home Direito Perdi minha CTPS, o que faço?

Perdi minha CTPS, o que faço?

Fonte: MTE.GOV.BRQuem perdeu seu documento profissional, a famosa CTPS, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social e não sabe como fazer uma segunda via, não precisa se preocupar.

Conforme a página da Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Internet é possível recuparar boa parte dos dados a contar de 1976, bastando para isso seguir os passos ali descritos.

Ou seja o trabalhador deverá, em primeiro lugar, registrar a perda através de boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia e a seguir comparecer perante a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua cidade (ou a Pontos de Atendimento ao Trabalhador, algumas prefeituras do interior e sindicatos) com os seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência;
  • uma foto 3×4 recente (com fundo branco);
  • qualquer documento original que contenha as informações necessárias para a qualificação civil – como nome, filiação, data e local de nascimento – podendo ser a certidão de casamento, de nascimento ou identidade; e
  • um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida – sendo aceitos o extrato do FGTS; cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa; termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público ou Defensoria Pública ou Juiz de Paz.

Além disso sempre é interessante comparecer perante os locais nos quais comumente são entregues documentos encontrados como Agências de Correios, SERASA, SPC, dentre outros.

E quem, por acaso, encontra um documento perdido e não sabe como encontrar o seu dono pode simplesmente colocá-lo em uma caixa de correios que a ECT tem um serviço específico de achados e perdidos de documentos.  Após o prazo de sessenta dias os Correios encaminham os documentos aos órgãos emissores.

URL curta para esse artigo: http://direi.to/xr2uW
TAGS:

Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo nasceu em 1970, aprendeu a usar computador, internet e celular, mais ou menos quando estes foram inventados. É Juiz do Trabalho e trabalha em Porto Alegre/RS. Eterno curioso acerca de tudo está elaborando a sua dissertação de mestrado em Direito e Processo do Trabalho. É master pela Universidade de Alicante em Teoria da Argumentação Jurídica, gosta de Filosofia e atualmente estuda Lógica. No tempo livre entre uma audiência e uma sentença está começando a se interessar por Neurociência, tanto do comportamento (leitura corporal e detecção da mentira) quanto da memória. Em relação ao primeiro ponto defende um estudo mais acurado da Zoologia Humana, ou seja o estudo do comportamento do ser humano em comparação com o de outros animais. Faz ainda a aplicação das teorias da Escola de Harvard sobre Negociação, nas suas audiências, tendo um dos melhores números de conciliação dentre os juízes do trabalho do Rio Grande do Sul. Procura ensinar tudo o que sabe em um curso sobre Audiência que periodicamente edita junto à Faculdade IDC e em cursos de pós-graduação e preparatórios. É casado com a Ingrid, tem três gatos, um cão e seis cavalos, sendo quatro de polo, que tenta praticar aos finais de semana. Escreve, ainda, no blog Direito e Trabalho.com e ocasionalmente publica artigos em revistas e jornais.

201 comentários em “Perdi minha CTPS, o que faço?

  1. Meu Noivo perdeu a Ctps dele, ele já fez a segunda via porém para que agente consiga realizar um financiamento de um imóvel utilizando o fgts é preciso que ele tenha os registros, não sei como ele faz para consegui isso sendo que agente tenta agendar no site do MTE para pegar um Rais ou Caged e não conseguimos nos cadastrar.

  2. perdi minha ctps,as empresas em que trabalhei foram fechadas ou faliram tenho FGTS e outros benefícios retidos por falta desta documentação. como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *