Escolha uma Página

Tendo retornado o pagamento dos créditos do AdSense, agora através de transferência bancária, a questão tributária que os envolvia ficou muito mais simples. Antes como o pagamento era feito mediante cheque, poder-se-ía dizer que o rendimento havia sido alcançado no momento da sua entrega, ficando um pouco mais complicado de abater os valores despendidos para a sua conversão.

Agora, contudo, como o pagamento é feito através de transferência bancária, e o banco tem o dever legal de fazer a conversão e pagar o valor em reais, não se poderá sequer cogitar que os eventuais custos desta transação possam ser tributados.

Assim o problogger ao receber o seu crédito em Reais terá desde já o valor tributável, podendo (e devendo), desde já efetuar o pagamento do imposto devido através do carnê-leão.

Acerca do recebimento a Maysa no seu blog dá uma boas dicas.

O sítio da Receita tem algumas perguntas e respostas sobre a tributação de rendimentos provindos do exterior neste link, mais precisamente na pergunta 120. Todavia é importante atentar que as alíquotas, faixas e limites de isenções não se encontram atualizadas.

Ficam, pois, por enquanto, ainda válidas as orientações do nosso sítio antigo, sempre destacando-se, porém, que são apenas opinativas, sendo que na dúvida o contribuinte deverá consultar ou um contador ou um advogado tributarista.