Perdi minha CTPS, o que faço?

Fonte: MTE.GOV.BRQuem perdeu seu documento profissional, a famosa CTPS, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social e não sabe como fazer uma segunda via, não precisa se preocupar.

Conforme a página da Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Internet é possível recuparar boa parte dos dados a contar de 1976, bastando para isso seguir os passos ali descritos.

Ou seja o trabalhador deverá, em primeiro lugar, registrar a perda através de boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia e a seguir comparecer perante a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua cidade (ou a Pontos de Atendimento ao Trabalhador, algumas prefeituras do interior e sindicatos) com os seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência;
  • uma foto 3×4 recente (com fundo branco);
  • qualquer documento original que contenha as informações necessárias para a qualificação civil – como nome, filiação, data e local de nascimento – podendo ser a certidão de casamento, de nascimento ou identidade; e
  • um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida – sendo aceitos o extrato do FGTS; cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa; termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público ou Defensoria Pública ou Juiz de Paz.

Além disso sempre é interessante comparecer perante os locais nos quais comumente são entregues documentos encontrados como Agências de Correios, SERASA, SPC, dentre outros.

E quem, por acaso, encontra um documento perdido e não sabe como encontrar o seu dono pode simplesmente colocá-lo em uma caixa de correios que a ECT tem um serviço específico de achados e perdidos de documentos.  Após o prazo de sessenta dias os Correios encaminham os documentos aos órgãos emissores.

200 Respostas para "Perdi minha CTPS, o que faço?"

  1. iranilde  31 de março de 2014 às 14:09

    a empresa que trabalhei perdeu minha carteira
    o que faço?

    Responder
  2. Jeane  5 de dezembro de 2013 às 11:45

    Meu Noivo perdeu a Ctps dele, ele já fez a segunda via porém para que agente consiga realizar um financiamento de um imóvel utilizando o fgts é preciso que ele tenha os registros, não sei como ele faz para consegui isso sendo que agente tenta agendar no site do MTE para pegar um Rais ou Caged e não conseguimos nos cadastrar.

    Responder
  3. Ede lima  29 de abril de 2013 às 11:07

    perdi minha ctps,as empresas em que trabalhei foram fechadas ou faliram tenho FGTS e outros benefícios retidos por falta desta documentação. como fazer?

    Responder
  4. bruna  4 de junho de 2012 às 11:06

    perdi minha carteira de trabalho e vou fazer uma omologação dia 11,o que faço estou nervosa e nao sei como fazer!!!!!!!!

    Responder

Eu escrevi este texto exclusivamente para você. Por favor não deixe de comentar...