras de trabalho so que a primeira eu perdi e não estava cheia agora preciso para novo emprego posso continuar com a segunda?

  13. Jorge Araujo
    fevereiro 11th, 2009 @ 17:00

    @Ruti,

    Pode continuar com a segunda.

  14. beatriz silva
    fevereiro 12th, 2009 @ 16:43

    BOA TARDE…MEU MARIDO FOI DEMITIDO E A EMPRESA PERDEU A CARTEIRA DE TRABALHO DELE O QUE FAÇO?

  15. Jorge Araujo
    fevereiro 12th, 2009 @ 21:06

    @beatriz silva,

    Em primeiro lugar uma ocorrência policial acerca do extravio e a seguir solicite uma segunda via no Ministério do Trabalho e Emprego.

  16. BEATRIZ SILVA
    fevereiro 12th, 2009 @ 22:14

    BOA NOITE OBRIGADA PELO PRIMEIRO RETORNO, MEU MARIDO FOI HJ ASSIM QUE FOI COMUNICADO SOBRE A PERDA DA CARTEIRA DE TRABALHO DELE PELA EMPRESA QUE ESTAVA COM ELA DESDE SEGUNDA PARA HOMOLOGAÇÃO, FOMOS AO MINISTERIO DO TRABALHO E LÁ DISSERAM Q A EMPRESA TERIA Q FAZER UM DOCUMENTO DIZENDO Q PERDERAM A CARTEIRA COM O NUMERO DELA P ELE IR PEDIR NOVA VIA COM MESMO NUMERO NOVAMENTE…SÓ Q A EMPRESA Ñ QUER FAZER CARTA ALGUMA , DISSE P ELE TIRAR OUTRA CARTEIRA SEM FALAR NADA E DEPOIS VE AS OUTRAS ANOTAÇÕES DE EMPREGOS ANTERIORES, NO POUPATEMPO P FAZER UMA NOVA CARTEIRA É NA HORA MAS MEU MARIDO TERIA Q ELE ASSUMIR A PERDA DA CARTEIRA…ESTAMOS CONFUSOS SOBRE O QUE FAZER QUEREMOS TUDO CORRETO COMO SEMPRE LEVAM OS NOSSAS COISAS.PODEMOS FAZER A NOVA CARTEIRA OU TEMOS QUE FAZER A EMPRESA ASSUMIR O ERRO?
    MUITO OBRIGADA

  17. Jorge Araujo
    fevereiro 13th, 2009 @ 19:51

    @BEATRIZ SILVA,

    Há algum recibo de entrega do documento para a empresa? Caso negativo o jeito é solicitar a segunda via na forma sugerida pela empresa.
    Para resguardar direitos se pode registrar um boletim de ocorrência atribuindo à empresa a perda do documento, mas isso apenas se for mesmo necessário.

  18. vanderlei martins
    fevereiro 14th, 2009 @ 00:23

    perdi minha carteira de trabalho e preciso recuperar os registros

  19. Ronaldo Marqques de Oliveira
    fevereiro 23rd, 2009 @ 09:02

    Bom dia
    a mais de um ano minha empresa extraviou minha carteira de trabalho, minha carteira de motorista e meu titulo de eleitor…e tenho uma carta desta minha empresa assummindo total responsabilidade sobre este fato. eu tirei uma outra carteira de trabalho, mesmo entregando no mesmo dia somente depois de 23 dias tive o reterno desta em minhas mão pelo RH.
    Quero saber se posso processar por danos morais esta empresa pela perca de meus documentos ( como relato tenho uma carta de declaração de responsabilidade desta perca..)

    Ronaldo

  20. Jorge Araujo
    fevereiro 23rd, 2009 @ 13:16

    @Ronaldo Marqques de Oliveira,

    Se a própria empresa admitiu, creio que você pode solicitar diretamente à empresa o ressarcimento das despesas para refazer os documentos.
    Não creio que deva acionar o Judiciário para receber um ressarcimento superior a este, até com base no princípio da boa-fé.

  21. nadia
    fevereiro 24th, 2009 @ 10:09

    Bom dia!
    Meu marido perdeu a carteira de trabalho atual e agora foi mandado embora da empresa o que ela faz para conseguir receber o fgts da caixa e seguro desemprego . Por favor me responda .
    Muito Obrigada!

  22. Diogo
    fevereiro 27th, 2009 @ 12:56

    Boa Tarde,
    fui demitido da empresa em que trabalhava a 6 meses, e nao fui dar baixa na ctps pois perdi a mesma. como faço pra tirar a 2° via? e quando eu arrumar um outro emprego/estagio isso vai dar algum problema por eu nao ter dado baixa na ctps em que perdi?

    aguardo uma resposta. Obrigado!

  23. cleber
    março 3rd, 2009 @ 07:19

    @sandra aparecida da silva, se vc ja trabalhou,a empresa deve ter regitrado vc na caixa economica,e eles registraram vc no inss,portanto é só vc ir no inss e pedir o cnis que vai sair todos os numeros de seus documentos inclusive da sua carteira,mas se vc nao trabalhou nao sera possivel recuperar se vc nao tiver ao menos uma xerox do espelho da carteira ok,espero que essa informaçao tenha lhe ajudado.

  24. cleber
    março 3rd, 2009 @ 07:26

    @Fernando, vou lhe dizer oq fazer,se vc tiver trabalhado em outras empresas a unica soluçao é levar a empresa pra justiça,pois ela tem o direito de arcar com os prejuizos causados a vc,mas se vc so trabalhou nela é simples de resolver,apenas tire outra carteira e leve pra sua empresa assinar.espero q essa informaçao tenha lhe ajudado ok.

  25. cleber
    março 3rd, 2009 @ 07:34

    @Eliude Maria Alves Moreira, o seu caso é o mesmo que responde mais acima,vá ao inss e solicite o cnis,depois que o tiver vá a caixa economica e peça o documento que tenha os dados de registro das empresas.espero ter ajudado ok.

  26. cleber
    março 3rd, 2009 @ 07:38

    @Sandra, o mesmo que disse a pessoa lá encima,leve o caso a justiça,pois a empresa tem q arcar com seu prejuizo.ok

  27. cleber
    março 3rd, 2009 @ 07:44

    @Ruti, depende,se a outra tiver o tempo necessario de esperiencia que a outra empresa pede ,entao vc pode continuar com outra,mas se nao tiver leve algum documento que comprove o tempo de experiencia para a outra empresa e continue com outra,ok

  28. José Pedro
    março 3rd, 2009 @ 19:47

    Boa noite!

    Trabalhei numa empresa por 5 anos e ela fechou.

    Agora eu preciso de um laudo sobre o antigo SB40?

    Como consegui-lo?

  29. Rodrigo Luiz de Oliveira
    março 4th, 2009 @ 18:06

    Ola

    A empresa que trabalhava fechou, estou precisando da 2 via do meu contrato de recisão como faço para adquirir novamente onde vou ou com quem falo a resppeito… Por favor me ajuda estou precisando muito desse contrato de recisão perdi o meu..

    No aguardo

    Rodrigo

  30. Jorge Araujo
    março 4th, 2009 @ 23:57

    @Rodrigo Luiz de Oliveira,

    Procure saber quem ficou com os documentos da empresa, normalmente ficam com o contador. Tente descobrir quem era e lhe solicite o documento.

  31. Rodrigo Luiz de Oliveira
    março 5th, 2009 @ 12:30

    Devido a empresa ter fechado não tenho contato com mais ninguem não tem outra forma de adquirir esse documento a 2 via da minha recisão, pois as pessoas que trabalhava na empresa sumiu.

    Era empresa de telemarketing pequena ME
    Pode me ajudar por favor….

  32. Jorge Araujo
    março 5th, 2009 @ 18:19

    @Rodrigo Luiz de Oliveira,

    Diga exatamente para que você necessita este documento que posso lhe sugerir alguma alternativa.

  33. JOELMA
    março 9th, 2009 @ 20:37

    FUI DEMITIDA DIA 19-01-09 ENVIEI A CTPS POR SEDEX NA DIA 20-01-09 PARA DAR BAIXA E FAZER AS DEVIDAS ATUALIZAÇÕES, ATE HOJE DIA 09-03-09 NÃO FOI DEVOLVIDA. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER EU MORO NO RS E A EMPRESA É EM SP, JÁ LIGUEI MANDO E-MAIL SOLICITANDO A CTPS SEMPRE ME DAM A MESMA RESPOSTA “ESTOU ENVIANDO HOJE POR SEDEX” MAS O SEDEX NUNCA CHEGA. JÁ PROCUREI O MINISTERIO DO TRABALHO ELES DIZERAM QUE NÃO PODEM FAZER NADA POIS É DE OUTRO ESTADO. SOCORROOOOOOOOO PRECISO URGENTE DE AJUDA AS CONTAS ESTAM CHEGANDO!!!!!!

  34. maricel
    março 24th, 2009 @ 14:27

    Seguinte: no novo emprego da minha ex-empregada doméstica perderam a carteira dela. Agora com uma novinha ela quer que eu reescreva as anotações… .. teve admissão, doença, dois partos, e eu tenho os recibos mas estou com preguiça de gastar com contabilista para anotar coisas que eu não tenho nada com isso. E que já gastei anteriormente para fazer.
    O que eu faço???
    Agradeço se for atendida!

  35. Fábio S. Souza
    abril 6th, 2009 @ 18:39

    Boa tarde.
    Contratei uma funcionária a poucos dias, apenas com o protocolo da carteira de trabalho. Retive o protocolo para o registro e meu contador perdeu o protocolo com a ficha de registro da mesma. A funcionária solicitou dispensa e o prazo para retirada da CTPS é em 19/04/09.
    Qual procedimento adoto? O que posso fazer para auxiliá-la?
    Como a funcionária pode retirar a sua primeira carteira sem o protocolo?
    Agradeço.

    Fábio

  36. fabyanna
    abril 21st, 2009 @ 22:38

    A empresa que estava trabalhando pediu para assinar minha carteira e perdeu a mesma e terminou que feichou e não me contratou.Isso anos mais o que quero saber é como consigo atualizar a minha carteira recente com o estagio que fiz em recife magisterio pela prefeitura na creche Saber Viver que pelo que eu saiba já não funciona,moro RJ.Como vou fazer Pedagogia seria bom ter em carteira esse, para facilitar encontrar trabalho e estagio na minha area.Obrigada!

  37. Regi
    abril 25th, 2009 @ 20:41

    Boa noite.minha ctps foi extraviada (Perdida),trabalhei numa empresa 14 anos e alguns meses e ela não existe mais, encerrou minha contribuição em 1988. So tenho um simples extrato do inss,mas nao tenho prova nenhuma , como devo proceder para ter um documento real , tenho 56 anos e nao tenho provas concretas de contribuiçao.

  38. Regi
    abril 25th, 2009 @ 21:00

    Boa noite ! Trabalhei numa empresa 14 anos e alguns meses e encerrou minha contribuiçao em 1988, so que extraviei (perdi) minha ctps , so tenho uma xerox de meus dados que o inss me forneseu mas o inss disse que nao serve como documento . como devo proceder para ter um documento verdadeiro de minha contribuiçao deses anos todo que eu tenho de direito. ajude-me por favor.

  39. Wilian Damasceno
    abril 30th, 2009 @ 09:47

    Bom dia, faz 9 anos que trabalho numa empresa, porem perdi minha carteira profissional. Se eu tirar outra a empresa me registra novamente como na carteira perdida. O que devo fazer?

  40. Jorge Araujo
    abril 30th, 2009 @ 10:06

    @Wilian Damasceno,

    Sim. Apenas retire novo documento e encaminhe à empresa. Eles podem, inclusive, registrar em anotações gerais que estão refazendo os registros.

  41. diana
    maio 12th, 2009 @ 20:02

    a carteira de trabalho da minha empregada domestica foi perdida e ela já tirou uma segunda via. mas nao sei como proceder para preenche-la: assino retroativo da data em que ela foi admitida? como nao sou empresa e nao tenho livro de registro, nao sei exatamente todos os registros que continham na ctps anterior, como ferias e aumento de salario. por favor, me ajude. como fazer?

  42. Jorge Araujo
    maio 12th, 2009 @ 21:22

    @diana,

    Apenas faça os registros na nova CTPS de sua empregada e o que demais de importante lembrar. Não esqueça de referir nas “anotações gerais” que estes registros são feitos em virtude da perda do documento.
    As demais situações (aumentos, férias) se não forem lembradas, em princípio não haverá problema, no entanto isso pode ser identificado, por exemplo, através dos carnês do INSS ou mesmo em relação ao período costumeiro de dação das férias.

  43. Claudia
    maio 18th, 2009 @ 19:45

    Meu pai trabalhou em uma empresa em São Paulo Capital há mais de vinte anos,mais ele perdeu a carteira e o tempo que trabalhou nesta empresa não consta nos registros do INSS.Gostaria de saber onde posso conseguir a documentação que comprove este vinculo empregaticio

  44. LUCIANE DE OLIVEIRA
    maio 20th, 2009 @ 09:00

    O QUE FAÇO SE A EMPRESA PERDEU MINHA CARTEIRA DE TRABALHO?VAI FAZER 3 ANOS DO ACONTECIDO,JA FIZ UMA CARTEIRA NOVA,MAS A OUTRA TINHA REGISTRO DESDE 1992,FICA MUITO RUIM PRA MIM IR ATRAS DAS EMPRESAS QUE TRABALHEI,POIS TRABALHO O DIA TODO

  45. luciane de oliveira
    maio 20th, 2009 @ 09:19

    A empresa anterior perdeu minha carteira de trabalho,já vai fazer 3 anos,ja fiz uma nova carteira ,mas na perdida tenho registro desde 1992,e não tenho tempo de correr atraz das empresas que trabalhei,pois trabalho em horario normal.o que devo fazer com esta empresa anterior?

  46. Jorge Araujo
    maio 21st, 2009 @ 00:33

    @luciane de oliveira,

    Compareça a uma agência do INSS para verificar se é possível verificar os registros que eles têm de seus contratos de trabalho. Provavelmente, se as empresas anteriores efetuaram os recolhimentos você não terá nenhum prejuízo.

  47. Jorge Araujo
    maio 21st, 2009 @ 00:37

    @Claudia,

    Verifique na Junta Comercial, é possível que ali se indique quem ficou com os documentos da empresa quando de seu encerramento.

  48. De Sousa
    maio 24th, 2009 @ 15:19

    Olá, Gostaria que me ajudasse, Hoje morro no Tocantins e quando estava na Paraíba trabalhei em duas empresas, acontece que quando cheguei aqui tive meus documentos roubados fiz o Boletim e tirei as segundas vias de todos, mas como faço pra constar na carteira de trabalho nova alguma anotação dos trabalhos pelo qual já passei?

  49. Jorge Araujo
    maio 25th, 2009 @ 21:03

    @De Sousa,

    Você teria que entrar em contato com as empresas em que trabalhou e solicitar-lhes que refaçam os registros. Se forem empresas organizadas não se negarão.

  50. katiene Brga
    maio 27th, 2009 @ 15:48

    gostaria de saber como eu faço pra saber o numero da minha carteira de trabalho.Ja tirei minha CTPS mais ainda nao me entregaram estou precisando, pois tenho que entregar ha uma empresa que vai me contratar.
    URGENTE!!

  51. katiene Brga
    maio 27th, 2009 @ 16:09

    gostaria de saber como eu faço pra saber o numero da minha carteira de trabalho.Ja tirei minha CTPS mais ainda nao me entregaram estou precisando, pois tenho que entregar ha uma empresa que vai me contratar.

  52. vanessa
    junho 1st, 2009 @ 09:51

    Minha mãe perdeu a carteira de trabalho a alguns anos… porém a mesma tem os carnes de pagamentos do INSS… o que a mesma deve fazer para receber os valores já pagos e continuar a pagar o INSS já que hoje trabalha como autonoma

  53. Jorge Araujo
    junho 1st, 2009 @ 15:27

    @vanessa,

    Basta ir a uma agência do INSS e se informar.

  54. Mari
    junho 13th, 2009 @ 13:14

    olá perdi minha carteira de trabalho e agora preciso fazer uma nova, mais eu só trabalhei numa empresa e foi só um mes,tem como fazer uma carteira nova sem registro?
    e ainda nao tenho o numero e os papel tudo eu perdi?

  55. Jorge Araujo
    junho 14th, 2009 @ 18:16

    @Mari,

    Acredito que se você comparecer no Ministério do Trabalho e Emprego e o seu documento seja relativamente recente seja fácil de obter os números do documento perdido.
    Quanto ao registro apenas se você comparecer na empresa ela efetuará novamente. Ou seja o seu novo documento virá em branco no que diz respeito aos contratos anteriores.

  56. eliane aparecida
    junho 16th, 2009 @ 14:48

    meu esposo perdeu a carteira de trabalho.agora a nossa preocupação é com os registros anteriores.. ele não vai perder todo o tempo de serviço dele ou vai?
    se puder me enviar a resposta por e mail.. agradeço!!

  57. Jorge Araujo
    junho 17th, 2009 @ 21:44

    @eliane aparecida,

    O tempo de serviço do trabalhador fica armazenado no banco de dados do INSS. No entanto é sempre bom manter os registros para o caso de haver alguma discrepância.
    O trabalhador que perdeu o documento pode pedir uma segunda via e procurar junto ao INSS para verificar a regularidade dos recolhimentos.

  58. Maria Beatriz Gomes Aguiar
    junho 22nd, 2009 @ 14:28

    Meus documentos foram roubados inclusive minha CTPS. Para fins de aposentadoria e contagem de tempo,na falta da CTPS como devo proceder? tenho que pegar algum documento nas empresas onde trabalhei? Que documentos seriam esses?
    obrigada

    Atenciosamente

    Maria Beatriz

  59. Simone
    julho 19th, 2009 @ 12:32

    Bom dia,

    Perdi a minha a minha rescição de contrato de uma empresa que trabalhei a 3 anos atrás. Como faço para pegar outra cópia dessa rescisão, se eu não tiver pode dar complicações quando for me aposentar?

    Abs
    Simone

  60. Ananias
    julho 20th, 2009 @ 18:55

    Trabalhei três anos em uma firma, e ela faliu.Não encontro o escritório nem o contador. Como faço para conseguir o ppp?
    Obrigado.

  61. Jorge Araujo
    julho 21st, 2009 @ 19:27

    @Ananias,

    O que seria ppp?

  62. Jorge Araujo
    julho 21st, 2009 @ 19:29

    @Simone,

    Não é necessária a rescisão. Se houve o recolhimento correto das contribuições previdenciárias não haverá prejuízos.

  63. antonio marcos pereira da silva
    julho 29th, 2009 @ 14:22

    @Daniel Lombardi Inacio,

  64. Karen C. Caldeira
    julho 29th, 2009 @ 20:52

    Olá boa noite… Perdi minha CTPS, mas como tinha meu Pis e o numero da CTPS, tirei uma segunda CTPS. Agora preciso dos resgistros anteriores. Como eu faço p/ conseguir esses dados??? estou na mesma empresa a 8 anos e a mesma precisa atualizar minha CTPS, só que alega ser necessario os outros registros.
    Por favor me ajude!!!
    Atenciosamente,
    Karen

  65. Jorge Araujo
    julho 29th, 2009 @ 22:41

    @Karen C. Caldeira,

    A empresa deve, por lei, ter outros registros, como a ficha de registro e a partir desta pode restaurar as informações de seu documento.

  66. Reinaldo
    agosto 11th, 2009 @ 11:42

    Boa tarde: eu perdi minha carteira de trabalho a anos, tenho a 2 via mas nao tenho todos os registros das empresas que trabalhei,mas estas empresas já se fecharam como eu consigo ter os registros ou algum documento que prove que eu trabalhei nelas

  67. flavia
    agosto 13th, 2009 @ 18:12

    URGENTE!!!
    TO PRECISANDO DO NUMERO DA MINHA CARTEIRA DE TRABALHO VCS PODEM AJUDAR EU A CONSEGUIR??

  68. Jorge Araujo
    agosto 13th, 2009 @ 18:44

    @flavia,

    Compareça em uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego. Isso é apenas um blog.

  69. Cleber
    agosto 16th, 2009 @ 21:26

    Boa noite começei a trabalhar em uma empresa e na mesma semana recebi uma oferta muito melhor de trabalho, mais a minha CTPS foi enviada para outro estado onde fica a sede da empresa em que estou como faço se a outra empresa me chamar posso tirar outra CTPS??? e o que alego???

  70. Lilian
    agosto 24th, 2009 @ 19:24

    minha carteira não tem registro e local onde nasci ta errado
    posso tirar outra sem ter nenhum problema?

  71. Jorge Araujo
    agosto 25th, 2009 @ 11:39

    @Lilian,

    Basta você comparecer em uma DRT com a documentação correta e pedir a retificação…

  72. Lilian
    agosto 25th, 2009 @ 18:53

    perdi esta carteira, retirei outra tem alum problema?

  73. Jorge Araujo
    agosto 27th, 2009 @ 17:54

    @Lilian,

    Creio que não.

  74. Rivaldino
    agosto 31st, 2009 @ 12:06

    Ola amigo preciso de ajuda.
    Perdi meus documentos ,02 carteiras de trabalho, 04 carnes de inss com contribuições da decada de 60 e 70 e 80,, tenho 27 anos de contribuição,e não tenho como comprovar , no inss so consta 06 anos , que e de 1985 em diante. a parte maior não consta no sistema, ja tenho 65 anos e não tenho como me aposentar , o que faço?
    Desde ja agradeço su ajuda.

  75. helena
    setembro 6th, 2009 @ 21:28

    a empresa em que trabalhei fechou, desapareceu. Não foi dado baixa na carteira. Como vou retirar o FGTS? Já se passarm 5 anos

  76. Suelen
    outubro 6th, 2009 @ 16:08

    Eu perdi minha carteira de trabalho, e preciso da baixa do emprego q eu fui demetida,eu gostaria de saber uq fazer, e se tem cmo eu receber minha recisão , já q minha carteira está perdida.
    Obrigada.

  77. Claudia Cristina Rodrigues
    dezembro 5th, 2009 @ 21:20

    A minha carteira de trabalho está muito velha e com o sobrenome de solteira ,gostaria de saber se posso tirar uma nova carteira com o sobrenome de casada.Obrigada e aguardo uma resposta.

  78. Jorge Araujo
    dezembro 5th, 2009 @ 21:31

    @Claudia Cristina Rodrigues,

    Claro que sim. Compareça em uma Delegacia Regional do Trabalho com os documentos de casada e faça.

  79. rose
    dezembro 6th, 2009 @ 20:09

    Olá, a empresa na qual eu trabalho estabeleceu um prazo para os empregados entregarem suas carteiras, só que eu não entreguei por desatenção. Posso sofrer alguma punição?

  80. Jorge Araujo
    dezembro 6th, 2009 @ 22:14

    @rose,

    Em princípio não. Mas seja mais atenta.

  81. juliana
    dezembro 22nd, 2009 @ 15:57

    a empresa em que trabalhava perdeu minha carteira oq devo fazer? ja perdi 2 empregos por falta dela…

  82. Jorge Araujo
    dezembro 22nd, 2009 @ 16:25

    @juliana,

    Faça a comunicação em uma Delegacia de Polícia de extravio e providencie uma segunda via.

  83. susana
    dezembro 26th, 2009 @ 08:43

    Nos ajude por favor meu marido trabalhou em uma empresa q fechou e ñ deu baixa na carteira ñ encontramos mais o dono ninguem respond por ele como DAR BAIXA e tirar o seguro desemprego ?????Abraço

  84. Jorge Araujo
    dezembro 28th, 2009 @ 08:26

    @susana,

    A única solução é fazer uma segunda via e pedir a baixa através da Justiça do Trabalho.

  85. juliana
    janeiro 6th, 2010 @ 13:15

    eu ja tirei a segunda via de minha carteira mas a empresa em que eu trabalhava perdeu oq devo fazer pedir uma 3° via?

  86. Jorge Araujo
    janeiro 6th, 2010 @ 13:28

    @juliana,

    No caso é a solução. Eventualmente se poderia requerer indenização da empresa pela perda do documento, mas isso não dispensaria a necessidade de uma nova emissão.

  87. denise araujo
    janeiro 14th, 2010 @ 22:32

    por favor,estou na época de me aposentar e a primeira carteira foi queimada quando minha firma incendiou em 1970 depois disso tenho outra mas as firmas anteriores como faço para comprovar o tempo de serviço me ajudem obrigado

  88. Jorge Araujo
    janeiro 16th, 2010 @ 21:35

    @denise araujo,

    Você deve procurar uma agência do INSS e ver como está a sua situação. Se não houver registro de seu trabalho você terá que procurar um advogado para encaminhar o seu processo.
    O advogado é o especializado em causas previdenciárias.

  89. Itala
    janeiro 20th, 2010 @ 17:30

    Pedi conta do meu ultimo emprego ja faz 5 meses,no entanto, nao fizeram os devidos acertos e ainda estao com a minha CTPS, nao querem nem ao menos me entrega-la, pois,no momento estou precisando da mesma. o que devo fazer? cabe processo a firma?

  90. Jorge Araujo
    janeiro 20th, 2010 @ 19:50

    @Itala,

    Você pode reclamar em uma Delegacia do Trabalho ou procurar um advogado para apresentar um processo contra a empresa.
    A primeira solução é mais rápida e eficaz. Falhando ela tente a segunda.

  91. sergio joaõ
    fevereiro 3rd, 2010 @ 09:44

    Para fins de aposentadoria necessito encontrar o CGC de uma empresa que fechou nos anos 70. Tenho todos os registros de trabalho na ctps com carimbo da empresa mas sem CGC.O inss solicita o documento para dar continuidade ao processo de aposentadoria.Naõ consegui localizar em todos os departamentos possiveis. O que faço.

  92. marilda
    fevereiro 13th, 2010 @ 14:02

    boa tarde, a carteira do meu marido foi extraviada, e ele tirou uma nova e levou para seu ex patr~ao assinar, mais ele se recusou a assinar o que devemos fazer , obrigado.

  93. Jorge Araujo
    fevereiro 13th, 2010 @ 19:09

    @marilda,

    Apresentem a ele a cópia do boletim de ocorrência de perda (pode lhe dar uma cópia) e solicitem que faça o registro pois é direito do trabalhador.
    Caso se negue isso pode ser solicitado em uma Delegacia do Ministério do Trabalho.

  94. Alan marinho
    fevereiro 26th, 2010 @ 19:46

    Eu era tercerizado de uma empresa daki de são paulo .. mais a empresa q fazia esta tercerização .. ela era do parana .. eles me registrarão só q no terceiro mes a empresa sumiu . não responde E-mail e nem atende o telefone agora eu estou com outro emprego mas não posso ser registrado por que ainda consta o registro da outra empresa .. o que eu devo fazer .. tirar outra carteira dar baixa ???

  95. Jorge Araujo
    fevereiro 26th, 2010 @ 21:53

    @Alan marinho,

    Não existe nada que impeça uma empresa de registrar o trabalhador que tem um outro registro em sua CTPS.
    Em todo caso você pode comparecer em uma Delegacia do Trabalho e relatar isso, solicitando que seja efetuado o registro de baixa.
    Pode ainda procurar um advogado para que lhe auxilie a haver seus créditos decorrentes do contrato com a empresa “desaparecida”.

  96. maria aparecida leite de almeida
    fevereiro 27th, 2010 @ 21:42

    perdi minha carteira de trabalho,e preciso agora dos registros da decada de 70 onde trabalhei na cidade de santos-sp,quero saber se existe algum orgão que possa me ajudar nesse sentido,para comprovar as contribuiçoes feitas ao inss .

  97. Jorge Araujo
    fevereiro 27th, 2010 @ 23:51

    @maria aparecida leite de almeida,

    Você deve procurar a Delegacia do Trabalho da sua cidade e se informar. Eventualmente estes registros podem já estar no sistema do INSS, seria bom verificar também em um posto de atendimento deste.

  98. Hellena
    março 10th, 2010 @ 23:03

    posso fichar em uma empresa ja estando fichado em outra ? caso essa por sí me abandonou e não tenho contato tando assim nela fichado nas 08 horas não recenbendo salario e nem ter asinado o aviso previo se eu tirar umas segunda via desta carteira posso fichar em outra empressa sem ter dado baixa na outra carteira ? o q fazer ? exemplo : morro no piaui e a empressa a qual prestei serviço é de são paulo !

    obrigado

    urgencia!!

  99. Jorge Araujo
    março 12th, 2010 @ 22:58

    @Hellena,

    Não há nada que impeça de ser contratado por outra empresa enquanto com registro na outra. No entanto é interessante pedir a baixa para os fins previdenciários.

  100. heloisa
    março 20th, 2010 @ 12:20

    PREZADOS DOUTORES

    FUI DEMITIDO DA ANTIGA TELEMIG E CORRE NA JUSTIÇA MEU PROCESSO TRABALHISTA PARA CONSEGUIR MEUS DIREITOS DE APOSENTADORIA E PREVIDENCIÁRIO.
    OCORRE QUE MEU ADVOGADO INFORMOU QUE NÃO DEVO ARRUMAR OUTRO EMPREGO DE CARTEIRA ASSINADA, PARA QUE NAO ATRAPALHE O PROCESSO E CASO QUEIRA ARRUMAR OUTRO, DEVO TRABALHAR SEM CARTEIRA ASSINADA.
    ATUALMENTE, ARRUMEI UM TRABALHO NUMA ESCOLA DE SERVIÇOS GERAIS, CUMPRINDO 8 HORAS DE TRABALHO COM INTERVALO DE 15 MINUTOS E TRABALHO AOS SABADOS DE 6 ÀS 12 HORAS. ACEITEI , POIS QUERO É TRABALHAR, APESAR DE PAGAREM SOMENTE O SALÁRIO MÍNIMO. O QUE ESTOU EM DÚVIDA É:
    SE POSSO TIRAR UMA SEGUNDA CARTEIRA DE TRABALHO?
    COMO FAÇO PARA LEGALIZAR MEUS DIREITOS TRABALHADOS, POIS AINDA ESTOU EM PERÍODO DE EXPERIÊNCIA, JÁ CUMPRIDO 60 DIAS.

    ATENCIOSAMENTE

    GERALDO LEAL

  101. Terezinha
    março 20th, 2010 @ 22:11

    Perdi minha segunda carteira profissional, a primeira, qdo era menor está comigo e com o primeiro registro de emprego em 1964. A empresa fechou e só na segunda via que consta o nº da anterior é que consegui o registro da 2ª empresa que trabalhei (era uma Cooperativa)e das demais normalmente. Ao apresentar-me no INSS para aposentar-me eles não tinham os dados no CNIS das empresas de 1964 a 1976, sendo que tenho um extrato do FGTS do período de 1969 a 1974. O INSS então alegou que não tenho tempo de contribuição, para aposentar-me por idade. Estive na Junta, tenho a ficha de breve relato. Fui no Banco Santander, pois na época a Cooperativa trabalhava com o Banco Noroeste, e eles alegaram que os documentos de 30 anos atrás foram incinerados.Na carteira que tenho os registro de 1969 a 1976 são extratemporaneo e o INSS não aceita. Eu não sei o que fazer, só não quero perde pois eu trabalhei desde os 14 anos e já estou com idade de aposentar-me. No próprio INSS ele constaram que tenho 16 anos de contribuição (quase 17). O Dr tem uma luz para mim?

  102. Jorge Araujo
    março 20th, 2010 @ 22:22

    @Terezinha,

    Você precisa consultar um bom advogado especializado em Direito Previdenciário. Ele lhe dirá o que fazer e quais documentos podem suprir os faltantes.

  103. Jorge Araujo
    março 20th, 2010 @ 22:27

    @heloisa,

    Se você já está orientado por um advogado não tenho como opinar. No entanto é sempre irregular e ilegal prestar serviços sem o registro na carteira e isso pode gerar problemas.

  104. HELOISA
    março 21st, 2010 @ 16:40

    PREZADO DOUTOR JORGE ARAUJO

    OBRIGADO PELA RESPOSTA IMEDIATA. PORÉM O SENHOR PODERIA ME DIZER SE POSSO TIRAR NOVA CARTEIRA DE TRABALHO COM NUMERAÇÃO DIFERENTE SEM DAR BAIXA NA PRIMEIRA? VEJO GENTE FAZENDO ISSO E ALEGANDO QUE PERDERAM A PRIMEIRA.

    COMO POSSO FAZER UM CONTRATO SEM SER CLT. POSSO SER CONSIDERADO FUNCIONÁRIO AUTÔNOMO?

    ATENCIOSAMENTE

    GERALDO LEAL

  105. Jorge Araujo
    março 21st, 2010 @ 19:13

    @HELOISA,

    Você pode comparecer na Delegacia do Trabalho com o boletim de ocorrência da perda e pedir a emissão de segunda via. Não vejo porque seria necessário uma com numeração diferente.

  106. milena miranda
    março 24th, 2010 @ 22:01

    eu gostaria de saber o que eu tenho para receber pois o meu patrão quer fazer acordo comigo e eu aceitei eu trabalho em um restaurante há três anos ele me disse que eu vou devolver os 40% para ele e vou receber o seguro desemprego, eu recebo e o que mais eu recebo além disso ?

  107. Jorge Araujo
    março 25th, 2010 @ 09:34

    @milena miranda,

    Este tipo de acordo é ilegal.

  108. Marcelo
    março 26th, 2010 @ 16:34

    Boa tarde
    Tenho um anotação de estágio na minha CTPS ao qual não foi dado baixa, posso ser registrado por outra empresa mesmo que não tenha dado baixa na anotação?
    Obrigado

  109. Jorge Araujo
    março 26th, 2010 @ 19:42

    @Marcelo,

    Nada impede que seja celebrado um contrato sem que no outro tenha sido dada baixa. No entanto você pode ou pedir que alguém da empresa o faça ou solicitar isso em uma Delegacia do Ministério do Trabalho, para regularizar.

  110. elaine artigas
    março 28th, 2010 @ 20:12

    olá moro em itaperuçu dei entrada na minha carteira de trabalho em outubro de 2009 e ñ veio ainda o que eu faço? preciso registrar no meu emprego//

  111. Jorge Araujo
    março 28th, 2010 @ 23:15

    @elaine artigas,

    Não entendi sua pergunta.

  112. Maria Ferreira
    março 30th, 2010 @ 16:50

    Boa Tarde,

    Perdi minha CTPS não sei como agir nesse caso, será possivel recuperar os registros das outras empresas…como devo agir nessa sitaução?

    No aguardo.

    Maria

  113. Jorge Araujo
    março 31st, 2010 @ 01:26

    @Maria Ferreira,

    Se você recordar os registros pode comparecer às empresas e solicitar que seja refeito o registro. Em todo caso a prova que importa para fins de aposentadoria são os recolhimentos previdenciários.

  114. andeson alves
    março 31st, 2010 @ 09:53

    fui assaltado e levaram a minha carteira de trabalho eu consegui alguns resistros mas teve uma empresa que fiquei muinto tempo e depois sai e ela faliu como conseguir o resistro dela tenho tentado mas não tenho conseguido

  115. denise goncalves
    abril 5th, 2010 @ 21:36

    fiz um treinamento durante 20 dias em uma empresa, onde recebia o vale transporte e o lanche, ao fim do treinamento fui contratada, mas nao pude trabalhar devido ao horario, fui ao recurso humano da empresa e expliquei que nem na operacao poderia ir devido ao horario de trabalho que eles me colocaram e uma das responsaveis disse q eu estava automaticamente desligada da empresa e vim embora pra minha cidade e consta na minha ctps as informacoes do trabalho no qual eu iria exercer, porem nao deram baixa, ha algum problema? a empresa pode me cobrar alguma coisa, mesmo que eu nao tenha recebido nada dela?

  116. Damião
    abril 6th, 2010 @ 01:47

    Bom Dia!!!

    Eu Perdi Minha Carteira de Trabalho

    Mais meu primeiro Registro q Foi em 2006

    ésssa empresa Faliu..

    E ela q eu Trabalhei mais tempo…

    Vo Perder esse Registro??

  117. Jorge Araujo
    abril 8th, 2010 @ 00:48

    @Damião,

    Provavelmente os recolhimentos foram efetuados. Contudo se você precisa apenas do registro pode procurar pelo gestor (síndico) da massa falida e lhe solicitar que proceda novo registro em seu documento. Caso ele se negue você pode pedir isso em juízo.

  118. Jorge Araujo
    abril 8th, 2010 @ 00:50

    @denise goncalves,

    Em princípio não. Nada impede você de trabalhar tendo este registro. Tampouco a empresa pode lhe cobrar algo em decorrência de sua impossibilidade de trabalhar.

  119. Simone Ribeiro
    abril 9th, 2010 @ 19:32

    A empresa em que acabo de sair perdeu minha carteira de trabalho gostaria muito de saber o que devo fazer de imediato pra que a empresa não fique impune, pois se trata de um documento importante.Agradeço

  120. Jorge Araujo
    abril 13th, 2010 @ 16:27

    @Simone Ribeiro,

    Registre um BO acerca do desaparecimento, indicando com quem estava ou a quem foi entregue no momento do desaparecimento. Antes disso tente novo contato com a empresa informando a sua intenção.

  121. Mirna Diez
    abril 15th, 2010 @ 21:22

    Perdi minha Carteira Profissional a muito tempo. Como era muito nova não me atentei a tirar a 2ª via e acabei tirando uma outra com numero distinto. Agora não sei como resolver essa situação para minha aposentadoria. Preciso de ajuda!!!!

    Grata

    Mirna Dies

  122. Jorge Araujo
    abril 16th, 2010 @ 19:35

    @Mirna Diez,

    Não há problemas. Você tem apenas que apresentar os dois documentos na hora do requerimento.

  123. gabriela
    abril 17th, 2010 @ 20:37

    posso faltar ao trabalho nos dias de prova na faculdade,mesmo sendo em dias seguidos?obrigada pela resposta.

  124. Jorge Araujo
    abril 17th, 2010 @ 21:28

    @gabriela,

    Não há norma que preveja isso. Se houver em normas coletivas (celebradas por sindicato) você deveráver o seu conteúdo e na dúvida pedir orientação ao seu sindicato.

  125. Thatiane Lira
    abril 19th, 2010 @ 12:02

    Lavei minha bolsa e para minha infelicidade minha carteira estava dentro de um bolso que não vi,ficou horrível é claro,se desmanchando,gostaria de saber se tem como tirar outra,se a borocracia seria muito grande,apesar do estrago,colocando-a no sol daria pra ver algumas anotações,tenho um registro do ano de 2009 de apenas 8 meses e o registro de meu trabalho atual,eu perderia o que foi registrado anos atrás??o que fazer??

  126. Jorge Araujo
    abril 22nd, 2010 @ 16:17

    @Thatiane Lira,

    Não se preocupe. Estes registros atualmente estão também nos sistemas informatizados do INSS, que é quem necessitará deles para, futuramente, a concessão de benefícios previdenciários.

  127. Geisa Nascimento
    abril 27th, 2010 @ 09:33

    Bom dia!!!
    Meu pai faleceu em um acidente de carro e a carteira de trabalho perdeu no dia do acidente e descobrimos que temos um dinheiro na Caixa economica federal para retirar levamos RG, CPF, e a certidão de nascimento mas segunda a funcionaria informou que para saca o dinheiro seria necessarios o numero da carteira de trabalho e serie. E agora qual seria o procedimento??
    Aguardo o mais breve possivel sua resposta!!!
    sds.
    Geisa N. dos Santos

  128. Jorge Araujo
    abril 27th, 2010 @ 16:47

    @Geisa Nascimento,

    Procure nos documentos de seu pai ou na própria empresa que ele trabalhava se não tem o número deste documento. Este número costuma ser registrado no termo de rescisão dos contratos e também em contratos de créditos em lojas, por exemplo.
    Se for mais fácil para vocês podem comparecer em uma Delegacia do Trabalho (DRT).

  129. TIAGO
    abril 27th, 2010 @ 20:24

    A EMPRESA QUE TRABALHO PAGA HORAS EXTRAS POR FORA DO HOLERITE E NAUM RECOLHE OS TRIBUTOS…COMO PROCEDER PARA QUE MINHAS HORAS EXTRAS VENHAM NO HOLERITE?

  130. Jorge Araujo
    abril 28th, 2010 @ 23:51

    @TIAGO,

    Reclame em uma Delegacia do Trabalho.

  131. Maria Nadir Rosa
    abril 30th, 2010 @ 15:44

    perdi minha trabalhei em Curitiba na década dos anos 70 fui até afirma ele disseram que não tem mais nenhum documento que possa comprova os três anos que trabalhei fui ao ministério do trabalho eles me disseram que só tem informação de 87 pra cá oque devo fazer?

  132. Jorge Araujo
    abril 30th, 2010 @ 21:17

    @Maria Nadir Rosa,

    Você pode demonstrar este tempo de trabalho através de outros meios. Procure um bom advogado especializado em Direito Previdenciário que ele lhe orientará como proceder.

  133. Bruna
    maio 3rd, 2010 @ 12:16

    Olá. Perdi minha carteira de trabalho há alguns anos.
    Na carteira perdida tinha um registro de um trabalho temporario q fiz na época, porém so estava marcado minha data de admissão, pois abandonei o serviço por serios motivos pessoais e não fui à empresa para assinar o término do serviço.
    Hoje preciso tirar outra com urgência. Terei algum problema p tirar a 2º via pelo motivo descrito acima? Não faço questão do tempo q trabalhei p essa empresa, pois só foram alguns dias q prestei serviço.

  134. Jorge Araujo
    maio 4th, 2010 @ 09:05

    @Bruna,

    Não haverá problema algum.

  135. william leite
    maio 10th, 2010 @ 16:05

    Olá perdi minha primeira carteira de trabalho com tres registros de 1995 a 2006 eu terei problemas futuramente para uma possivél aposentadoria sem esses registros? [obs tenho em mãos as recisões de contrato dsses registros perdidos,comprovantes de saques de fgts, seg desemprego, e outros que pedi conta, aguardo e obrigado.]

  136. Jorge Araujo
    maio 10th, 2010 @ 16:21

    @william leite,

    Estes registros devem estar no banco de dados da Previdência. Em todo caso quanto mais documentos você possuir para futuramente demonstrar estes contratos em um pedido de aposentadoria ou outros benefícios, melhor.

  137. antonia carla pereira viana
    maio 23rd, 2010 @ 15:23

    perdi minha carteira de trabalho ,e não tenho o numero dela? o que eu faço ? e ajude !!!

  138. Jorge Araujo
    maio 24th, 2010 @ 00:42

    @antonia carla pereira viana,

    Compareça perante o seu próprio empregador que ele provavelmente deverá ter o número deste documento. Caso contrário vá em uma delegacia do Trabalho com seus demais documentos que lhe será informado o número do seu documento.

  139. ariane
    agosto 12th, 2010 @ 18:52

    entrei numa empresa ha 1 mes e 20 dias,porem recebi uma proposta de outra empresa.foi quando pedi para sair,e descobrir que a empresa tinha assinado a ctps no dia 01/08/10 eo mesmo carimbou cancelada!e agora?o que devo fazer tirar outra?

  140. ARAUJO, Jorge Alberto
    agosto 15th, 2010 @ 18:16

    @ariane,

    Não há problema algum em ter o contrato cancelado. Apenas leve o documento para que o próximo empregador o assine.

  141. Dayana
    setembro 11th, 2010 @ 20:17

    perdi minha carteira de trabalho na enchente de janeiro desse ano como eu faço pra tirar outra? Tenho uma xerox da carteira e recissão de contrato do ultimo trabalho que eu trabalhei.

  142. ARAUJO, Jorge Alberto
    setembro 14th, 2010 @ 10:39

    @Dayana,

    Basta ir em uma Delegacia Regional do Trabalho ou no “Ministério do Trabalho” como se diz vulgarmente.

  143. glei
    setembro 29th, 2010 @ 19:25

    a empresa que trabalhei perdeu minha carteira de trabalho,e agora o que faço? minha carteira foi assinada acho que eu tinha apenas 17 anos.o que faço para conseguir as assinaturas antigas.

  144. edna
    setembro 29th, 2010 @ 21:15

    sai da empresa que trabalhei em 2007 recebi o pis um salario em 2008 e 2009 eu ainda tenho direito ao pis esse ano de 2010?

  145. ARAUJO, Jorge Alberto
    setembro 29th, 2010 @ 23:14

    @glei,

    As assinaturas não são necessárias se as empresas recolheram a previdência. Informe-se em um Posto de Atendimento da Previdência. Se houver algum período sem recolhimentos aí você deve procurar a empresa para que regularize. Caso contrário não há necessidade de fazer mais nada, exceto uma nova CTPS.

  146. ARAUJO, Jorge Alberto
    setembro 29th, 2010 @ 23:15

    @edna,

    O PIS que está sendo pago depende de se ter trabalhado pelo menos trinta dias em 2009.

  147. vivianni
    outubro 6th, 2010 @ 08:44

    perdi minha carteira de trabalho,e todos os documentos com seu numero. nao sei como posso tirar a segunda via.

  148. ARAUJO, Jorge Alberto
    outubro 6th, 2010 @ 12:37

    @vivianni,

    Quanto a CTPS – carteira de trabalho – basta ir a uma Delegacia Regional do Trabalho.

  149. Rafael
    outubro 15th, 2010 @ 10:30

    eu perdi a minha carteira de trabalho
    moro em sp
    sou registrado
    equero tirar a 2 via
    como eu faço?

  150. ARAUJO, Jorge Alberto
    outubro 16th, 2010 @ 00:32

    @Rafael,

    Compareça a uma Delegacia Regional do Trabalho ou em um posto de atendimento ao cidadão.

  151. giorgia amanda
    outubro 23rd, 2010 @ 07:18

    eu fiz minha carteira de trabalho no dia 20 deste mes,mas me informaram q ela so ficara pronta nos proximos vinte dias,mas tenho um emprego ,q esta quase certo dependendo apenas do numero da minha carteira de trabalho.a pergunta é a seguinte:se eu for ate uma drt(delegacia regional do trabalho) com o numero de protocolo em mãos,eu consigo saber a numeração da minha carteira de trabalho?

  152. ARAUJO, Jorge Alberto
    outubro 23rd, 2010 @ 19:20

    @giorgia amanda,

    Provavelmente sim. Esclareça a situação e peça urgência.

  153. pierre cardozo amorim
    novembro 2nd, 2010 @ 16:18

    Olá olha só a confusão eu perdi minha carteira de trabalho, tenho quinze anos de profissão sendo que oito anos desses foram em uma empresa que ja esta falida a 7 anos como faço para comprovar que trabalhei nesta empresa? por favor me ajude.

  154. ARAUJO, Jorge Alberto
    novembro 2nd, 2010 @ 23:13

    @pierre cardozo amorim,

    Em princípio a empresa deve ter informado ao INSS os recolhimentos. Você pode verificar isso em uma agência do órgão.

  155. Erik Felipe de Campos
    novembro 3rd, 2010 @ 21:16

    Boa noite,
    perdi minha carteira de trabalho e quanto meus registros anteriores.oq devo fazer?
    vou perder todo meu tempo trabalhado?
    o que devo fazer pra pegar esses registros anteriores?

  156. Dayane
    novembro 6th, 2010 @ 18:16

    OI me chamo Dayane a empresa onde trabalhei perdeu minha carteira de trabalho desde de quando entrei la eles não me devolveram eu todos os dias pedia e nada ai pedi para sair de lá e descobri que eles perderam a minha carteira.
    Quero saber se posso entrar na justiça contra a empresa e quanto em media em dinheiro receberia?
    Obrigado me responda por favor…Desde ja agradeço

  157. ARAUJO, Jorge Alberto
    novembro 6th, 2010 @ 18:53

    @Erik Felipe de Campos,

    Se as empresas para as quais você trabalhou procederam corretamente os seus recolhimentos previdenciários devem estar no banco de dados da Previdência. Você pode comparecer a um posto de atendimento para verificar. Se houver algum registro faltando você pode entrar na Justiça do Trabalho contra a empresa, solicitando o registro do contrato (para isso não há prazo de prescrição).

  158. ARAUJO, Jorge Alberto
    novembro 6th, 2010 @ 19:00

    @Dayane,

    Você pode pedir uma indenização. No entanto ela será apurada pela Justiça. Acredito que seja algo em torno de R$ 1.000,00, mas dependerá do juiz.

  159. Jacqueline de Paula Silva Bessa
    dezembro 29th, 2010 @ 08:47

    Bom dia,
    Sai de férias e enviei minha CTPS para eles fazerem as anotações necessarias. Porém voltei das férias e a minha CTPS ainda ñ chegou , liguei na empresa no setor responsável e eles disseram que minha CTPS foi extraviada e a culpa foi minha por não ter enviado por sedex……Achei um absurdo sendo que a empresa é quem recebe os documentos e direciona para cada setor responsável….. Minhas perguntas: É meu primerio registro na CTPS, a empresa tem por obrigação fazer todas as anotações que tinha? A outra pergunta: O que devo fazer primeiramente: Prestar BO, tirar a 2ºvia,…..e quais documentos vou precisar para fazer os procedimentos…..preciso de uma orientação e se a empresa deve pagar por algum tipo de dano moral……..

    Desde ja, agradeço a atenção Jacqueline Bessa

  160. ARAUJO, Jorge Alberto
    janeiro 3rd, 2011 @ 15:46

    @Jacqueline de Paula Silva Bessa,

    Se você não teve dano não tem direito à indenização. De fato se você enviou o documento sem aviso de recebimento não pode imputar à empresa a culpa pelo seu desaparecimento.
    Para tirar a segunda via você precisa fazer uma comunicação à autoridade policial (o BO) e emitir o documento. Os registros não necessitam ser reproduzidos e não há qualquer prejuízo, exceto, talvez, o tempo gasto para a produção de novo documento.

  161. Filipe Ponce
    janeiro 29th, 2011 @ 17:06

    Boa Tarde, primeiro parabéns pelo blog que é de bastante auxílio com informações importantes e necessárias para esclarecer dúvidas. Já coloquei em meus “Favoritos” (rsrs). Aproveitando o seu ofício, gostaria de uma informação se possível.
    Há cerca de um ano e meio fui dispensado de uma grande multinacional. No início (02/2007), fui contratado como estagiário com uma carga horária de 20 horas semanais regida a contrato rubricado de ambas partes, a profissão era trainee de Consultor de Vendas externo , porém neste período trabalhava cerca de 50 a 60 horas semanais auxiliando os Consultores de Vendas efetivos em suas carteiras de clientes respectivas no atigimento de suas metas, comentei com a responsável pelo Departamento Pessoal sobre esta imposição e a mesma informou que outros funcionários que passaram pelo mesmo caso que o meu, fizeram também este horário excessivo, mas posteriormente foram efetivados, com receio de perder o emprego e ainda não ser efetivado continuei com essa imposição almejando “meu lugar ao Sol”. Um ano depois (04/2008) fui efetivado e consegui uma carteira de cliente fixa, no entanto, continuei exercendo a função com carga horária de 50 a 60 horas semanais, o que pela Lei excedia de 5 a 15 horas diarias. Em 08/2009 fui dispensado por justificativa de um supervidor novo que minhas metas estavam oscilando, e portanto, estava prejudicando o setor e a empresa. Gostaria de saber se consigo ganhar essa causa reividicando o tempo de estagário como efetivo e as horas extras de efetivo na função? Quais os procedimentos necessários? Desde já, agradeço a atenção.

  162. Luiz
    fevereiro 3rd, 2011 @ 14:02

    Perdi minha carteira de trabalho e tirei segunda via. No entanto, não tenho condições de ir a todas as empresas onde trabalhei, porque são de vários Estados diferentes e na minha atual condição (desempregado), não tenho dinheiro para fazer todas estas viagens. O que faço? Agradeceria muito a gentileza da resposta.

  163. Jorge Alberto Araujo
    fevereiro 10th, 2011 @ 07:03

    @Luiz,

    Em princípio não é necessário fazer nada. Os registros para fins de aposentadoria certamente já se encontram no INSS. Eventualmente você pode precisar da comprovação de algum destes contratos para fins de demonstrar experiência. Nestes casos você pode declarar esta experiência e pedir à empresa que o está contratando que verifique com a empresa na qual trabalhou.

  164. Ines Mathias de Souza
    fevereiro 17th, 2011 @ 20:09

    Olá! tenho uma pergunta.

    A minha mãe quando nova, ao entrar em uma fábrica de roupas, deixou a carteira de trabalho nessa empresa, mas anteriormente ela havia trabalhado em uma casa de família. Então essa fábrica de costura ficou com a carteira mas não assinou, pois ela era costureira autonoma e por isso não ligou para pedir a carteira. O tempo foi passando e ninguém do escritorio da fábrica então foi passando o tempo até que a fábrica fechou. O problema é que ela não sabe nem o número da carteira, e em um dos postos de atendiemento informaram que ela deveria solicitar a empresa, coisa que não existe mais. Minha pergunta é: Como proceder em emitir uma nova carteira de trabalho nessas condições?

  165. Jorge Alberto Araujo
    fevereiro 19th, 2011 @ 12:15

    @Ines Mathias de Souza,

    Basta ir em qualquer Delegacia do Trabalho ou agência do SINE e pedir a emissão de novo documento. Como não há registros anteriores não haverá prejuízos.

  166. leandro ramos soares
    fevereiro 22nd, 2011 @ 16:47

    Caro amigo

    Trabalhei numa empresa pequeno porte no ramo da construção civil e por lá passei pelo setor Administrativo , setor compras e na saída foi colocado minha ultima função que é Técnico em edificações. Gostaria que pude-sse me orientar qual documento pedir a empresa emitir que comprove as experiencia de comprador citadas acima que é a única que não consta registro em carteira e geralmente nas entrevistas é solicitado mais 06 meses experiencias no qual eu tenho neste setor.

  167. Jorge Alberto Araujo
    fevereiro 23rd, 2011 @ 14:34

    @leandro ramos soares,

    Uma simples declaração da sua empresa deve servir.

  168. Wilian Castro
    fevereiro 23rd, 2011 @ 16:33

    Olá! tenho uma pergunta
    perdi minha carteira de trabalho uns dias atras, mas antes disso eu pedi demissão
    agora eu preciso da carteira para dar baixa, o que eu preciso fazer? e se vou ganhar meus direitos no acerto sem a carteira.

  169. jose aparecido de lima
    março 2nd, 2011 @ 04:47

    Bom dia, eu perdi minha carteira de trabalho e tirei a segunda via estou desempregado gostaria saber se posso apresentar esta no meu futuro emprego e pider para o contratante ligar nas ultimas empresas que trabalhei para comprovar que trabalhei nas mesmas, ou tenho que registrar ela de novo obrigado fico no aguardo

  170. jose aparecido de lima
    março 2nd, 2011 @ 08:03

    Bom dia, eu perdi minha carteira de trabalho o que devo fazer peço para o contratante
    do meu futuro emprego ligar nas empresa em que trabalhei ou tiro outra carteira e vou nas empresa em que trabalhei e peço para registrar de novo fico no aguardo obrigado

  171. Jorge Alberto Araujo
    março 2nd, 2011 @ 21:20

    @Wilian Castro,

    Em princípio não é necessária a CTPS para que lhe sejam pagos seus direitos. No entanto ela vai ser necessária, por exemplo, para você receber o seu seguro. Trate de obter uma segunda via.

  172. Jorge Alberto Araujo
    março 2nd, 2011 @ 21:54

    @jose aparecido de lima,

    Pode sim. Pode também levá-la nas suas empresas anteriores e solicitar que refaçam as anotações.

  173. Mariana
    março 14th, 2011 @ 23:03

    Olá, meu nome é Mariana. Gostaria de saber o que devo fazer no caso da minha mãe. Ela perdeu a carteira de trabalho, e já se faz mais de 10 anos que ela não trabalha de carteira assinada, agora ela está precisando para comprovar experiência, pois à na carteira vários registros anteriores. Então o que devo fazer para provar que minha mãe já trabalhou nesses estabelecimentos, pois já se passou muito tempo, e gostaria de saber a respeito de quando ela for se aposentar se a problemas?

    Muito Obrigada.

  174. FLAVIO
    março 15th, 2011 @ 14:33

    Boa tarde

    Temos um funcionário que pediu demissão e perdeu a CTPS. Como fazer para anotar na CTPS a data de demissão ?

    Obrigado

  175. cristiane
    março 16th, 2011 @ 16:38

    olá estou apavorada perdi a minha carteira de trabalho e agora não tenho como provar para empresas a minha experiência e o pior estou desempregada já faz 1 ano,me ajude o que devo fazer,não tenho todos os extratos hoje estou com 26 anos mais e mais tarde quando for me aposentar me ajudem. o que faço agora

  176. Jorge Alberto Araujo
    março 16th, 2011 @ 21:55

    @cristiane,

    Certamente o INSS tem a maioria dos registros. Comece a sua pesquisa no posto do INSS. Eventualmente se identificar contribuições não pagas você pode demandar a declaração do contrato contra esta empresa.

  177. Erika Manicardi
    março 18th, 2011 @ 13:12

    Perdi minh acarteira de trabalho e continham registros de empresa. Tenho que ir na empresa antiga para refazer o registro ? Obrigada

  178. Jorge Alberto Araujo
    março 22nd, 2011 @ 21:18

    @Erika Manicardi,

    Se forem registros previdenciários a própria Previdência deve ter estes registros, sendo que você pode comparecer em um posto para se certificar.

  179. ana maria
    abril 13th, 2011 @ 16:56

    trabalhei ha 26 anos atraz, apos o casamento so vivo para o lar ,perdi minha carteira de trabalho mas quero voltar contribuir com a previdencia o que faço agora?

  180. Jorge Alberto Araujo
    abril 13th, 2011 @ 21:10

    @ana maria,

    Vá em uma delegacia do Trabalho e peça a segunda via.

  181. Flavio Viana
    abril 19th, 2011 @ 09:43

    perdi minha CTPS e gostaria de saber onde posso recuperar meus antigos registros, para que eu venha comprovar minhas experiencias.

  182. solange
    maio 14th, 2011 @ 15:35

    minha mae perdeu a carteira de trabalho a mais de 30 anos como faço para achar os seus registro pois os registro é mais de 50 anos atras muita empresa ja faliram

  183. Maria aparecida da saúde Froés
    junho 7th, 2011 @ 20:24

    minha irmã teve um problema de saúde e trabalhou acerca de22 anos em numa casa de familia e perderam sua carteira, como posso obter o tempo trabalista dela, e para dar baixa em sua carteira?

  184. Américo Elias dos santos
    junho 26th, 2011 @ 10:47

    perdi minha carteira profissional, mais estou com o registro atual nela, e vou ter de leva-la, para dar baixa, pois estou saindo da empresa onde trabalho, como faço para receber os beneficios, ao qual tenho direito?
    e dar baixa na carteira profidssional?
    desde já agradeço a atenção dispensada na questão acima, aguardo resposta, obrigado.

  185. ANTONIO WILSON DOS SANTOS E SANTOS
    julho 27th, 2011 @ 12:47

    QUERO O NUMERO DA MINHA CTPS E SÉRIE DA CTPS

  186. Luiz Vicente de Moraes
    julho 27th, 2011 @ 14:25

    Não sei ao certo se perdi minha carteira, pois sempre coloquei junto de uma pasta com a rescisão da firma que trabalhei, mas não está mais lá. Me separei de minha esposa, acho que ela pegou. Bem, o fato é que preciso tirar uma 2 via, e tenho observado na internet que requerem boletim de ocorrencia, declaração com papel timbrado da empresa com CNPJ, mais o extrato do PIS. Bom, não possuo nenhum destes, já trabalhei há 26 anos atras com carteira assinada, de lá prá cá nunca mais, parei de contribuir com a previdencia desde 1993. O que faço?

  187. André Ricardo
    julho 30th, 2011 @ 20:26

    O MT fornece 2ª via mediante procuração?

  188. paulo marcio de moura
    fevereiro 7th, 2012 @ 08:44

    contratei um advogado para uma causa trabalhista, na verdade ele ganhou a causa mas perdeu a minha carteira assinada anove anos, agora eu nao sei o que fazer, arrumei um outro emprego, e tive que usar uma carteira antiga par ser assinada, me oriente, por favor o que devo fazer, pois esta carteira que esta perdida conten meu numero de cpf, me ajude por favor, ja consultei a oab mas falaran que por motivo de e etica nao podia me ajudar. ok? aguardo.

  189. erico cavalcanti perusio
    março 14th, 2012 @ 11:35

    obrigado por ter esclarecido minha dúvida sobre a perda da minha carteira de trabalho.

  190. erica
    abril 9th, 2012 @ 18:12

    fui mandada embora procurei minha carteira de trabalho e não encontro em lugar nenhum como faço agora para dar baixa na minha carteira e receber meu seguro desemprego estou muito preocupada sera que vcs podem tirar a minha duvida obrigada

  191. carolina
    abril 18th, 2012 @ 10:09

    perdi minha carteira de trabalho,como faço para comprovar minhas experiencias profissionais ,uma vez que não constam na nova carteira me oriente por favor.

  192. franciane
    abril 24th, 2012 @ 21:53

    perdi minha carteira de trabalho o que faço para comprovar minhas experiencias de dezoito anos de trabalho em empresas diferentes?

  193. Loana Priscilla de Lima
    maio 12th, 2012 @ 00:22

    Boa noite. Eu perdi todos os documentos que possibilitam eu de pegar minha parcela do seguro. Possuo o cartão cidadão, porém, não tenho a senha. Quero saber se há alguma possibilidade de eu conseguir pegar este dinheiro, e como? Obrigada

  194. Mary Rodrigues
    maio 14th, 2012 @ 19:35

    Perdi minha carteira profissional.Já solicitei a segunda via.Quero saber o que acontece com as assinaturas das empresas pela qual passei,se tem algum problema?Se perco os tempos de serviços e se tenho que tirar outro cartao cidadao já que o outro tá com o numero da carteira perdida.Se puder me explicar as desvantagens.Obrigada.

  195. Luzinete de aguiar Silva
    maio 15th, 2012 @ 10:38

    Perdi minha carteira de trabalho, como faço para adquirir outra e comprovar minhas experiencias trabalhista? Preciso de ajuda.

  196. gislaine rocha e silva
    maio 18th, 2012 @ 16:43

    Já fiz a 2ª via da CTPS e encontrei a via anterior em pPerfeito estado com todas as anotações, posso voltar a utilizar a 1ª via?

  197. bruna
    junho 4th, 2012 @ 11:06

    perdi minha carteira de trabalho e vou fazer uma omologação dia 11,o que faço estou nervosa e nao sei como fazer!!!!!!!!

  198. Ede lima
    abril 29th, 2013 @ 11:07

    perdi minha ctps,as empresas em que trabalhei foram fechadas ou faliram tenho FGTS e outros benefícios retidos por falta desta documentação. como fazer?

  199. Jeane
    dezembro 5th, 2013 @ 11:45

    Meu Noivo perdeu a Ctps dele, ele já fez a segunda via porém para que agente consiga realizar um financiamento de um imóvel utilizando o fgts é preciso que ele tenha os registros, não sei como ele faz para consegui isso sendo que agente tenta agendar no site do MTE para pegar um Rais ou Caged e não conseguimos nos cadastrar.

  200. iranilde
    março 31st, 2014 @ 14:09

    a empresa que trabalhei perdeu minha carteira
    o que faço?

Leave a Reply





  • Leitura

    Teoria dos Princípios Humberto Ávila

    Teoria dos Princípios de Humberto Ávila. Nova edição.

    Há poucos meses eu publicava aqui no blog que estava nas livrarias a nova edição da Teoria …mais

    Foco, de Daniel Goleman.

    Nesta obra o já consagrado psicólogo estadunidense, Daniel Goleman, aborda um tema muito atual: como podemos …mais

  • Mais vistos

  • RSS Athena de Vento

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

    Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

    %d blogueiros gostam disto: