No que um desenho animado pode auxiliar você a apresentar uma idéia, ou esconder a fragilidade de um argumento sob um manto de conceitos e expressões confusas?

A defesa Chewbacca é mais ou menos isso. Criada no seriado de animação South Park ela é uma técnica conhecida de debate, embora desleal, que consiste em apresentar uma série de informações desconexas com o intuito de confundir o debatedor e, principalmente, o público, para os fazer acolher a sua tese.

defesa Chewbacca

Crédito da imagem: Wikipedia em inglês.

No episódio, em que se alega que o personagem Chef (o cozinheiro) teria composto anos antes a música “Stinky Britches”, atribuída no episódio à cantora canadense Alanis Morisset, a defesa da sua gravadora, no lugar de se opor com fundamentos razoáveis a este fato (com certeza verdadeiro), busca apenas demonstrar a inconsistência do fato de Chewbacca – personagem de Star Wars – residir no planeta Endor (lar dos Ewaks), embora tenha nascido no planeta Kashyyyk e tenha uma altura muito superior ao dos habitantes originais.

Leia também:

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-aA

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: