abdomens

Dois leitores, o Salomão e o Jorge, respectivamente de São Paulo e do Rio Grande do Sul me escreveram solicitando dicas de como estudar para concursos trabalhistas.

Inicialmente é importante destacar que a aprovação em concurso público não é nenhum bicho de sete cabeças e muitas vezes, para não dizer todas as vezes, o grande adversário do candidato é ele próprio (ou sua preguiça, desorganização, etc.), sendo que na magistratura comum a situação de sobrarem vagas pelo fato de não se alcançar a média mínima para a aprovação.

Entretanto em primeiro lugar seja que concurso se for fazer é absolutamente importante ter uma visão do conjunto da matéria a ser estudada. Ou seja é essencial que o candidato reúna todo o material que tem disponível para ter uma boa noção e poder começar a se organizar.

Após isso é bom que ao menos passe os olhos por todo o conteúdo. Isso pode ser feito, inclusive, através da leitura do Edital.

Isso pode evitar que o candidato se inscreva em um concurso que contenha alguma matéria com a qual tenha incompatibilidade como por exemplo Matemática, Contabilidade…

Absolutamente certo de que a matéria é apreensível, o candidato já pode se inscrever no concurso e se preparar para começar a estudar.

Estudar para concurso pode ser comparado, resguardadas as devidas peculiaridades, a perder a barriga. Todas aquelas propagandas de televisão (aquelas que dão pela manhã) prometem que se adquirir o seu produto, e se exercitar com ele por cinco minutos diários, você perderá a barriga, quando, na verdade, se você se exercitar cinco minutos diários, com ou sem o produto perderá a barriga.

Ou seja o que faz perder a barriga é o exercício, não o produto, mas você adquire o produto porque é mais fácil acreditar que o fazendo passará a exercitar-se e, assim, perderá a barriga.

Portanto fique atento a esta grande dica: ESTUDE. Sempre, ainda que por alguns minutos ou horas, mas estude.

Mas cuidado. Muitas vezes gostamos de estudar. Adoramos estudar. E exatamente por esta paixão escolhemos a carreira. Assim quem gosta muito de Direito do Trabalho quer ser juiz trabalhista, quem gosta de Direito Penal, promotor, e quem se sente atraído por Direito Administrativo quer ser Juiz Federal.

bikini

Todavia por se inclinar por esta matéria, muitas vezes de fato importante para a carreira escolhida, o candidato acaba se concentrando nos estudos desta matéria, esquecendo ou deixando de lado outras matéria que, embora não tão importantes, tem peso significativo para a avaliação.

Aliás muitas vezes se pode verificar que candidatos que gabaritam em alguma disciplina acabam ficando abaixo da média em outras, de menor importância, mas que, por igual os elimina.

Portando daí a outra dica: VARIE. Organize seu tempo dividindo-o entre todas as matéria, como em um curso. Ou seja estabeleça dias e horários para cada estudo e se não puder estudar nos dias designados passe adiante, tomando o cuidado de reservar um dia para rever as matérias puladas.

Conseguindo ser suficientemente organizado você pode estudar e passar para qualquer concurso sem qualquer ajuda.

Pesquise e compre livros para concursos no Submarino.com.

URL curta para esse artigo: https://wp.me/pVtgW-7W

Publicado por Jorge Alberto Araujo

Jorge Alberto Araujo é Juiz do Trabalho e master em Teoria da Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha. Titular da 5a Vara do Trabalho de Porto Alegre/RS.

Participe da discussão

5 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Vou tentar!
    Apesar de não ser para trabalho,vou tentar no concurso para o colégio naval.Não fui organizado no concurso da faetec e não me dei bem por isso…

    Muito obrigado!

%d blogueiros gostam disto: