Escolha uma Página
O Cardoso do Contraditorium revela que já está pensando em contratar uma assistente para lhe ajudar na sua atividade de problogger, assinala que para manter a qualidade de um blog com muito tráfico como o seu o auxílio de terceiros está se tornando fundamental.

É muito bom que a atividade de blogueiro esteja se tornando lucrativa e que, agora, comece, inclusive, a gerar um mercado de trabalho. Todavia é importante que, antes de contratar, o blogueiro tenha ciência dos seus deveres como empregador, para que esta “ajudinha” não acabe lhe causando dores de cabeça.

Em primeiro lugar é importante tomar ciência de que contratar alguém para prestar serviços envolve não apenas o pagamento de salários, mas de uma série de encargos que você deverá estar pronto para suportar.

[ad#FNAC vitrine 550×320 Câmeras fotográficas e acessórios]

Assim o empregador deve suportar o recolhimento previdenciário, FGTS, vale-transporte, auxílio-alimentação, férias com 1/3, repousos, feriados.

No que diz respeito ao pagamento de salário, no mínimo o mínimo, mas que poderá ser maior dependendo da existência de lei estadual dispondo sobre este piso no âmbito da respectiva unidade da federação – Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo, têm legislação sobre o assunto.

Poderá ocorrer de se reduzir o salário de acordo com a jornada de trabalho, uma vez que o salário mínimo contrapresta oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais (quatro horas no sábado).

Entretanto se você optar pela redução não poderá exigir prestação além do combinado, sob pena de descaracterizar o contratado. Em todo caso sempre que houver excesso à jornada pague as horas extraordinárias com o adicional de 50%.

Uma tentação que pode surgir é a de registrar o trabalhador como doméstico ou estagiário. No primeiro caso vale só se a sua atividade não for lucrativa, o que não se aplica no caso do problogger. Para que seja válido o contrato de estágio, de outra parte, é necessário que ele seja contratado através de uma empresa especializada, normalmente o CIE-E. Além disso a atividade deverá ser relacionada aos seus estudos e deverá ter um horário compatível e acompanhamento através de relatórios.

Algumas das recomendações espirituosas do Cardoso também devem ser observadas com um pouco de seriedade. Não é de todo incomum que uma relação mais próxima, que muitas vezes pode ocorrer na própria residência do empregador, acabe tomando rumos inesperados. Assédio sexual e moral são situações bastante sérias e que devem ser estudadas com rigor para evitar complicações.

Assim para evitar complicações evite contratar uma secretária que seja um avião de bonita e privilegie aquela (ou aquele) que sejam aviões de competência e deixem para paquerar na rua.